31/03/2008

1940s PC PORTUGAL ALENTEJO MARVÃO CASTLE FORT FORTRESS


Postais de Marvão à venda no Ebay

Exposição "O que é o Teatro"


As Comemorações do Dia Mundial do Teatro, com início a 27 de Março, serão este ano assinaladas em todo o País com o arranque de uma Acção de Grande Envolvimento Nacional – AGEN Teatro 2008 – desenvolvida no âmbito do Programa Território Artes. Esta Acção Nacional, com a duração de dez dias, apresenta como elementos de unidade a adopção de um tema comum “Teatro para Todos/Todos os Teatros” e a inauguração simultânea da Exposição “O que é o Teatro?”.

Municípios participantes: 246.

Em Marvão, na Casa da Cultura e no Grupo Desportivo Arenense, durante o mês de Abril

Apresentação do Livro - Memórias de Arqueologia Extremeña



Les recuerdo que el próximo MIERCOLES día 2 de abril, a las 19: 00 HORAS, en el salón de actos del Museo Arqueológico Provincial de Badajoz, se presentará la monografía "El Campo de Hoyos de La Edad del Bronce del Carrascalejo (Badajoz)". El acto será presidido por la Sra. Directora General de Patrimonio Cultural de la Consejería de Cultura y Turismo de la Junta de Extremadura, María Esperanza Díaz García. Además de los autores, participará D. Ignacio Pavón Soldevilla, profesor de Prehistoria de la Universidad de Extremadura.

AUTORES: JUAN JAVIER ENRÍQUEZ NAVASCUÉS
BARBARA DRAKE GARCÍA

EDITADO POR LA DIRECCIÓN GENERAL DE PATRIMONIO CULTURAL DE LA CONSEJERÍA DE CULTURA Y TURISMO DE LA JUNTA DE EXTREMADURA. FECHA DE LA PRIMERA EDICIÓN 2008. ISBN: 978-84-9852-045-3. DEPÓSITO LEGAL: BA-644-2007. PÁGINAS: 179.
VOLUMEN MONOGRÁFICO Nº 7 DE LA SERIE "MEMORIAS DE ARQUEOLOGÍA EXTREMEÑA".

RESEÑA DE LA OBRA:
Esta monografía aborda el primer yacimiento arqueológico del tipo "campo de hoyos" pertenecientes a la Edad del Bronce (II milenio antes de Cristo) localizado en la Cuenca Media del Río Guadiana.
Es un hallazgo de gran trascendencia científica por ser la primera vez que se localiza un yacimiento de este tipo en suelo extremeño, con elementos de cultura material que han podido ser fechados con total seguridad al estar acompañados de otros restos orgánicos (semillas) sometidos por los investigadores a los correspondientes análisis cronológicos.
Este hallazgo de Berrocalejo enriquece considerablemente el panorama de nuestro conocimiento de las características del poblamiento en la región 2000 años antes de Cristo.

El Museo Arqueológico Provincial de Badajoz ruega la máxima difusión de esta noticia y les agradece su colaboración.

XVI Torneio de Futebol Infantil da Páscoa - Beirã



Como já é tradição pela Páscoa, durante a interrupção escolar, realizou-se o Torneio de Futebol Infantil no campo de Futebol da Beirã que já conta com 16 edições.

O torneio realizou-se nos dias 21 e 22 de Março pela manhã, sendo disputados 2 jogos em cada dia.
No último dia após os jogos foi oferecido um jantar a todos os participantes (jogadores, treinadores, árbitros, pais, etc.), que teve como objectivo proporcionar também mais um momento de convívio.
Após o almoço seguiu-se a inevitável entre de prémios individuais, onde foram distinguidos os principais intervenientes, onde se passa a destacar:

Escalão A
Melhor Marcador - André Pires
Melhor Guarda Redes - Miguel Ângelo
Jogador Revelação - Hugo Madeira


Escalão B
Melhor Marcador - Tiago Branco
Melhor Guarda Redes - Bruno Fonseca
Jogador Revelação - Nuno Mariquito



À parte destes prémios, todos os participantes, receberam ainda uma lembrança (Bolsa à Tiracolo) oferecida pelo Municipio de Marvão, com o apoio das 4 Juntas de Freguesia do Concelho de Marvão.

De realçar ainda o apoio do Grupo Desportivo Arenense, que cedeu todos os equipamentos indispensáveis à organização do torneio, assim como os seus treinadores, que colaboram imenso.

Resultados dos Jogos

Escalão A
Santo António das Areias 9-7 São Salvador da Aramenha
1º jogo 7-2
2º jogo 2-5

Escalão B
Santa Maria de Marvão 6-5 Beirã
1º jogo 4-4
2º jogo 2-1

Luís Costa

27/03/2008

XV Torneio Nacional de Ténis de Mesa


Data: 29 de Março
Hora:10 horas
Local: Pavilhão Desportivo de Santo António das Areias
Organização :Centro Cultural e Desportivo de Santo António das Areias
Inscrições: Joaquim Pires 919976559

24/03/2008

Marvão entre dez destinos obrigatórios

"Nestas mini-férias da Páscoa, o Algarve e a Serra da Estrela não são os únicos destinos mais procurados. A vila alentejana de Marvão está lotada de turistas, sendo mesmo considerada por alguma imprensa norte-americana como um dos dez destinos obrigatórios em Portugal."

21/03/2008

Workshop "Energias Renováveis" - comunicações


As comunicações efectuadas no Workshop “Energias Renováveis: as oportunidades do presente, as perspectivas do futuro”, organizado pela AREANATejo no passado dia 4 de Março em Portalegre, estão disponíveis para download em http://www.areanatejo.pt/WorkshopEnergiasRenovaveis08.html.

NOTA DE IMPRENSA - MARVÃO EM 3 DIMENSÕES NO GOOGLE EARTH



MARVÃO EM 3 DIMENSÕES NO GOOGLE EARTH


O Presidente do Município de Marvão, Eng.º Victor Frutuoso, congratula-se com a mais recente iniciativa do Município no âmbito da divulgação da região.
Trata-se da presença de Marvão, em 3 Dimensões, no Google Earth. Tal foi
possível graças à parceria que a empresa portuguesa 3D Cities estabeleceu
recentemente, em Novembro de 2007, com a Google.
A Vila de Marvão torna-se, assim, na primeira região portuguesa a estar
disponível em 3 Dimensões no Google Earth - que contabiliza 250 milhões de visitantes por mês. Isto, após ter sido também uma das primeiras regiões
portuguesas a estar em 3 Dimensões na internet, no espaço nacional.
É um orgulho para todos, dirigentes, instituições e empresas da região, a forma inovadora como Marvão se tem vindo a posicionar e a afirmar, tirando partido das tecnologias mais avançadas, conquistando cada vez maior espaço de divulgação e maior presença não só a nível nacional mas também, agora com esta medida, a nível global.
O Presidente do Município sublinha os benefícios da presença de Marvão em 3 Dimensões no Google Earth, destacando que esta é uma ferramenta colocada ao serviço da região que contribuirá para incrementar o conhecimento sobre ela e, consequentemente, para animar especialmente o comércio e o turismo de Marvão.

17/03/2008

Páscoa 08 na Discoteca "A Cave" - Santo António das Areias


Noite de dia 22 - 00h
Terde do dia 23 - 17h-20 h
DJ'S residentes

'Quadros de Revista' em Santo António das Areias - 2º Festival de Teatro de Marvão


"Quadros de Revista" - T.I.L. - Teatro Independente de Loures. Mais de uma hora de boas gargalhadas é o que nos prometem estes 13 quadros intemporais que usam a boa disposição e a ironia para criticar alguns "males" da nossa sociedade. A brincar se descobrem as carecas. A rir se dizem as verdades e não serão poucas as que irão aparecer neste desfile de regateiras, sopeiras, vendedores, charlatões marquesas, pescadores, doceiras, banhistas e caçadores. A não perder !

