29/12/2008

Vem cantar as Janeiras

Se gosta de tradições populares, junte-se a nós e venha cantar as Janeiras pelo concelho de Marvão. Não importa se é melhor ou pior cantor(a), desde que tenha alegria e boa disposição, está desde já contratado(a) para uma tarde/noite bem passada. As tropas, comandadas pelo Prof. Veiga, reúnem na Beirã (onde terminou o roteiro de 2008), junto à igreja, por volta das 15 horas e partem depois concelho fora, animando bares, tabernas, adegas e casas de populares. Não falte!

Domingo dia 4 de Janeiro a partir das 15 horas

Ponto de Encontro: em frente à igreja da Beirã


Percurso de 2009 (no sentido inverso do ano anterior):
Beirã
Barretos
Santo António das Areias
Marvão
Portagem
Escusa
São Salvador
Porto da Espada
Alvarrões

INE/Educação: Belmonte é o concelho do país com maior taxa de retenção no ensino básico

Lisboa, 23 Dez (Lusa) - Belmonte, no distrito de Castelo Branco, é o concelho do país com maior taxa de retenção e desistência no ensino básico, segundo os Anuários Estatísticos Regionais hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).


Metade dos 308 municípios portugueses tem uma taxa de retenção e desistência no ensino básico superior a 10,1 por cento, a média total nacional.
De acordo com os documentos, que compilam as indicações estatísticas nacionais à escala regional e municipal, o município de Belmonte regista uma taxa de retenção e desistência na ordem dos 20,3 por cento quando a média nacional é de 10,1 por cento.
O maior problema do concelho está ao nível do 3º ciclo do ensino básico com o município a deter uma taxa de retenção de 40,2 por cento, mais do dobro da percentagem de Portugal (18,4).
No ensino secundário, a taxa de conclusão situa-se nos 56 por cento quando a média nacional é de 75,2 por cento.
Monforte e Aljustrel, dois concelhos alentejanos, seguem a mesma linha de Belmonte, ao deter uma taxa de retenção no ensino básico na ordem dos 19 por cento.
Em Monforte, concelho do distrito de Portalegre (Alto Alentejo) com uma taxa de pré-escolarização de 81,2 por cento, regista-se uma taxa de retenção de 13,4 por cento no 1º ciclo, 8,2 por cento no 2º ciclo e 37,2 por cento no 3º ciclo.
Já Aljustrel, concelho do Baixo Alentejo e pertencente ao distrito de Beja, detém uma taxa de retenção de 1,9 por cento no 1º ciclo, de 16 por cento no 2º ciclo e de 42,2 por cento no terceiro ciclo.
No extremo oposto estão municípios como Marvão (Alto Alentejo), um concelho com uma taxa de escolarização na ordem dos 96 por cento e que ao nível da retenção atinge apenas os 3,3 por cento, assim como Oleiros (Pinhal, interior Sul) que com uma taxa de escolarização de 87,7 por cento detém 3,6 por cento de retenções no ensino básico.


© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. 2008-12-23 17:15:01

Publicado aqui

22/12/2008

Mega Tenda 2009


Na última noite do ano, não tem nada que enganar! Todos os caminhos vão dar à Megatenda situada no Centro de Lazer da Portagem, onde a diversão é rija e dura toda a noite! Se optou por sair e jantar fora com os amigos, se está farto de reveillons fatelas, se quer fechar o ano em grande, a Megatenda espera por si. O único sítio onde não paga entrada, onde o consumo tem preços em conta, onde a música é esplendorosa e os DJs internacionais. Venha divertir-se em grande connosco!

Onde: Centro de Lazer da Portagem
Quando: A partir das 21h
Quanto: Entrada Livre

Festa de Natal da E. B. I. c/ J. I. de Ammaia - Portagem em fotos





















21/12/2008

Estação dos Caminhos-de-ferro de Beirã - Comunicado









Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Gerência da CP,
Eng.º Francisco Cardoso dos Reis,

O Município de Marvão tomou conhecimento, através de Munícipes residentes na localidade, que representantes da CP estavam a retirar mobiliário da Estação dos Caminhos-de-ferro de Beirã. Tratando-se de mobiliário construído na época à medida do edifício e da sua funcionalidade, que no seu conjunto constituem uma forte referência no imaginário de todos os Marvanenses, assim como uma parte importante do seu Património, venho apresentar a minha reclamação por esta decisão unilateral levada a efeito por V. Exas.

Com o devido respeito, considero esta decisão inadequada para uma Empresa com a V. importância que prossegue os princípios de responsabilidade social e, além disso, inserida num contexto democrático e europeu.

Deste modo, certo que V. Exas. darão a devida atenção à minha contestação, solicito a reposição do mobiliário e também a V. colaboração para dignificar este Património.

A actual Estação dos Caminhos-de-ferro de Beirã assenta sobre a primeira, mais pequena e de menor envergadura e que foi construída nos finais do séc. XIX. Na primeira metade do século XX, reconhecendo a CP a importância e simbologia da última, ou primeira estação portuguesa na linha Lisboa / Madrid / Europa aumentou-a em espaço e condições de acolhimento, revestiu-a de magníficos painéis de azulejos, assinados por Jorge Colaço, retratando os principais monumentos portugueses qual sala de visitas de Portugal. Na mesma data e ao lado da estação ergueu a CP novo edifício denominado Restaurante, onde os utentes do Caminho-de-ferro, podiam comer e descansar, enquanto aguardavam durante as normais e por vezes longas paragens que se efectuavam na estação terminal de Beirã, por via da Alfândega, Guarda Fiscal e também da PIDE.

Nestes edifícios, mas especialmente no do Restaurante, encontramos um conjunto de soluções arquitectónicas desenvolvidas pelo arquitecto Raul Lino, vulgarmente conhecidas por “Casa Portuguesa” e profusamente utilizadas pelo regime de Salazar em edifícios públicos.

Foi esta estação e especialmente o Restaurante palco de múltiplos episódios secretos relacionados com a complexa história da Europa decorrente da 2ª Grande Guerra Mundial. Aqui se reuniram espiões, aqui se combinaram estratégias, aqui se assinaram declarações de neutralidade conveniente. Aqui estanciou muito do “ouro nazi” e por aqui muitos perseguidos passaram.

Assim, quer por via do elevado interesse patrimonial que a arquitectura destes edifícios encerram, quer pelas vivências de inegável valor histórico que presenciaram, justifica-se a sua integral preservação e justifica-se igualmente que, de imediato, a Câmara Municipal, face aos constantes atentados perpetrados pela CP, como a presente ocorrência da retirada de mobiliário, promova a classificação destes imóveis como de interesse municipal e inicie o processo da sua classificação junto do IGESPAR.


Com os melhores cumprimentos,

O Presidente da Câmara Municipal de Marvão,

Victor Manuel Martins Frutuoso





17/12/2008

Concerto de Natal - Município de Marvão



Concerto de Natal 2008

Tema: Natal para todos

Local: Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Beirã, Marvão

Dia: 21 de Dezembro de 2008, domingo

Hora: 16 horas

Genérico artístico: Recital de canto e piano

Classificação: Maiores de 6 anos

Duração: 60 minutos

Programa:

“O come all ye faithful” (Adestes Fideles) Tradicional
“How beautiful” de O Messias Haendel (1685-1759)
“Domine Deus” de Glória Vivaldi (1678-1741)
“Quia respexit” de Magnificat Bach (1685-1750)
“Num beut die Flur das frische Grün” de A Criação Haydn (1732-1809)
“Et exultavit Magnificat” de Magnificat Bach (1685-1750)
“O Holy Night” A.C. Adam
“The First Noël” Tradicional
“Ave Maria” Bach – Gounod (1818-1893)
“Ave Maria piena di grazie” da Ópera Otello G. Verdi (1813-1901)
“Repentir” Gounod (1818-1893)
“Agnus Dei” Bizet (1838-1875)
“Gloria in excelsis Deo” Tradicional
“Natal de Elvas” Cancioneiro de Elvas
“Noite Feliz” F. Gruber

Soprano: Jacinta Almeida
Piano: Amadeu Oliveira

AVISO DE ACTIVIDADES EN EL MUSEO ARQUEOLÓGICO PROVINCIAL DE BADAJOZ

La Consejería de Cultura y Turismo de La Junta de Extremadura y el Museo Arqueológico Provincial de Badajoz, se complacen en anunciarles la celebración de su próxima conferencia dentro del ciclo 2008 que se celebrará el sábado 13 de diciembre a las 11´30 horas en salón de actos del Museo titulada: "La Villa Romana de Torre Aguila y las Fíbulas Aquiliformes de la Península Ibérica" que será impartida por el Dr. Germán Rodríguez Martín."

LA PIEZA INVITADA" EN EL MAPBA.

El Museo Arqueológico Provincial desarrollará entre el 13 de diciembre de 2008 y el 31 de marzo de 2009 la iniciativa "LA PIEZA INVITADA".Esta idea pretende exponer periódicamente, entre las propias piezas que forman la exposición permanente del Museo, otras procedentes de colecciones y fondos que por su interés y exclusividad complementen la exposición del Museo. La primera pieza invitada (2008-2009) es una fíbula aquiliforme de Época visigoda (siglos VI-VII d. C.) hallada durante las excavaciones de la Villa Romana de "Torre Aguila" en Barbaño(Badajoz). Se trata de una pieza excepcional, conservada en el Museo Nacional de Arte Romano de Mérida, organismo gracias a cuya colaboración ha sido posible este préstamo temporal. La fíbula de Torre Aguila es un exponente muy singular de la orfebrería hispano visigoda, que tiene en este tipo de broches uno de sus referentes de mayor calidad técnica y artística. Las fíbulas aquiliformes son elementos de adorno y prestigio personal de las que se han hallado escasos ejemplares distribuidos por lugares muy distantes de Europa Occidental. La "pieza invitada" será presentada el sábado 13 de diciembre, una vez finalizada la conferencia que, sobre las excavaciones de La Villa Romana de "Torre Aguila" y las características de las fíbulas aquiliformes de la PenÌnsula Ibérica, pronunciará el investigador D. Germán Rodríguez Martín, director de las excavaciones de este importante yacimiento arqueológico.

El acceso a estos actos es libre y gratuito.adjuntamos programas informativos.

El Museo espera que estas actividades resulten de su interés y les saluda cordialmente

Museo Arqueológico Provincial de Badajoz

Plaza José Álvarez y Sáez de Buruaga s/n06071 BADAJOZ

Apdo. de correos 70234 924 00 19 08Fax 924 00 19 12

E-mail museoba@juntaextremadura.net

2008 - Ano Europeu do Diálogo Intercultural -Concurso regional de ensaio e fotografia


PRAZO DE ENTREGA DE TRABALHOS ATÉ 31 DE DEZEMBRO

Para celebrar o Ano Europeu do Diálogo Intercultural o Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo, da Escola Superior Agrária de Elvas, promove o Concurso Regional de Ensaio e Fotografia, dirigido aos jovens naturais ou residentes na região do Alentejo, entre os 15 e 25 anos.

2 Categorias:

Categoria Ensaio "Estamos a integrar bem os nossos imigrantes?"
Serão aceites textos escritos, até uma página A4. Pretende-se que os trabalhos façam uma reflexão sobre a integração dos imigrantes em Portugal, em particular na região do Alentejo. Poderão ser complementadas com algumas ideias sobre que medidas poderiam ser implementadas para melhorar essa integração, quer a nível europeu, como ao nível local, como seja na tua cidade/ vila, na tua escola…

Categoria Fotografia "Culturas na minha escola."
Serão aceites trabalhos fotográficos que consigam captar uma mensagem de diversidade cultural, integração e aproximação de culturas, quer seja uma diversidade de índole religiosa, étnica, de nacionalidade, etc.

Envio dos trabalhos para: 2008.dialogo.intercultural@gmail.com

Prémios: os melhores trabalhos em cada categoria receberão uma máquina fotográfica digital

Prazo de envio de trabalhos: 31 de Dezembro de 2008

Consulta o regulamento em:
http://www.esaelvas.pt/europedirect/concurso.htm

16/12/2008

Maria Leal da Costa e a Unicef


Queridos amigos,

Colaborando com a UNICEF, executei graciosamente um grupo escultórico a que chamei Família. Da escultura, fez-se uma edição de 200 múltiplos, todos assinados por mim, que se encontram desde já em subscrição pública, como podem ver no folheto em anexo,que explica o modo e as condições de aquisição. Acima de tudo gostaria que esta peça pudesse contribuir para auxiliar esta organização, dependente da ONU, que faz um trabalho notável pelas crianças sofredoras em todos os continentes.A vossa adesão é fundamental para que esse objectivo seja atingido.
Para comprar siga os seguintes passos: www.unicef.pt- Cartões e produtos- Presentes – Casa e decoração- Página 2
Os meus melhores cumprimentos,
Maria Leal da Costa

15/12/2008

Programa da Festa de Natal da E.B.I. com J.I. Dr. Manuel Magro Machado




Projecto de Beneficência


Projecto de Beneficência na Escola da Portagem
Recolha de roupas, brinquedos, material escolar e de alimentos embalados.
O material pode ser entregue na Escola B.I. com JI de Ammaia, ao cuidado do Prof. Filipe Ferreira. O material recolhido reverte a favor das famílias mais carenciadas do concelho e algumas instituições do distrito
Participem e depositem.

Boas Festas - Casa do Povo de Santo António das Areias‏


A Direcção da Casa do Povo de Santo António das Areias deseja a todos um Feliz Natal e um Bom Ano Novo de 2009!
Nesta quadra festiva não podemos deixar de agradecer toda a dedicada e desinteressada colaboração de todos os que contribuiram e apoiaram esta Instituição Particular de Solidariedade Social.
A Presidente da Direcção

Cristina Novo

14/12/2008

Campanha "a brincar e a jogar, descobre como te alimentar" - Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa







Campanha realizada com as turmas de 1º Ciclo, da E. B. I. c/ J. I. de Ammaia - Portagem e da E. B. I. c/ J. I. Dr. Manuel Magro Machado - S. A. Areias.

Presépio em três dimensões


Presépio construído pelas turmas do 3º ciclo da Escola B.I. com J.I. de Ammaia - Portagem

13/12/2008

Marvão - Presépio ao Vivo


Depois do sucesso da última edição, no ano transacto, aqui está a Maruam - Associação de Jovens a fazer renascer o Presépio ao Vivo em Marvão, que durante alguns anos empolgou a agenda cultural marvanense.
Tal como nas demais edições irá realizar-se na Igreja do Espírito Santo, durante os fins de semana de 20/21 de Dezembro de 2008, e 27/28 de Dezembro de 2008.
O horário será das 14h às 19h.
Esta edição terá a sua cerimónia de apresentação no dia 20/11 pelas 15h00, com a Actuação do Rancho Folclórico de Santo António das Areias e a Escola de Música de Marvão.

Organização: Maruam
Parceiros: Município de Marvão, Freguesia de Marvão, Freguesia de Beirã, Freguesia de S.Salvador de Aramenha, Freguesia de Santo António das Areias.
Apoios: Caixa Geral de Depósitos, Albergaria D. Manuel, Restaurante Casa do Povo, Restaurante Varanda do Alentejo, Pensão D.Dinis, Artesanato: Poial da Artesã - Marvão.



11/12/2008

A intervenção no território e a defesa da floresta contra incêndios - Seminário 15 de Dezembro 2008

15 de Dezembro de 2008
Câmara Velha - Casa da Cultura de Marvão

INTRODUÇÃO
Este seminário tem como objectivo debater o controlo da problemática dos incêndios florestais (ou incêndios rurais), a partir da perspectiva da intervenção humana no território.
Em termos concretos, procurará discutir-se:
- O equilíbrio entre intervenções específicas para a defesa contra incêndios enquadradas nos PMDFCI e as intervenções territoriais promovidas pela PAC;
- O conhecimento cartográfico do território como base para uma intervenção eficiente;
- A conservação da natureza e a salvaguarda dos valores ambientais no âmbito das intervenções de DFCI.



PROGRAMA DO SEMINÁRIO
14.00 – Sessão de Abertura .
Presidente da Câmara Municipal de Marvão
Autoridade Florestal Nacional
Autoridade Nacional de Protecção Civil

14.30 – A aderência à realidade e a cartografia de diagnóstico num PMDFCI. Caso de Marvão.
Engº Pedro Cortes, Geoterra

15.00 – Políticas rurais e o ciclo de incêndios – passado e futuro
Professor Francisco Avillez, Agroges

15.30 – A caça como um elemento da defesa contra incêndios
Professor João Bugalho,

16.00 – Pausa para café


16.30 – A conservação da natureza nos PMDFCI
Engº Armando Carvalho – ICNB

17.00 – A construção e a utilização da cartografia de ocupação do solo de Marvão (demonstração cartográfica)
Engº Hugo Lopes - Geoterra

17.30 – Debate e mesa redonda – a articulação entre o estado central, municípios, proprietários florestais e outros actores locais num processo de defesa contra incêndios

18.30 – Sessão de encerramento


Para mais informações contacte:
Câmara Municipal de Marvão
Largo Santa Maria
7330 – 101 Marvão
Tel. (+351) 245 909 130
Fax: (+351) 245 993 526
Engº. Luis Vitorino
Telem. 967 513 007
gabineteverde@iol.pt

Município de Marvão - Festa de Natal dos Funcionários




Campanha de Distribuição de Lâmpadas Economizadoras


Perto de 4.200 lâmpadas de baixo consumo vão ser distribuídas em cerca de 1.000 habitações do concelho de Marvão nos próximos dias 11 e 12 de Dezembro



Esta é uma acção que decorre a nível nacional, e que se prolongará até 2009, promovida pela EDP e pela ADENE, e pretende distribuir um total de 400.000 lâmpadas eficientes a moradores de bairros sociais e históricos. Esta medida permite que as famílias poupem cerca de 18 milhões de euros e evita a emissão de 60 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.
Inserida no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo (PPEC) da ERSE, esta iniciativa da EDP e da ADENE – Agência para a Energia contará com o apoio do Município de Marvão e da AREANATejo.
A distribuição será efectuada porta-a-porta e cada agregado familiar receberá gratuitamente quatro lâmpadas fluorescentes e um guia de boas práticas de consumo de energia eléctrica.
A acção de lançamento terá lugar amanhã, dia 11 de Dezembro, pelas 14h30, na Casa da Cultura de Marvão, seguindo-se a distribuição na Vila de Marvão e nas 5 seguintes localidades: Beirã, Escusa, Portagem, Porto da Espada e S. Salvador de Aramenha.
Para 2009 está prevista a abrangência dos concelhos de Castelo de Vide, Elvas e Portalegre.
A acção é simples e o objectivo é claro: trocar lâmpadas incandescentes (tradicionais) por lâmpadas fluorescentes compactas (economizadoras), que irão contribuir em grande escala para a redução do consumo de energia eléctrica destinado à iluminação das habitações.
As lâmpadas economizadoras proporcionam benefícios não só pelo facto de consumirem menos energia para proporcionar a mesma intensidade luminosa, como também têm um período de vida útil muito superior. Em relação a uma lâmpada incandescente, uma lâmpada economizadora consome menos 80% de energia e dura até 5 a 8 vezes mais.


10/12/2008

Presépio Vivo em Marvão


Neste Natal, as portas da Igreja do Espírito Santo voltam a abrir-se para revelarem a todos os visitantes o maravilhoso quadro da recriação do nascimento de Cristo. Os jovens da Maruam – Associação de Jovens de Marvão, encarnam nas personagens bíblicas e propõe-se encantar crianças de todas as idades com a beleza deste momento único.


Onde: Igreja do Espírito Santo - Marvão
Quando: Dias 20 e 21 de Dezembro, das 14h às 19h /Dias 27 e 28 de Dezembro, das 14h às 19h
Quanto: Entrada Gratuita

Encontros Empresariais Alentejo Turismo 2015Hotel



HotelFrancis, Beja,

17 de Dezembro de 2008 (14h30)

No âmbito da Agenda dos Factores de Competitividade do QREN, a Turismo do Alentejo, E.R.T encontra-se a preparar uma proposta de Estratégia de Eficiência Colectiva, cuja ideia central reside na implementação de acções de natureza pública e privada, associadas à chamada “Economia Verde”. O objectivo do programa de acção que se pretende desenvolver, passa pela organização e promoção do Alentejo, como um destino turístico responsável, sustentável, gerador de emprego qualificado e adequado ambientalmente.

No quadro da referida Estratégia de Eficiência Colectiva, ganha especial protagonismo o tema da Eficiência Energética. Interessa, sobretudo à Turismo do Alentejo ERT estimular a adopção de práticas empresariais inovadoras ao nível dos empreendimentos turísticos da região, que contribuam não só para a redução da respectiva “factura energética”, mas que criem igualmente valor acrescentado à marca Alentejo, no quadro de uma maior responsabilização ambiental e social de todos os agentes do sector. Para atingirmos estes objectivos a ERT está já a colaborar com a ARECBA e com a AREANATejo. Em anexo poderá encontrar o programa desta primeira ronda dos “Encontros Empresariais Alentejo Turismo 2015”.

As inscrições poderão ser realizadas até ao próximo dia 16 de Dezembro: maria.gantes@turismodoalentejo-ert.pt

(ficha de participação igualmente em anexo)

Contamos com a sua presença!

04/12/2008

Ludotecas do Concelho de Marvão - Férias de Natal







Inscrições até dia 15 Dezembro
Quota 7,5€



Recantos - RTP2 - Marvão



O programa "Recantos" da RTP2, filmado na vila de Marvão, irá para o ar no sábado, dia 6 de Dezembro, pelas 11.30h.

Informações sobre alojamento, lazer, gastronomia e itinerários, sempre alternativos aos convencionais

RECANTOS motiva os telespectadores a "fazerem-se à estrada", por esse Portugal fora. Pensado como um guia de descoberta, o programa inclui informações sobre alojamento, lazer, gastronomia e itinerários, sempre alternativos aos convencionais. Não se trata de um programa de turismo mas sim de viagens, com tudo o que isso implica. RECANTOS é uma fuga às auto-estradas, aos monumentos com fila para entrar e aos hotéis impessoais com "pequeno-almoço até às dez".



Escuela de Ciudadania Joven/08


Exmos Senhores/as
Renovamos o nosso convite para a participação no evento “Escuela de Ciudadania Joven/08”, que terá lugar em Badajoz entre os dias 11 e 13 de Dezembro.
Para todos aqueles que estejam interessados em participar informamos que o alojamento, pequeno almoço e almoço dos dias do evento serão suportados pela Direcção Regional do Alentejo do Instituto Português da Juventude. O alojamento será em quartos triplos, num aparthotel em Badajoz.
Solicitamos que sejam céleres na decisão e que, após consulta do Programa definitivo, que enviamos em anexo, escolham o painel em que pretendem participar.
As inscrições podem ser feitas online em http://www.escueladeciudadaniajoven.org/ sendo que posteriormente informarão os nossos serviços regionais, afim de articularmos a logística.
Estando cientes de que a participação do Alentejo será em quantidade e qualidade, enviamos os nossos cumprimentos.

Contactos – paula.caramelo@ipj.pt e altino.barradas@ipj.pt ou pelo telefone 245301900
PROGRAMA DISPONÍVEL AQUI

Comboio Hotel Lusitânia Expresso

Caros amigos, boa tarde,

O GAFNA, Grupo Amigos da Ferrovia Norte Alentejana regojiza-se com o regresso (a partir de 15/12/2008) da ligação ferroviária Lisboa - Madrid, através do comboio Lusitânia Comboio Hotel, ao ramal de Cáceres e a Marvão, reactivando a ligação directa do Norte Alentejano (estação de Marvão-Beirã) a Lisboa e a Madrid. Tudo isto acontece após a modernização da via em Espanha (entre Valência de Alcântara e Herreruela). Esta modernização vai permitir uma ligeira redução do tempo de viagem entre Lisboa e Madrid.

