15/02/2010

CÂMARA MUNICIPAL DE MARVÃO PROMOVE SESSÁO PÚBLICA DE LANÇAMENTO DE LIVRO DE REFERÊNCIA SOBRE PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO EXISTENTE NA BACIA DO MÉDIO TEJO


No dia 20 de Fevereiro, às 16 horas, na Câmara Velha-Casa da Cultura de Marvão, será apresentado em Portugal o livro “Graphical Markers and Megalith Buiders in the International Tagus, Iberian Peninsula”, editado pela BAR (British Archaeological Reports), uma das mais prestigiadas editoras mundiais.
Neste livro reúnem-se as comunicações apresentadas no congresso que, com o mesmo nome, que se realizou em Santiago de Alcântara, e onde participaram todos os arqueólogos que sobre a bacia do Médio Tejo têm vindo a desenvolver investigações. Trata-se de uma obra de referência que ao ser editado pela BAR permite a divulgação mundial do riquíssimo património arqueológico existente na bacia do Tejo Médio e seus afluentes, com destaque para o Rio Sever.
A apresentação do livro estará a cargo da Professora Doutora Primitiva Bueno Ramirez, da Universidade de Alcalá de Henares, uma das coordenadoras desta edição. Da realização do congresso que gerou a edição deste livro emergiu a Plataforma de Estudos Arqueológicos do Médio Tejo que pretende evoluir e constituir-se com Centro de Investigação Internacional do Médio Tejo e que tem como objectivo congregar e apoiar todos os trabalhos arqueológicos que sobre esta região se desenvolvam.
A Câmara Municipal de Marvão, ao acolher a apresentação pública em Portugal deste livro de referência, pretende associar-se ao movimento de divulgação e promoção internacional do Património Arqueológico da região onde se insere.
Participam neste livro os seguintes investigadores: A. Canha, António Martinho Baptista, A. Germano, A. Sabrosa, A. Vazquez Cuesta, E. Carvalho, Enrique Cerrillo, F. Carrera Ramirez, F. Robles, Francisco Henriques, João Caninas, João Luís Cardoso, J.L. Monteiro, Jorge de Oliveira, J.J. Enriquez Navascués, Luis Raposo, M. Dapper, L. Carvalho, M.J. Carrasco, Mário Monteiro, Manuel Chambino, Nelson Almeida, Primitiva Bueno, Raquel Vilaça, Rodrigo Balbin, Rosa Barroso e S. Deperz.

Sem comentários: