30/10/2008
Programa da XXV Festa do Castanheiro - Feira da Castanha
XI Concurso de Doçaria com Castanha
Quinzena Gastronómica da Castanha
Formações Modulares Financiadas
- Manutenção de Espaços Florestais (50h);
- Língua Inglesa: Agro-Turismo (50h) - o conteúdo formativo é adaptável a todas as tipologias de alojamento e também à área da restauração;
- Instalação e Operação de Sistemas Informáticos (175h): word, excel, powerpoint, internet.
29/10/2008
28/10/2008
Formações em Marvão - Restauração e Hotelaria
Higiene e Segurança Alimentar;
Sistema da HACCP;
Língua Inglesa;
Atendimento e Gestão de Reclamações;
Estas formações não terão qualquer custo, e serão levadas a cabo mediante o nº de inscritos (mínimo 8) e em data e horário a combinar posteriormente com os formandos e entidades patronais de forma a não interferir com o horário de trabalho.
Para que possamos avaliar o número de interessados em cada formação disponível, junto enviamos Ficha de Pré-inscrição, a qual deverá ser devolvida a este Gabinete após o preenchimento pelos interessados.
Ao vosso dispor para o esclarecimento de qualquer dúvida,
Cumprimentos;
Márcio Almeida
GADE - MARVÃO
Municipio de Marvão
Largo de St.ª Maria
7330-101 Marvão
Tel: 245 909 130
Fax: 245 909 526
e-mail: gade@cm-marvao.pt
web: http://www.cm-marvao.pt/
27/10/2008
Tinteiros, Tonners, Óleos Alimentares Usados e Rolhas de Cortiça - Onde entregar?
A Raríssimas com o apoio da Trocotonn , Lda. , uma empresa de reciclagem de consumíveis informáticos, que se encontra no mercado há 7 anos, está a recolher tinteiros e toners, vazios os quais revertem valores monetários para a associação. Estas receitas são destinadas para a construção da Casa dos Marcos.Os consumíveis vazios não são lixo lembre-se, que podem ser reciclados e de novo colocados no mercado a preços muito inferiores, com a mesma qualidade e maior durabilidade.
Caro Munícipe colabore nesta iniciativa! Entregue os seus tinteiros e toners vazios na(o):- Câmara Municipal de Marvão- Bar “O Castelo” (Marvão)
As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.
da Biblioteca Escolar na EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado
Incentivar o gosto pela leitura é o nosso lema. A nossa Biblioteca Escolar constitui um núcleo pedagógico importante para a formação dos nossos alunos.
“O que saberei, o que não saberei nunca, está na Biblioteca (…) eternamente.” Carlos Drummond de Andrade
23/10/2008
Plano de Publicidade do Município de Marvão - Feira da Castanha
Nunes Sequeira s.a. - Novo catálogo de conservas vegetais
22/10/2008
REUNIÕES ORDINÁRIAS REALIZADAS NO MÊS DE SETEMBRO DE 2008 - Eficácia externa
21/10/2008
Matança do Porco - Portus Gladii
Mais um ano a Portus Gladii, vai realizar a tradicional matança do porco, no recinto da Casa do Povo em Porto da Espada. Dia 8 de Novembro
Para confirmar presença: 966445022
ACTIVIDADE DE RÁDIO CB NA VILA DE MARVÃO: 24 a 26 de OUTUBRO
A Associação Nacional de Amadores de Rádio CB DX (ANARCB DX), sedeada na Cidade de Tomar, e designada por ANARCB-DX, vai desenvolver, em colaboração com o Município de Marvão, uma actividade de rádio CB na Vila de Marvão no fim-de-semana de 24 a 26 de Outubro, tendo como objectivo a promoção e divulgação da Feira da Castanha / Festa do Castanheiro que se irá realizar nos dias 08 e 09 de Novembro.
A actividade terá inicio ás 22h00 de Sexta-Feira (dia 24) e terminará no Domingo (dia 26) ás 11h59. Pretende-se estabelecer contacto com os "Cebeistas" de todo o território português, incluindo dos arquipélagos da Madeira e Açores, bem como de outros países estrangeiros, como o Brasil, Espanha, França e Suíça, de acordo com a frequência estipulada no Regulamento da actividade.
A ANARCB DX tem como objectivos desenvolver o espírito amador de Cebeistas, tentando fomentar o intercâmbio cultural com os demais Clubes e Associações de comunicações de rádio pessoal. A nível nacional, é intenção dar apoio na cobertura rádio CB nas matas, nos rios e na rodovia, sempre que sejam solicitados pelas entidades competentes, nomeadamente, o Serviço Nacional de Protecção Civil.
A actividade decorrerá na antiga escola primária de Marvão.
18/10/2008
Dia Mundial da Poupança - 31 de Outubro
WORKSHOP
POUPAR ENERGIA, MELHORAR O AMBIENTE
Pólo da Universidade de Évora, Alter do Chão, 31 de Outubro de 2008
PROGRAMA
09h30:
Recepção dos participantes
10h00:
Sessão de Abertura
Joviano Vitorino, Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão e Vogal do
Conselho de Administração da AREANATejo
10h15: Poupar Energia no Sector Residencial
Poupança da Energia – O Projecto ECOCASA
Filipa Alves, QUERCUS
Campanha “Poupar Energia Eléctrica”
Helena Guerra, DECO
11h00:
Debate
11h:15
Coffee-Break
11h45: Poupar Energia no Sector Empresarial/Industrial
SGCIE – Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia
Luís Sousa, DGEG
Auditorias Energéticas – Benefícios para a Competitividade
Cláudio Casimiro, CEEETA – ECO
12h30:
Debate
13h00:
Sessão de Encerramento
ORGANIZAÇÃO: AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo
COLABORAÇÃO: Câmara Municipal de Alter do Chão
DECO – Delegação Regional de Évora
= A participação no Workshop é gratuita, embora sujeita a confirmação =
INSCRIÇÕES: geral@areanatejo.pt
:::::
T: 245 301 441
:::::
F: 245 301 449
16/10/2008
Seminário - 27 de Outubro de 2008
15/10/2008
GREEN CORK - Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça
Comece já a juntar as suas rolhas de cortiça!Desde dia 5 de Junho, dia Mundial do Ambiente, que já é possível ir colocar as suas rolhas de cortiça para reciclagem nos hipermercados Continente, nos centros comerciais Dolce Vita e nos agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas.
