29/09/2008

Águas do Norte Alentejano promove acção de limpeza da Albufeira de Apartadura


No âmbito das Comemorações do Dia Nacional da Água, 1 de Outubro, a Águas do Norte Alentejano em parceria com o Município de Marvão e as e as Juntas de freguesia de São Salvador da Aramenha, Beirã, Santa Maria e Santo António das Areias vão promover uma acção conjunta de limpeza das margens da Albufeira da Apartadura.

Esta acção, impulsionada devido à difícil realidade que se vive nas margens das albufeiras do Distrito de Portalegre, onde o lixo se acumula em locais de difícil acesso, danificando a beleza da paisagem e contribuindo para a poluição do ambiente, é dirigida a toda a população e pretende sensibilizar para esta problemática.

A Águas do Norte Alentejano irá neste dia oferecer ao Município de Marvão contentores de lixo e placas de sinalização/sensibilização “lixo no chão não, utilize o contentor”, a colocar em lugares estratégicos da referida albufeira.

No final da manhã, será pesado o lixo retirado, de forma a dar a conhecer os resultados desta iniciativa, aproveitando ainda para sensibilizar a população para a situação do abandono dos lixos em locais inadequados.

Para participar nesta acção pelo ambiente, basta inscrever-se até dia 29 de Setembro, na sede da Águas do Norte Alentejano ou em qualquer Junta de freguesia do Município de Marvão, onde encontra mais informação sobre o local do encontro e o programa da acção.

Nova Vida e Melhor Ambiente… este é o reflexo do nosso trabalho!

Com uma actividade profundamente ligada à valorização e protecção do ambiente natural e humano, a Águas do Norte Alentejano tem como prioridade a melhoria contínua da distribuição de água, em quantidade e em qualidade, bem como o tratamento de águas residuais. O plano de investimento em curso vem assegurar a qualidade dos serviços prestados, criando as condições necessárias para colmatar as crescentes necessidades de água para consumo público e para garantir a qualidade da água devolvida ao meio ambiente. O seu trabalho reflecte-se na melhoria da qualidade de vida da população e na preservação do meio ambiente, dando um importante contributo para o desenvolvimento socioeconómico da região.

O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais do Norte Alentejano

A concessão da exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte Alentejano foi atribuída, por um período de 30 anos, à empresa Águas do Norte Alentejano. Esta tem como accionistas o grupo Águas de Portugal e os municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sôr, Portalegre e Sousel.

O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água, cujo investimento ascende a cerca de 79,2 milhões de euros, vem garantir o fornecimento de água, em quantidade e em qualidade, a mais de 130.000 habitantes. O Sistema Multimunicipal de Saneamento, que representa um investimento de 41 milhões de euros, foi dimensionado para tratar as águas residuais de mais de 145.000 habitantes-equivalentes.

Este é um projecto financiado em 72,5% pelo Fundo de Coesão da União Europeia.


Para mais informação, contactar a Águas do Norte Alentejano pelo telefone: 245 302 100.

Sem comentários: