01/12/2010

Marvão aderiu - “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte” 30 de Novembro




O Município de Marvão aderiu à iniciativa com a iluminação simbólica do seu Pelourinho Quinhentista, na tarde/noite do dia 30 de Novembro de 2010


COMUNICADO DE IMPRENSA

“Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte” 30 de Novembro

A iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte”, que decorre, amanhã, Terça-feira, 30 de Novembro, pretende unir o mundo inteiro em torno do mesmo objectivo: abolir a Pena de Morte. Neste sentido, pelo menos 22 cidades portuguesas vão juntar-se a centenas de outras cidades de todo o mundo para, neste dia, iluminar simbolicamente um edifício público ou um monumento histórico demonstrando a sua oposição à pena de morte e a favor da vida.

Aveiro, Castro Verde, Cabeceiras de Basto, Câmara de Lobos, Coruche, Esposende, Estremoz, Figueira da Foz, Grândola, Lajes do Pico, Marvão, Matosinhos, Moimenta da Beira, Moita, Montemor-o-Novo, Palmela, Povoação, Santarém, Tavira, Vila do Bispo, Vila Nova de Famalicão, Vinhais e Viseu são as cidades portuguesas que já aceitaram o desafio da Amnistia Internacional Portugal. Para além de iluminarem os ex-libris locais ou pelourinhos, algumas delas vão desenvolver actividades paralelas.

O evento “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte” surgiu pela primeira vez no ano 2002, por iniciativa da italiana Comunidade de Sant’Egidio, que quis assim assinalar o aniversário da abolição da pena de morte no primeiro estado europeu, o Grão-Ducado da Toscana, a Norte de Itália, no dia 30 de Novembro de 1786. Portugal aboliu a pena capital em 1867, para crimes civis, e em 1976, para crimes militares.

Em 2002 foram apenas 80 as cidades que participaram no evento. Hoje a celebração é dinamizada em todo o mundo por mais de 1300 cidades de 85 países que demonstram simbolicamente que desejam que a pena de morte seja totalmente abolida.

Informações Adicionais:
- Para informações sobre as actividades a serem desenvolvidas em cada uma das 22 cidades participantes no evento consultar http://www.amnistia-internacional.pt/dmdocuments/PM_IniciativasMunicipios09.pdf

- Lista completa dos Estados abolicionistas e retencionistas da Pena de Morte acessível em: http://tinyurl.com/ykf5uwg

Para mais informações, contactar:
Pedro Krupenski, Director Executivo, 918 502 502

Amnistia Internacional Portugal
Departamento de Imprensa
Lisboa, 29 de Novembro de 2010

Sem comentários: