27/05/2009

Dia da Criança de Marvão


A Câmara Municipal de Marvão organiza para todas as crianças dos estabelecimentos de ensino do concelho, até ao 1º ciclo do ensino básico, um dia extraordinário repleto de muitas e diversas actividades na zona do Centro de Lazer da Portagem. Não faltarão os insufláveis, o algodão doce e as pipocas, os go-karts a pedais, os campos de mini-golfe, os passeios de barco no rio Sever, os jogos tradicionais, as novas brincadeiras e claro, o espectáculo infantil e a já célebre e incontornável discoteca para miúdos. Neste ano, as novidades são muitas… a cozinha dos doces, a quermesse dos sonhos e o salão de beleza prometem arrasar. Como alguns dizem… a seguir ao Natal, este é o dia maior!

26/05/2009

Natação não Federados


Final Distrital dos Jogos do Norte Alentejano
Onde: Piscina do Centro de Lazer da Portagem
Quando: Aquecimento – 15 horas
Inicio da Prova – 15h45m

MUNICÍPIO DE MARVÃO ORGANIZA FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS NA VILA DE MARVÃO

O Município de Marvão vai organizar no dia 07 de Junho, pela primeira vez, a Iª Feira de Antiguidades e Velharias, que decorrerá na Vila de Marvão. Pretende-se que a Feira decorra, posteriormente, nos 1ºs Domingos de cada mês, entre as 08:00h e as 19:00h (horário de Verão).
A Feira de Antiguidades e Velharias de Marvão visa proporcionar um contacto com o passado, através da realização de uma feira mensal, que constituirá mais um momento de animação da Vila de Marvão. Aqui o visitante poderá descobrir livros antigos, medalhas, moedas, postais, selos, curiosidades, papéis de valor, documentos antigos, faianças, brinquedos, objectos antigos, relógios, metais e muito mais.
A Feira de Antiguidades e Velharias decorrerá no Centro Cultural de Marvão e no Largo de Olivença, na Vila de Marvão.

25/05/2009

Pilhas de Livros 2009



Vamos este ano, mais uma vez, tentar juntar o maior número possível de pilhas usadas para obter um fabuloso prémio de 1000€ em livros do Plano Nacional de Leitura (que muito enriqueceriam as Bibliotecas Escolares das Escolas do Concelho). Solicitamos a colaboração de todos os alunos, professores, auxiliares de educação e comunidade em geral para, até 29 de Maio, enchermos muitos pilhões. As pilhas deverão ser entregues na Biblioteca Escolar da EBI Dr. Manuel Magro Machado ou na Câmara Velha - Casa da Cultura de Marvão.

24/05/2009

5 Câmaras Municipais iniciam processo de candidatura a Património da UNESCO


Informa-se que o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e o Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, receberam a 21 de Maio, os autarcas das Câmaras Municipais de Marvão, Elvas, Estremoz, Valença e Almeida a fim de lhes ser entregue uma Declaração aprovada por estes cinco Municípios na qual apresentam a intenção de desenvolver o processo de candidatura a Património Mundial de Fortificações Abaluartadas de Fronteira entre Portugal e Espanha, com a tipologia de candidatura transfronteiriça em série, por ciclos.


A cerimónia decorreu no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

20/05/2009

Arte com Expressão


O projecto “Arte com Expressão” surge no âmbito da unidade curricular de Projecto, do 3º ano de Animação Sociocultural.“Arte com Expressão” é um projecto de matriz artística, no âmbito da Animação Sociocultural, que irá realizar-se no dia 6 de Junho de 2009, no Centro de Lazer da Portagem – Marvão. Ao longo deste dia, irão ter lugar actividades de índole artística tais como mostra de artesanato, apresentações teatrais e actuações musicais.Este projecto destina-se à população em geral e tem como principal objectivo divulgar algumas das actividades, dentro do ramo das artes, existentes no concelho.




Parabéns Diogo!!!!

O Diogo Lança é aluno do 1º ano da EBI Dr. Manuel Magro Machado e foi o vencedor do concurso "Um Leitor é um Sonhador", que decorreu no Auditório da Direcção Regional de Educação do Alentejo, em Évora.

A reportagem completa está disponível AQUI

(parabéns também à Leonor, representante do 2º ano)

19/05/2009

Natação não Federados



Apuramento Concelhio dos Jogos do Norte Alentejano (2 atletas por grupo e sexo)
Inscrições na Piscina Municipal Coberta de Santo António das Areias (245992000) até 20 de Maio.

Onde: Piscina Municipal Coberta de Santo António das Areias
Quando: Aquecimento – 15 horas
Inicio da Prova – 15h45m

Quanto: Inscrições gratuitas, com oferta de 1 touca e medalhas para os 3 primeiros classificados por escalão e sexo

PROJECTO CO2Zero – MATRIZ ENERGÉTICA DO MUNÍCIPIO DE MARVÃO


A AREANATejo, como agente dinamizador do aproveitamento dos recursos energéticos endógenos, especialmente ao nível da gestão energética na interface com o ambiente, desenvolveu uma ferramenta (Matriz Energética) que é apenas o primeiro passo para a elaboração da Carta da Energia do Norte Alentejano e Tejo.
A Carta deverá ser entendida como um instrumento que permitirá cumprir com a utopia de uma Política Energética para o Norte Alentejano e Tejo, em especial, no que concerne a:
• Redução da intensidade energética;
• Meta de auto-suficiência energética;
• Neutralidade carbónica em termos de emissões de CO2.
O Município de Marvão encara a Matriz Energética como uma ferramenta muito importante para a Autarquia (tendo em conta que é um agente interveniente nas tomadas de decisão em termos de planeamento estratégico), bem como para os seus Habitantes e Actividades Económicas (Restauração, Alojamento, Comércio), Serviços Públicos e IPSS´s implantadas no Concelho.
Neste âmbito convidam-se todas as Entidades e Instituições a estarem presentes na Sessão de Apresentação dos resultados da Matriz Energética de Marvão, a decorrer durante o “Tour da Energia e do Ambiente”, no dia 25 de Maio (2ª feira), pelas 10:30h, no auditório da Câmara Velha - Casa da Cultura de Marvão.

18/05/2009

Centro de Lazer da Portagem - Abertura a 30 de Maio


Sala da Escola Primária: Câmara Velha - Casa da Cultura de Marvão



(secretária do professor, mapa de Portugal ultramarino e insular)

(Caixa métrica, cartilha)

(manuais escolares)
(mesa expositora com material didáctico e documentação)

(reprodução de fotografias antigas das Escolas do Concelho de Marvão - década de 30 século XX)


Nas antigas celas da prisão, no rés-do-chão do edifício da Câmara Velha - Casa da Cultura de Marvão, o espaço contíguo à oficina de artesanato da Maria Joaquim Bonacho, albergava uma exposição de fotografia já antiga e desactualizada.

Este espaço foi reformulado para receber mobiliário e material das Antigas Escolas do Concelho de Marvão e foi assim criada a "Sala da Escola Primária".

Pretende-se preservar o espólio das Escolas Primárias que foram fechando no nosso concelho, mostrar aos mais novos e relembrar aos mais velhos, como funcionava e que materiais se usavam em meados do século XX, não só em Marvão como também por todo o país.

Recolheu-se material na Antiga Direcção Escolar de Marvão (Escola Primária de Marvão, do qual conservamos também o arquivo documental), da Câmara e Museu Municipal e muito agradecemos também os empréstimos de particulares. Destes últimos, gostaríamos de destacar o acompanhamento e o empréstimo de material do Professor Jorge Forte de Oliveira, antigo professor primário em Santo António das Areias.

Esta exposição faz ainda especial sentido no edifício da Câmara Velha, porque também aqui funcionou uma sala de aula (na antiga secretaria camarária, hoje auditório) sendo que muitos marvanenses aqui realizaram os seus exames de 4ª classe.

Há ainda alguns materiais em falta (ex. tinteiros, canetas de aparo, mala da escola ou lancheira) mas contamos ir enriquecendo o espólio na medida do possível. A sala está aberta ao público de terça a domingo, entrando pela Torre do Relógio.
Catarina Machado

Lançamento do livro "Emoções" - 16 de Maio na Casa da Cultura de Marvão





Uma tarde repleta de poesia, música e muitas Emoções, com a presença da autora Maria João Baginha

AREANATejo promove “Norte Alentejo Sustentável”


A candidatura do Projecto “Norte Alentejo Sustentável”, efectuada em Janeiro deste ano, no âmbito do Eixo 4 do Programa Operacional do Alentejo 2007-2013 (“Acções de Valorização e Qualificação Ambiental”) foi aprovada pela CCDR Alentejo.


Um projecto demonstrativo e uma acção de informação e sensibilização para uso eficiente de energia e de fontes de energias renováveis que contempla um investimento total de mais de 200.000 euros, comparticipado em 60% pelo FEDER. O projecto inclui diversas intervenções/componentes, de entre estas se destaca a concepção e implementação de uma Matriz Energética Dinâmica, complementar à Carta da Energia do Norte Alentejo, já em desenvolvimento, que pretende efectuar uma contextualização da situação do Norte Alentejo em termos de políticas energéticas e ambientais, nacionais e europeias, combinando elementos territoriais com padrões de consumo e dados técnicos de geração endógena de energia.


No seu âmbito foi ainda celebrado um protocolo com o ICNB – Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.




17/05/2009

Apresentação Novos Orgãos Sociais - Maruam


Exmos Senhores,

A Maruam - Associação de Jovens vem por este meio informar que foram eleitos no passado dia 25 de Abril de 2009, em Assembleia-Geral, os novos Órgãos Sociais para o Biénio 2009/2011.

Na qualidade de líder desta equipa que aceitei encabeçar, pretendo dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pela anterior Direcção.

Para tal, consideramos fundamental manter a estrutura dos Órgão Sociais.
Queremos continuar a contar com a vossa colaboração, apoio, mantendo as sinergias até aqui criadas.

Nada seremos, sem o vosso precioso Apoio.

A Maruam continuará ao vosso dispor e ao Serviço da Juventude !!!

Com os mais respeitosos cumprimentos, O Presidente da Direcção

Rui SalgueiroTel.- 969182522

Maruam, ao serviço da Juventude SEMPRE !!!
Tel. – 245993551 Contribuinte n.º 502 852 836
www.maruam.blogspot.com / maruamaj@gmail.com

14/05/2009

MUNICÍPIO DE MARVÃO APROVA PACOTE DE MEDIDAS ANTI-CRISE


O Município de Marvão aprovou, na última Assembleia Municipal, um pacote de medidas “anti-crise”, com o objectivo de contribuir para ultrapassar a actual crise económica e social, apoiando os Munícipes neste período mais conturbado da economia nacional (e mundial).
As medidas aprovadas passam pela redução e isenção de taxas e tarifas municipais e pelo lançamento do Cartão Social do Munícipe, destinado aos Marvanenses que vivam em situação de carência sócio-económica.

- TAXAS E TARIFAS:
a) Taxas: redução em 10% até 31/12/2009;
b) Taxa de Construção: isenta até 31/12/2009;
c) Tarifas (com excepção da água e piscinas): redução em 20% até 31/12/2009.

- CARTÃO SOCIAL DO MUNÍCIPE:
O Cartão Social tem como objectivo proporcionar aos agregados familiares, ou indivíduos que vivam em situação de carência sócio-económica, melhores condições de vida mediante a concessão de certos benefícios, entre os quais:
a) Redução no pagamento de Taxas e Licenças Municipais;
b) Redução na tarifa de consumo de água para gastos domésticos;
c) Redução no pagamento da tarifa de Resíduos Sólidos e Urbanos;
d) Redução da mensalidade no acesso a serviços e equipamentos municipais a todos os elementos do agregado familiar.


12/05/2009

2ª Festa do Bacalhau / Fiesta del Bacalao - de 16 a 31 de Maio




Em Maio, de 16 a 31, a estrela gastronómica de Marvão é o bacalhau. Cozinhado de mil formas e de mil modas, seja no forno ou em cataplana, à Brás, à Gomes Sá ou espiritual; frito, com natas, com bacon ou com massa; gratinado, de fricassé ou em açorda ou pataniscas… é sempre um pitéu maravilhoso. E os turistas chegam de todas as partes, muitos do outro lado da fronteira, para degustarem os maravilhosos pratos que os restaurantes do concelho prepararam especialmente a pensar neles. Não perca esta oportunidade, traga a família e amigos e junte-se a nós!

Conferência sobre Produção/Transformação do Figo da Índia - 16 Maio - Marvão


A Figueira-da-índia é uma planta cultivada em dezenas de países e representa uma enorme riqueza, tanto do ponto de vista económico como ecológico, em Itália, Tunísia, Marrocos, África do Sul, Argentina, Chile, México, Brasil, entre outros.

Em Portugal encontra-se pelo menos há 500 anos e aprecia as zonas mais áridas e terrenos pobres. Produzem-se mais de 150 produtos a partir desta planta. Das flores secas faz-se um chá medicinal indicado para o tratamento da hipertrofia benigna da próstata. A partir dos frutos produzem-se licores, sumos e compotas deliciosas. As sementes são muito ricas em Ómega 6 e o óleo que se extrai delas atinge preços entre os 1.000 a 1.400 euros o litro, vendido à industria cosmética (há séculos que é usado como anti-rugas).

As sementes trituradas servem como complemento alimentar, rico em proteína e em fibras. As folhas da Figueira-da-índia são também muito ricas. Além de poderem ser usadas como forragem, as folhas mais pequenas são apreciadas como um produto gourmet, conservadas em água e sal. Também são usadas como produtos farmacêuticos para emagrecimento.

O professor Paolo Inglese, da Universidade de Palermo (sul de Itália), é um dos maiores especialistas mundiais no cultivo desta planta e nas suas variedades domésticas, e aceitou o convite da Câmara Municipal de Marvão para se deslocar ao nosso concelho no próximo dia 16 de Maio, para nos ensinar a importância da Figueira-da-índia e como cultivá-la de forma rentável.

Os pequenos agricultores de Marvão poderão encontrar nesta planta uma excelente fonte de rendimento, com pequenos cultivos, sem necessidade de grandes investimentos (nem água), e produções artesanais de licores, compotas e tantos outros produtos já mencionados.


PROGRAMA

10:00h - Apresentação
- António Vaz (Presidente da Direcção da Cooperativa Agrícola dos Cerealicultores do Porto da Espada)
- José Manuel Pires (Vereador da Câmara Municipal de Marvão)

10:30h - Conferência pelo Professor Paolo Inglese: A riqueza e cultivo da Figueira-da-índia

11:30h – Debate: Perguntas e Respostas

12:30h - Encerramento


Caminhada "A rota da água - fonte de vida" - 31 de Maio no Porto da Espada


A Associação Portus Gladii de Porto da Espada, organiza uma “Caminhada – Rota da Água – Fonte de Vida” com almoço, proporcionando um bom convívio entre os participantes pelas belíssimas paisagens envolventes à aldeia de Porto da Espada - concelho de Marvão.

Inscrições: Adelaide (adelaidemartins1@hotmail.com ou 966445022)

Apresentação do Livro Emoções - Maria João Baginha


Apresentação do Livro Emoções - Maria João Baginha


Maria João Baginha nasceu em Alpalhão e actualmente reside em Tomar, onde é docente. É bacharel em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em Tomar, no Instituto Superior Politécnico tirou o curso de Estudos Superiores Especializados em Arte, Arqueologia e Restauro. Apresenta em Marvão a obra de poesia e fotografia: “Emoções”, editada com o patrocínio deste Município.


O livro será apresentado pela Dra. Isabel Rodrigues


Onde: Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão

Quando: 16 horas

Quanto: Entrada livre

01/05/2009

INFORMAÇÃO AOS MUNICÍPES


Com o objectivo de facilitar o acesso aos serviços, a Técnica do Gabinete de Acção Social e a Animadora da UNIVA deslocam-se às Juntas de Freguesia do Concelho para:

Acção Social
- Atendimento, encaminhamento e acompanhamento social;
- Auxílio no preenchimento de requerimentos e formulários da Segurança Social;
- Divulgação e informação sobre direitos e medidas sociais.

UNIVA
- Divulgação de ofertas de emprego;
- Controlo de apresentação periódica dos beneficiários de prestações de desemprego;
- Informação e orientação escolar e/ou profissional.

Mês de Maio (Horário: 09h30 às 12h30)
13 de Maio – Freguesia de Beirã
20 de Maio – Freguesia de Santo António das Areias
27 de Maio – Freguesia de São Salvador da Aramenha


O Presidente da Câmara Municipal de Marvão,

Victor Manuel Martins Frutuoso