Local: Sala nº1 do Grupo Desportivo Arenense
Horário: 15h30
Entrada Livre

Conferência/Debate - A Alta Velocidade Lisboa-Madrid vs articulação com a Linha do Leste


"Pilhas de Livros 2008"


Os hipermercados Modelo desafiam todas as escolas (desde o pré-escolar ao 3º ciclo) a recolherem pilhas usadas. Os estabelecimentos de ensino que juntarem mais pilhas, proporcionalmente ao número de alunos, ganham livros novos para as suas bibliotecas. A recolha começa hoje, 15 de Março, e termina a 15 de Maio, tendo o apoio do Plano Nacional de Leitura e da Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores.
A EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado está inscrita nesta iniciativa! Começa já a recolher as pilhas usadas que tens em casa, dirige-te à Biblioteca Escolar e coloca-as no pilhão que lá encontrarás. Ajudas o planeta e, quem sabe, contribuis para o enriquecimento da tua Biblioteca.
RECICLAR DÁ MUITO QUE LER!


Nota: As pilhas também poderão ser entregues na Câmara Velha - Casa da Cultura de Marvão

12/03/2008

"Musical D. Dinis e D.ª Isabel" - Centro Cultural de Marvão - 16.03.2008 - 16 Horas


Musical - "D. Dinis e D. Isabel"
Perto de 3 dezenas de crianças e jovens, dos 6 aos 14 anos protagonizam este musical que conta a história destes dois monarcas como nunca antes a ouviu. A música, a coreografia e as representações que tanto entusiasmo têm gerado nas plateias por onde têm passado chegam agora a Marvão pelo grupo de teatro infantil “Pensemnisso” da SOFIMO de Monforte.

11/03/2008

Em Marvão, na Páscoa... O Cabrito e o Borrego


De 15 a 31 de Março de 2008
O tempo passa depressa e a quinzena gastronómica pascal do concelho de Marvão apresenta já uma nova edição. A proposta centra-se agora nas carnes nobres do cabrito e do borrego que não faltam nas ementas desta época. São 16 restaurantes, alguns deles com muita fama e tradição na confecção destas carnes, que abrem as suas portas para os entusiastas da boa gastronomia alentejana. Descubra as propostas suculentas de cada um deles com a sua família e amigos, nesta segunda quinzena de Março.


Reunião de câmara ordinária realizada no dia 20 de Fevereiro 08 - Eficácia externa

EDITAL

VICTOR MANUEL MARTINS FRUTUOSO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DO CONCELHO MARVÃO: --------------------------------------------------
Faz público, para efeitos do disposto do artigo 91º do Decreto - Lei 169/99, de 18 de Setembro, que pela Câmara Municipal foram tomadas as seguintes deliberações, destinadas a terem eficácia externa: --------------------------------------

REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 20 DE FEVEREIRO DE 2008

CONCURSO PÚBLICO PARA A CESSÃO DE EXPLORAÇÃO DO QUIOSQUE DO CENTRO DE LAZER DA PORTAGEM – RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS PROPOSTAS ------------------------------------------------------------------------------------------------
Foi presente o Relatório de análise das propostas do concurso referido. ----------------- -
O presente documento, depois de rubricado por todos os presentes, dá-se aqui como transcrito na íntegra sendo o mesmo arquivado (com a ref. DA 14/08) na pasta de documentos anexa a este livro de actas. ------------------------------------------------------------
A Câmara Municipal deliberou por unanimidade manifestar intenção de adjudicação ao concorrente classificado em primeiro lugar, Sr. Joaquim Rodrigues Castanho, e proceder à audiência prévia dos interessados. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EXPEDIENTE - SUBSIDIOS ---------------------------------------------------------------------------
A “ANTA” – ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DE DESENVOLVIMENTO DA BEIRÃ -----
Foi presente um ofício datado de 30/01/2008, a informar que “Anta” tem em funcionamento desde Julho de 2007, uma unidade de Média Duração e Reabilitação, no âmbito da Rede dos Cuidados Continuados. Uma das lacunas existentes no edifício diz respeito ao Edifício de Reabilitação, o qual está fisicamente desligado do edifício da Unidade, no entanto a Instituição ciente deste obstáculo, vai fazer obras para eliminar este problema e dar uma maior qualidade aos serviços que presta. Desta forma solicitam apoio financeiro para a realização da mesma. ---------------------------------
A Câmara Municipal deliberou por unanimidade conceder um subsidio no valor de 7.000,00 € (sete mil euros), de acordo com o estabelecido na alínea b) do nº 4 do artigo 64º da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, na redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marvão, 25 de Fevereiro de 2008

O Presidente da Câmara

(Victor Manuel Martins Frutuoso)

Reunião de câmara ordinária realizada no dia 6 de Fevereiro 08 - Eficácia externa

EDITAL

VICTOR MANUEL MARTINS FRUTUOSO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DO CONCELHO MARVÃO:
Faz público, para efeitos do disposto do artigo 91º do Decreto - Lei 169/99, de 18 de Setembro, que pela Câmara Municipal foram tomadas as seguintes deliberações, destinadas a terem eficácia externa.

REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 06 DE FEVEREIRO DE 2008

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DA SERRA DE S. MAMEDE --------------------------------------
Sobre este assunto foi presente a seguinte informação da Srª Chefe de Divisão de Obras, Ambiente e Qualidade de Vida: -------------------------------------------------
“Tenho a honra de informar V. Exª que houve uma reunião com técnicos dos quatro municípios abrangidos pelo Parque Natural da Serra de S. Mamede, os quais consideram ser fundamental, passados três anos da entrada em vigor deste Plano, que seja iniciado por parte do ICN o processo de alteração deste Plano Sectorial. -----------------------------------------------------------------------------------
O regulamento do PNSSM, inserto no Diário da Republica I Série B, nº 56, de 21 de Março de 2005, foi aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros nº 77/2007, de 2 de Fevereiro. -----------------------------------------------------------------
O seu articulado não respeita muitas das objecções levantadas por esta Câmara Municipal consubstanciadas no ofício nº 794, de 4 de Março de 2002, endereçado ao Exmº Sr Director do Parque Natural da Serra de S. Mamede, o qual se mostra referenciado no parecer final da Comissão Técnica de Acompanhamento, datada de 28 de Março de 2002, sendo certo que a redacção final do Regulamento e das cartas a ele anexas não respeitam, igualmente, as conclusões daquele parecer. Este parecer refere expressamente as sugestões não contempladas “pág.4 do parecer final da Comissão Técnica de Acompanhamento” entendendo-se que as restantes (contempladas no ofício da CM de Marvão de 04/03/2002) seriam atendidas quer nas peças desenhadas como nas escritas. -----------------------------------------
É o caso da edificabilidade, em sistemas biofísicos sensíveis constante do artº 18, nº 2, sobre o qual a própria Comissão Técnica entendeu que as reservas manifestadas por esta edilidade deveriam ser analisadas com especial cuidado, de modo a compatibilizar as posições com os valores e recursos que o plano deveria proteger. ----------------------------------------------------------------------------------
Para além desta situação constatam-se ainda diversas desconformidades da cartografia anexa ao Regulamento do Parque, com a realidade local, designadamente com os limites das áreas urbanas e urbanizáveis, anteriormente definidas em planos de ordenamento ou de urbanização municipal, em áreas consolidadas ou de expansão, divergências que foram elencadas no sobredito ofício e que não foram consideradas na versão final do Regulamento e seus anexos, designadamente nas cartas 336, 347 e 348. -------
Entre estas avulta a omissão de parte da área turística do Golfe e Aldeamento Turístico Aldeia dos Castanheiros Familiar Village, não representado na carta 347, sendo certo que o seu licenciamento já remontava ao ano de 1999. ---------
Todos estes condicionalismos, de fácil correcção, acarretam dificuldades diversas à gestão do território municipal. ---------------------------------------------------
Estas considerações já foram dadas a conhecer ao Exmº Sr Secretário de Estado do Ambiente, em 06/06/2007, pelo ofício nº 2405. -----------------------------
Em reunião com técnicos dos municípios de Portalegre, Castelo de Vide e de Arronches, verifica-se que também estes têm propostas de alteração deste plano e que irão submeter à consideração das respectivas Câmaras Municipais, para mais uma vez solicitar a alteração deste plano junto do ICN. --
À consideração superior.” -----------------------------------------------------------------------
Esta informação teve o seguinte despacho do Senhor Presidente da Câmara: “À Câmara Municipal. Marvão, 11/01/2008.” -----------------------------------------------
Sobre este assunto, os Senhores Vereadores representantes do Partido Socialista, apresentaram uma proposta para acrescentar à revisão do POPNSSM, com o seguinte teor: “Após três anos de aplicação do Plano de Ordenamento verifica-se que diversos pontos do regulamento estão a prejudicar a normal vivência dos Munícipes e desenvolvimento do concelho de Marvão, pelo que se apresentam os principais pontos a ser revistos: -------------------------------------------------------------------------------------------
1. Aumentar o perímetro de todos os aglomerados urbanos; -------------------
2. Criar o perímetro do aglomerado urbano dos Alvarrões e Porto Roque – Fronteira Galegos; ------------------------------------------------------------------------------
3. Criar uma zona industrial, mista, com índices de baixa poluição no eixo Portagem – Fronteira; --------------------------------------------------------------------------
4. Permitir a construção de prédios para habitação própria, para exploração agro-silvo-pastoril e turismo rural, fora dos aglomerados urbanos quando exista uma parcela que seja igual ou superior a 1 há (manter os índices do Plano Director Municipal de Marvão); as áreas de construção permitidas deverão ser de 250m2 para habitação, 1500m2 para agro-silvo-pastoril e turismo; ---------------------------------------------------------------
5. Permitir a prática de desporto (não poluente) e turismo (caminhadas, etc) em todos os pontos do Parque; ------------------------------------------------------
6. Considerar um eixo rodoviário (IC 13) para ligação de Portalegre (IP2) à fronteira de Porto Roque – Fronteira de Galegos.” ----------------------------------
A Câmara Municipal deliberou por unanimidade aprovar as propostas constantes na informação da Srª Chefe de Divisão, bem como as propostas dos Senhores Vereadores representantes do Partido Socialista, para a revisão do referido Plano. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MODERNIZAÇÃO DO CAMPO DE JOGOS DOS OUTEIROS – ESCOLHA DO TIPO DE PROCEDIMENTO – APROVAÇÃO DO PROGRAMA DE CONCURSO, CADERNO DE ENCARGOS E PLANO DE SEGURANÇA E SAÚDE -----------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre este assunto foi presente a seguinte informação do Sr. Engº Nuno Lopes: “Tenho a honra de apresentar a V. Exª o processo em epígrafe. Este processo tem como finalidade a Modernização do Campo de Jogos dos Outeiros. De acordo com este valor e em conformidade com a alínea a) do nº 2 do artº 48 do Dec-Lei 59/99 de 2 de Março, proponho a escolha do procedimento por Concurso Público. O Programa de Concurso está elaborado de acordo com o procedimento proposto, assim como o respectivo Caderno de Encargos. A estimativa de custo deste projecto é de 347.659,17 €, ao que acresce o valor do IVA. À consideração de V. Exª.” -------------------------------------
Este assunto tem a seguinte informação da secção de contabilidade: “Informo que o saldo da rubrica 2007/2 é de 262.500 e que tem um saldo por definir de 103.000 €. 28/01/2008.” -------------------------------------------------------------------------
Esta informação teve o seguinte despacho do Senhor Presidente da Câmara: “À Câmara Municipal. Marvão, 30/01/2008.” -----------------------------------------------
A Câmara Municipal deliberou por unanimidade aprovar o Programa de Concurso, o Caderno de Encargos e o Plano de Segurança e Saúde desta obra, e proceder à abertura do concurso público. -----------------------------------
Deliberou ainda, com base no artigo 60º do Decreto-Lei nº 59/99, de 2 de Março, nomear a Comissão de Abertura do Concurso, constituída pelos seguintes elementos: Efectivos: Presidente – Dr. Pedro Alexandre Ereio Lopes Sobreiro, Vice- Presidente da Câmara Municipal; Secretário – Sr. Manuel da Conceição Lourenço, Chefe de Divisão Administrativa e Financeira (vogal que substitui o Presidente nas suas faltas e impedimentos); Vogal – Sr. Dionísio da Silva Nunes, Assistente Administrativo Especialista, e a Comissão de Análise das Propostas, constituída pelos seguintes elementos: Dr. Pedro Alexandre Ereio Lopes Sobreiro, Vice- Presidente da Câmara Municipal; Vogais: Engª Maria Soledade Almeida Pires, Chefe de Divisão de Obras, Ambiente e Qualidade de Vida, (vogal que substitui o Presidente nas suas faltas e impedimentos); Engº Nuno Filipe Sernache Gonçalves Lopes, Engº Civil de 2ª classe; Suplentes: Sr. Manuel da Conceição Lourenço, Chefe de Divisão Administrativa e Financeira; Sr. Fernando Manuel da Silva Salgueiro, Chefe de Secção. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RANCHO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DE SANTO ANTÓNIO DAS AREIAS ----------------------------------------------------------------------------------------------
Foi presente um ofício do Rancho a solicitar a atribuição do subsídio anual, para fazerem face às despesas referentes ao ano de 2007. --------------------------
A Câmara Municipal deliberou por unanimidade conceder um subsidio no valor de 2.000,00 € (dois mil euros), de acordo com o estabelecido na alínea b) do nº 4 do artigo 64º da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, na redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COOPERATIVA AGRICOLA DOS CEREALICULTORES DO PORTO DA ESPADA --------------------------------------------------------------------------------------------
Foi presente um ofício datado de 30/01/2008, a informar que a Cooperativa está a efectuar um estudo para o repovoamento das áreas ardidas nos últimos anos no Concelho de Marvão, especialmente no ano 2003. Neste sentido, solicitam a atribuição de um subsídio para esta iniciativa. -----------------------------
A Câmara Municipal deliberou por unanimidade conceder um subsidio no valor de 5.000,00 € (cinco mil euros), de acordo com o estabelecido na alínea b) do nº 4 do artigo 64º da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, na redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro, dado tratar-se de um estudo de interesse relevante para o Município de Marvão. ----------------------
O referido subsídio será pago após a aprovação da 1ª Revisão ao Orçamento, pela Assembleia Municipal. ------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marvão, 11 de Fevereiro de 2008

O Presidente da Câmara
__________________________
(Victor Manuel Martins Frutuoso)

Encontro Templário em Marvão - 15 de Março de 2008



Biblioteca Itinerante - Novidades do mês de Março




RATATUI

Num dos melhores restaurantes de Paris, Remy, um jovem rato determinado, sonha tornar-se num chefe francês de renome. Dividido entre os desejos da sua família e o seu sonho, Remy e o seu amigo Linguini põem em acção uma cadeia de acontecimentos que vai virar a Cidade das Luzes de Cabeça para baixo.

SALTA - POCINHAS

Reinaldo é um famoso fora-da-lei, uma raposa de espírito vivo cuja única maldade é roubar aos ricos para alimentar a família. O seu maior inimigo é Lupino, um terrível lobo que procura a todo o custo prender Reinaldo para sempre, o que se revela difícil e embaraçoso devido à astúcia da raposa.

NODDY - A ilha da aventura

Está um lindo dia de sol no País dos Brinquedos e o Noddy e os seus amigos preparam-se para ir para a praia. Fizeram um delicioso piquenique e o barco a motor do Noddy já está a postos.mas o Sonso e o Mafarrico estão a passear de moto e preparam mais algumas das suas!

JUST GIRLS

As quatro jovens actrizes Alice, Xana, Anabela e Carolina vão ter dupla função e dupla imagem na novela Morangos com Açúcar V, da TVI. Elas começam por ser apenas colegas de escola, mas, com o desenrolar dos episódios, as moranguitas formam a banda feminina revelação do formato juvenil: a Just Girls.

DATAS DE CIRCULAÇÃO: 8 de Março, 22 de Março

CONFERENCIAS MUSEU ARQUEOLÓGICO PROVINCIAL BADAJOZ

Programa de Conferências para o 2º trimestre do Museu Arqueológico Provincial de Badajoz (clicar em cima da foto para ampliar)



Peça do Mês (Março) no Museu Arqueológico Provincial de Badajoz



07/03/2008

Semana da Leitura




Dias 5 e 6 de Março a Biblioteca Itinerante visitou as escolas do Concelho. A carrinha encheu-se de meninos curiosos!
Mais aqui

04/03/2008

Tempos Livres da Páscoa -> Ludotecas do Município de Marvão - 17 a 28 de Março de 2008.



Inscrições nas Ludotecas - Efectuem as inscrições antes do dia 13 de Março de 2008 (Quota - 7,50€ com seguro e transportes)
NOTA: A reunião de esclarecimento do Programa de Tempos Livres, nas Ludotecas, é dia 13 de Março (Quinta-Feira), às 17h 45m.
O folheto, que especifica o Programa de Tempos Livres, encontra-se nas Ludotecas.

Ludoteca Portagem - 968603160
Ludoteca S.A.Areias - 968603161
Filipe Ferreira - 963824012 / fmnferreira@gmail.com

03/03/2008

Ibn Maruan digital

Já se encontra disponível, em ficheiro PDF, o nº1 da Ibn Maruan - Revista Cultural do Concelho de Marvão. Para encontrar esta publicação há muito esgotada, basta aceder ao site da Câmara Municipal de Marvão e procurar o ícone que acima se apresenta na página principal.
Com esta iniciativa, o Município pretende dar resposta aos inúmeros pedidos que são feitos para consultar os interessantes artigos da Ibn Maruan. O Município pretende disponibilizar a revista em formato digital até ao nº5 , uma vez que a partir do nº 6 ainda se encontram exemplares à venda nos locais habituais ( Posto de Turismo de Marvão, Museu Municipal, Câmara Velha - Casa da Cultura)

Publicitação da Consulta Prévia - ZIF de Marvão


Direcção Geral dos Recursos Florestais
Direcção de Serviços de Gestão do Património Florestal
Av. João Crisóstomo, 26-28, 5º
1069-040 Lisboa


Publicitação da Consulta Prévia

Para efeitos do disposto no n.º1 do art. 7º do Decreto –Lei n.º 127/2005, de 5 de Agosto, vem o Núcleo Fundador constituído pelos proprietários e produtores florestais identificados nas folhas anexas de 1 a 3 e que aderem com os prédios cujas áreas estão descriminadas na folha 4 e que fazem parte integrante deste pedido de publicitação informar do seguinte :

Designação de ZIF a constituir: ZIF de Marvão
Área Total 8712.74 ha
% Área ocupada com espaços florestais 60 %
Concelho(s) abrangido(s): Marvão; Castelo de Vide; Portalegre
Freguesia(s) abrangida(s): São Salvador Aramenha; Santa Maria de Marvão , Santa Maria da Devesa, São Julião e Reguengo
Data(s)da realização da(s) reunião(ões)
Hora início Local
13/03/2008 15.00 horas Junta Freguesia São Salvador da Aramenha

Para o efeito pretendido; junta-se em anexo carta com proposta de delimitação territorial da ZIF referenciada às carta(s) militar(es) na escala 1:25.000 (*)n.ºs 335; 336; 347; 348; 360
Declara-se que a proposta de delimitação territorial da ZIF acima identificada teve em atenção os requisitos n.ºs 1,2e3 do art. 5º do Decreto-Lei n.º 127/2005, de 5 de Agosto, e que os prédios dos proprietários/produtores florestais que integram o núcleo fundador são maioritariamente constituídos por espaços florestais e apresentam uma área territorial contínua e/ou contigua 10 % da área proposta para ZIF

Marvão, 21 de Fevereiro de 2008

II Caminhada da Casa do Povo de Santo António das Areias


DATA: 30/03/08

LOCAL: concentração às 9.30 no Largo da Igreja de Sto António das Areias

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES: 245992157
ORGANIZAÇÃO: Casa do Povo de Santo António das Areias


Passeio BTT


DATA: 30/03/08
LOCAL: concentração no campo de Futebol da Beirã
INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES: http://bttrotadasantas.no.sapo.pt/
ORGANIZAÇÃO: BTT Rota das Antas - Associação Cultural e Desportiva