27/10/2010

Curso de Iniciação Teatral - Grupo de Teatro Amador de Marvão "Já Disse"

para outras informações: Página do Grupo Já Disse no Facebook


APRESENTAÇÃO:

O Curso de iniciação teatral tem como objectivo a formação de jovens actores e a apresentação final de um trabalho que seja o reflexo dessa aprendizagem.
Reconhecendo seu carácter experimental e amador, com a experiência de três anos de trabalho continuado que resultaram na montagem de vários espectáculos, o Grupo de Teatro Amador “JáDisse” da Associação de Cultura e Acção Social de Marvão vem possibilitar o contacto com algumas técnicas e conceitos teatrais que fazem parte da sua trajectória de trabalho, e também dar uma noção geral de técnicas clássicas de interpretação teatral, focando o conteúdo programático na criação de personagens para posteriores improvisações acerca de temas variados, que vão derivar em cenas ou performances.
Nesta formação irão ser abordados conteúdos relacionados com o conhecimento e exploração criativa do movimento, voz, introdução ao teatro, interpretação e processos criativos.

O grupo de Teatro Amador da ACASM “JáDisse” é o único grupo de teatro do Concelho de Marvão em actividade, integrado numa região profundamente desfavorecida em termos de oferta cultural diversificada. No Concelho de Marvão, o Município assume quase a totalidade da oferta cultural, dada a debilidade (financeira e técnica) das Associações Culturais do Concelho. Assim, a formação em causa contribuirá de forma muito positiva para o reforço da capacidade interventiva da ACASM no panorama cultural concelhio.
Acresce que o formador, com ampla experiência em termos de encenação/direcção de actores, é residente no Concelho de Marvão e acompanha o grupo de Teatro “JáDisse” desde a sua formação.

OBJECTIVOS:
Dotar o grupo de Teatro Amador de Marvão “Jádisse” de capacidades técnicas e artísticas que permita aos jovens desenvolver os projectos com níveis acrescidos de qualidade e desempenho. A frequência do curso conferirá ao formando um certificado fornecido pela A.C.A.S.M.

PLANO DE FORMAÇÃO (conteúdos formativos):
JOGOS DE INTEGRAÇÃO E DE DINÂMICA DE GRUPO - 12 HORAS
CORPO E MOVIMENTO - 12 HORAS
VOZ - 12 HORAS
IMPROVISAÇÃO - 12 HORAS
INTERPRETAÇÃO - 24 HORAS
REALIZAÇÃO DE UM ESPECTÁCULO - 24 HORAS

TOTAL - 96 horas

O curso terá início a 7 de Novembro de 2010, e terminará com a apresentação final de um espectáculo. As aulas terão lugar nas instalações do Grupo Desportivo Arenense, em Santo António das Areias, contando o grupo inscrito com o apoio técnico e logístico da A.C.A.S.M. e do Município de Marvão.

Condições de inscrição:
Os candidatos, terão de ser naturais ou residentes do concelho de Marvão, com ou sem experiência na área. A inscrição e frequência no curso é gratuita e deve ser feita na:
Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão
Rua 24 de Janeiro 1
7330-101 Marvão
Telefone: 245909137
Email: camara.velha@cm-marvao.pt
O número limite de formandos admitidos no curso é de 30 pessoas. É possível a admissão de naturais e residentes nos concelhos limítrofes, no caso de não se atingirem as 30 inscrições previstas.

INICIATIVA: Associação de Cultura e Acção Social de Marvão

APOIO: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (Apoios aos Agentes Culturais 2010)

Sem comentários: