15/09/2008

The Poppers compõem em Marvão


A banda lisboeta “The Poppers” encontra-se neste momento num retiro no concelho de Marvão a compor os temas do seu segundo disco de originais. A conhecida banda autora de êxitos como “She´s on my mind”, “Mrs. A” ou “Days of Summer”que pratica uma sonoridade revivalista com forte influência de bandas britânicas como Beatles, Rolling Stones ou Who, aceitou o convite que o vereador da cultura de Marvão, Pedro Sobreiro, lhes fez na última edição do Marvão Rockfest e rumaram em direcção a este concelho para ali poderem tranquilamente trabalhar nos novos temas antes da entrada em estúdio.

Nos próximos dias, o sucessor do aclamado “Boys keep swinging” será composto num ambiente bucólico e em permanente contacto com a natureza que propiciará à banda a evolvente ideal para se concentrar apenas na sua missão criativa.

Recordamos que este tipo de parceria já foi desenvolvida no passado, no caso concreto com a banda conimbricense Wraygunn, cabeças de cartaz da primeira edição do Rockfest, que também aceitaram o desafio deste autarca e compuseram em Marvão grande parte dos temas do seu bem sucedido álbum de 2007, “Shangri-La”, aclamado pela crítica como o melhor registo português desse ano. Nas entrevistas promocionais em rádios, jornais ou mesmo na televisão, o frontman Paulo Furtado, foi incansável nas referências que fez a Marvão, realçando sempre a liberdade e a paz criativa de que puderam desfrutar naquelas paragens, chegando mesmo a afirmar que o título deste seu último trabalho foi influenciado por esta terra: “Foi importante a semana que passámos em Marvão a fazer algumas músicas, com as tais aranhas e as dificuldades rurais que para nós, miúdos da cidade, são um bocado ameaçadoras(…). A ideia de chamar ao álbum “Shangri-La” nasceu aí, desse paraíso perdido. E de percebermos que ele está dentro de nós, que ele está onde nós estivermos” (Suplemento Y, Jornal Público de 23 de Março de 2007).

Ambas as bandas lamentaram informalmente a descontinuidade do “Marvão Rockfest” que por ser um festival totalmente dedicado a bandas portuguesas e o único evento de grande projecção para a juventude realizado no concelho, tinha tudo para se afirmar no panorama nacional até porque possuía mais-valias que o tornavam único, como a fabulosa envolvente paisagística e a riqueza do património cultural ali edificado. O festival não teve continuidade por decisão de instâncias superiores que alegaram como motivo a necessidade de contenção financeira.

Saiba mais sobre os Poppers em http://www.myspace.com/thepoppers



THE POPPERS fogem para MARVÂO PARA DESENHAR NOVO ÁLBUM

Verão de 2007, Tour de promoção do nosso primeiro Álbum (Boys Keep Swinging), invadimos o Festival de Musica em Marvão. Tudo corria dentro da normalidade “pós – concerto” se é que me entendem, até avistar o meu irmão Nuno “BONES” Jesus a falar fluentemente Espanhol com duas meninas que se diziam apreciadoras da nossa musica. Depois desta visão pensei: o Bones a falar espanhol…a partir de agora é sempre a descer… estava errado.
Numa conversa pouco formal com Pedro Sobreiro, responsável pelo Festival e Vereador da C.M. Marvão, fomos convidados a voltar a esta terra. Disse-nos: “Terei todo o gosto em ter-vos por cá noutras circunstancias, pensem na possibilidade de produzir o próximo álbum cá, pensei nisso! Ficam fechados numa casa ninguém vos chateia”. Acabei por voltar a Marvão dias depois, tal foi a curiosidade em conhecer de forma mais profunda esta Vila. Voltei para Lisboa histérico com tamanha riqueza.
FAST FOWARD, Setembro de 2008 e cheios de Ideias para o novo disco, cá estamos nós a dias de aceitar o desafio lançado o ano passado. Tal como faziam todas as bandas que nos inspiraram, também nós vamos ter a possibilidade de nos fecharmos numa casa, isolada de tudo para nos focarmos no mais importante: o 2º a chegar. Tudo isto graças á boa vontade de alguém que acredita incontestavelmente na musica que se faz em Portugal, que acredita no Rock N Roll.

Em primeira análise o Rock N Roll é descarga de energia com 3 acordes, são melodias, refrões, riffs de guitarra, noites perdidas e mais sei lá o quê….mas o mais importante são as pessoas que se vão cruzando cada uma no seu caminho, cada um com as suas paranóias e opiniões. Eu, Tu, o Bonés (conhecido também entre amigos pelo Poliglota), o Pedro e muitos mais que ainda tenho esperança de vir a conhecer.

Servem estas frases para agradecer em Voz Alta a Marvão a oportunidade cedida,

Rai Popper (vocalista da banda)


PS: O Rock n’ Roll não está morto, nem nunca esteve

Sem comentários: