20/08/2008

PRESS RELEASE - Etaproni – Formação de Sucesso




A Escola Tecnológica Artística e Profissional de Nisa, à semelhança do ano lectivo transacto, promove no próximo ano lectivo 2008/2009, o curso INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS. Este curso permite aos interessados concluir o 12º ano de escolaridade, num regime pós-laboral e habilita os alunos a exercer a profissão de Técnico de Informática.
O Técnico de Informática é o profissional que, de forma autónoma e no limite das competências que lhe são atribuídas, executa a gestão de um parque informático, a instalação e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, sistemas operativos e aplicações informáticas; configura e opera aplicações de escritório e bases de dados, desenvolve programação, instala e gere servidores “web” bem como procede à formatação de páginas em hipertexto para a Intranet /Internet.
Os alunos que se especializam nesta área adquirem três grandes competências base:
Instalar e proceder à manutenção de computadores, periféricos, redes locais, sistemas operativos e utilitários;
Configurar e operar software de escritório – processadores de texto, folhas de cálculo, software de apresentações gráficas e utilitários, e proceder à gestão de bases de dados;
Proceder ao desenvolvimento e manutenção de programação, e instalação e manutenção de servidores “web” e formatação de páginas em hipertexto para a Intranet/Internet.
Ao longo do ano lectivo 2007/2008, os alunos que se inscreveram no curso acima referido tiveram a oportunidade única de conciliar a sua actividade profissional com o horário pós-laboral, que é apresentado durante a frequência do mesmo. Uma outra vantagem é o facto de os alunos terem uma componente muito prática, no decorrer das aulas, visto que a grande maioria das disciplinas assenta, maioritariamente, no domínio do “saber – fazer” como referiu um dos alunos “ (…) ao nível profissional sinto-me preparado para ingressar no mundo do trabalho nesta área (…) ” e não na componente, exclusivamente, teórica, como é o caso de outros cursos que têm vindo a ser dinamizados e que validam competências para as quais os alunos não estão devidamente capacitados.
As principais actividades desenvolvidas pelos alunos que frequentaram o curso IMSI foram a criação de um Blog da turma (etaproni-imsi.blogspot.com), onde estão alguns dos trabalhos desenvolvidos nas restantes disciplinas e, também, uma página na Internet que estará, brevemente, disponível aos interessados em www.etaproni.edu.pt.

Sem comentários: