30/11/2007
Novas do GDA
Resultados do fim-de-semana de 24 e 25/11/07:
INFANTIS: GRUPO DESPORTIVO ARENENSE- 8 X ASS. DESP. CASTELO DE VIDE - 1
Marcadores dos n/ golos: SIMÃO (3),GONÇALO (3), PEDRO CALDEIRA (1) e JOEL (1).
A nossa equipa mantém o 1º lugar na Série B do Campeonato Distrital de Infantis.
JUVENIS: GRUPO DESPORTIVO ARENENSE - 3 X SPORT. CLUBE CAMPOMAIORENSE- 5
Marcadores dos n/golos: NUNO MÁXIMO (2) e PEDRO (1).
A nossa equipa baixou ao último lugar da classificação do Campeonato Distrital de Juvenis.
JOGOS DO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA
INFANTIS:
SÁBADO DIA 01/12, ÀS 11 HORAS
RELVADO SINTÉTICO DO CAMPO FERRAGIAL D'EL REI EM ALTER DO CHÃO:
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE ALTER X GRUPO DESPORTIVO ARENENSE
JUVENIS:
DOMINGO DIA 02/12, ÁS 09,30 HORAS
RELVADO SINTÉTICO DO MUNICIPAL DOS ASSENTOS, EM PORTALEGRE:
CLUBE DESPORTIVO PORTALEGRENSE "1925" X GRUPO DESPORTIVO ARENENSE
29/11/2007
Iniciativa Novas Oportunidades (RVCC e EFA)
A Câmara Municipal de Marvão estabeleceu com o Centro de Novas Oportunidades de Castelo de Vide, a EBI/JI da Ammaia (Portagem) e a EBI/JI Dr. Manuel Magro Machado (Sto. António das Areias) um protocolo de colaboração com o objectivo de promover actividades para a qualificação de adultos no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades, nomeadamente o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) e os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).
- Gabinete de Acção Social do Município de Marvão (245909130/ accao.social@cm-marvao.pt)
Tempos Livres Natal de 2007
Reuniões de esclarecimento: Portagem: dia 6 (17h45m) ; Santo António das Areias dia 13 (17h45m)
Dúvidas: Contactar filipe ferreira -> 963824012
28/11/2007
+ Agenda Castelo de Vide, Marvão e Portalegre - Dezembro 2007
Encuentro/Encontro de Jovens artistas de Marvão e San Vicente de Alcántara
Jornadas Transfronterizas em Valencia de Alcántara
26/11/2007
Livros para as Bibliotecas
Blog da Pré - Portagem
23/11/2007
21/11/2007
NOTÍCIAS DO GRUPO DESPORTIVO ARENENSE
Na próxima jornada (sábado dia 24/11, pelas 10,30 horas) recebemos no Campo dos Outeiros, a Associação Desportiva de Castelo de Vide (nona classificada com apenas 1 ponto).
20/11/2007
Marvão em destaque na Fonoteca Municipal de Lisboa
A Fonoteca Municipal de Lisboa possui no seu vasto fundo discográfico os mais variados géneros do panorama musical, com forte incidência nas Músicas de Expressão Portuguesa.
É a primeira infra-estrutura cultural do género a ser posta à disposição do público, quer em Lisboa, quer a nível nacional.
Tem como objectivos gerais a promoção e a divulgação da música, nas suas várias expressões, pretende fomentar e estimular o gosto musical. Propõe-se desenvolver iniciativas com todos os agentes públicos ou privados, ligados à música, que possam conduzir à concretização dos objectivos propostos.
A componente pedagógica é uma linha prioritária de actuação da Fonoteca, estando reservados os dias de Segunda-Feira para a realização de iniciativas com estabelecimentos de ensino e associações de carácter educativo.
Este espaço, tecnologicamente inovador, com 40 postos de audição individual em simultâneo, dispõe de um fundo discográfico diversificado, para audição local, catálogo informatizado on-line e atendimento personalizado.
É ainda de destacar a área das tradições nacionais contempla toda a música de tradição extra-europeia, e a música tradicional, também dita popular, de cada país. Podemos encontrar música dos mais diversos países, desde o Japão, à Índia, à Tailândia, à Islândia, à Austrália...
A Fonoteca Municipal de Lisboa funciona de Terça a Sábado, das 10 às 20 horas, reservando a Segunda-Feira para actividades com estabelecimentos de ensino, associações e outras instituições, sendo para tal necessário marcação prévia.
FONOTECA MUNICIPAL DE LISBOA
Projecto de beneficência "Ajudar é fixe!"
Campanha promocional do Turismo de Portugal
18/11/2007
FEIRA DO LIVRO
Os livros constituem elementos actuantes nas nossas vivências. “São potenciais modeladores das crianças de hoje; pouco se fala, neles pouco se pensa, mas eles aí estão, aí têm estado há dezenas de anos, espalhando emoções, deixando recordações”.
Não queremos que o livro faça parte do esquecimento.
Apareça na nossa Feira do Livro, organizada pela equipa coordenadora da Biblioteca Escolar da EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado, entre os dias 26 e 30 de Novembro, das 9 às 18 horas (na quarta-feira encerrará às 21 horas), no nº 18 da Avenida 25 de Abril, em Santo António das Areias.
Esperamos por si para lhe propor boas leituras!
A Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar,
Elisabete Pereira
Maria Fernanda Fernandes
Ludovina Portilheiro
Paula Morgado
Os trabalhos das nossas crianças
História realizada e ilustrada com a turma do Pré-Escolar I, da Educadora São Mota, da Escola Básica Integrada c/ J. I. de Ammaia - Portagem.
Filipe Ferreira
15/11/2007
UNIDADES HOTELEIRAS DE MARVÃO EM DESTAQUE NA IMPRENSA
A atribuição foi integrada no concurso promovido a nível nacional, numa organização conjunta com a distribuidora PrimeDrinks, no qual se inscreveram cerca de 220 restaurantes de norte a sul, repartidos por quatro categorias onde contavam, para além da já mencionada, também as de “melhor carta na relação preço/qualidade”, “melhor carta de vinho a copo” e “melhor carta de vinhos”.
Anunciado publicamente em Fevereiro, no Porto, durante o jantar de entrega dos prémios “Os melhores do ano”, o concurso visou distinguir no universo dos restaurantes lusos, aqueles que primassem pela qualidade da sua carta, promovendo assim o aumento do consumo de vinhos de qualidade de uma forma moderada, responsável e informada; para além de divulgar a oferta de vinhos de excelência, destacando este canal como imenso mostruário da sua riqueza.
Voltou assim a afirmar-se uma das unidades hoteleiras mais antigas e conceituadas de Marvão que com o galardão agora conseguido enaltece e dignifica o nome do seu concelho, ao colocar-se entre os melhores dos melhores.
A importância de uma boa carta
Na singeleza das suas limitações, a leitura de uma carta pode revelar muito da ideia que um restaurante tem de si mesmo, da imagem que quer projectar para o exterior, do respeito que é devido aos seus clientes, aos vinhos que lhes estão confiados e aos proprietários e profissionais que nele prestam serviço. A carta não é tudo mas é com certeza muito!
O que é, afinal, uma boa carta?
Não é fácil de definir em poucas palavras o que é uma boa carta de vinhos. Existem, no entanto, princípios básicos que podem ser reveladores. Acima de tudo, uma boa carta deve de ser organizada segundo um critério perfeitamente compreensível para o cliente: pode ser por região (o mais habitual), por preço, por tipo de vinho, por harmonias com a comida e muitos outros. Deve ter também um vasto leque de opções, em quantidade, qualidade e diversidade que implica não apenas a presença de vinhos de várias regiões nacionais e principais estrangeiras, mas também oferecer vinhos nos vários segmentos de preço e, é claro, vinho a copo. Esta é a base de uma boa carta. Mas existe uma infinidade de pequenos pormenores que podem fazer a diferença: a apresentação estética da carta, a disponibilidade de várias colheitas nos vinhos de topo, informação adicional sobre os vinhos, sugestões de harmonias com a ementa e evidentemente, preços consentâneos com a categoria e o nível do serviço proporcionado pelo restaurante.
Quinta do Barrieiro em destaque no Expresso
Esta belíssima unidade de turismo rural, propriedade do arquitecto José Manuel Coelho e da artista plástica Maria Leal da Costa, que conta com três núcleos habitacionais e uma casa independente, a Casa do Sequeiro, é apresentada como estando “no topo da categoria entre os mais apetecíveis esconderijos de montanha”.
Destacando a harmonia entre “a volumetria deste centenário conjunto alentejano e um faiscar de modernidade”, o jornalista João Gama enaltece também a decoração “que evidencia a mesma longitude de ambientes, colocando de um lado o mobiliário antigo, rústico e do outro as peças de linhas mais contemporâneas, com quadros e esculturas, grande parte delas da autoria da proprietária”.
Tendo já sido motivo de excelentes críticas nas mais diversas publicações, algumas da especialidade, a Quinta do Barrieiro surge aqui mais uma vez como uma excelente proposta para uma escapadinha de fim-de-semana, como um trunfo a considerar para quem procura a cultura, a gastronomia, o descanso, o ar puro e o contacto directo com a natureza.
A Arqueologia vai à escola
A Câmara Municipal de Marvão promove a 2ª edição da iniciativa
A Arqueologia vai à Escola com o objectivo de sensibilizar a sua comunidade escolar para a importância da Arqueologia, da preservação e valorização do património arqueológico e ainda divulgar alguns dos trabalhos efectuados no âmbito desta temática pela autarquia nos últimos anos.
A iniciativa contou com a colaboração dos professores de História da EBI/JI Dr. Manuel Magro Machado (Santo António das Areias) e terá lugar nos próximos dias 19 e 28 de Novembro.
A Arqueologia vai à Escola inclui palestras, observação e manipulação de réplicas de materiais arqueológicos e de espólio recolhido em intervenções efectuadas no concelho de Marvão e ainda uma visita de estudo ao centro histórico de Évora.
Concurso “Contos de Natal”
REGULAMENTO
A Equipa Coordenadora da tua BE vai lançar um Concurso de Contos de Natal originais.
INSCRIÇÕES:
Para poder participar neste concurso, o candidato deve inscrever-se até ao último dia do mês de Novembro de 2007. Para tal, preenche o impresso que encontrará na Biblioteca. Depois disso, os alunos da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado entregá-lo-ão à professora de Língua Portuguesa ou à professora da turma (1º ciclo). Os candidatos adultos que não frequentam a escola acima mencionada, entregá-lo-ão à funcionária da Biblioteca Escolar, a Srª Hermínia Morgado.
REGRAS:
? O concurso tem como objectivo a produção escrita de um conto original, isto é da sua autoria, que contenha uma mensagem de solidariedade, de tolerância, de paz ou de esperança.
? O conto pode ser escrito a título individual (2º/3º ciclos e adultos) ou a nível colectivo (1º e 2º ciclos).
? O conto manuscrito deve ter uma letra legível, não podendo ter menos de 2 páginas nem mais de 5 páginas.
? Se preferir, pode dactilografar o seu texto que deverá ter 2 páginas no mínimo e 5 páginas no máximo. A letra usada será Times New Roman, tamanho 14 com um espaçamento de 1,5 linhas. As margens esquerda e direita devem ter 2,5 cm.
? O(s) autor(es) deve(m) identificar-se claramente no final do conto, indicando o(s) nome(s), o ano e o número no caso de ser(em) aluno(s) da escola. Os candidatos adultos identificar-se-ão com: o nome completo, a localidade onde residem e um contacto (correio electrónico e/ou telefone).
? Os contos produzidos devem ser entregues à professora titular ou à professora de Língua Portuguesa da turma ou, no caso de não ser aluno da escola, na Direcção Executiva. O prazo de entrega acaba dia 7 de Dezembro de 2007.
MOTIVOS DE DESCLASSIFICAÇÃO:
Serão motivos de desclassificação, os contos que:
§ forem a cópia de um conto que já está editado;
§ tenham uma letra ilegível;
§ estejam rasurados e com uma péssima apresentação;
§ tenham demasiados erros que tornem a história incompreensível;
§ não respeitem o tema proposto.
PRÉMIOS:
Os contos serão avaliados por um júri, composto pela equipa coordenadora da BE e pela Responsável pela Biblioteca Itinerante, Drª Catarina Bucho, de acordo com os seguintes critérios:
originalidade;
criatividade;
adequação ao tema proposto,
mensagem veiculada pelo conto;
linguagem adequada;
coerência textual.
Os prémios serão entregues na Festa de Natal da escola, um para cada uma das categorias:
Categoria 1: Conto de Natal Colectivo (1º ciclo)
Categoria 2: Conto de Natal Colectivo (2º ciclo)
Categoria 3: Conto de Natal Individual (2º e 3º ciclos)
Categoria 4: Conto de Natal Individual (adulto)
Aceite o desafio…
Site da EBI Dr. Manuel Magro Machado
14/11/2007
A campanha do tampinhas continua!
Juntaram-se no final de Setembro 180 kg de tampas.
Iremos continuar a juntar tampas, as quais poderão ser entregues nas Juntas de Freguesia e no Posto de Turismo.
Cristina Lança
12/11/2007
Em Valência de Alcântara: Jornada Transfronteiriça sobre Arquivos Históricos e Centros de Documentação da raia Estremenho-Alentejana
05/11/2007
Marvão na Campanha do Turismo de Portugal
Encuentro - Encontro 2007 de Jovens Criadores e Desportistas
Concursos de Pintura, Artesanato Popular e Fotografia
Temas dos Concursos:
Fotografia : Fauna e Flora raiana
Pintura - Casas tradicionais raianas
Artesanato: Artesanato tradicional e Artesanato moderno (2 prémios)
Inscrições e Informações: Posto de Turismo de Marvão/Câmara Velha - 245909130/camara.velha@cm-marvao.pt
Actividades Desportivas
Futebol de 11 de Veteranos - Portugal - Espanha (11.30 horas - Ciudad Deportiva)
Torneio de Ténis de Mesa ( Idades: entre os 20 e 30 anos - Pavilhão Multiusos de San Vicente)
Inscrições e Informações: Piscina de Santo António das Areias - 245992000
A exposição dos trabalhos e entrega dos prémios realizar-se-á em San Vicente de Alcántara, dia 17 de Novembro, a partir das 11 horas no pavilhão multiusos
18.Novembro.2007 - Caminhada - Casa do Povo de Santo António das Areias
A Casa do Povo de Santo António das Areias promove, no próximo dia 18 deNovembro, uma caminhada com o percurso de aproximadamente 9 Km. Com almoço, magusto e animação na chegada.
As Inscrições devem ser feitas na Casa do Povo -245992157
A concentração é no largo da igreja às 10 horas
Participe solidariamente nesta iniciativa!