Aqui fica o novo horário do Lusitânia.

Cumprimentos,Paulo Fonseca

GAFNA


II Cicloturismo - 14 de Dezembro - Beirã


Marvão em destaque no "Imagens de Marca" da SIC Notícias

Marvão vai estar uma vez mais em grande destaque num canal de televisão nacional, desta vez na SIC Notícias, no programa “Imagens de Marca”, especializado em publicidade, marketing e comunicação. O Programa das Regiões, dedicado a duas vilas do Alto Alentejo, Marvão e Castelo de Vide, será emitido 7 vezes:

Dia 6 de Dezembro, Sábado, às 17h30m

Dia 7 de Dezembro, Domingo, à 01h30m, 09h30m e 20h 30m

Dia 9 de Dezembro, 3ª feira, às 15h 30m

Dia 10 de Dezembro, 4ª feira, às 03h30m

Dia 11 de Dezembro, 5ª feira à 01h30m



XXX Aniversário do Grupo Desportivo Arenense


O Grupo Desportivo Arenense comemora neste ano o seu trigésimo aniversário e neste dia de festa, sócios e dirigentes reúnem-se na sede para comemorarem esta data tão bonita e tão significativa. Agora que o novo elenco directivo procura dar continuidade ao excelente trabalho dos seus antecessores, não faltará oportunidade para fazer o ponto da situação do clube e apontar baterias para o futuro. Venham mais 30!



Onde: Sede do Grupo Desportivo Arenense

Quando: A partir das 18 horas - 12 de Dezembro de 2008

Quanto: Entrada livre

03/12/2008

Rayanos, gente sin frontera


Canal Extremadura TV dedica hoy su noche a las relaciones entre la región y Portugal, días después de la primera reunión institucional de Guillermo Fernández Vara con el primer ministro portugués, José Sócrates, en la que ambos afianzaron su compromiso de fomentar las relaciones transfronterizas.
Empieza la noche con ‘Rayanos, gente sin frontera', un documental producido para Canal Extremadura TV que se acerca a los pueblos rayanos, tanto extremeños como portugueses, para descubrir que las vivencias de sus habitantes parecen desdibujar la separación histórica.
El documental se acerca a la realidad luso-extremeña en Olivenza, en donde hace poco tiempo la CIA estadounidense creyó que existía un conflicto bélico y otros municipios en los que la lengua y tradiciones se entremezclan.
Tras Esfera, Ecos centra su debate en las relaciones transfronterizas extremeñas, bajo el título ‘Portugal y Extremadura: una cuestión de lazos".
En el debate participan Ignacio Sánchez Amor, director del Debate Penínsular Ágora, Luis Filipe Rocha, periodista portugués; Jorge Rebocho Pais, presidente del núcleo empresarial de Portalegre (NERPOR), y María Jesús Fernández García, profesora titular de Filología Portuguesa de la UEX.


mais informações aqui e aqui

Campeonato Distrital de Infantis - Série B – 9ª Jornada e Campeonato Distrital de Escolas - Série B – 5ª Jornada



Campeonato Distrital de Infantis - Série B – 9ª Jornada

Grupo Desportivo Arenense X Futebol Clube do Crato

Onde: Campo dos Outeiros – Santo António das Areias
Quando: 10.30h (o horário pode ser alterado por motivos de força maior)
Quanto: Entrada Livre
Campeonato Distrital de Escolas - Série B – 5ª Jornada

Grupo Desportivo Arenense X “O Elvas-B”

Onde: Campo dos Outeiros – Santo António das Areias
Quando: 15.00h (o horário pode ser alterado por motivos de força maior)
Quanto: Entrada Livre