29/03/2009
25/03/2009
3º Festival de Teatro Amador de Marvão - “A minha Família” de Carlos Liscano
“A minha Família” de Carlos Liscano
Uma co-produção entre a Ajidanha – Grupo Ajitar e a Companhia de Teatro “Cães à Solta”
“A Minha Família” acompanha o crescimento de uma família e a forma absurda como esta se relaciona entre si e com a sociedade. Vende-se os filhos como se respira: para sobreviver. Isso não dramatiza ninguém. Nenhum personagem está alarmado. Vender o seu próprio filho para comer, ou até mesmo vender-se a si próprio, para escapar à monotonia do quotidiano e mudar de vida. Separamo-nos para melhor nos encontrarmos.
Onde: Marvão – Centro Cultural de Marvão
Quando: 16.00h
Quanto: Entrada livre
Campeonato distrital de Escolas – Série “B”
Grupo Desportivo Arenense – Grupo Desportivo dos Fortios
Onde: Campo dos Outeiros – Santo António das Areias
Quando: 10.30h
Quanto: Entrada livre
Noite de Fados na Escusa - Sábado 4 de Abril de 2009
Onde: Sede da Associação Cultura e Recreio 25 de Abril
Quando: A partir das 22 horas
Quanto: Sócios – 6 euros; Não Sócios – 10 euros. Inscrições: 245.993.050
23/03/2009
19/03/2009
3º Festival de Teatro Amador de Marvão - “Nem putas, nem ladrões, tudo boa gente…”, 22 de Março em Santo António das Areias
“Nem putas, nem ladrões, tudo boa gente…”, adaptação do texto de Manuel Córrego, pelo “Pensennisso”
Grupo de Teatro Sénior “Pensennisso” da Sofimo – Monforte
Os clássicos diziam que o riso é o gume mais certeiro para castigar os costumes. Esta fábula da vida real é uma sátira poderosa sobre uma sociedade que, lendo as escrituras ao contrário, humilha os humildes e exalta os poderosos.
Quando: 16.00h - 22 de Março
Quanto: Entrada livre
Grupo Desportivo Arenense – Sport Nisa e Benfica - Campeonato distrital de Infantis – Série “B”
Campeonato distrital de Infantis – Série “B”
Grupo Desportivo Arenense – Sport Nisa e Benfica
Onde: Campo dos Outeiros – Santo António das Areias
Quando: 10.30h
Quanto: Entrada livre
Poesia em Flor - na Biblioteca Escolar da EBI Dr. Manuel Magro Machado
18/03/2009
Novidades da Biblioteca Itinerante
Cuidado a atravessar: uma boa história pode sempre esconder outra. Pedro e o Lobo, o conto que Sergei Prokoviev escreveu e compôs a pensar muito didacticamente em crianças e instrumentos de orquestra, contém afinal mais do que a história de amizade e coragem do rapaz que captura o lobo ameaçador. Isso mesmo ‘revelam’ João Paulo Cotrim e João Fazenda nesta versão que, contendo a clássica (em tradução original), a desmultiplica numa narrativa dramática e surpreendente servida por um trabalho de ilustração assente em colagens que reinterpreta brilhantemente o construtivismo russo. Afinal quantas personagens se podem encontrar em cada aventura com final feliz?
O sonho mais doce - Doris Lessing
O livro narra, a partir das fragilidades que só podem ser desveladas do interior da mais completa intimidade, a história de diversos personagens que retratam os movimentos de luta por grandes ideais políticos pelos quais muitos lutaram, entre os anos 60 e final dos 90.Contra-cultura, Marxismo, Guerra Fria. A luta política, as manifestações, os companheiros e a vida por trás do romantismo dos ideais. Golpes de estado, movimento hippie, luta pela paz e anti-colonialista. Uma juventude, criada na contestação dos valores, novas formas de ver e estar no mundo, tentando lidar com as contradições da sua geração
O segredo - Rhonda Byrne
Fragmentos de um Grande Segredo foram encontrados nas tradições orais, na literatura, nas religiões e filosofias ao longo dos séculos. Pela primeira vez, todas as peças do Segredo se juntam numa revelação incrível que transformará a vida de todos que o vivenciarem.
O Segredo contém a sabedoria de mestres contemporâneos — homens e mulheres que o usaram para alcançar saúde, riqueza, e a felicidade. Ao aplicar o conhecimento de O Segredo, eles trazem à tona, histórias extraordinárias para curar doenças, adquirir riquezas, superar obstáculos, e alcançar o que muitos considerariam como impossível.
Próximas datas de circulação:
21 de Março, 4 de Abril, 18 de Abril
Feira Franca na EBI Dr. Manuel Magro Machado - Santo António das Areias
Os alunos do 2º e 3º ciclos vêm por este meio convidar vossa Exa. para a grande Feira Franca que se irá realizar no átrio da nossa escola, no próximo dia 25 de Março (quarta-feira), das 9:30 da manhã às 15h da tarde.
Vamos ter grande variedade de produtos e preços acessíveis a todas as bolsas.
Esperamos pela sua visita!
16/03/2009
13/03/2009
Nota de Imprensa - Vila de Marvão com nova intervenção no âmbito da regeneração urbana
- NOTA DE IMPRENSA -
13/Março/2009
VILA DE MARVÃO COM NOVA INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA REGENERAÇÃO URBANA
O Município de Marvão viu recentemente aprovada a Operação “REQUALIFICAR MARVÃO”, no âmbito do 2º Concurso do Regulamento Específico Parcerias para a Regeneração Urbana, do Programa Operacional Alentejo. Este concurso, aberto para 45 Municípios da Região Alentejo e Lezíria do Tejo, permitiu a aprovação de 17 Operações, entre as quais a promovida pelo Município de Marvão.
A Operação “REQUALIFICAR MARVÃO”, com um investimento total e elegível de 1.295.347,78€ e co-financiamento FEDER de 731.612,43 €, visa a requalificação urbana da Vila de Marvão. O programa de intervenção contemplado pela presente Operação é constituído por dois projectos:
Requalificação do Castelo de Marvão;
Arranjos Exteriores na Envolvente do Castelo de Marvão.
Em traços gerais, a Operação estimula a revitalização socioeconómica do espaço urbano de Marvão, melhorando o seu conforto, a sua acessibilidade, a estética e os serviços e produtos oferecidos aos visitantes: o conforto será melhorado através da organização urbana de percursos pedonais, passando a Vila a oferecer espaços de descanso no âmbito destes percursos e outras zonas de estar; criam-se melhores condições de estacionamento na envolvente do Castelo e promovem-se melhores condições de segurança para a circulação pedonal no interior da Vila; a estética urbana será melhorada no período diurno através de intervenções de requalificação dos pátios do Castelo, bem como das Traseiras da Rua do Calvário, das Portas de Ródão e da Vila e da Cunha entre a Rua do Embique e a Rua do Corro, no interior e exterior da Vila, e no período nocturno, através de uma melhor adaptação da iluminação da Vila à sua riqueza patrimonial; surgem novos serviços e produtos, quer pela adaptação e refuncionalização de edifícios como pela criação de novos espaços: no Castelo de Marvão irá converter-se um antigo paiol para apoio logístico a eventos, o Núcleo Museológico Militar irá ser adaptado a Centro de Interpretação, o Forno do Assento irá ser reconvertido em espaço de cafetaria, com possibilidade de venda de produtos agro-alimentares/ tradicionais, a antiga Casa da Guarda irá ser reabilitada criando melhores condições de conforto para a loja de artesanato que já lá existe, sendo ainda implantada uma cabine de recepção à entrada do Castelo para controlar a entrada dos visitantes, prestar informações e vigiar, através de um circuito de vídeo-vigilância, os vários recintos e edifícios do Castelo.
