30/10/2008

Programa da XXV Festa do Castanheiro - Feira da Castanha

(clicar em cima para aumentar)


A mais nobre e popular de todas as festas de Marvão comemora as suas bodas de prata num ambiente de grande celebração. Centenas de artistas de animação nas ruas; quatro magustos colocados em sítios estratégicos da vila com excelente castanha assada e vinho da região; mais de 80 postos de artesanato do mais autêntico e português, área de enchidos e queijos; Concurso de Doçaria com castanha na Casa da Cultura; área de compotas, licores, doces caseiros e a tenda dos produtores locais, são motivos mais que suficientes para que não falte a esta chamada irresistível.


Aproveite o descanso de domingo para visitar Marvão e ver o que a castanha traz de novo nesta edição. Dê um passeio pelos pontos de venda de artesanato e faça umas compras, passe pelas diversas áreas temáticas (doçaria, produtores locais, enchidos e queijos), divirta-se com os grupos de animação, assista aos espectáculos e claro, não deixe de provar a bela da castanha assada e o vinho tinto da região. Há tanto por descobrir em Marvão nestes dias!

XI Concurso de Doçaria com Castanha

Apresse-se! Cinco de Novembro é a data limite para apresentação das inscrições para o XI Concurso de Doçaria com Castanha, organizado pelo Município de Marvão. Ainda não se inscreveu? Contacte o Posto de Turismo local através do 245.90.91.31 e atreva-se a ganhar. Se tem apenas curiosidade ou é entusiasta desta área, passe pela Casa da Cultura nos dias 8 e 9 e conheça os doces a concurso.

Quinzena Gastronómica da Castanha

Não perca a Quinzena Gastronómica da Castanha que decorre de 1 a 16 de Novembro, nos restaurantes aderentes do concelho. Para conhecer as propostas de cada um, clique na imagem acima. Bom apetite!

Edital


Informa-se que se encontra aberto concurso para celebração de um contrato de cessão de exploração do Restaurante/Bar, sito no Centro de Lazer, na Portagem.
As propostas devem ser entregues ou dar entrada no serviço até ás 16 horas do dia 14 de Novembro de 2008

Formações Modulares Financiadas




No âmbito de uma parceria estabelecida entre o Município de Marvão e as empresas FormaOferta e MultiAlentejo, vimos por este meio divulgar as seguintes formações-modulares financiadas:

- Manutenção de Espaços Florestais (50h);
- Língua Inglesa: Agro-Turismo (50h) - o conteúdo formativo é adaptável a todas as tipologias de alojamento e também à área da restauração;
- Instalação e Operação de Sistemas Informáticos (175h): word, excel, powerpoint, internet.

28/10/2008

Formações em Marvão - Restauração e Hotelaria


De forma a contribuir para o aumento da qualidade na Restauração e Hotelaria do Concelho de Marvão, bem como colmatar necessidades de formação que possam existir na sua empresa, o Município de Marvão põe ao vosso dispor um leque variado de formações nas quais poderão estar interessados, sendo elas:

Higiene e Segurança Alimentar;
Sistema da HACCP;
Língua Inglesa;
Atendimento e Gestão de Reclamações;
Organização e Gestão de Serviço de Mesa.

Estas formações não terão qualquer custo, e serão levadas a cabo mediante o nº de inscritos (mínimo 8) e em data e horário a combinar posteriormente com os formandos e entidades patronais de forma a não interferir com o horário de trabalho.
Para que possamos avaliar o número de interessados em cada formação disponível, junto enviamos Ficha de Pré-inscrição, a qual deverá ser devolvida a este Gabinete após o preenchimento pelos interessados.

Ao vosso dispor para o esclarecimento de qualquer dúvida,

Cumprimentos;

Márcio Almeida

GADE - MARVÃO
Municipio de Marvão
Largo de St.ª Maria
7330-101 Marvão
Tel: 245 909 130
Fax: 245 909 526
e-mail: gade@cm-marvao.pt
web: http://www.cm-marvao.pt/

(Clicar para abrir)

27/10/2008

Tinteiros, Tonners, Óleos Alimentares Usados e Rolhas de Cortiça - Onde entregar?

Reciclagem de Tinteiros e Tonners

A Raríssimas com o apoio da Trocotonn , Lda. , uma empresa de reciclagem de consumíveis informáticos, que se encontra no mercado há 7 anos, está a recolher tinteiros e toners, vazios os quais revertem valores monetários para a associação. Estas receitas são destinadas para a construção da Casa dos Marcos.Os consumíveis vazios não são lixo lembre-se, que podem ser reciclados e de novo colocados no mercado a preços muito inferiores, com a mesma qualidade e maior durabilidade.

Caro Munícipe colabore nesta iniciativa! Entregue os seus tinteiros e toners vazios na(o):- Câmara Municipal de Marvão- Bar “O Castelo” (Marvão)



Reciclagem de Óleos Alimentares Usados


O óleo alimentar que não serve para si pode ainda ajudar muita gente. Por isso é importante que pense bem antes de o deitar fora. Até hoje, o principal destino dos óleos usados em Portugal tem sido o despejo na rede de esgotos e este é um dos maiores erros que pode cometer. Porquê?Porque, quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento. Simples gestos fazem a diferençaAo aderir ao projecto de Recolha de Óleos Alimentares Usados não só evita a poluição da água como está a transformar o óleo em Biodiesel, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de CO2. Além disso, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social em Portugal.
Caro Munícipe colabore nesta iniciativa! Entregue os óleos usados na sua cozinha no:- Bar “O Castelo” (Marvão)




GREEN CORK - Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça
Comece já a juntar as suas rolhas de cortiça!


O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber. O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2!
As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.
Caro Munícipe colabore nesta iniciativa! Entregue as rolhas de cortiça das suas garrafas e garrafões na:- Albergaria El-Rei Dom Manuel (Marvão)- Albergaria O Poejo Boutique Hotel (Santo António das Areias)


da Biblioteca Escolar na EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado


Este dia comemora-se a 27 de Outubro, de acordo com o tema “Ler, Saber, Fazer”.
Incentivar o gosto pela leitura é o nosso lema. A nossa Biblioteca Escolar constitui um núcleo pedagógico importante para a formação dos nossos alunos.
“O que saberei, o que não saberei nunca, está na Biblioteca (…) eternamente.” Carlos Drummond de Andrade

23/10/2008

Plano de Publicidade do Município de Marvão - Feira da Castanha


Esteja atento à RTP 1 e ao spot publicitário da Feira da Castanha - 25 anos. Poderá ver a festa rainha de Marvão nos seguintes dias e entre os seguintes programas:
Dia 1/11
Bom Dia Portugal
Dia 2/11
Documentários
Filmes (tarde)
Dia 3/11
Bom Dia Portugal
Prós e Contras
Dia 4/11
Praça da Alegria
Portugal no Coração
Dia 5/11
Bom Dia Portugal
Portugal em Directo
Dia 6/11
Praça da Alegria
Portugal no Coração
Dia 7/11
Bom Dia Portugal
Portugal em Directo

Nunes Sequeira s.a. - Novo catálogo de conservas vegetais


A empresa Nunes Sequeira s.a. conta com um novo catálogo das conservas vegetais com as marcas Flor do Pereiro, São Marcos e Maruan, onde podemos encontrar as azeitonas (em baldes, em taças, saquetas e frascos); os tremoços; legumes em vinagre; pimentos; temperos culinários e finalmente as conservas maruán gourmet (castanha, cereja, azeitona e pimento).


Com 80 anos de laboração, a empresa continua a utilizar as principais matérias primas existentes no concelho (ex: azeitona galega e cordovil, a Castanha de Marvão) e a manter a sua sede e centros fabris na povoação de Santo António das Areias.


Apesar de integrar informações técnicas dos produtos disponíveis no mercado, o catálogo foi feito com um design cuidado e fotos bastante apelativas, constituindo um documento que em muito dignifica a empresa, o concelho e a região.

Está disponível para consulta no Posto de Turismo de Marvão

21/10/2008

Matança do Porco - Portus Gladii



Mais um ano a Portus Gladii, vai realizar a tradicional matança do porco, no recinto da Casa do Povo em Porto da Espada. Dia 8 de Novembro
Para confirmar presença: 966445022

ACTIVIDADE DE RÁDIO CB NA VILA DE MARVÃO: 24 a 26 de OUTUBRO


A Associação Nacional de Amadores de Rádio CB DX (ANARCB DX), sedeada na Cidade de Tomar, e designada por ANARCB-DX, vai desenvolver, em colaboração com o Município de Marvão, uma actividade de rádio CB na Vila de Marvão no fim-de-semana de 24 a 26 de Outubro, tendo como objectivo a promoção e divulgação da Feira da Castanha / Festa do Castanheiro que se irá realizar nos dias 08 e 09 de Novembro.
A actividade terá inicio ás 22h00 de Sexta-Feira (dia 24) e terminará no Domingo (dia 26) ás 11h59. Pretende-se estabelecer contacto com os "Cebeistas" de todo o território português, incluindo dos arquipélagos da Madeira e Açores, bem como de outros países estrangeiros, como o Brasil, Espanha, França e Suíça, de acordo com a frequência estipulada no Regulamento da actividade.
A ANARCB DX tem como objectivos desenvolver o espírito amador de Cebeistas, tentando fomentar o intercâmbio cultural com os demais Clubes e Associações de comunicações de rádio pessoal. A nível nacional, é intenção dar apoio na cobertura rádio CB nas matas, nos rios e na rodovia, sempre que sejam solicitados pelas entidades competentes, nomeadamente, o Serviço Nacional de Protecção Civil.


A actividade decorrerá na antiga escola primária de Marvão.

18/10/2008

Dia Mundial da Poupança - 31 de Outubro



WORKSHOP
POUPAR ENERGIA, MELHORAR O AMBIENTE



Pólo da Universidade de Évora, Alter do Chão, 31 de Outubro de 2008
PROGRAMA
09h30:
Recepção dos participantes
10h00:
Sessão de Abertura
Joviano Vitorino, Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão e Vogal do
Conselho de Administração da AREANATejo
10h15: Poupar Energia no Sector Residencial
Poupança da Energia – O Projecto ECOCASA
Filipa Alves, QUERCUS
Campanha “Poupar Energia Eléctrica”
Helena Guerra, DECO
11h00:
Debate
11h:15
Coffee-Break
11h45: Poupar Energia no Sector Empresarial/Industrial
SGCIE – Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia
Luís Sousa, DGEG
Auditorias Energéticas – Benefícios para a Competitividade
Cláudio Casimiro, CEEETA – ECO
12h30:
Debate
13h00:
Sessão de Encerramento
ORGANIZAÇÃO: AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo
COLABORAÇÃO: Câmara Municipal de Alter do Chão
DECO – Delegação Regional de Évora



= A participação no Workshop é gratuita, embora sujeita a confirmação =
INSCRIÇÕES: geral@areanatejo.pt
:::::
T: 245 301 441
:::::
F: 245 301 449

16/10/2008

Seminário - 27 de Outubro de 2008


O Projecto NORTENATUR, Gestão e conservação de Habitats Prioritários dos Sítios de S. Mamede e Nisa/Lage de Prata, surge com a manifesta preocupação dos Municípios (Nisa, Marvão e Castelo de Vide) nos quais se inserem os referidos Sítios de Protecção, após o flagelo dos incêndios no verão de 2003, e a necessidade de criar técnicas de protecção e elaboração de planos de gestão e protecção, que nos permitam, minimizar tais efeitos nocivos sobre os habitats. Assim a Associação de Municípios do Norte Alentejano, em representação dos três municípios seus associados, em colaboração com o ICN (Parque Natural da Serra de São Mamede), FloraSul e Universidade de Évora, desenvolveu o Projecto NORTENATUR, o qual foi candidatado ao Instrumento de Financiamento Comunitário LIFE-Natureza, e consequentemente aprovado a 30/07/2004.


Mais informações: http://www.nortenatur.amna.pt/

15/10/2008

GREEN CORK - Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça


Comece já a juntar as suas rolhas de cortiça!Desde dia 5 de Junho, dia Mundial do Ambiente, que já é possível ir colocar as suas rolhas de cortiça para reciclagem nos hipermercados Continente, nos centros comerciais Dolce Vita e nos agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas.


O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2! As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial. Sobreiro, Quercus suber.


Defender a rolha de cortiça

Assiste-se, actualmente, a uma grande pressão sobre as rolhas de cortiça, produto vital na cadeia de valor acrescentado que beneficia as comunidades rurais e que garante igualmente a sustentabilidade económica de todas as aplicações de cortiça. Esta pressão provém de produtos alternativos (vedantes sintéticos e cápsulas de alumínio), que são derivados do petróleo e do alumínio, indústrias ambientalmente nocivas. Há, pois, que defender a rolha de cortiça como produto que garantiu e deverá continuar a garantir a manutenção do montado de sobreiros, um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do continente europeu e que se estima absorver, por ano, 4,8 milhões de toneladas de CO2, um dos principais gases causadores do efeito estufa e do consequente aquecimento global. Como a cortiça é a própria casca da árvore, também retém CO2 e ao ser reciclada, evitam-se emissões deste gás para a atmosfera, contrariamente ao que acontece quando se decompõe ou é incinerada.


Porquê reciclar rolhas de cortiça?


A rolha de cortiça faz parte da embalagem do vinho e tal como noutras embalagens em que as tampas ou vedantes são reciclados, a rolha de cortiça também deve ser. Sem esta reciclagem a rolha de cortiça não se pode defender a rolha de cortiça como um produto ecológico. Defendendo a rolha de cortiça estamos também a defender o montado de sobro e a biodiversidade que lhe é associada.A matéria-prima cortiça, como produto natural (que necessita de um tempo longo de crescimento) é limitada, pelo que o seu reaproveitamento não diminui a utilização da cortiça que sai das árvores, mas permite a sua utilização em outros produtos. Não serão feitas novas rolhas a partir das usadas, as rolhas serão materia-prima para a produção de outros materiais como isolamentos de construção que substituem e se tornam mais competitivos em relação aos seus equivalentes sintéticos menos amigos do ambiente.
Este projecto de reciclagem ajudará o ambiente de 3 formas: 1 - redução de resíduos 2 - defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e consequente defesa do montado3 – plantação de novas árvores (espécies mediterrânicas)


Internacionalização


A internacionalização do projecto está já a ser negociada. Em breve, as rolhas usadas de outros países europeus começarão a ser recicladas em Portugal, dentro de um esquema montado a partir daqui, resultando num contributo adicional para o esforço de reflorestações e conservação de florestas autóctones portuguesas. Este exemplo único de exploração de uma floresta autóctone, que conseguiu ao longo dos tempos conciliar criação de riqueza, serviço ambiental e impacto social positivo, irá agora completar este ciclo, renovando a própria floresta que esteve na sua origem.

14/10/2008

6º aniversário Atlético Clube Porto Espadense


6º ANIVERSÁRIO DO ATLÉTICO CLUBE PORTO ESPADENSE

Dia 19 de Outubro 2008 - Porto da Espada (Marvão)

Programa:
08.30 h - Concentração junto à Casa do Povo
09.00 h- Inicio do passeio pedestre
13.00 h - Almoço-Convívio Durante a tarde : - Fados e guitarradas;- Animação musical ao vivo com Domingos & Dias Santos;- Beberete.

Inscrições até 15 de Outubro através dos telefones: 245 964 408 / 936 093 726

Preço: 10€ por pessoa (grátis crianças até aos 12 anos)
Organização: Atlético Clube Porto Espadense
Apoio: Município de Marvão

11/10/2008

Leituras Partilhadas - 10/10/08

Faltam ainda as fotos da Mariana (ficaram demasiado tremidas) e da Catarina ( fotógrafa de serviço). Até amanhã ainda poderão passar na Feira do Livro de Marvão, na Casa da Cultura.

Campanha de Sensibilização "Resíduos em Movimento - Uma Viagem Virtual"‏



A Valnor, empresa responsável pela gestão dos Resíduos Sólidos, tem por missão sensibilizar as populações para as questões ambientais e, vem por este meio, apresentar um programa de sensibilização que utiliza as mais inovadoras tecnologias e que irá percorrer os vários municípios da sua área de influência.
Este programa consiste numa exposição itinerante que mostra os diversos processos de tratamento dos resíduos. O programa tem como objectivo o ensino para a valorização e deposição de resíduos, alertando para a importância da reciclagem no contexto da promoção da utilização racional dos recursos naturais.

A utilização de recursos, tecnologias e softwares inovadores integradas neste programa proporcionam aos cidadãos uma experiência singular que se pretende determinante para a aquisição de referenciais capazes de alterar os seus comportamentos ambientais.
Apresentado o projecto, vimos por este meio convida-los a visitar a Exposição "Resíduos em Movimento - Uma Viagem Virtual"A Valnor, empresa responsável pela gestão dos Resíduos Sólidos, tem por missão sensibilizar as populações para as questões ambientais e, vem por este meio, apresentar um programa de sensibilização que utiliza as mais inovadoras tecnologias e que irá percorrer os vários municípios da sua área de influência.
Este programa consiste numa exposição itinerante que mostra os diversos processos de tratamento dos resíduos. O programa tem como objectivo o ensino para a valorização e deposição de resíduos, alertando para a importância da reciclagem no contexto da promoção da utilização racional dos recursos naturais.

A utilização de recursos, tecnologias e softwares inovadores integradas neste programa proporcionam aos cidadãos uma experiência singular que se pretende determinante para a aquisição de referenciais capazes de alterar os seus comportamentos ambientais.
Apresentado o projecto, vimos por este meio convida-los a visitar a Exposição "Resíduos em Movimento - Uma Viagem Virtual"







Fonte:
AREANATejo
Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo

10/10/2008

Caminhada - 19 de Outubro em Santo António das Areias


A Casa do Povo de Santo António das Areias vai organizar mais uma Caminhada no proximo dia 19 de Outubro em Santo António das Areias pelas 10.00 horas
A concentração é no largo da igreja e o almoço realiza-se pelas 13.00 Horas na Casa do Povo.
Inscrições - 245992157

1º passeio TT Ammaia

18 de Outubro de 2008
Portagem - Marvão
Inscrições: 960062722/ 245993025


09/10/2008

MUNICÍPIO DE MARVÃO PROMOVE CAMPANHA DE VACINAÇÃO GRATUITA CONTRA A GRIPE


Nota de Imprensa - Outubro de 2008

O Município de Marvão vai promover, pela primeira vez, uma campanha de vacinação gratuita contra o vírus da gripe, durante os meses de Outono, dirigida aos grupos de risco (munícipes com mais de 65 anos / munícipes portadores de doenças crónicas) apoiados pelas Instituições de Apoio Social do Concelho de Marvão. Este é o primeiro passo para um programa de prevenção de doenças respiratórias dirigido aos munícipes deste Concelho. Foram considerados os munícipes institucionalizados em Lares, os munícipes que frequentam os Centros de Dia e também os munícipes apoiados pelo Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
São também integrados na Campanha os prestadores de cuidados de saúde, nomeadamente o Centro de Saúde de Marvão, ULSNA-EPE, e de outros serviços que prestam cuidados a pessoas consideradas de alto risco - ao domicílio (SAD) ou em Instituições (Santa Casa da Misericórdia de Marvão, Lar de Nossa Senhora das Dores de Porto de Espada, Casa do Povo de Santo António das Areias, "A Anta" – Associação Cultural e de Desenvolvimento da Beirã, Lar de Dia de São Salvador da Aramenha e Associação Cultura e Recreio 25 de Abril). Nesta Campanha o Município de Marvão vai comparticipar, na totalidade, a despesa que o munícipe teria que pagar.
O principal objectivo da vacinação é evitar as formas graves e as complicações da gripe, reduzindo a incidência da doença grave e da mortalidade prematura.
A Campanha resulta de uma parceria inédita entre a Câmara Municipal de Marvão, a SOLVAYFARMA, a Farmácia Roque e o Centro de Saúde de Marvão, ULSNA-EPE, com o apoio do Sr. Dr. Raul de Amaral-Marques.

06/10/2008

Dia Nacional da Água - 1 de Outubro


ACÇÃO DE LIMPEZA DA ALBUFEIRA

DA APARTADURA (MARVÃO)
387 kg de resíduos!!

A manhã deste Dia Nacional da Água ficou marcada pela acção conjunta de limpeza das margens da Albufeira da Apartadura, promovida pelas Águas do Norte Alentejano em parceria com o Município de Marvão, as Juntas de Freguesia de São Salvador da Aramenha, Beirã, Santa Maria e Santo António das Areias, o Parque Natural da Serra de S. Mamede e a AREANATejo. Estiveram ainda presentes alunos da Escola EB 2,3 da Portagem. Como resultado principal destaca-se a remoção de cerca de 387 quilogramas de resíduos e a oferta, ao Município de Marvão, de contentores de lixo e placas de sinalização/sensibilização “lixo no chão não, utilize o contentor”, que foram colocadas em lugares estratégicos da referida Albufeira.