O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2! As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial. Sobreiro, Quercus suber.
Defender a rolha de cortiça
Assiste-se, actualmente, a uma grande pressão sobre as rolhas de cortiça, produto vital na cadeia de valor acrescentado que beneficia as comunidades rurais e que garante igualmente a sustentabilidade económica de todas as aplicações de cortiça. Esta pressão provém de produtos alternativos (vedantes sintéticos e cápsulas de alumínio), que são derivados do petróleo e do alumínio, indústrias ambientalmente nocivas. Há, pois, que defender a rolha de cortiça como produto que garantiu e deverá continuar a garantir a manutenção do montado de sobreiros, um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do continente europeu e que se estima absorver, por ano, 4,8 milhões de toneladas de CO2, um dos principais gases causadores do efeito estufa e do consequente aquecimento global. Como a cortiça é a própria casca da árvore, também retém CO2 e ao ser reciclada, evitam-se emissões deste gás para a atmosfera, contrariamente ao que acontece quando se decompõe ou é incinerada.
Porquê reciclar rolhas de cortiça?
A rolha de cortiça faz parte da embalagem do vinho e tal como noutras embalagens em que as tampas ou vedantes são reciclados, a rolha de cortiça também deve ser. Sem esta reciclagem a rolha de cortiça não se pode defender a rolha de cortiça como um produto ecológico. Defendendo a rolha de cortiça estamos também a defender o montado de sobro e a biodiversidade que lhe é associada.A matéria-prima cortiça, como produto natural (que necessita de um tempo longo de crescimento) é limitada, pelo que o seu reaproveitamento não diminui a utilização da cortiça que sai das árvores, mas permite a sua utilização em outros produtos. Não serão feitas novas rolhas a partir das usadas, as rolhas serão materia-prima para a produção de outros materiais como isolamentos de construção que substituem e se tornam mais competitivos em relação aos seus equivalentes sintéticos menos amigos do ambiente.
Este projecto de reciclagem ajudará o ambiente de 3 formas: 1 - redução de resíduos 2 - defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e consequente defesa do montado3 – plantação de novas árvores (espécies mediterrânicas)
Internacionalização
A internacionalização do projecto está já a ser negociada. Em breve, as rolhas usadas de outros países europeus começarão a ser recicladas em Portugal, dentro de um esquema montado a partir daqui, resultando num contributo adicional para o esforço de reflorestações e conservação de florestas autóctones portuguesas. Este exemplo único de exploração de uma floresta autóctone, que conseguiu ao longo dos tempos conciliar criação de riqueza, serviço ambiental e impacto social positivo, irá agora completar este ciclo, renovando a própria floresta que esteve na sua origem.
14/10/2008
6º aniversário Atlético Clube Porto Espadense
6º ANIVERSÁRIO DO ATLÉTICO CLUBE PORTO ESPADENSE
Dia 19 de Outubro 2008 - Porto da Espada (Marvão)
Programa:
08.30 h - Concentração junto à Casa do Povo
09.00 h- Inicio do passeio pedestre
13.00 h - Almoço-Convívio Durante a tarde : - Fados e guitarradas;- Animação musical ao vivo com Domingos & Dias Santos;- Beberete.
Inscrições até 15 de Outubro através dos telefones: 245 964 408 / 936 093 726
Preço: 10€ por pessoa (grátis crianças até aos 12 anos)
Organização: Atlético Clube Porto Espadense
Apoio: Município de Marvão
11/10/2008
Campanha de Sensibilização "Resíduos em Movimento - Uma Viagem Virtual"
Este programa consiste numa exposição itinerante que mostra os diversos processos de tratamento dos resíduos. O programa tem como objectivo o ensino para a valorização e deposição de resíduos, alertando para a importância da reciclagem no contexto da promoção da utilização racional dos recursos naturais.
A utilização de recursos, tecnologias e softwares inovadores integradas neste programa proporcionam aos cidadãos uma experiência singular que se pretende determinante para a aquisição de referenciais capazes de alterar os seus comportamentos ambientais.
Apresentado o projecto, vimos por este meio convida-los a visitar a Exposição "Resíduos em Movimento - Uma Viagem Virtual"A Valnor, empresa responsável pela gestão dos Resíduos Sólidos, tem por missão sensibilizar as populações para as questões ambientais e, vem por este meio, apresentar um programa de sensibilização que utiliza as mais inovadoras tecnologias e que irá percorrer os vários municípios da sua área de influência.
Este programa consiste numa exposição itinerante que mostra os diversos processos de tratamento dos resíduos. O programa tem como objectivo o ensino para a valorização e deposição de resíduos, alertando para a importância da reciclagem no contexto da promoção da utilização racional dos recursos naturais.
A utilização de recursos, tecnologias e softwares inovadores integradas neste programa proporcionam aos cidadãos uma experiência singular que se pretende determinante para a aquisição de referenciais capazes de alterar os seus comportamentos ambientais.
Apresentado o projecto, vimos por este meio convida-los a visitar a Exposição "Resíduos em Movimento - Uma Viagem Virtual"
Fonte:
AREANATejo
Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo