16/02/2009

Autismo - Trabalhos do 6º ano da EBI Dr. Manuel Magro Machado




O Autismo

Sabem o que é o autismo? Pois, nem eu, antes de ter ido a Marvão, à Casa da Cultura ver um exposição sobre um rapaz chamada Duarte de 17 anos, que mora em Sousel e que é autista. Muitos de vocês pensam que esta doença é rara, mas enganam-se, é uma doença muito comum em crianças da minha idade.
Muitas das vezes esta doença nasce já com as crianças, faz parte delas durante toda a vida!
A minha turma foi ver algumas fotografias que o Duarte tirou em viagens que fez e coisas que lhe chamaram a atenção. Como alguns autistas não falam durante toda a sua vida, o Duarte tirando fotografias está a comunicar com as pessoas.
Quando comecei a olhar fixamente para aquelas fotos tão pormenorizadas… também percebi que ele queria dizer algo com tudo aquilo! Na festa do Almossassa o Duarte esteve cá e tirou algumas fotografias que eu nem sei se conseguiria tirar com tanto pormenor e tão lindas!
Embora sejam autistas têm sempre um talento dentro deles que uma pessoa normal possa não ter! Mas, ainda vimos um filme curto em que um rapaz com autismo foi dar um passeio de helicóptero por cima de Roma, e depois da viagem pegou num papel e desenhou tal qual ao que tinha visto! Porque, alguns deles têm uma capacidade fotográfica espectacular. Claro, que algumas das pessoas autistas ficam mais afectadas que outras e não demonstram medos de perigos.
Por isso, ser autista não é um facto para se ser discriminado.
Espero que tenham gostado, e que tenham percebido o que é o autismo.

Mafalda Machado
6.º Ano

1 comentário:

Maria disse...

Ainda o Duarte e, o seu mundo…


Continuamos muito reconhecidos com todo o vosso trabalho!

De facto, só com iniciativas tais é possível entender e conviver com a diferença.
Tudo aquilo que já nos proporcionaram, em nós, toma dimensões e gera sentimentos inexplicáveis pelas palavras; efectivamente, só quando vivemos lado a lado com esta problemática é que tudo se torna mais real…

Mais uma vez vos felicito pela vossa disponibilidade e pelo vosso “querer”

O Duarte mostrou um GRANDE SORRISO de satisfação quando viu os desenhos e leu o texto, independentemente do que tenha percepcionado no mesmo.

Beijinhos e abraços PARA TODOS

Duarte Nuno e Maria Manuel