02/11/2009

MARVÃO É UM DOS MUNICÍPIOS-ETAPA DO CAMPEONATO DO MUNDO DE CORRIDAS DE AVENTURA (ARWC PORTUGAL XPD RACE 2009)


- NOTA DE IMPRENSA -

02/Novembro/2009


MARVÃO É UM DOS MUNICÍPIOS-ETAPA DO CAMPEONATO DO MUNDO DE CORRIDAS DE AVENTURA (ARWC PORTUGAL XPD RACE 2009)

De 05 a 15 de Novembro realiza-se no nosso país o Adventure Race World Championship (Portugal XPD Race 2009).
Organizado pela APCA – Associação Portuguesa de Corridas de Aventura – com supervisão da Federação Portuguesa de Orientação e apoio de várias instituições, entre as quais a Câmara Municipal de Marvão, esta expedição irá passar por várias áreas protegidas. O percurso é secreto e irá passar pelos Parques Naturais de Sintra-Cascais, da Serra de São Mamede, do Tejo Internacional, da Serra da Estrela e da Serra de Aire e Candeeiros o que faz desta prova uma enorme descoberta dos segredos bem guardados do Centro e Alto Alentejo.
Para lutar pelo título de Campeão Mundial, o mais elevado galardão alguma vez em disputa numa competição de aventura realizada em Portugal, vão estar 58 equipas de 26 países. A representação é planetária, da Nova Zelândia à África do Sul, passando pela Rússia, Brasil ou Estados Unidos. Portugal estará representado por quatro equipas e apesar do segundo lugar conquistado há dois anos a presença da nata mundial da modalidade compromete em grande medida as ambições lusas. Neste campo, destaque para a presença dos Campeões do Mundo (Orion Heath – Nova Zelândia) e dos vencedores do Portugal XPD Race do ano passado, os gauleses da Outdoor Experiences.
Progressão a pé, BTT, escalada, natação, patins em linha, costeering, canyoning, canoagem, trikke, surf, corda, espeleismo, mergulho em apneia, “dirt jumping”, tiro com arco e orientação são as modalidades presentes neste mundial de corridas de aventura.
Ao longo de cinco etapas vão ser percorridos mais de 900 quilómetros sem a ajuda de motores. A maioria do traçado será feio a pé, de bicicleta todo-o-terreno e de canoa – sendo a gestão dos tempos de descanso um assunto da exclusiva competência das equipas. Um desafio para ser superado no máximo em 127 horas de progressão non-stop.
O Adventure Race World Championship (Portugal XPD Race 2009) passará por Marvão no dia 11 de Novembro.


Mais informação em: www.portugalxpdrace.com

Sem comentários: