28/02/2008

E você, já foi a Marvão?


Artigo do jornal DESTAK (Lisboa) do dia 27/02/08

ENCONTRO TEMPLÁRIO EM MARVÃO - 15 DE MARÇO DE 2008


No dia 15 de Março do corrente ano Marvão recebe a Ordem dos Templários num encontro que deverá reunir cerca de 60 cavaleiros e damas de várias Comendadorias do país nesta Vila Medieval. O evento iniciar-se-á com a celebração de uma missa no Convento de Nossa Senhora da Estrela e prolongar-se-á durante o dia com uma visita guiada ao Burgo Medieval de Marvão e culminando com uma palestra proferida por Jorge de Oliveira (Prof. Doutor da Universidade de Évora) intitulada “Memórias Materiais de Marvão” no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
As memórias da passagem dos Templários por Marvão encontram-se perpetuadas na história e evidenciadas no amplo espaço para movimentação de tropas e na porta tripla que protege o sistema de entrada.

Breve resenha histórica da passagem dos Templários por Marvão
“Marvão. Fundada no século IX por um cavaleiro muçulmano Ibn Marwan, fundador também de Badajoz, onde a sua figura também é celebrada, foi posteriormente conquistada para a Cristandade. Marvão recebe os seus privilégios em 1226 (D. Sancho II).
Com D. Afonso III, Marvão é doado à Ordem do Hospital, (actual Ordem de Malta) e mais tarde em 1271 a D. Afonso, infante e irmão de D. Dinis e D. Branca, filhos da jovem D. Brites (filha de Afonso X de Castela - o sábio) e de D. Afonso III. Este casamento ocorrido em plena vida de D. Matilde de Bolonha, nunca foi sancionado pelo Papa, que inclusive, ameaçou D. Afonso III de excomunhão. O presente casamento viria a ser sancionado pelo Papa, após a morte de D. Matilde. Foi este o motivo para a pretensão de D. Afonso ao trono de Portugal. Invocando ser D. Dinis filho "adulterino" de D. Afonso, rebelou-se o Infante D. Afonso contra seu irmão. Apoiado por D. Alonso Nunes de Lara, conjugam em volta de si, a melhor senhoria de Castelo de Vide, Marvão, Portalegre e Arronches.
Congregam nesta guerra contra o rei de Portugal (e seu irmão D. Dinis), o rei de Castela (D. Sancho) apoiados pelas Ordens Militares - Ordem de Alcantara e Ordem do Templo.
Cercado em Portalegre (Arronches?), D. Afonso veio a assinar um armistício em Badajoz em 13 de Dezembro de 1287.
Entregues à Ordem do Templo, Portalegre e Marvão foram posteriormente trocadas por Sintra e Ourém respectivamente.”

25/02/2008

Feira do Emprego e do Empreendedorismo - Portalegre - 4 e 5 de Março na Nerpor










































































De forma a dar a conhecer o Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico do Município de Marvão (GADE), serviços que este pode prestar aos Empresários do Concelho de Marvão e novos empreendedores, bem como divulgar Marvão e a sua massa empresarial, atraindo nos investidores, o GADE – Marvão irá participar na Enove + Feira de Emprego e Empreendedorismo que irá ter lugar durante os dias 4 e 5 de Março nas instalações da NERPOR em Portalegre.

GADE - MARVÃO
Municipio de Marvão
Largo de Santa Maria
7330-101 Marvão
Tel: 245 909 130 Fax: 245 993 526
E-mail: gade@cm-marvao.pt
Web: www.cm-marvao.pt

Workshop "Energias Renováveis", Portalegre, 4 de Março



WORKSHOP

energias renováveis:
as oportunidades do presente, as perspectivas do futuro

Auditório do NERPOR, Portalegre, 4 de Março de 2008


Caro(a) colega,

No âmbito da Feira de Emprego e Empreendedorismo ENOVE+, dinamizada pela Associação de Desenvolvimento Regional do Instituto Politécnico de Portalegre, em colaboração com a Associação de Municípios do Norte Alentejano, a AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo tem o prazer de o convidar a estar presente no Workshop “energias renováveis: as oportunidades do presente, as perspectivas do futuro”, que terá lugar na manhã do próximo dia 4 de Março no Auditório do NERPOR, em Portalegre.

O Workshop terá como principal objectivo sensibilizar as autarquias, empresas e público em geral para a importância da diversificação dos recursos energéticos. Pretende constituir um espaço de debate e discussão relativamente ao potencial das energias renováveis na região de actuação da AREANATejo e às suas vantagens e desvantagens a nível ambiental, energético, económico e social.

Em anexo poderá encontrar o programa do Workshop.

Agradecemos a sua participação!

Nota: A inscrição é gratuita, mas sujeita a confirmação por e-mail (geral@areanatejo.pt).

Corta Mato Distrital - Alto Alentejo - As fotografias

André, o nosso campeão!!!







No passado dia 19 de Fevereiro decorreu o Corta Mato Distrital 2008 do Alto Alentejo, no Campo de Golfe da Ammaia - Portagem, que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Marvão.

2º Festival de Teatro Amador de Marvão


No mês de Março, mês do Teatro, as peças regressam a Marvão.
Consulte todas as informações no cartaz anexo.

23/02/2008

Conferência "A Sustentabilidade nos Municípios"


A Ecochoice em parceria com a Óbidos Requalifica, vem por este meio convidar V. Exas. para a conferência “A Sustentabilidade nos Municípios” a realizar-se no próximo dia 27 de Fevereiro, pelas 15 horas no Museu de Óbidos.
Através deste evento pretendemos a divulgação do novo consórcio – OB2 – desenvolvido por esta parceria, com o objectivo de actuar na promoção, sensibilização e informação da temática da construção sustentável e energeticamente eficiente.
Pretendemos envolver poder local e todos os profissionais ligados ao sector da construção, para que todos os casos de estudo aqui abordados, possam trazer inovação neste sector no concelho de Óbidos, tornando-o um exemplo pioneiro no cumprimento da responsabilidade social ao nível do desenvolvimento sustentável.
A Sustentabilidade dos sistemas é uma responsabilidade de todos nós. Contamos com a sua presença.
Inscrição via e-mail para carla.silva@ecochoice.pt ou através de fax para o nº 213873989.

(informação fornecida por Tiago Gaio - AREANATejo)

Concurso dos "Ovos Verdes" - Valnor



Para participar no concurso dos "Ovos Verdes", levado a cabo pela VALNOR foi necessário reunir mais de 50 quilogramas de papel reciclável, como se pode observar na 1ª primeira imagem. As crianças de Pré-Escolar e da Ludoteca da Portagem reuniram o material e foi feita uma cesta com ovos, realizada nas salas de pré-Escolar, como se pode observar na 2ª fotografia.
O objectivo deste concurso são a importância da reciclagem e a tentativa de adquirir um dos três prémios, oferecidos pela VALNOR.

Filipe Ferreira

19/02/2008

Jornada de Falares Fronteiriços


22 de Fevereiro de 2008, pelas 14 horas, na sala 131 do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.


Programa
14 horas - Abertura da Jornada
14h30 - Conferência: Prof.ª Dr.ª María Victoria Navas Sánchez-Élez (Universidad Complutense de Madrid) - El barranqueño: un modelo de lenguas en contacto
15h15 - Prof. Dr. Francisco Martins Ramos (Universidade de Évora) - Das alcunhas barrenquenhas
15h45 - Pausa
16 horas - Conferência: Prof. Dr. Juan Carrasco González (Universidad de Extremadura) - Falares portugueses ou galego-portugueses da província de Cáceres
16h45 - Prof. Dr. Jorge de Oliveira (Universidade de Évora) - Cedillo: outras linguagens
17h15 - Dr.ª Teresa Simão (Universidade da Beira Interior) - A identidade linguística na raia de Marvão
17h45 - Pausa
18 horas - Prof.ª Dr.ª Maria Filomena Gonçalves (U. Évora), Prof. Drª Ana Paula Banza (U. Évora) e Prof.ª Dr.ª María Victoria Navas (U. C. de Madrid) - O projecto "Património linguístico na raia (Alentejo e Extremadura)". O Barranquenho: estudo sistemático.
18h30 - Painel: Dar voz ao Barranquenho - Intervenções: Dr. António Tereno (Presidente da Câmara Municipal de Barrancos), Dr.ª Isabel Sabino (Vereadora da Cultura da C.M. Barrancos), falantes de Barranquenho.


Organização: Mestrado em Estudos Ibéricos da Universidade de Évora, Mestrado em Ciências da Linguagem e da Comunicação da Universidade de Évora, Câmara Municipal de Barrancos e Ayuntamiento de Cedillo (Cáceres, Espanha) Informações e Contactos:Mestrado em Estudos Ibéricos e Mestrado em Ciências da Linguagem e da Comunicação da Universidade de ÉvoraDepartamento de Linguística e LiteraturasApartado 94, 7002-554 Évora Tel.: 266 759 350 / 266 759 365 Fax: 266 759 356 Email: idalete@uevora.pt
Local: 14:00 Sala 131 do Colégio do Espírito Santo da UE
informação retirada daqui.


18/02/2008

Luís Filipe Scolari em Marvão





Há duas semanas atrás, o selecionador nacional da selecção portuguesa de futebol esteve na Vila de Marvão, em passeio, com a família. Acompanhado por uma técnica de Turismo da autarquia, visitou os locais mais emblemáticos da vila e ficou bastante agradado com o que viu, tanto que em entrevista à RTP, no jornal da noite, do passado dia 12, nomeou Marvão e a Ammaia como um dos locais que mais gosta em Portugal






Na foto, Scolari e família na Câmara Velha - Casa da Cultura de Marvão, a conhecer os bordados com casca de castanha, feitos pelas mãos talentosas da D. Joaquina Coelho.


Foto: Adelaide Martins

15/02/2008

Marvão aposta na Biodiversidade como estratégia para o desenvolvimento local

O Município de Marvão deu início ao processo de avaliação estratégica em matérias de Biodiversidade e Conservação da Natureza que lhe permitirá integrar a rede mundial ‘Countdown 2010 – Travar a Perda de Biodiversidade’, um projecto coordenado internacionalmente pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e a CBD (Convenção para a Diversidade Biológica), entre outras entidades.
No âmbito desta estratégia serão destacados os valores ecológicos, tradicionais, patrimoniais e paisagísticos que tornam Marvão num concelho único e apelativo, com distintos vectores de desenvolvimento que serão abrangidos por um plano de acção que será dividido em acções de curto, médio e longo prazo.
Pretende-se estender esta estratégia para o campo das parcerias público-privadas baseado no modelo de gestão ‘Business and Biodiversity’. Serão incluídas questões chave como a agricultura tradicional e biológica, gestão florestal sustentável, ecoturismo, economia do carbono e ecoeficiência, entre outras a revelar oportunamente.
O processo irá decorrer com o apoio da AmBioDiv – Valor Natural, consultora especializada em Biodiversidade que já desenvolveu processos semelhantes para Nisa e Cascais.

14/02/2008

Divulgação Acções de Formação


Informações e inscrições: ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S.A.
Portalegre: 245301447/ sonia.mendes@adral.pt

Votação online


A Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar da EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado lançou recentemente aos alunos um desafio que consistia em criar um logotipo para a BE. Dos 62 trabalhos a concurso foram seleccionados 15, que podem ser vistos e votados em http://ebidrmmmachado.drealentejo.pt/conteudos/biblioteca/logotipo_bibliol.htm . O logotipo da Biblioteca Escolar será aquele que reunir o maior número de votos.

10/02/2008

3ªs Comidas d"Azeite - Uma quinzena dedicada aos comeres do Lagar


O azeite é o eterno coração da cozinha mediterrânica e a gordura mais saudável que existe. A palavra tem origem no vocábulo árabe az-zait que significa sumo de azeitona. A Grécia Antiga elegeu o azeite como néctar de múltiplos usos, presente no sagrado e no profano, na vida e na morte e ainda hoje são os gregos que mais azeite consomem. A tendência do consumo mundial é crescente porque um estudo científico revelou que Creta é a região com menor incidência de mortes por doenças cardiovasculares, associando este dado à dieta mediterrânica baseada no azeite”.Marvão celebra o azeite numa quinzena gastronómica que decorre nos 14 restaurantes aderentes, onde o azeite é rei e senhor absoluto. Perca-se nestas deslumbrantes iguarias de deixar água na boca a qualquer um e venha conhecer o melhor da cozinha alentejana.Se é um bom garfo e não dispensa os prazeres e a excelência da boa mesa, de 16 a 29 de Fevereiro, Marvão é o lugar ideal para si.Não perca o sempre fantástico almoço de inauguração desta quinzena gastronómica, no recinto das Festas do Porto da Espada, onde haverá actuações musicais, uma conferência sobre a temática do azeite em Marvão e um almoço de arromba com muito convívio e pratos riquíssimos. Tudo isto por uns míseros 7 euros que dará por mais que bem aplicados.Inscreva-se já através do 245.90.91.31 (Posto de Turismo de Marvão)Não falte! Ah, e não se esqueça de convidar a família e amigos para visitar um dos nossos restaurantes.
Para visualizar ementas e restaurantes aderentes, clicar AQUI

14 de Fevereiro - Dia de São Valentim


Em Santo António das Areias...
Também nesta localidade o amor paira no ar!
A Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar da EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado convida toda a comunidade a participar num animado baile temático. Na noite de 14 de Fevereiro, pelas 21 horas, apareça no Grupo Desportivo Arenense com ou sem par romântico, com ou sem uma fatiota de personagem romântica do seu agrado, dance muito e divirta-se connosco.
Quem sabe se não será esta a noite em que encontrará a sua cara-metade?! O Romeu e a sua Julieta, a Minnie e o Mickey, Brad Pitt e Angelina Jolie...
A entrada é gratuita e o ambiente romântico garantido!

Destaques do mês na Biblioteca Escolar de Santo António das Areias


Para mais informações consultar: http://bibliotecaescolararnense.blogspot.com/

07/02/2008

Centro de Informação Local sobre a União Europeia


Marvão ganhou um Ponto de Informação Local sobre a União Europeia, situado na Câmara Velha - Casa da Cultura. Agora, toda a população terá acesso, gratuitamente, a uma vasto leque de informações sobre a U.E. e as suas instituições. A criação deste ponto de informação resultou da celebração de um protocolo de colaboração entre o Município de Marvão e o Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo


O Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo, a funcionar desde inícios de 2005 nas instalações da Escola Superior Agrária de Elvas/IPP, foi criado ao abrigo de uma convenção entre esta entidade e a Comissão Europeia, surgindo no seguimento do anterior Centro de Informação e Animação Rural do Alto Alentejo – CIARA, organismo com uma política de difusão de informação mais direccionada para o mundo rural e que funcionou no mesmo espaço até 2005.
Os Centros Europe Direct pertencem à
REDE EUROPE DIRECT da União Europeia, destinada a divulgar junto da população toda a informação comunitária pertinente para o seu desenvolvimento. Estes organismos estão distribuídos por toda a Europa, sendo cada um responsável por uma determinada região.
O Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo actua nos concelhos do Distrito de Portalegre e alguns concelhos do Distrito de Évora (Alandroal, Borba, Redondo e Vila Viçosa).
No âmbito da sua actividade desempenha um papel activo junto da população na medida em que procura fomentar o espírito empreendedor dos diversos agentes locais através da divulgação de informação relativa a políticas comunitárias e programas com impacto na região. Outro dos seus objectivos consiste em incentivar o diálogo entre os diferentes agentes e organismos da comunidade onde se insere com vista a criar uma maior interacção na descoberta de novas possibilidades de desenvolvimento.


Para saber mais: http://www.esaelvas.pt/europedirect/

06/02/2008

O Carnaval na Escola da Ammaia (Portagem)



E para imagens do Carnaval na escola de Santo António basta espreitar o blog da Biblioteca Escolar

Biblioteca Itinerante - Novidades do Mês de Fevereiro


O Fiel Jardineiro
Numa zona remota do norte do Quénia, a brilhante e fervorosa activista Tessa Quayle é encontrada brutalmente assassinada. O seu companheiro de viagem, um médico local, desapareceu. Tudo indica tratar-se de um crime passional…

Bounce. Um acaso com sentido
Buddy Amaral sempre foi um vendedor…um homem de pessoas…um intimista. Enquanto sócio numa das mais agitadas e bem sucedidas agências de publicidade de Los Angeles, Buddy faz as coisas acontecerem. Destemido, confiante e ferozmente encantador, os seus clientes adoram-no. E graças ao seu charme arrebatador, as mulheres também.

Ervas, Usos e Saberes. Plantas Medicinais no Alentejo e outros produtos naturais – José Salgueiro
O autor explora neste livro o mundo das plantas e as suas aplicações medicinais. Os ensinamentos maternos, o convívio com gente do campo e artífices, a leitura, mas sobretudo a experiência que foi adquirindo ao longo de muitos anos, fez de José Salgueiro, mestre das plantas, autodidacta mas também homem atento à ciência
A biblioteca circula a: 9 de Fevereiro; 23 de Fevereiro

03/02/2008

Ammaia na National Geographic



Na National Geographic (edição portuguesa) deste mês podemos ler uma reportagem sobre a cidade romana de Ammaia intitulada "Uma cidade romana debaixo dos seus pés", com texto de Jorge R. Matias e fotografia de António Cunha. A não perder!

Capa da N.G. deste mês: Os faraós negros.