http://www.fjuventude.pt/pejene2010/candidaturas.htm
OBJECTIVOS
O PEJENE visa a criação de uma relação directa entre a Escola e a Empresa, através do desenvolvimento de projectos conjuntos de formação em local de trabalho, ainda durante o período de estudo dos jovens.
Através deste Programa, os jovens serão colocados em empresas no período de interrupção das suas actividades lectivas de Verão, período esse coincidente com maiores necessidades das empresas em termos de recursos humanos, não perturbando, assim e também, o plano curricular dos estudantes.
DESTINATÁRIOS
Jovens estudantes a frequentar o penúltimo ou último ano do ensino superior público, privado, e cooperativo (Licenciatura, Mestrado de Bolonha, Mestrado Integrado).
COMO ADERIR
Os jovens estudantes interessados na realização de um estágio devem realizar a sua candidatura on-line em www.fjuventude.pt/pejene2010 , até ao dia 23 de Abril de 2010
Por sua vez, a Fundação da Juventudeprocederá ao contacto com as entidades potencialmente interessadas em receber estagiários, as quais devem também proceder à sua candidatura on-line no site do Programa, até ao final de Maio.
Caberá à Fundação da Juventude gerir a carteira de ofertas e pedidos dos estágios ao abrigo do PEJENE. Da sua decisão não haverá recurso.
CARACTERÍSTICAS
Os estágios terão a duração de 2 a 3 meses, devendo decorrer entre Julho e Setembro de 2010, sendo certo que a Fundação da Juventude privilegiará os estágios com duração de 3 meses, uma vez que é este o período mais solicitado pelas empresas aderentes.
O PEJENE tem como função integrar o estagiário numa empresa/organização, desenvolvendo tarefas específicas de acordo com um Plano de Estágio previamente elaborado de acordo com a área de formação do estagiário. Estes estágios decorrerão sob a supervisão de um tutor técnico (profissional experiente da empresa/organização) que, no final do mesmo, elaborará um relatório de avaliação, de acordo com impresso próprio a fornecer pela Fundação da Juventude, para esse efeito.
Por sua vez, o estagiário deverá redigir, igualmente, um relatório sobre o estágio desenvolvido, de acordo com uma matriz a fornecer pela Fundação da Juventude, devendo o mesmo ser entregue no final do estágio ao tutor técnico, que o remeterá à Fundação, depois de visado, juntando-lhe a ficha de avaliação atrás referida.
Compete às entidades de acolhimento dos estágios pagar, no mínimo, mensalmente aos estagiários os subsídios de alimentação e de transporte de igual valor ao atribuído aos trabalhadores dessas entidades. Para além disso, deverão ainda fazer um Seguro de Acidentes Pessoais aos estagiários, coincidente com o período de estágio.
SELECÇÃO
O processo de selecção dos estagiários no âmbito do PEJENE processa-se da seguinte forma:
A Fundação da Juventude, à medida que vai recebendo as candidaturas das entidades de acolhimento faz uma pré-selecção de 2 a 3 candidatos para cada vaga, enviando os curricula desses candidatos para a empresa, seguidamente a empresa, cabendo à empresa a selecção final, normalmente através da análise do curriculum e/ou entrevista.
A pré-selecção vai ser feita durante o mês de Junho, e os candidatos à medida que vão sendo pré-seleccionados são avisados, por e-mail, desse facto. Em Julho, quando a Fundação da Juventude já não tiver mais pedidos de empresas, aqueles candidatos que não tenham sido pré-seleccionadas também serão avisados por e-mail.
Aqueles candidatos que tenham interesse em realizar estágio numa determinada empresa específica podem contactar a empresa previamente nesse sentido. Desta forma ficam com o estágio assegurado e devem no formulário de candidatura indicar que já estabeleceram o contacto prévio com a empresa. Por outro lado a empresa quando efectuar a candidatura deve informar que a vaga de estágio se destina ao estagiário em questão, indicando o nome completo do estagiário e a respectiva área de formação.
CERTIFICADOS DE ESTÁGIO
Aos jovens estagiários do PEJENE será atribuído um Certificado de Estágio, emitido conjuntamente pela Fundação da Juventude e por todas as entidades co-promotoras do Programa, documento esse que será entregue até ao final do mês de Outubro de 2010, presencialmente, em local e dia a comunicar oportunamente a todos os intervenientes
Sem comentários:
Enviar um comentário