29/12/2010

Festa de Natal do Agrupamento de Escolas do Concelho de Marvão









No passado dia 17 de Dezembro teve lugar na Sala nº1 do Grupo Desportivo Arenense a Festa de Natal do Agrupamento de Escolas do Concelho de Marvão. Pela primeira vez numa festa conjunta, a celebração correu da melhor maneira durante toda a manhã, num desfilar de cantigas, peças de teatro, declamações de poesias e mostras de ginástica.

A festa contou com a presença de todos os alunos, professores e auxiliares, pais e outros familiares, alguns idosos do Centro de Dia de Santo António das Areias e autarcas do concelho.
Sortearam-se os tradicionais cabazes de Natal e entregaram-se os prémios do Concurso de Presépios. A festa contou ainda com a animação de um Pai Natal, uma Rena e um Duende que tornaram a iniciativa ainda mais alegre e distribuíram brindes aos meninos presentes.

No final teve lugar a entrega de presentes pelas Juntas de Freguesia e pela autarquia.
Nessa mesma semana tinha tido também lugar a festa do Centro Infantil de Santo António das Areias (Berçário e Creche). Os meninos e meninas do Centro Infantil receberam por parte da Câmara Municipal puzzles e livros.

Os alunos do pré-escolar e 1º ciclo receberam um livro intitulado A Aldeia da Casa da Magia, personalizado com uma mensagem do Presidente e uma foto de cada turma. O projecto engloba também uma vertente solidária de entrega de um livro (por cada exemplar vendido) a comunidades escolares dos países de expressão lusófona.

O 2º e 3º ciclo será presenteado no regresso à escola, depois do Ano Novo, com uma mochila no caso dos meninos e um saco no caso das meninas, com o logo do Município.

23/12/2010

No próximo dia 26 de Dezembro concerto com Rui do Cabo na Casa da Cultura de Marvão (Natal em Marvão)





Festa de Natal do Judo de Marvão






No passado dia 20 de Dezembro realizou-se a Festa de Natal do Judo de Marvão, que coincidiu com o último dia de treino antes das férias. Estiveram presentes alguns elementos da Escola de Música de Marvão e um acordeonista, que animaram o ambiente da sala, com músicas de Natal.
Esteve também presente o Pai Natal, que veio recolher algumas prendinhas, para entregar aqueles que têm muito pouco. As crianças foram muito generosas nas suas ofertas.
A solidariedade também é um valor do Judo!

Para saber mais: http://www.judodemarvao.blogspot.com

16/12/2010

Projecto Comenius "Hand in Hand" com mais uma actividade na Escola da Ammaia: Clube Europa


Já pertinho das tão desejadas férias de Natal, os alunos do 3º e 4º ano da EBI Ammaia participaram em mais uma actividade no âmbito do projecto Hand in Hand - Learning to work together (Comenius Regio), desta feita intitulada Clube Europa.

Durante a manhã os alunos receberam a técnica do Centro Europe Direct do Alto Alentejo, Ana Simão Pereira, que lhes proporcionou uma interessante sessão sobre a história da Europa, da União Europeia e dos países que a constituem. A sessão foi muito participada e os alunos da Escola da Portagem mostraram já dominar bem alguns conceitos e temas.

O Centro Europe Direct ofereceu aos alunos participantes um mapa da União Europeia, bem como um livro, e a Biblioteca Escolar ganhou também alguns folhetos e bibliografia.
Após o almoço teve lugar a 2ª vídeo-conferência entre as escolas parceiras de Marvão e Nuremberga (Alemanha), desta vez protagonizada pelos colegas germânicos.

Houve oportunidade para uma apresentação multimédia sobre a cidade de Nuremberga, uma explicação sobre os hábitos festivos natalícios, cânticos da época bem como a demonstração que na escola alemã convivem alunos de várias nacionalidades e portanto com tradições culturais muito diversas, que no entanto convivem harmoniosamente.

Ficou assim lançado o Clube Europa, rico e diversificado na sua identidade.

07/12/2010

“NATAL EM MARVÃO 2010”




O Município de Marvão volta a organizar, entre 11 de Dezembro do corrente ano e 05 de Janeiro de 2011, o programa “Natal em Marvão”.

As origens de muitas das tradições que caracterizam as celebrações modernas do Natal perdem-se nos tempos. No entanto, em Marvão volta-se a reavivar o verdadeiro espírito natalício, festa que é das crianças, e encanta os adultos, ou seja, a época do ano mais esperada.
O programa contempla, na sua vertente religiosa, a recriação do Presépio Vivo na Igreja do Espírito Santo, organizado pela Maruam – Associação de Jovens, e a celebração da Missa de Ano Novo, na Igreja de Santiago.
Contempla também vários eventos de animação associados a esta época natalícia: estão programados concertos, cantares de natal nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho, exposições e o retomar de uma antiga tradição, o Lume de Natal, em várias localidades do Concelho de Marvão. O Pai Natal estará igualmente presente na Portagem e em Marvão, distribuindo brindes e surpresas aos mais pequenos.
A passagem de ano dividir-se-á pela Sala n.º 1 do Grupo Desportivo Arenense, onde decorrerá um baile popular, e a Discoteca A Cave, em Santo António das Areias,estando o espectáculo de fogo-de-artifício programado para o Castelo de Marvão. No dia 01 de Janeiro haverá uma Festa de Ano Novo, no Centro de Lazer da Portagem.
O programa termina no dia 05 de Janeiro com as Janeiras. O grupo formar-se-á na Beirã e irá percorrer várias localidades do Concelho, cantando de porta em porta e desejando aos Marvanenses um feliz ano novo.
Natal em Marvão 2010: a verdadeira celebração do Natal!

06/12/2010

Exposição colectiva de Pintura - Dezembro e Janeiro na Casa da Cultura


Tempos Livres da Natal 2010 [De 20 a 31 de Dezembro 2010]





Inscrições nas Ludotecas (12,50 €, pagamento no acto da inscrição)
Seguro e Transportes incluídos

Reuniões de esclarecimento:
13 DEZEMBRO (17h 45m) - Ludoteca da Portagem
14 DEZEMBRO (17h 45m) - Ludoteca de Santo António das Areias

03/12/2010

Exposição Pensar Portugal - 11 de Dezembro 2010 a 9 de Janeiro 2011 na Casa da Cultura


A Cultura em Marvão está em alta! Assim demonstra a programação prevista para o próximo dia 11 de Dezembro.

A Exposição Pensar Portugal chega à Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão pela mão do Grupo de Amigos de Castelo de Vide com o apoio dos Município de Gavião e Marvão. No edifício onde Mousinho da Silveira trabalhou como Juiz de Fora esta importante iniciativa poderá ser visitada gratuitamente até ao dia 9 de Janeiro.

Pelas 17.30 terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma conferência pelo Exmo. Juiz Conselheiro Bernardo Sá Nogueira e de seguida a Exposição será inaugurada, já na Casa da Cultura, pelas 19 horas.

01/12/2010

Treino Aberto - Judo de Marvão

No próximo sábado o Judo de Marvão vai organizar um treino aberto a todos os que tenham vontade de participar. Após a actividade desportiva terá lugar um pequeno lanche
O evento terá lugar na Escola da Portagem pelas 15,30 e estão convidadas todas as crianças e graúdos interessados. Recomendamos o uso de fato de treino/roupa desportiva.
Mais informações em: http://judodemarvao.blogspot.com/

32º Aniversário - Grupo Desportivo Arenense - Programa das comemorações dia 12/12


Marvão aderiu - “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte” 30 de Novembro




O Município de Marvão aderiu à iniciativa com a iluminação simbólica do seu Pelourinho Quinhentista, na tarde/noite do dia 30 de Novembro de 2010


COMUNICADO DE IMPRENSA

“Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte” 30 de Novembro

A iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte”, que decorre, amanhã, Terça-feira, 30 de Novembro, pretende unir o mundo inteiro em torno do mesmo objectivo: abolir a Pena de Morte. Neste sentido, pelo menos 22 cidades portuguesas vão juntar-se a centenas de outras cidades de todo o mundo para, neste dia, iluminar simbolicamente um edifício público ou um monumento histórico demonstrando a sua oposição à pena de morte e a favor da vida.

Aveiro, Castro Verde, Cabeceiras de Basto, Câmara de Lobos, Coruche, Esposende, Estremoz, Figueira da Foz, Grândola, Lajes do Pico, Marvão, Matosinhos, Moimenta da Beira, Moita, Montemor-o-Novo, Palmela, Povoação, Santarém, Tavira, Vila do Bispo, Vila Nova de Famalicão, Vinhais e Viseu são as cidades portuguesas que já aceitaram o desafio da Amnistia Internacional Portugal. Para além de iluminarem os ex-libris locais ou pelourinhos, algumas delas vão desenvolver actividades paralelas.

O evento “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte” surgiu pela primeira vez no ano 2002, por iniciativa da italiana Comunidade de Sant’Egidio, que quis assim assinalar o aniversário da abolição da pena de morte no primeiro estado europeu, o Grão-Ducado da Toscana, a Norte de Itália, no dia 30 de Novembro de 1786. Portugal aboliu a pena capital em 1867, para crimes civis, e em 1976, para crimes militares.

Em 2002 foram apenas 80 as cidades que participaram no evento. Hoje a celebração é dinamizada em todo o mundo por mais de 1300 cidades de 85 países que demonstram simbolicamente que desejam que a pena de morte seja totalmente abolida.

Informações Adicionais:
- Para informações sobre as actividades a serem desenvolvidas em cada uma das 22 cidades participantes no evento consultar http://www.amnistia-internacional.pt/dmdocuments/PM_IniciativasMunicipios09.pdf

- Lista completa dos Estados abolicionistas e retencionistas da Pena de Morte acessível em: http://tinyurl.com/ykf5uwg

Para mais informações, contactar:
Pedro Krupenski, Director Executivo, 918 502 502

Amnistia Internacional Portugal
Departamento de Imprensa
Lisboa, 29 de Novembro de 2010