12/05/2009

Conferência sobre Produção/Transformação do Figo da Índia - 16 Maio - Marvão


A Figueira-da-índia é uma planta cultivada em dezenas de países e representa uma enorme riqueza, tanto do ponto de vista económico como ecológico, em Itália, Tunísia, Marrocos, África do Sul, Argentina, Chile, México, Brasil, entre outros.

Em Portugal encontra-se pelo menos há 500 anos e aprecia as zonas mais áridas e terrenos pobres. Produzem-se mais de 150 produtos a partir desta planta. Das flores secas faz-se um chá medicinal indicado para o tratamento da hipertrofia benigna da próstata. A partir dos frutos produzem-se licores, sumos e compotas deliciosas. As sementes são muito ricas em Ómega 6 e o óleo que se extrai delas atinge preços entre os 1.000 a 1.400 euros o litro, vendido à industria cosmética (há séculos que é usado como anti-rugas).

As sementes trituradas servem como complemento alimentar, rico em proteína e em fibras. As folhas da Figueira-da-índia são também muito ricas. Além de poderem ser usadas como forragem, as folhas mais pequenas são apreciadas como um produto gourmet, conservadas em água e sal. Também são usadas como produtos farmacêuticos para emagrecimento.

O professor Paolo Inglese, da Universidade de Palermo (sul de Itália), é um dos maiores especialistas mundiais no cultivo desta planta e nas suas variedades domésticas, e aceitou o convite da Câmara Municipal de Marvão para se deslocar ao nosso concelho no próximo dia 16 de Maio, para nos ensinar a importância da Figueira-da-índia e como cultivá-la de forma rentável.

Os pequenos agricultores de Marvão poderão encontrar nesta planta uma excelente fonte de rendimento, com pequenos cultivos, sem necessidade de grandes investimentos (nem água), e produções artesanais de licores, compotas e tantos outros produtos já mencionados.


PROGRAMA

10:00h - Apresentação
- António Vaz (Presidente da Direcção da Cooperativa Agrícola dos Cerealicultores do Porto da Espada)
- José Manuel Pires (Vereador da Câmara Municipal de Marvão)

10:30h - Conferência pelo Professor Paolo Inglese: A riqueza e cultivo da Figueira-da-índia

11:30h – Debate: Perguntas e Respostas

12:30h - Encerramento


Sem comentários: