30/11/2007

Novas do GDA

FUTEBOL

Resultados do fim-de-semana de 24 e 25/11/07:

INFANTIS: GRUPO DESPORTIVO ARENENSE- 8 X ASS. DESP. CASTELO DE VIDE - 1
Marcadores dos n/ golos: SIMÃO (3),GONÇALO (3), PEDRO CALDEIRA (1) e JOEL (1).
A nossa equipa mantém o 1º lugar na Série B do Campeonato Distrital de Infantis.

JUVENIS: GRUPO DESPORTIVO ARENENSE - 3 X SPORT. CLUBE CAMPOMAIORENSE- 5
Marcadores dos n/golos: NUNO MÁXIMO (2) e PEDRO (1).
A nossa equipa baixou ao último lugar da classificação do Campeonato Distrital de Juvenis.

JOGOS DO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

INFANTIS:
SÁBADO DIA 01/12, ÀS 11 HORAS
RELVADO SINTÉTICO DO CAMPO FERRAGIAL D'EL REI EM ALTER DO CHÃO:
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE ALTER X GRUPO DESPORTIVO ARENENSE

JUVENIS:
DOMINGO DIA 02/12, ÁS 09,30 HORAS
RELVADO SINTÉTICO DO MUNICIPAL DOS ASSENTOS, EM PORTALEGRE:
CLUBE DESPORTIVO PORTALEGRENSE "1925" X GRUPO DESPORTIVO ARENENSE

29/11/2007

Iniciativa Novas Oportunidades (RVCC e EFA)


A Câmara Municipal de Marvão estabeleceu com o Centro de Novas Oportunidades de Castelo de Vide, a EBI/JI da Ammaia (Portagem) e a EBI/JI Dr. Manuel Magro Machado (Sto. António das Areias) um protocolo de colaboração com o objectivo de promover actividades para a qualificação de adultos no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades, nomeadamente o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) e os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).

Tempos Livres Natal de 2007

Até dia 12 de Dezembro a Ludoteca da Portagem e a Ludoteca de Santo António das Areias recebem inscrições para os Tempos Livres Natal de 2007, que decorrerão entre os dias 17 e 31 de Dezembro.

Reuniões de esclarecimento: Portagem: dia 6 (17h45m) ; Santo António das Areias dia 13 (17h45m)

Dúvidas: Contactar filipe ferreira -> 963824012

28/11/2007

+ Agenda Castelo de Vide, Marvão e Portalegre - Dezembro 2007

Em Dezembro o tempo é frio e a tradição dita que a celebração do Natal no Alentejo seja quase sempre feita ao redor do calor das lareiras acompanhada de chocolate quente e rabanadas.
Apesar do frio, exitem motivos especias para saírmos à rua e desfrutarmos dos espaços enfeitados com o presépio, luzes e anjinhos, sinos, pinheiros e Pais Natal, sempre embalados pelas músicas natalícias.
Dezembro é um mês especial, que aproxima as pessoas, juntando-as nas comemorações do dia da Imaculada Conceição, nas Exposições, Ateliers, Encontros, Jogos, Concertos, Espectáculos, e Festas de Natal que decorrem um pouco pelos três Concelhos.
É também o mês de uma infinidade de frases que se repetem todos os anos, É tempo de reflectir, conversar, trocar ideias e fazer balanços. Castelo de Vide, Marvão e Portalegre agradecem a sua presença, a confiança, o carinho, os elogios e as críticas aos eventos que marcaram o dia-a-dia dos seus concelhos ao longo de 2007. O balanço positivo deste ano só foi possível graças a si. Para 2008 ficam os votos que participe mais, emocione-se mais, vibre nos eventos que lhe iremos propor.
Obrigada e Boas Festas. Que o ano de 2008 lhe traga bons momentos.
Para conferir AQUI

Encuentro/Encontro de Jovens artistas de Marvão e San Vicente de Alcántara




O Encuentro/Encontro de Marvão e San Vicente de Alcántara já ganhou alguma tradição. Mais uma vez reuniram-se os jovens artistas de ambas as localidades, sendo a novidade deste ano, a realização de várias provas desportivas (futsal, futebol de 11, caminhada). Tiveram ainda lugar os já costumados concursos de pintura, artesanato e fotografia, para além de uma mostra gastronómica que decorreu no pavilhão multiusos de San Vicente, na manhã do dia 17 de Novembro.
A mostra dos trabalhos a concurso vai estar patente na Câmara Velha - Casa da Cultura de Marvão, durante o mês de Dezembro.

Jornadas Transfronterizas em Valencia de Alcántara



No passado dia 16 de Novembro, decorreram em Valencia de Alcántara, no Centro Cultural Conventual Santa Clara, as "Jornadas Transfronterizas sobre la puesta en valor de los Archivos Históricos y Centros de Documentación de la Raya Extremeño Alentejana", uma iniciativa do Ayuntamiento desta localidade. Marvão esteve presente com uma comunicação intitulada "A Câmara Velha de Marvão e o Arquivo Histórico Municipal" (Catarina Machado), bem como na mesa-redonda "La revista divulgativa como medio de transmisión del legado documental" (Pedro Sobreiro, Jorge Oliveira).
Ao longo dia foram debatidos importantes temas relacionados com a preservação e divulgação do nosso legado histórico e cultural e foi feita a divulgação de alguns trabalhos de investigação que ligam ambos os lados da fronteira.

26/11/2007

Livros para as Bibliotecas


A Câmara de Marvão fez a entrega de um conjunto de livros nas Bibliotecas Escolares de Santo António das Areias, Portagem bem como no Centro Infantil de Santo António das Areias. Os livros provêm das antigas escolas primárias de Marvão que foram fechando, e por se encontrarem ainda em bom estado, foram entregues nos sítios onde ainda podem ser úteis.

Blog da Pré - Portagem

A turma do Pré-Escolar da escola da Portagem criou um blog para mostrar os seus trabalhos: para conferir AQUI

21/11/2007

NOTÍCIAS DO GRUPO DESPORTIVO ARENENSE

FUTEBOL

INFANTIS

A nossa equipa de infantis, regressou no passado sábado dia 17/11 ás vitórias, depois de na jornada anterior ter cedido um empate caseiro (4-4) diante do Gafetense. Na sempre difícil deslocação a Portalegre para defrontar o Sport Clube Estrela "A" , os nossos briosos atletas, desfalcados do capitão Simão e do central Carlos, ambos por doença, portaram-se dignamente e conseguiram uma vitória por 4-9,tendo os golos sido obtidos por Gonçalo (4), Pedro Caldeira (2), Joel (2) e Rui Pires (1). Comandados por João Beba e Márcio Fernandes, encontram-se no primeiro lugar do Campeonato Distrital de Infantis (série B), com 13 pontos, seguidos do Eléctrico Futebol Clube com 12 e do Benavilense com 9. O último classificado é o G. D. Vidense "A" com 0 pontos.
Na próxima jornada (sábado dia 24/11, pelas 10,30 horas) recebemos no Campo dos Outeiros, a Associação Desportiva de Castelo de Vide (nona classificada com apenas 1 ponto).

JUVENIS

Depois de quatro jornadas a perder, a nossa equipa por fim encontrou-se e foi a Elvas, no passado domingo, dia 18/11, arrancar a primeira vitória, vencendo "O Elvas" por 1-0. O golo foi obtido por Rafael Conchinha. Na classificação do Campeonato Distrital de Juvenis, o G. D. A. encontra-se na 8ª posição com 3 pontos. A classificação é comandada pelo Eléctrico Futebol Clube com 15 pontos, sendo o último classificado, o Sporting Clube Campomaiorense, com 0 pontos.A próxima jornada realiza-se no próximo domingo, dia 25/11. O Arenense recebe o Campomaiorense, no Campo dos Outeiros, pelas 10,30 horas.
João Manuel Lança
Dirigente do GDA

20/11/2007

Marvão em destaque na Fonoteca Municipal de Lisboa


A Fonoteca Municipal de Lisboa destaca este mês a oferta do Município de Marvão: o DVD "Marvão Fortaleza Aberta". Esta instituição teve ainda a amabilidade de nos referir como entidade colaboradora.

Fonoteca Municipal de Lisboa
A Fonoteca Municipal de Lisboa possui no seu vasto fundo discográfico os mais variados géneros do panorama musical, com forte incidência nas Músicas de Expressão Portuguesa.
É a primeira infra-estrutura cultural do género a ser posta à disposição do público, quer em Lisboa, quer a nível nacional.
Tem como objectivos gerais a promoção e a divulgação da música, nas suas várias expressões, pretende fomentar e estimular o gosto musical. Propõe-se desenvolver iniciativas com todos os agentes públicos ou privados, ligados à música, que possam conduzir à concretização dos objectivos propostos.
A componente pedagógica é uma linha prioritária de actuação da Fonoteca, estando reservados os dias de Segunda-Feira para a realização de iniciativas com estabelecimentos de ensino e associações de carácter educativo.
Este espaço, tecnologicamente inovador, com 40 postos de audição individual em simultâneo, dispõe de um fundo discográfico diversificado, para audição local, catálogo informatizado on-line e atendimento personalizado.
É ainda de destacar a área das tradições nacionais contempla toda a música de tradição extra-europeia, e a música tradicional, também dita popular, de cada país. Podemos encontrar música dos mais diversos países, desde o Japão, à Índia, à Tailândia, à Islândia, à Austrália...
A Fonoteca Municipal de Lisboa funciona de Terça a Sábado, das 10 às 20 horas, reservando a Segunda-Feira para actividades com estabelecimentos de ensino, associações e outras instituições, sendo para tal necessário marcação prévia.
FONOTECA MUNICIPAL DE LISBOA
PRAÇA DUQUE DE SALDANHA - EDIFÍCIO MONUMENTAL,
LOJA 17
1050-094 LISBOA

Projecto de beneficência "Ajudar é fixe!"


Aceita-se material escolar (livros, cadernos, canetas, lápis,entre outras coisas) em bom estado de conservação para ajudarmos as famílias mais necessitadas do nosso concelho.
Local a depositar: EBIc/JI de Ammaia - Portagem
Apoio: Câmara Municipal de Marvão
Contactos: Prof. Lúcia Branco e Filipe Ferreira (245909180)
Filipe Ferreira

Campanha promocional do Turismo de Portugal


Em alemão e agora em inglês!

18/11/2007

FEIRA DO LIVRO


Os livros constituem elementos actuantes nas nossas vivências. “São potenciais modeladores das crianças de hoje; pouco se fala, neles pouco se pensa, mas eles aí estão, aí têm estado há dezenas de anos, espalhando emoções, deixando recordações”.
Não queremos que o livro faça parte do esquecimento.
Apareça na nossa Feira do Livro, organizada pela equipa coordenadora da Biblioteca Escolar da EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado, entre os dias 26 e 30 de Novembro, das 9 às 18 horas (na quarta-feira encerrará às 21 horas), no nº 18 da Avenida 25 de Abril, em Santo António das Areias.


Esperamos por si para lhe propor boas leituras!

A Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar,

Elisabete Pereira
Maria Fernanda Fernandes
Ludovina Portilheiro
Paula Morgado

Os trabalhos das nossas crianças


História realizada e ilustrada com a turma do Pré-Escolar I, da Educadora São Mota, da Escola Básica Integrada c/ J. I. de Ammaia - Portagem.
Filipe Ferreira

15/11/2007

UNIDADES HOTELEIRAS DE MARVÃO EM DESTAQUE NA IMPRENSA

Numa semana em que duas unidades hoteleiras do concelho de Marvão foram elogiadas por prestigiadas publicações periódicas nacionais, parece-nos oportuno divulgar junto esta ocorrência que marca a agenda e nos projecta aquém e além fronteiras.



Restaurante Sever recebe prémio que distingue a segunda melhor carta de vinhos regional em Portugal

A edição de Novembro da “Revista de Vinhos”, conceituada publicação nacional da especialidade, dá-nos conta do 2º prémio atribuído ao prestigiado restaurante de Marvão, na categoria “Melhor Carta de Vinhos Regional”.

A atribuição foi integrada no concurso promovido a nível nacional, numa organização conjunta com a distribuidora PrimeDrinks, no qual se inscreveram cerca de 220 restaurantes de norte a sul, repartidos por quatro categorias onde contavam, para além da já mencionada, também as de “melhor carta na relação preço/qualidade”, “melhor carta de vinho a copo” e “melhor carta de vinhos”.

Anunciado publicamente em Fevereiro, no Porto, durante o jantar de entrega dos prémios “Os melhores do ano”, o concurso visou distinguir no universo dos restaurantes lusos, aqueles que primassem pela qualidade da sua carta, promovendo assim o aumento do consumo de vinhos de qualidade de uma forma moderada, responsável e informada; para além de divulgar a oferta de vinhos de excelência, destacando este canal como imenso mostruário da sua riqueza.

Voltou assim a afirmar-se uma das unidades hoteleiras mais antigas e conceituadas de Marvão que com o galardão agora conseguido enaltece e dignifica o nome do seu concelho, ao colocar-se entre os melhores dos melhores.

A importância de uma boa carta

Na singeleza das suas limitações, a leitura de uma carta pode revelar muito da ideia que um restaurante tem de si mesmo, da imagem que quer projectar para o exterior, do respeito que é devido aos seus clientes, aos vinhos que lhes estão confiados e aos proprietários e profissionais que nele prestam serviço. A carta não é tudo mas é com certeza muito!

O que é, afinal, uma boa carta?

Não é fácil de definir em poucas palavras o que é uma boa carta de vinhos. Existem, no entanto, princípios básicos que podem ser reveladores. Acima de tudo, uma boa carta deve de ser organizada segundo um critério perfeitamente compreensível para o cliente: pode ser por região (o mais habitual), por preço, por tipo de vinho, por harmonias com a comida e muitos outros. Deve ter também um vasto leque de opções, em quantidade, qualidade e diversidade que implica não apenas a presença de vinhos de várias regiões nacionais e principais estrangeiras, mas também oferecer vinhos nos vários segmentos de preço e, é claro, vinho a copo. Esta é a base de uma boa carta. Mas existe uma infinidade de pequenos pormenores que podem fazer a diferença: a apresentação estética da carta, a disponibilidade de várias colheitas nos vinhos de topo, informação adicional sobre os vinhos, sugestões de harmonias com a ementa e evidentemente, preços consentâneos com a categoria e o nível do serviço proporcionado pelo restaurante.

Quinta do Barrieiro em destaque no Expresso


A secção “Turista” da revista “Única”, parte integrante do semanário “Expresso”, destaca, na sua última edição de 10 de Novembro, a Quinta do Barrieiro, situada nas Reveladas, em pleno coração do Parque Natural da Serra de São Mamede, no concelho de Marvão.

Esta belíssima unidade de turismo rural, propriedade do arquitecto José Manuel Coelho e da artista plástica Maria Leal da Costa, que conta com três núcleos habitacionais e uma casa independente, a Casa do Sequeiro, é apresentada como estando “no topo da categoria entre os mais apetecíveis esconderijos de montanha”.

Destacando a harmonia entre “a volumetria deste centenário conjunto alentejano e um faiscar de modernidade”, o jornalista João Gama enaltece também a decoração “que evidencia a mesma longitude de ambientes, colocando de um lado o mobiliário antigo, rústico e do outro as peças de linhas mais contemporâneas, com quadros e esculturas, grande parte delas da autoria da proprietária”.

Tendo já sido motivo de excelentes críticas nas mais diversas publicações, algumas da especialidade, a Quinta do Barrieiro surge aqui mais uma vez como uma excelente proposta para uma escapadinha de fim-de-semana, como um trunfo a considerar para quem procura a cultura, a gastronomia, o descanso, o ar puro e o contacto directo com a natureza.

A Arqueologia vai à escola


A Câmara Municipal de Marvão promove a 2ª edição da iniciativa
A Arqueologia vai à Escola com o objectivo de sensibilizar a sua comunidade escolar para a importância da Arqueologia, da preservação e valorização do património arqueológico e ainda divulgar alguns dos trabalhos efectuados no âmbito desta temática pela autarquia nos últimos anos.
A iniciativa contou com a colaboração dos professores de História da EBI/JI Dr. Manuel Magro Machado (Santo António das Areias) e terá lugar nos próximos dias 19 e 28 de Novembro.
A Arqueologia vai à Escola inclui palestras, observação e manipulação de réplicas de materiais arqueológicos e de espólio recolhido em intervenções efectuadas no concelho de Marvão e ainda uma visita de estudo ao centro histórico de Évora.



Concurso “Contos de Natal”


Actividade dinamizada pela Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar (BE) da EBI Dr. Manuel Magro Machado - Santo António das Areias.

REGULAMENTO
A Equipa Coordenadora da tua BE vai lançar um Concurso de Contos de Natal originais.

INSCRIÇÕES:

Para poder participar neste concurso, o candidato deve inscrever-se até ao último dia do mês de Novembro de 2007. Para tal, preenche o impresso que encontrará na Biblioteca. Depois disso, os alunos da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado entregá-lo-ão à professora de Língua Portuguesa ou à professora da turma (1º ciclo). Os candidatos adultos que não frequentam a escola acima mencionada, entregá-lo-ão à funcionária da Biblioteca Escolar, a Srª Hermínia Morgado.

REGRAS:

? O concurso tem como objectivo a produção escrita de um conto original, isto é da sua autoria, que contenha uma mensagem de solidariedade, de tolerância, de paz ou de esperança.
? O conto pode ser escrito a título individual (2º/3º ciclos e adultos) ou a nível colectivo (1º e 2º ciclos).
? O conto manuscrito deve ter uma letra legível, não podendo ter menos de 2 páginas nem mais de 5 páginas.
? Se preferir, pode dactilografar o seu texto que deverá ter 2 páginas no mínimo e 5 páginas no máximo. A letra usada será Times New Roman, tamanho 14 com um espaçamento de 1,5 linhas. As margens esquerda e direita devem ter 2,5 cm.
? O(s) autor(es) deve(m) identificar-se claramente no final do conto, indicando o(s) nome(s), o ano e o número no caso de ser(em) aluno(s) da escola. Os candidatos adultos identificar-se-ão com: o nome completo, a localidade onde residem e um contacto (correio electrónico e/ou telefone).
? Os contos produzidos devem ser entregues à professora titular ou à professora de Língua Portuguesa da turma ou, no caso de não ser aluno da escola, na Direcção Executiva. O prazo de entrega acaba dia 7 de Dezembro de 2007.

MOTIVOS DE DESCLASSIFICAÇÃO:

Serão motivos de desclassificação, os contos que:
§ forem a cópia de um conto que já está editado;
§ tenham uma letra ilegível;
§ estejam rasurados e com uma péssima apresentação;
§ tenham demasiados erros que tornem a história incompreensível;
§ não respeitem o tema proposto.

PRÉMIOS:
Os contos serão avaliados por um júri, composto pela equipa coordenadora da BE e pela Responsável pela Biblioteca Itinerante, Drª Catarina Bucho, de acordo com os seguintes critérios:
originalidade;
criatividade;
adequação ao tema proposto,
mensagem veiculada pelo conto;
linguagem adequada;
coerência textual.

Os prémios serão entregues na Festa de Natal da escola, um para cada uma das categorias:
Categoria 1: Conto de Natal Colectivo (1º ciclo)
Categoria 2: Conto de Natal Colectivo (2º ciclo)
Categoria 3: Conto de Natal Individual (2º e 3º ciclos)
Categoria 4: Conto de Natal Individual (adulto)

Aceite o desafio…

Site da EBI Dr. Manuel Magro Machado


A EBI Dr. Manuel Magro Machado, de Santo António das Areias, já tem página web.
Para espreitar AQUI.

14/11/2007

A campanha do tampinhas continua!


Juntaram-se no final de Setembro 180 kg de tampas.
Iremos continuar a juntar tampas, as quais poderão ser entregues nas Juntas de Freguesia e no Posto de Turismo.

Cristina Lança


12/11/2007

Em Valência de Alcântara: Jornada Transfronteiriça sobre Arquivos Históricos e Centros de Documentação da raia Estremenho-Alentejana


No próximo dia 16 de Novembro realiza-se em Valência de Alcântara a Jornada Transfronteiriça sobre Arquivos Históricos e Centros de Documentação da Raia Estremenho-Alentejana.
Programa disponível AQUI.

05/11/2007

+ Agenda de Novembro


Castelo de Vide, Marvão e Portalegre

Disponível AQUI

Marvão na Campanha do Turismo de Portugal





A imagem da Vila de Marvão foi escolhida para uma campanha promocional do Turismo de Portugal, como atestam as fotos de Londres e Berlim. Um motivo de orgulho!
mais informações:

Encuentro - Encontro 2007 de Jovens Criadores e Desportistas


San Vicente de Alcántara - 17 de Novembro

Concursos de Pintura, Artesanato Popular e Fotografia
Temas dos Concursos:
Fotografia : Fauna e Flora raiana
Pintura - Casas tradicionais raianas
Artesanato: Artesanato tradicional e Artesanato moderno (2 prémios)

Inscrições e Informações: Posto de Turismo de Marvão/Câmara Velha - 245909130/camara.velha@cm-marvao.pt

Actividades Desportivas
Futebol de 11 de Veteranos - Portugal - Espanha (11.30 horas - Ciudad Deportiva)
Torneio de Ténis de Mesa ( Idades: entre os 20 e 30 anos - Pavilhão Multiusos de San Vicente)
Inscrições e Informações: Piscina de Santo António das Areias - 245992000

A exposição dos trabalhos e entrega dos prémios realizar-se-á em San Vicente de Alcántara, dia 17 de Novembro, a partir das 11 horas no pavilhão multiusos

18.Novembro.2007 - Caminhada - Casa do Povo de Santo António das Areias


A Casa do Povo de Santo António das Areias promove, no próximo dia 18 deNovembro, uma caminhada com o percurso de aproximadamente 9 Km. Com almoço, magusto e animação na chegada.
As Inscrições devem ser feitas na Casa do Povo -245992157

A concentração é no largo da igreja às 10 horas

Participe solidariamente nesta iniciativa!

04/11/2007

Exposição de Pintura de Feliciano Cupido


Feliciano Cupido é natural de Alcáçovas, tem 58 anos de idade e dedica-se à pintura deste 1993. Tem como mestre o prof. Camol d'Évora. Desde essa data , tem participado individual e colectivamente em diversas exposições.

Até 30 de Novembro no Posto de Turismo de Marvão