01/08/2008

Marvão assina acordo histórico de geminação no Brasil

Presença no Palco do Cachaçafest com todas as autoridades locais

Momento da assinatura do acordo de geminação

Entrega da bandeira do Município de Marvão

Assistência do acto solene

A comitiva com o Prefeito e os autores da primeira história de Castelo do Piauí
-
No passado dia 25 de Julho, uma comitiva do Município de Marvão composta pela Dr.ª Catarina Machado (técnica superior de história que tem acompanhado todo o processo de geminação); pela Dr.ª Madalena Tavares (vereadora em exercício à data dos primeiros contactos); pelo Dr. Carlos Sequeira (actual Presidente da Assembleia Municipal) e pelo Dr. Pedro Sobreiro (Vice-Presidente) assinou em Castelo do Piauí, no Brasil, um acordo histórico de geminação com aquele local que também em tempos se chamou Marvão.

No palco do Cachaçafest, o maior evento da região e perante os muitos milhares que assistiam à cerimónia, os responsáveis pelos dois municípios selaram o acordo que oficializa a irmandade entre os dois concelhos.
Para além das óbvias semelhanças de toponímia, há todo um rol de coincidências que ditam esta união ao nível das festividades, da gastronomia, dos usos e costumes, bem como da própria história que aproxima estas duas localidades e as passa agora oficialmente a unir após a celebração deste acto solene.

Pedro Sobreiro referiu então que “para municípios como os de Marvão e de Castelo do Piauí que têm grandes aspirações turísticas e apostam sempre e cada vez mais neste sector estratégico das nossas economias, esta geminação constitui a criação de uma ponte, de uma plataforma de união que nos irá desenvolver a ambos no âmbito cultural, empresarial e turístico. É pois com enorme ilusão e com uma esperança redobrada que aqui assinamos o casamento entre os nossos municípios irmãos, abrindo uma nova página de cooperação na nossa história que nos trará um futuro certamente mais promissor”.
Com uma enorme cobertura da parte da comunicação local e nacional, a cerimónia protocolar foi acompanhada por diversas televisões, rádios e os jornais que atribuíram à comitiva um mediatismo sem par e um reconhecimento público generalizado.

“Após a concretização desta geminação é agora momento para com recurso às novas tecnologias que nos aproximam, encetarmos um trabalho conjunto, com os técnicos dos dois municípios em consonância, para conseguirmos obter os melhores resultados e avanços possíveis”, referiu ainda o autarca marvanense.

Em Novembro, será a vez da comitiva castelense visitar Marvão e conhecer a Feira da Castanha, concluindo a fase protocolar e selando o processo em terras lusas.

1 comentário:

Robson Lima disse...

Estou trabalhando do lado de cá, em Castelo do Piauí, em prol dessa união cultural entre nossas duas cidades irmãs, entre os dois lugares privilegiadamente denominados Marvão. Quero acrescentar também que foi muito proveitosa a visita que tivemos há cerca de quinze dias, da comitiva marvanense. Particularmente, tive a sensação de parte do dever cumprido, ao ver que a geminação está dando os primeiros frutos, a saber, a vinda de tão importantes figuras portuguesas a nosso torrão castelense.

Um forte abraço a todos os irmãos de além mar.