31/12/2010
Marvão – Prazeres raianos
por Maria Ana Ventura para a Up Magazine
29/12/2010
Festa de Natal do Agrupamento de Escolas do Concelho de Marvão
O 2º e 3º ciclo será presenteado no regresso à escola, depois do Ano Novo, com uma mochila no caso dos meninos e um saco no caso das meninas, com o logo do Município.
27/12/2010
23/12/2010
Festa de Natal do Judo de Marvão
No passado dia 20 de Dezembro realizou-se a Festa de Natal do Judo de Marvão, que coincidiu com o último dia de treino antes das férias. Estiveram presentes alguns elementos da Escola de Música de Marvão e um acordeonista, que animaram o ambiente da sala, com músicas de Natal.
A solidariedade também é um valor do Judo!
Para saber mais: http://www.judodemarvao.blogspot.com
19/12/2010
18/12/2010
16/12/2010
Projecto Comenius "Hand in Hand" com mais uma actividade na Escola da Ammaia: Clube Europa
Durante a manhã os alunos receberam a técnica do Centro Europe Direct do Alto Alentejo, Ana Simão Pereira, que lhes proporcionou uma interessante sessão sobre a história da Europa, da União Europeia e dos países que a constituem. A sessão foi muito participada e os alunos da Escola da Portagem mostraram já dominar bem alguns conceitos e temas.
O Centro Europe Direct ofereceu aos alunos participantes um mapa da União Europeia, bem como um livro, e a Biblioteca Escolar ganhou também alguns folhetos e bibliografia.
Após o almoço teve lugar a 2ª vídeo-conferência entre as escolas parceiras de Marvão e Nuremberga (Alemanha), desta vez protagonizada pelos colegas germânicos.
Houve oportunidade para uma apresentação multimédia sobre a cidade de Nuremberga, uma explicação sobre os hábitos festivos natalícios, cânticos da época bem como a demonstração que na escola alemã convivem alunos de várias nacionalidades e portanto com tradições culturais muito diversas, que no entanto convivem harmoniosamente.
Ficou assim lançado o Clube Europa, rico e diversificado na sua identidade.
07/12/2010
“NATAL EM MARVÃO 2010”
O Município de Marvão volta a organizar, entre 11 de Dezembro do corrente ano e 05 de Janeiro de 2011, o programa “Natal em Marvão”.
As origens de muitas das tradições que caracterizam as celebrações modernas do Natal perdem-se nos tempos. No entanto, em Marvão volta-se a reavivar o verdadeiro espírito natalício, festa que é das crianças, e encanta os adultos, ou seja, a época do ano mais esperada.
O programa contempla, na sua vertente religiosa, a recriação do Presépio Vivo na Igreja do Espírito Santo, organizado pela Maruam – Associação de Jovens, e a celebração da Missa de Ano Novo, na Igreja de Santiago.
A passagem de ano dividir-se-á pela Sala n.º 1 do Grupo Desportivo Arenense, onde decorrerá um baile popular, e a Discoteca A Cave, em Santo António das Areias,estando o espectáculo de fogo-de-artifício programado para o Castelo de Marvão. No dia 01 de Janeiro haverá uma Festa de Ano Novo, no Centro de Lazer da Portagem.
O programa termina no dia 05 de Janeiro com as Janeiras. O grupo formar-se-á na Beirã e irá percorrer várias localidades do Concelho, cantando de porta em porta e desejando aos Marvanenses um feliz ano novo.
Natal em Marvão 2010: a verdadeira celebração do Natal!
06/12/2010
Tempos Livres da Natal 2010 [De 20 a 31 de Dezembro 2010]
03/12/2010
Exposição Pensar Portugal - 11 de Dezembro 2010 a 9 de Janeiro 2011 na Casa da Cultura
A Exposição Pensar Portugal chega à Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão pela mão do Grupo de Amigos de Castelo de Vide com o apoio dos Município de Gavião e Marvão. No edifício onde Mousinho da Silveira trabalhou como Juiz de Fora esta importante iniciativa poderá ser visitada gratuitamente até ao dia 9 de Janeiro.
Pelas 17.30 terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma conferência pelo Exmo. Juiz Conselheiro Bernardo Sá Nogueira e de seguida a Exposição será inaugurada, já na Casa da Cultura, pelas 19 horas.
01/12/2010
Treino Aberto - Judo de Marvão
Marvão aderiu - “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte” 30 de Novembro
O Município de Marvão aderiu à iniciativa com a iluminação simbólica do seu Pelourinho Quinhentista, na tarde/noite do dia 30 de Novembro de 2010
COMUNICADO DE IMPRENSA
“Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte” 30 de Novembro
A iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte”, que decorre, amanhã, Terça-feira, 30 de Novembro, pretende unir o mundo inteiro em torno do mesmo objectivo: abolir a Pena de Morte. Neste sentido, pelo menos 22 cidades portuguesas vão juntar-se a centenas de outras cidades de todo o mundo para, neste dia, iluminar simbolicamente um edifício público ou um monumento histórico demonstrando a sua oposição à pena de morte e a favor da vida.
Aveiro, Castro Verde, Cabeceiras de Basto, Câmara de Lobos, Coruche, Esposende, Estremoz, Figueira da Foz, Grândola, Lajes do Pico, Marvão, Matosinhos, Moimenta da Beira, Moita, Montemor-o-Novo, Palmela, Povoação, Santarém, Tavira, Vila do Bispo, Vila Nova de Famalicão, Vinhais e Viseu são as cidades portuguesas que já aceitaram o desafio da Amnistia Internacional Portugal. Para além de iluminarem os ex-libris locais ou pelourinhos, algumas delas vão desenvolver actividades paralelas.
O evento “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte” surgiu pela primeira vez no ano 2002, por iniciativa da italiana Comunidade de Sant’Egidio, que quis assim assinalar o aniversário da abolição da pena de morte no primeiro estado europeu, o Grão-Ducado da Toscana, a Norte de Itália, no dia 30 de Novembro de 1786. Portugal aboliu a pena capital em 1867, para crimes civis, e em 1976, para crimes militares.
Em 2002 foram apenas 80 as cidades que participaram no evento. Hoje a celebração é dinamizada em todo o mundo por mais de 1300 cidades de 85 países que demonstram simbolicamente que desejam que a pena de morte seja totalmente abolida.
Informações Adicionais:
- Para informações sobre as actividades a serem desenvolvidas em cada uma das 22 cidades participantes no evento consultar http://www.amnistia-internacional.pt/dmdocuments/PM_IniciativasMunicipios09.pdf
- Lista completa dos Estados abolicionistas e retencionistas da Pena de Morte acessível em: http://tinyurl.com/ykf5uwg
Para mais informações, contactar:
Pedro Krupenski, Director Executivo, 918 502 502
Amnistia Internacional Portugal
Departamento de Imprensa
Lisboa, 29 de Novembro de 2010