No exterior do Castelo, pretende-se relocalizar o Posto de Turismo, através da adaptação de duas garagens para este efeito localizadas à entrada da Vila, implantar um quiosque para venda de revistas, jornais e outros artigos de conveniência, também à entrada da Vila, e no seu exterior, junto ao Convento de Nossa Senhora da Estrela, está destinada a construção de um Parque para Auto-Caravanas e veículos pesados de transporte de passageiros. A criação deste Parque é primordial uma vez que o caravanismo é uma actividade em crescendo, não dispondo a Vila de um local apropriado para estes visitantes. Por outro lado, o estacionamento de veículos pesados de passageiros é actualmente insuficiente para as necessidades, nomeadamente, nos períodos onde ocorrem certames de cariz regional e nacional.
O ambiente urbano é também requalificado mediante os arranjos paisagísticos introduzidos na Vila e a qualificação dos seus espaços públicos urbanos.
Atendimento da UNIVA e GABINETE DE ACÇÃO SOCIAL nas Juntas de Freguesia do Município de Marvão
INFORMAÇÃO AOS MUNICÍPES
Com o objectivo de facilitar o acesso aos serviços, a Técnica do Gabinete de Acção Social e a Animadora da UNIVA retomam o atendimento à população nas Juntas de Freguesia do Concelho para:
Acção Social
- Atendimento, encaminhamento e acompanhamento social;
- Auxílio no preenchimento de requerimentos e formulários da Segurança Social;
- Divulgação e informação sobre direitos e medidas sociais.
UNIVA
- Divulgação de ofertas de emprego;
- Controlo de apresentação periódica dos beneficiários de prestações de desemprego;
- Informação e orientação escolar e/ou profissional.
Mês de Março (Horário: 09h30 às 12h30)
11 de Março – Freguesia de Beirã
18 de Março – Freguesia de Santo António das Areias
25 de Março – Freguesia de São Salvador da Aramenha
Victor Manuel Martins Frutuoso
11/03/2009
Tempos Livres # Páscoa
Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - GADE Marvão
Trata-se de um financiamento que pretende estimular a inovação e orientar investimentos a realizar por Micro e Pequenas Empresas para a melhoria dos produtos/serviços prestados, com vista à modernização das empresas e a adaptações empresariais decorrentes de imposições legais. É simultaneamente um produto financeiro inovador e atractivo comparativamente aos produtos da mesma natureza disponibilizados no mercado. Podem ser financiados pequenos projectos de investimento, de uma forma exclusiva ou complementar aos capitais próprios ou a capitais provenientes de outros mecanismos de apoio.
No Norte Alentejano o FAME encontra-se em funcionamento nos municípios de Avis, Alter do Chão, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Marvão, Gavião, Nisa e Sousel.
Principais Características:
Possui uma área de intervenção municipal;
Destina-se a projectos de investimentos nos sectores da Indústria, Comércio, Turismo, Construção e Serviços;
Visa promover a inovação nas micro e pequenas empresas.
Principais Vantagens do FAME:
· Prazo de reembolso alargado (até 6 anos incluindo 1 ano de carência);
· Isenção de comissão de análise junto do Banco Espírito Santo;
· Taxa de juro bonificada;
· Prazo de decisão rápido (30 dias);
· Não existe penalização por reembolso antecipado;
· Apoio até 100% do investimento;
· Atribuição do financiamento pela totalidade com base em orçamentos e/ou facturas pró-forma;
· Apoio técnico gratuito na elaboração das candidaturas;
· Acompanhamento pós investimento.
Montantes apoiáveis pelo FAME:
Despesas elegíveis apoiáveis até ao montante máximo de:
45 000€
Nota: A informação aqui apresentada não dispensa a consulta das Normas e Condições de Acesso
GADE
Largo de St.ª Maria 7330-101 Marvão
Tel: 245 909 130/ Fax: 245 993 526
E-mail: gade@cm-marvao.pt
Web: http://www.cm-marvao.pt/
10/03/2009
Dia Mundial da Árvore - Marvão | 21 Março 2009
A Direcção da tua Associação tem o prazer de te convidar a Participar nas Comemorações do Dia Mundial da Árvore, que iremos realizar em Marvão no Próximo dia 21 Março 2009.
Enviamos-te o Programa que preparamos em Parceria com a Juvemedia e a Carreirense.
Será a 1.ª vez que um Maior Associação de Âmbito Nacional se deslocará à nossa Vila a nosso Convite. Contamos contigo para os receber em Marvão e Passar Momentos Agradáveis de Convívio!!!
09/03/2009
Caminhada pela Vida, contra o cancro da mama
15 de Março de 2009-03-10 Castelo de Vide – Portagem 8 km
A Câmara Municipal de Marvão associa-se a esta iniciativa e disponibiliza um transporte gratuito a todas as marvanenses interessadas em participar na caminhada. As inscrições estão limitadas a 39 lugares podendo eventualmente considerar-se a disponibilização de um segundo autocarro, se assim se justificar.
Beirã: )7h45 cruzamento)
Santo António das Areias: (8h00 Largo da Igreja)
Marvão (8h10 Portas de Rodão)
Portagem (8h20 em frente à sociedade)
Porto da Espada (8h30, em frente à casa do povo)
Alvarrões (8h40 cruzamento da estrada nacional, frente à Casa Ceia)
São Salvador da Aramenha 8h45 (Largo Principal)
Escusa (8h50 Largo da Igreja)
As inscrições podem ser feitas no Posto de Turismo (245909131) e na Casa da Cultura (245909137). A cobrança dos 5 euros de inscrição será realizada no autocarro
08/03/2009
Ponto Electrão na EBI Dr. Manuel Magro Machado - Santo António das Areias
05/03/2009
3º Festival de Teatro Amador de Marvão
“CirCoração”, de Isabel Bilou (texto e encenação)
Uma produção teatral “do Imaginário” – Associação Cultural
“CirCoração” conta-nos a história de um menino que cresce a sonhar. Sonha com um mundo mais justo, onde todos possam ser mais felizes!... Um dia ao olhar-se ao espelho, o menino pensou: “ vou fazer rir de alegria todas as crianças”!... Então põe no seu nariz, um nariz grande e vermelho, veste umas calças velhas, um enorme casaco aos quadrados e vai até ao circo!... E é aqui, neste pequeno mundo onde partilha a vida e também as suas contradições, que o menino descobre que os seus sonhos podem ser possíveis, pois a amizade tem o poder mágico de unir as pessoas.
Onde: São Salvador da Aramenha – 1º piso da sede da Junta de Freguesia
Quando: 16.00h
Quanto: Entrada livre
04/03/2009
VILA DE MARVÃO É A IMAGEM DA NOVA CAMPANHA DO EUROMILHÕES
05/Março/2009
VILA DE MARVÃO É A IMAGEM DA NOVA CAMPANHA DO EUROMILHÕES
A Vila de Marvão é a imagem da nova campanha do Euromilhões. Os Jogos Santa Casa lançaram a nova campanha publicitária do Euromilhões, subordinada ao tema portugalidade e regionalidade, e a Vila de Marvão surge associada à mesma, com a Torre Eiffel no seu interior.
Marvão é uma Vila de património autêntico, quase tocada pelos céus e incólume aos momentos históricos que viveu, integrada na Lista Indicativa do Património Mundial da UNESCO e em fase de recandidatura a Património da Humanidade.
Estrategicamente situada no topo de um rochedo, a 850 metros de altitude, só as funções militares justificaram a construção da Vila, sendo que, ainda no séc. XVIII, era pouco mais do que quartel e presídio. Manteve-se até aos nossos dias em invulgar estado de conservação, não excedendo, a sua área urbana, a que já apresentava no final da Idade Média. As características orográficas do sítio - que constituem uma defesa natural - e a sua localização fronteiriça, permitiram que, sendo Marvão uma fortificação estratégica do referido período, mantivesse essa qualidade até ao séc. XIX, resultando numa fortificação medieval posteriormente abaluartada.
