24/02/2010

Acção Planta Bosques - Marvão


PLANTA BOSQUES em Marvão

Esta é a 3ª edição da acção “Planta Bosques” é um projecto essencialmente para a intervenção directa no território – plantação de árvores - e para a conservação de áreas florestais de especial interesse.O projecto surge na sequência dos fogos florestais que fustigaram, em 2003, o Parque de S. Mamede e a Extremadura espanhola.Tem como objectivo geral a educação e sensibilização da população em geral e como objectivo específico a limpeza e reflorestação das áreas de intervenção. É um projecto que envolve espanhóis e portugueses, promovendo uma dinâmica transfronteiriça de defesa da floresta. Com vista a um conhecimento mais detalhado deste projecto consultar:

http://www.adenex.org/index.php?option=com_content&task=view&id=271&Itemid=97http://www.apena.rcts.pt/apena/?var=6¬icia=133http://www.extremambiente.es/index.php?option=com_content&view=article&id=336&Itemid=204http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/O+ICNB/Centro+de+Documentacao/Noticias+-+Arquivo/Detalhe+Noticia/PNSSM+Reflor+2009.htm

O Ponto de Encontro é às 9 horas do dia 27 de Fevereiro na Ponte da Portagem (Largo das Almas)
O Município fornece transporte e almoço, que será por volta das 12 horas na Quinta dos Olhos de Água (PNSSM).
A acção terá lugar apenas da parte da manhã.
Quem estiver interessado em participar, por favor deixe contacto aqui no blog.

23/02/2010

Lenda de Nossa Senhora da Estrela no Portal Portalegre Digital


O novo Portal da Região de Portalegre já está disponível e tem em hoje em destaque uma notícia de Marvão. Para descobrir aqui

Mau tempo em Santo António das Areias

Ontem passou-se algo de anormal em Sto António das Areias , mas a natureza é assim , surpreende-nos sempre, com algumas inundaçoes e acidentes pelo caminho.
FOTOS DE CRISTINA NOVO











22/02/2010

MUNICÍPIO DE MARVÃO CONTESTA A INTENÇÃO DE ALTERAÇÃO DO HORÁRIO DA ESTAÇÃO DE CORREIOS DE MARVÃO


A Câmara Municipal de Marvão aprovou, na Reunião Ordinária realizada no dia 03 de Fevereiro de 2010, uma proposta do Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Vítor Frutuoso, no sentido de manifestar a discordância do Município de Marvão em relação ao novo horário proposto pela Direcção de Serviço a Cliente do Centro Sul dos CTT de reduzir o horário da Estação de Correios de Marvão. Com este novo horário a Estação de Marvão passaria a estar aberta ao público apenas entre as 10H00 e as 10H30 no período da manhã e das15H00 às 16H00 no período da tarde.
O Município de Marvão contesta a presente alteração tendo em conta que a Vila de Marvão é sede de Concelho na qual estão localizados importantes serviços públicos de apoio à população (Câmara Municipal, Conservatória, Finanças, Segurança Social), não esquecendo os Munícipes (principalmente os mais idosos que se deslocam a à Vila para levantar as suas reformas/pensões), Empresas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s) que recorrem aos serviços prestados pelos CTT.
Dever-se-á salientar também a importância turística da Vila, sendo a Estação de Marvão bastante procurada por turistas que adquirem bens e serviços CTT.
É ainda de recordar as Obrigações de Serviço Público do grupo CTT:
“Conforme contrato de concessão do serviço postal universal celebrado entre o Estado e os CTT, em 1 de Setembro de 2000, e respectivas alterações efectuadas em 9 de Setembro de 2003 e 26 de Julho 2006, está cometida aos CTT a prestação do seguinte conjunto de serviços e actividades:
. O estabelecimento, gestão e exploração da rede postal pública;
. Garantir a prestação dos serviços concessionados em todo o território nacional;
. Assegurar a interoperabilidade, continuidade, disponibilidade e qualidade dos serviços concessionados;
. Manter em bom estado de funcionamento, segurança e conservação a rede postal pública;
. Assegurar a recolha e distribuição postal em todos os dias úteis;
O contrato de concessão tem uma vigência inicial de 30 anos, sendo passível de renovação por períodos sucessivos de 15 anos”.


20/02/2010

VII PROVA DE VINHOS: CCDR ALVARRÕES - 28 FEVEREIRO‏


Estágios de Verão (PEJENE) candidaturas: até 23 de Abril de 2010‏


http://www.fjuventude.pt/pejene2010/candidaturas.htm



OBJECTIVOS
O PEJENE visa a criação de uma relação directa entre a Escola e a Empresa, através do desenvolvimento de projectos conjuntos de formação em local de trabalho, ainda durante o período de estudo dos jovens.
Através deste Programa, os jovens serão colocados em empresas no período de interrupção das suas actividades lectivas de Verão, período esse coincidente com maiores necessidades das empresas em termos de recursos humanos, não perturbando, assim e também, o plano curricular dos estudantes.

DESTINATÁRIOS

Jovens estudantes a frequentar o penúltimo ou último ano do ensino superior público, privado, e cooperativo (Licenciatura, Mestrado de Bolonha, Mestrado Integrado).

COMO ADERIR
Os jovens estudantes interessados na realização de um estágio devem realizar a sua candidatura on-line em www.fjuventude.pt/pejene2010 , até ao dia 23 de Abril de 2010
Por sua vez, a Fundação da Juventudeprocederá ao contacto com as entidades potencialmente interessadas em receber estagiários, as quais devem também proceder à sua candidatura on-line no site do Programa, até ao final de Maio.
Caberá à Fundação da Juventude gerir a carteira de ofertas e pedidos dos estágios ao abrigo do PEJENE. Da sua decisão não haverá recurso.





CARACTERÍSTICAS
Os estágios terão a duração de 2 a 3 meses, devendo decorrer entre Julho e Setembro de 2010, sendo certo que a Fundação da Juventude privilegiará os estágios com duração de 3 meses, uma vez que é este o período mais solicitado pelas empresas aderentes.
O PEJENE tem como função integrar o estagiário numa empresa/organização, desenvolvendo tarefas específicas de acordo com um Plano de Estágio previamente elaborado de acordo com a área de formação do estagiário. Estes estágios decorrerão sob a supervisão de um tutor técnico (profissional experiente da empresa/organização) que, no final do mesmo, elaborará um relatório de avaliação, de acordo com impresso próprio a fornecer pela Fundação da Juventude, para esse efeito.
Por sua vez, o estagiário deverá redigir, igualmente, um relatório sobre o estágio desenvolvido, de acordo com uma matriz a fornecer pela Fundação da Juventude, devendo o mesmo ser entregue no final do estágio ao tutor técnico, que o remeterá à Fundação, depois de visado, juntando-lhe a ficha de avaliação atrás referida.

Compete às entidades de acolhimento dos estágios pagar, no mínimo, mensalmente aos estagiários os subsídios de alimentação e de transporte de igual valor ao atribuído aos trabalhadores dessas entidades. Para além disso, deverão ainda fazer um Seguro de Acidentes Pessoais aos estagiários, coincidente com o período de estágio.
SELECÇÃO
O processo de selecção dos estagiários no âmbito do PEJENE processa-se da seguinte forma:
A Fundação da Juventude, à medida que vai recebendo as candidaturas das entidades de acolhimento faz uma pré-selecção de 2 a 3 candidatos para cada vaga, enviando os curricula desses candidatos para a empresa, seguidamente a empresa, cabendo à empresa a selecção final, normalmente através da análise do curriculum e/ou entrevista.
A pré-selecção vai ser feita durante o mês de Junho, e os candidatos à medida que vão sendo pré-seleccionados são avisados, por e-mail, desse facto. Em Julho, quando a Fundação da Juventude já não tiver mais pedidos de empresas, aqueles candidatos que não tenham sido pré-seleccionadas também serão avisados por e-mail.

Aqueles candidatos que tenham interesse em realizar estágio numa determinada empresa específica podem contactar a empresa previamente nesse sentido. Desta forma ficam com o estágio assegurado e devem no formulário de candidatura indicar que já estabeleceram o contacto prévio com a empresa. Por outro lado a empresa quando efectuar a candidatura deve informar que a vaga de estágio se destina ao estagiário em questão, indicando o nome completo do estagiário e a respectiva área de formação.

CERTIFICADOS DE ESTÁGIO
Aos jovens estagiários do PEJENE será atribuído um Certificado de Estágio, emitido conjuntamente pela Fundação da Juventude e por todas as entidades co-promotoras do Programa, documento esse que será entregue até ao final do mês de Outubro de 2010, presencialmente, em local e dia a comunicar oportunamente a todos os intervenientes


15/02/2010

CÂMARA MUNICIPAL DE MARVÃO PROMOVE SESSÁO PÚBLICA DE LANÇAMENTO DE LIVRO DE REFERÊNCIA SOBRE PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO EXISTENTE NA BACIA DO MÉDIO TEJO


No dia 20 de Fevereiro, às 16 horas, na Câmara Velha-Casa da Cultura de Marvão, será apresentado em Portugal o livro “Graphical Markers and Megalith Buiders in the International Tagus, Iberian Peninsula”, editado pela BAR (British Archaeological Reports), uma das mais prestigiadas editoras mundiais.
Neste livro reúnem-se as comunicações apresentadas no congresso que, com o mesmo nome, que se realizou em Santiago de Alcântara, e onde participaram todos os arqueólogos que sobre a bacia do Médio Tejo têm vindo a desenvolver investigações. Trata-se de uma obra de referência que ao ser editado pela BAR permite a divulgação mundial do riquíssimo património arqueológico existente na bacia do Tejo Médio e seus afluentes, com destaque para o Rio Sever.
A apresentação do livro estará a cargo da Professora Doutora Primitiva Bueno Ramirez, da Universidade de Alcalá de Henares, uma das coordenadoras desta edição. Da realização do congresso que gerou a edição deste livro emergiu a Plataforma de Estudos Arqueológicos do Médio Tejo que pretende evoluir e constituir-se com Centro de Investigação Internacional do Médio Tejo e que tem como objectivo congregar e apoiar todos os trabalhos arqueológicos que sobre esta região se desenvolvam.
A Câmara Municipal de Marvão, ao acolher a apresentação pública em Portugal deste livro de referência, pretende associar-se ao movimento de divulgação e promoção internacional do Património Arqueológico da região onde se insere.
Participam neste livro os seguintes investigadores: A. Canha, António Martinho Baptista, A. Germano, A. Sabrosa, A. Vazquez Cuesta, E. Carvalho, Enrique Cerrillo, F. Carrera Ramirez, F. Robles, Francisco Henriques, João Caninas, João Luís Cardoso, J.L. Monteiro, Jorge de Oliveira, J.J. Enriquez Navascués, Luis Raposo, M. Dapper, L. Carvalho, M.J. Carrasco, Mário Monteiro, Manuel Chambino, Nelson Almeida, Primitiva Bueno, Raquel Vilaça, Rodrigo Balbin, Rosa Barroso e S. Deperz.

12/02/2010

Marvão Folião 2010 - Desfile das Escolas






CÂMARA MUNICIPAL DE MARVÃO APROVA MOÇÃO DE APOIO PARA A DIMINUIÇÃO DA TAXA DO IVA PARA 5% NA RESTAURAÇÃO PROPOSTA PELA AHRESP


A Câmara Municipal de Marvão aprovou, na Reunião Ordinária realizada no dia 20 de Janeiro de 2010, uma proposta no sentido de ser feita uma moção de apoio a uma nota de imprensa da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
A referida proposta tem o seguinte teor: “Por concordar em absoluto com as medidas de recuperação através da diminuição da taxa do IVA para 5% na restauração como forma de redução dos preços ao consumidor, e de aumentar a competitividade do sector e a empregabilidade, proponho que se aprove uma moção de apoio a esta iniciativa e que se divulgue esta posição a todas as empresas do sector da restauração sedeadas no nosso concelho. Esta medida, seria um compromisso sério no combate à crise na economia nacional e local do concelho de Marvão.”
Recorde-se que a AHRESP lançou um repto ao Governo, propondo medidas de recuperação, através da diminuição da taxa do IVA para 5% na restauração, comprometendo-se a promover a redução dos preços de venda ao consumidor em 7% e a empregabilidade dos mais de 350.000 postos de trabalho do sector e, se possível, o seu aumento.
Com esta medida combate-se a crise, promove-se o aumento do consumo, aumenta-se a receita fiscal do Estado e contribui-se para a recuperação económica das micro, pequenas e médias empresas.

11/02/2010

Convívio Carnavalesco no Porto da Espada


Caminhada II Rota da água - Fonte de Vida da Associação Portus Gladii‏


A Associação Portus Gladii, realiza dia 28 de Fevereiro a primeira caminhada agendada para este ano.
Teremos muito prazer na vossa presença, pela companhia e pelas belissímas paisagens que o passeio vai possibilitar.

Inscrições para o almoço através do tel. 966445022 ou adelaidemartins1@hotmail.com.


Apareçam cá vos espero...

Adelaide Martins

09/02/2010

XI Matança do Porco - Moto Clube de Marvão - 27 de Fevereiro


Projecto Limpar Portugal - Já somos 27 voluntários e queremos ver o grupo de Marvão crescer!



Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.


Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.

O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.

JÁ ESTÁ CRIADO O GRUPO DE MARVÃO!

ADERE JÁ AQUI !

08/02/2010

Sessão de animação e incentivo à leitura com o escritor Pedro Seromenho



As sessões com o escritor Pedro Seromenho primam pela informalidade e interacção, numa hora do conto feita através do encanto das palavras e da magia das ilustrações originais que partilha. No final da sessão é pedida a ajuda dos mais pequenos, com ideias e sugestões, para desenhar o que estes imaginam. Tão ou mais importante que a divulgação da obra em si, é o poder da comunicação que os motiva a ler e a sonhar. O autor tem essa missão que é responsabilidade.

Onde: Câmara Velha - Casa da Cultura de Marvão
Quando: 11 de Fevereiro de 2010 (sessões de manhã e à tarde dirigidas às Escolas do Concelho)

07/02/2010

Mais uma etapa superada: Serra de Marvão continua na corrida às 7 maravilhas naturais de Portugal


A Serra de Marvão (designação previamente referenciada pela 7WONDERS PORTUGAL) é uma das candidatas às 7 Maravilhas Naturais Portuguesas.
Os nomeados foram organizados em 7 categorias, representando a diversidade paisagística portuguesa, sendo que a Serra de Marvão se enquadrou na categoria “Grandes Relevos”.


JUSTIFICAÇÃO: Localizada no limite norte da Serra de São Mamede, a Serra de Marvão é a maior crista quartzítica a sul do Tejo, apresentando-se como beleza paisagística inquestionável. Possuindo valores naturais assinaláveis ao nível da flora, da fauna e da geologia, é parte integrante do Parque Natural da Serra de São Mamede e um dos seus mais belos expoentes.

CRONOLOGIA DA CANDIDATURA

- Até 7 de Dezembro de 2009
Fase de apresentação das candidaturas

- 7 de Janeiro de 2010
Apresentação da lista de Candidaturas

- 7 de Fevereiro de 2010
Eleição dos 77 candidatos, 11 por categoria, por um comité de 77 especialistas


- 7 de Março de 2010
Anúncio dos 21 finalistas, três por categoria

- De 7 de Março a 7 de Setembro de 2010
PERÍODO DE VOTAÇÃO PÚBLICA

- 7 de Setembro de 2010
Cerimónia de eleição das 7 maravilhas naturais portuguesas em Ponta Delgada

Comidas D'Azeite 2010 - Almoço inaugural







“Viva Cuba libre” – Exposição de fotografia de Fábio Roque


Diz-nos o autor que: “Partindo do princípio, a minha escolha assenta na ideia de fotografar o povo cubano no seu dia-a-dia, livre de preconceitos, e tendo em conta que continuam a viver num estado totalitário, tentei perceber até que ponto isso influencia ou não a sua vida”. Descubra esta interessantíssima exposição na Casa da Cultura de Marvão


Onde: Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão
Quando: 1 a 28de Fevereiro de 2010

A Arte de Talhar a Pedra - Exposição





João Coelho Aires Garcia, é natural de Gáfete e residente em Portalegre O sonho era de ser carpinteiro, mas a vida, pródiga em reviravoltas, baptizou-o canteiro logo aos 11 anos. Foi com o pai que aprendeu a arte de trabalhar a pedra – um castigo que viria a tornar-se o prazer de uma vida inteira. Depois de muitos anos a laborar como operário, em 2004 voltou a ter tempo livre para olhar para as pedras, essas amigas de longa data que, no fundo, nunca esqueceu, e que são a base das suas criações.

Onde: Posto de Turismo de Marvão
Quando: De 1 a 28de Fevereiro, 9h00 às 12h30 e das 14h às 17h30m

02/02/2010




Feira de Antiguidades e Velharias




Feira de Antiguidades e Velharias

O Município de Marvão não irá interromper a Feira de Antiguidades e Velharias de Marvão, certame que se realiza no primeiro Domingo de cada mês na localidade de Portagem (no parque de estacionamento junto ao Rio Sever). A Feira continuará a realizar-se regularmente, podendo, contudo, não acontecer em algum Domingo se as condições atmosféricas não o permitirem. O certame constitui-se como uma oportunidade para os coleccionadores e visitantes procurarem raridades, objectos de valor, peças de colecção ou simplesmente peças antigas, pelo simples gosto de coleccionarem o que já hoje não se faz.

Onde: Portagem (parque de estacionamento junto ao Rio Sever) Portagem
Quando: Manhã do dia 7 de Fevereiro

Feira dia 6 de Fevereiro nos Bombeiros Voluntários de Marvão

01/02/2010

Passeio TT


Campanha de Solidariedade


Marvão 112 por José Venâncio





Numa recente visita foram tiradas diversas fotos as quais resultaram num pequeno vídeo amador.
Nos 112 anos da restauração do concelho de Marvão eis uma pequena homenagem a uma beleza ímpar.
Este filme pode também ser visualizado nos seguinte endereço electrónico:


Youtube "Marvão 112"


Multimédia Uniseti "Marvão 112"


José Venâncio