31/01/2008

Rastreio Médico Gratuito

COMUNICADO

A Câmara Municipal de Marvão, em parceira com o Centro de Saúde de Marvão e o Grupo TECNIFAR, realizará um rastreio médico gratuito, dirigido a toda a população.

Esta iniciativa enquadra-se no Projecto SMS – Solidariedade Médica e Social, do Grupo TECNIFAR, que pretende levar apoio médico e de profissionais de saúde, a zonas e regiões com necessidades especiais. Ou seja, ajudar de forma gratuita e humana todos aqueles que, por razões geográficas ou sociais não têm fácil acesso a cuidados básicos de saúde, diagnóstico, acções de sensibilização e rastreios.

O rastreio decorrerá no Centro de Saúde de Marvão, nos dias 4, 5, 6, 7 e 8 de Fevereiro, entre as 9.30h e as 18.00h em horário contínuo.

Para o efeito, a Câmara Municipal de Marvão disponibilizará transporte a todos os interessados, nos seguintes dias:

Santa Maria de Marvão
4ª feira / dia 6
Vale de Ródão (junto à estrada)
9.00h
Pitaranha (junto à estrada)
9.00h
Galegos (junto ao lagar)
9.00h
Ponte Velha (junto à estrada)
10.00h
Beirã
4ª feira / dia 6
Beirã (junto paragem autocarro)
15.00h
Barretos (junto paragem autocarro
15.00h
Vales (junto à estrada)
15.00h
Sto. António Areias
5ª feira / dia 7
Sto. António Areias (largo Igreja)
9.00h
Cabeçudos (junto à estrada)
10.00h
Ranginha (junto à estrada)
10.00h
Relva Asseiceira (junto à estrada)
10.00h
Ramila (junto ao cruzamento)
10.00h
Àgua da Cuba (junto à estrada)
10.00h
São Salvador Aramenha
6ª feira / dia 8
Alvarrões (junto à estrada)
9.00h
Rasa (largo)
9.00h
S. Salvador Aramenha (largo)
9.00h
Porto da Espada (largo)
10.00h
Portagem (junto paragem autocarro)
10.15h
Jardim (junto à estrada)
10.15h
Escusa (largo)
10.30h

O Presidente da Câmara Municipal
Victor Manuel Martins Frutuoso

Novos logotipos das Ludotecas


Aqui estão os novos logotipos das Ludotecas do Concelho de Marvão. O boneco chama-se "LUDO".
Filipe Ferreira

30/01/2008

Marvão no Google Earth


O Google Earth, que até agora ainda não tinha imagens bem definidas da nossa vila, foi recentemente enriquecido com vistas a 3 dimensões de Marvão. Para além disso, temos ainda a possibilidade de usar o Geographic Web (do mesmo programa) para visualizar várias fotografias de pessoas que por aqui passaram.
Para conferir o artigo, clicar aqui, onde se pode também baixar os ficheiros relativos a Marvão (Google Earth e depois no menu em baixo, à esquerda em 3D Buildings )

24/01/2008

24 de Janeiro - Restauração do Concelho de Marvão


A revolução Liberal de 1820 trouxe consigo alterações profundas ao nível da organização administrativa do território. Desde esse período e até aos nossos dias subsiste a divisão territorial: Os distritos que se desdobram em concelhos e estes em freguesias. No entanto, ao longo de todo o séc. XIX e principalmente no interior do país, sentia-se a falta de pessoal habilitado para o exercício dos cargos políticos, bem como carência de recursos para responder às necessidades das populações.

Para os Municípios de 3ª ordem (como Marvão) era muito complicado captar recursos financeiros necessários à administração corrente, e pelo alto índice de analfabetismo da população, era também muito difícil recrutar indivíduos aptos para participarem nas vereações. Foi então sem grande surpresa que a 26 de Setembro de 1895 foram suprimidos diversos concelhos por todo o país, no âmbito de uma reorganização política e administrativa do território português. Neste contexto, o Concelho de Marvão ficou anexado ao de Castelo de Vide.

A extinção do Concelho de Marvão não foi assim um caso isolado nem no distrito nem no país. Com esta reforma pretendia-se a racionalização dos recursos financeiros e humanos. No entanto, com esta alteração, foram extintos municípios com raízes seculares. Marvão era um destes casos.
Na altura, na documentação, não consta que a população de Marvão se tenha revoltado com a situação, até porque os tempos eram de constante mudança. Numa das poucas referências que surge na documentação acerca deste assunto, o então Administrador do Concelho de Marvão (Manuel Luís da Costa Afonso) relatava aoGovernador Civil:
(…) há já tres mezes que eu e os empregados d’esta administração não recebem os seus vencimentos, dizendo o secretario da camara que se não pagava em vista das folhas não estarem feitas e não haver aqui quem as assignassem (…)

Em Fevereiro de 1897, o governo caiu, enfraquecido pela acção da oposição e pela sua própria inoperância. Em 13 de Janeiro de 1898, depois de novas eleições para o governo e várias reclamações um pouco por todo o país, o concelho de Marvão foi reintegrado e portanto desanexado do concelho vizinho. A 24 de Janeiro regressaram para Marvão os símbolos do concelho e também o seu espólio documental, facto que foi considerado de tal importância que deu origem durante muitos anos, ao feriado municipal.
Nas actas de vereação da Câmara de Castelo de Vide de 24 de Janeiro de 1898 pode ler-se que : “na melhor ordem foi feita a entrega de utensilios, mobilia e archivo que pertenciam ao concelho de Marvão” .

Quando da extinção do concelho, António de Matos Magalhães era vereador da Câmara Municipal. Após a sua restauração, foi ele que assumiu a presidência da comissão administrativa e mais tarde a presidência da Câmara, depois das eleições municipais.
António de Matos Magalhães foi portanto o líder dos desígnios marvanenses durante este importante período da nossa história concelhia.
O evento da restauração do concelho de Marvão ocorreu em 1898, mas actualiza-se sempre que a Câmara Municipal e cada um dos Marvanenses recupera a sua memória e o seu simbolismo.

21/01/2008

Aulas de Yoga

A Associação de Cultura e Acção Social de Marvão e o município local promovem um curso de Yoga aberto a todos os interessados. Sob a orientação da professora holandesa Liesbeth Steur, recentemente radicada no concelho, que conta com mais de 25 anos de experiência nesta área, inicia-se uma proposta inovadora que visa a promoção de técnicas de relaxamento e auto-conhecimento.

Mensalidade - €15 / 4 aulas
Local: 1º Piso da Piscina Municipal de Santo António das Areias

Marvão Folião 2008 - 2 a 6 de Fevereiro


Este ano chega bem mais cedo e está já aí o 3º Marvão Folião na edição de 2008. Está na hora de estrear os novos disfarces, de pegar nas pinturas de rosto e de sair para a rua para brincar com a família e amigos.O Marvão Folião regressa com 2 desfiles (domingo e terça-feira), bailes (segunda-feira), discotecas (sábado e após os desfiles), churrascos (domingo), jantares-convívio (terça) e muita, muita animação.

Ah! e na quarta-feira, não perca o enterro mais engraçado da sua vida!

Consulte o programa específico e junte-se à festa!

16/01/2008

Comemoração da Restauração do Concelho


A data de 24 de Janeiro há-de ser sempre inesquecível para o orgulho marvanense. Numa fase da vida política nacional em que tanto se questiona a sobrevivência dos pequenos municípios, Marvão recorda os homens que protagonizaram o heróico episódio da restauração, no qual se recuperou a autonomia que se mantém até aos dias de hoje. Na Câmara Velha, antiga sede da autarquia, agora recuperada como Casa da Cultura, um concerto do Coro Infantil dos Assentos assinala a data com a devida solenidade.
Onde: Câmara Velha – Casa da Cultura
Quando: 21.30h
Quanto: Entrada Livre

14/01/2008

O futuro de Portugal visto de NYC



Ao longo de 2007, o jornal New York Times apresentou um novo retrato do país: "Um destino a caminho do futuro, com um pé firmemente assente no seu rico passado". Francisco Veloso, professor assistente na Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, fala sobre a imagem de Portugal.

Ver edição de hoje do PÚBLICO (Economia, página 35)
E o artigo sobre Marvão no New York TImes AQUI

08/01/2008

Tempos Livres de Natal - Visita à Coudelaria de Alter do Chão



No dia 27 de Dezembro de 2007, nos Tempos Livres de Natal, o grupo de crianças, que frequentou o Programa de Tempos Livres de Natal, visitou a Fundação Alter Real, onde visitaram todos os cavalos Lusitanos Alter Real e assistiram ao espectáculo de Falcoaria.
As crianças adoraram...

Filipe Ferreira

07/01/2008

Marvão – Perspectivas e Olhares” - Exposição no Posto de Turismo


Na Galeria Municipal no Posto de Turismo vai estar patente ao público no mês de Janeiro uma Exposição de Pintura Colectiva intitulada – "Marvão – perspectivas e olhares", que visa demonstrar os trabalhos de vários artistas que já por Marvão passaram. Entre telas, aguarelas, pinturas a café e esculturas, o tema principal espelha incomparavelmente a beleza singular deste burgo medieval. Afaste o frio que se faz sentir neste local único do Norte Alentejano, ao fazer uma visita ao acolhedor e harmonioso Posto de Turismo de Marvão.

Onde: Posto de Turismo de Marvão
Quando: Durante o mês de Janeiro de 2008, das 9h às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Exposição de Pintura de Sofia Pinto Correia Melo na Câmara Velha - Casa da Cultura de Marvão


EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE SOFIA PINTO CORREIA MELO "Sete Telhados de Vidro"
"Cada um de nós tem o seu telhado de vidro (ou de espelho) reflectindo a luz e a sombra do mundo inteiro."
Este projecto, executado em acrílico e técnica mista (colagens) sobre tela, resulta de uma pesquisa cromática, assim como fotográfica, baseada em recortes de imprensa e relacionados entre si. Pretende-se, com imagens negativas ou positivas, belas ou repulsivas, pintar o mundo, sempre magnífico, diversificado nas suas infinitas emoções.
ONDE: Câmara Velha - Casa da Cultura de Marvão
QUANDO: Janeiro e Fevereiro de 2008
Diariamente das 9.30 às 13.00 e das 14.00 às 17.30

Biblioteca Itinerante - Novidades do Mês de Janeiro


O Fantasma da Ópera

Sendo uma pessoa temperamental, La Carlotta, a diva de uma prestigiada companhia teatral, irrita-se pela ausência de um solo na nova produção que está sendo preparada pela companhia e decide abandonar os ensaios. Com o dia de estréia quase chegando, os donos do teatro não têm outra opção senão colocar no seu lugar a jovem Christine Daaé. Christine faz sucesso, chamando à atenção de todos, porém, nínguém desconfia que Christine tem um tutor misterioso, que acompanha sempre as encenações e estréias, bem como tudo o que acontece no teatro: o Fantasma da Ópera.

Amor Cão

Filme de estreia do cineasta mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu, chega a Portugal premiado, entre outros, em Cannes (Semana da Crítica), Moscovo, Chicago, Huelva, tendo sido ainda nomeado para o Óscar do Melhor Filme Estrangeiro. Em Portugal, ganhou o Grande Prémio do Fantasporto. São três histórias duras, passadas na Cidade do México, envolvendo pessoas de várias classes sociais e cães, e que acabam por cruzar-se.

O Fantasma de Hitler - Norman Mailer

Um romance sobre a vida de Adolf Hitler e sobre a sua família. Adolf Hitler é um tema natural para um autor como Mailer. O narrador é um SS misterioso que sabe segredos extraordinários, e que nos revela o jovem Adolf desde a infância, aproveitando, ao mesmo tempo, para nos esclarecer sobre a mãe, o pai, os irmãos. Toda aquela invulgar família. E é através de uma galeria de personagens inesquecíveis que observamos, como nunca antes, a luta entre o bem e o mal.