Inserida no Parque Natural da Serra de São Mamede, Distrito de Portalegre, oferece ao visitante a paz e o sossego que se perderam nos meios citadinos.
Programa de Incentivos à Utilização de Energias Renováveis - Solar Térmico
O programa de incentivos à utilização de energias renováveis é dirigido ao sector residencial e pretende atingir 65 mil habitações em 2009, num investimento de 225 milhões de euros.
Visa atribuir benefícios fiscais e facilidades no acesso ao crédito bancário para as famílias que instalem painéis solares.As famílias que entenderem instalar, em 2009, painéis solares térmicos nas suas casas contarão "com um triplo benefício". Pagarão menos de metade do custo do equipamento; verão a sua factura energética anual reduzir-se em mais 20%; e terão ainda um benefício fiscal de 30% do custo de investimento do primeiro ano.
A CGD, o BES, o BCP e o BPI irão apoiar o investimento em painéis solares, no âmbito do programa de incentivo à utilização de energias renováveis junto do sector residencial.
Para mais informações e aquisição de paineis contacte:
- http://www.cgd.pt/Particulares/Casa/Credito-Lar/Pages/Campanha-Solar-Termico-2009.aspx
- http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?srv=1100&stp=1&miid=8956
- BES
- BPI
03/03/2009
Semana da Leitura na EBI Dr. Manuel Magro Machado
3 de MARÇO
Manhã – Os utentes do Centro de Dia recebem os alunos do ensino pré-escolar e contam uma história.
Tarde – Os alunos do 6º ano representam a peça “A Pimpinela”.
Noite – “Leituras a par com pais e filhos”. Esta actividade destina-se a alunos e encarregados de educação do 1º ciclo e decorre entre as 20 e as 22 horas.
Onde: Biblioteca Escolar – Escola EBI Dr. Manuel Magro Machado – Santo António das Areias
Quando: Durante todo o dia
4 DE MARÇO
Manhã – Os alunos do 8º ano apresentam a dramatização “O Julgamento do Gato Malhado”.
Tarde – - “Quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto”. Os utentes do Centro de Dia criam uma história com os alunos de 3º e 4º anos.
Noite – “Leituras a par com pais e filhos”. Esta actividade destina-se a alunos e encarregados de educação do 2º ciclo e decorre entre as 20 e as 22 horas
Onde: Biblioteca Escolar – Escola EBI Dr. Manuel Magro Machado – Santo António das Areias
Quando: Durante todo o dia
5 DE MARÇO
Manhã – A contadora de histórias Joana Palmeiro dinamiza uma sessão de sensibilização para a leitura, actividade destinada aos alunos do 3º ciclo.
Tarde – Os alunos de 1º e 2º anos apresentam uma recolha de lengalengas e os colegas de 3º e 4º anos apresentam uma recolha de provérbios.
Noite – “Leituras a par com pais e filhos”. Esta actividade destina-se a alunos e encarregados de educação do 3º ciclo e decorre entre as 20 e as 22 horas.
Onde: Biblioteca Escolar – Escola EBI Dr. Manuel Magro Machado – Santo António das Areias
Quando: Durante todo o dia
6 DE MARÇO
Manhã – A semana culmina com o teatro de sombras “A Fuga de Wang Fô”, dinamizado pelos alunos do 7º ano. Estes alunos apresentam também uma exposição sobre a vida de Anne Frank.
Tarde – Os alunos do 6º ano apresentam o “Ciclo de Cinema PNL”, composto por filmagens curtas à volta de obras do Plano Nacional de Leitura.
Onde: Biblioteca Escolar – Escola EBI Dr. Manuel Magro Machado – Santo António das Areias
Quando: Durante todo o dia
Semana da Leitura - Escritor David Machado em Marvão
02/03/2009
Encontro com os Empresários dos Sectores da Hotelaria, Restauração e Bebidas do Distrito de Portalegre - 05 de Março
A AHRESP®, em colaboração com a Turismo do Alentejo, E.R.T. e com a ASAE, vai levar a efeito no próximo dia 05 de MARÇO, pelas 15h00, um Encontro com os Empresários dos Sectores da Hotelaria, Restauração e Bebidas do Distrito de Portalegre, que terá lugar no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre (junto à Câmara Municipal).
Pretende-se com este encontro debater questões relacionadas com o regime jurídico, com as regras de higiene alimentar, com a prevenção de riscos profissionais, com os financiamentos para o sector e com a actuação da ASAE, contando para o efeito com a presença do Inspector Geral, Dr.António Nunes.
Consideramos que esta é uma oportunidade que não pode perder.
Inscreva-se já! As inscrições são gratuitas.
01/03/2009
III Festival de Teatro Amador de Marvão
DOMINGO 1 DE MARÇO
“O Computa(dor)”, de Joel LiraPelo Grupo de Teatro “A Partida” da Sociedade Musical “5 de Outubro” (Seixal)
Após duas décadas de vida conjugal, o desgaste familiar explode definitivamente até ao divórcio! Os filhos, sentem-se inseguros e divididos na solução que os pais resolveram pôr em prática! Pelo meio, responsabiliza-se a tecnologia como principal responsável do sucedido! Por último, aparece uma solução inesperada e tudo se resolve… O que será?
Onde: Beirã – Pavilhão da Associação “A Anta”
Quando: 16.00h
SÁBADO 7 DE MARÇO
“CirCoração”, de Isabel Bilou (texto e encenação)Uma produção teatral “do Imaginário” – Associação Cultural
“CirCoração” conta-nos a história de um menino que cresce a sonhar. Sonha com um mundo mais justo, onde todos possam ser mais felizes!... Um dia ao olhar-se ao espelho, o menino pensou: “ vou fazer rir de alegria todas as crianças”!... Então põe no seu nariz, um nariz grande e vermelho, veste umas calças velhas, um enorme casaco aos quadrados e vai até ao circo!... E é aqui, neste pequeno mundo onde partilha a vida e também as suas contradições, que o menino descobre que os seus sonhos podem ser possíveis, pois a amizade tem o poder mágico de unir as pessoas.
Onde: São Salvador da Aramenha – 1º piso da sede da Junta de Freguesia
Quando: 16.00h
Quanto: Entrada livre
DOMINGO 22 DE MARÇO
“Nem putas, nem ladrões, tudo boa gente…”, adaptação do texto de Manuel Córrego, pelo “Pensennisso”Grupo de Teatro Sénior “Pensennisso” da Sofimo – Monforte
Os clássicos diziam que o riso é o gume mais certeiro para castigar os costumes. Esta fábula da vida real é uma sátira poderosa sobre uma sociedade que, lendo as escrituras ao contrário, humilha os humildes e exalta os poderosos.
Onde: Santo António das Areias, sala nº 1 do Grupo Desportivo Arenense
Quando: 16.00h
Quanto: Entrada livre
DOMINGO 29 DE MARÇO
“A minha Família” de Carlos LiscanoUma co-produção entre a Ajidanha – Grupo Ajitar e a Companhia de Teatro “Cães à Solta” Texto descritivo: “A Minha Família” acompanha o crescimento de uma família e a forma absurda como esta se relaciona entre si e com a sociedade. Vende-se os filhos como se respira: para sobreviver. Isso não dramatiza ninguém. Nenhum personagem está alarmado. Vender o seu próprio filho para comer, ou até mesmo vender-se a si próprio, para escapar à monotonia do quotidiano e mudar de vida. Separamo-nos para melhor nos encontrarmos.
Onde: Marvão – Centro Cultural de Marvão
Quando: 16.00h
Quanto: Entrada livre