

O Ayuntamiento de San Vicente de Alcântara e o Município de Marvão têm vindo a desenvolver algumas acções transfronteiriças de modo a enriquecer cultural e desportivamente, ambos os concelhos.
Na sequência do Projecto – Encontro – Encuentro, e com o tema A Vida na Raia, realizou-se no dia 28 de Novembro em San Vicente de Alcântara mais um Concurso de Fotografia e de Pintura, um contributo bastante significativo que deu a conhecer o património artístico das duas localidades.
Vários foram os artistas que nos mostraram as suas facetas não só através da tela mas também pela objectiva, registando planos de vivências de quotidianos desta magnifica Raya.
O prémio de fotografia foi atribuído ao jovem marvanense – Bento Mota.
Durante todo o mês de Dezembro, no Posto de Turismo de Marvão vai ter oportunidade de visitar a Exposição de todos os trabalhos presentes neste certame.
Paralelamente realizou-se uma mostra de produtos tradicionais bem como de artesanato luso – espanhol e ainda um jogo de Futebol.
O jogo foi disputado num campo de Futebol 7, sintético, propício ao desenvolvimento de jogadas de grande qualidade, de ambas as equipas.
O resultado ao intervalo permanecia inalterado. As equipas entraram para a segunda parte, com grande vontade de inaugurem o marcador, e foram mesmo os “nuestros hermanos” a fazê-lo primeiro. Não baixámos os braços, unimo-nos e voltámos o resultado a nosso favor para um expressivo 3-1. Mesmo em cima do apito final o adversário reduziu para 3-2.
O mais importante não foi o resultado e todos fomos unânimes em o reconhecer, foi sim a agradável manhã de prática desportiva e de um desporto que tanto gostamos, a juntar claro ao agradável momento de convívio, durante o almoço.
Os técnicos do Município de Marvão,
Felicidade Tavares e Luís Costa
Desde 13 de Outubro que qualquer pedido feito ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) para a emissão de pareceres, informações ou autorizações de quaisquer actividades custa no mínimo 200 euros. A medida levantou várias críticas, desde autarcas a associações desportivas e de caça. Agora, a nova ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, decidiu suspender a portaria por 90 dias
Tal como tinha anunciado ao PÚBLICO, Dulce Pássaro mandou suspender a portaria por considerar que esta tinha de ser reavaliada. Na entrevista publicada no dia 23 de Novembro, a ministra disse que “se o ICNB presta serviços no âmbito das suas competências, é natural que haja cobrança pela prestação destes serviços, mas esta cobrança não deve ser desproporcionada.”A portaria 1245/2009, de 13 de Outubro, que foi aprovada pelo anterior governo já em final de mandato, reviu uma anterior de 2003 que definia as taxas a cobrar pelos serviços prestados pelo ICNB, definindo um mínimo de 200 euros por cada parecer. Rapidamente começaram a surgir críticas, vindas tanto dos ambientalistas, que consideraram que as taxas penalizavam os moradores nas áreas protegidas, como de partidos como o Bloco de Esquerda ou o PCP, que apresentou um projecto de lei para revogar estas, e outras, taxas cobradas pelo ICNB.O presidente da Câmara de Marvão, Vítor Frutuoso, chegou a acusar o ICNB de “parasitar” os moradores do concelho com o aumento das taxas. Foi posta a correr uma petição por um clube de montanhismo e os caçadores juntaram-se aos protestos.Agora, volta a estar em vigor a anterior portaria até que o diploma entretanto suspenso seja revisto.
in PúblicoInauguração da exposição : Dia 02 de Dezembro de 2009 ( 4ª feira ) - pelas 14,45 horas - Biblioteca Municipal de Portalegre
Dia da abolição da escravatura -
Celebrado com a impressão do humor gráfico .
Tertúlia / Colóquio - dinamizados por José Oliveira, Presidente da Feco Portugal e Osvaldo de Sousa, especialista, estudioso e divulgador internacional do humor gráfico.
Recital com com Manuel Freire : Cantor que eternizou a " Pedra filosofal "
Esta exposição é o resultado de um concurso lançado a nível mundial pela Feco portugal ( Associação de cartoonistas ) . Contou com a adesão de 200 artistas de 50 países, num total de 400 trabalhos , dos quais foram seleccionados 200, para a presente exposição .