11/12/2008

Campanha de Distribuição de Lâmpadas Economizadoras


Perto de 4.200 lâmpadas de baixo consumo vão ser distribuídas em cerca de 1.000 habitações do concelho de Marvão nos próximos dias 11 e 12 de Dezembro



Esta é uma acção que decorre a nível nacional, e que se prolongará até 2009, promovida pela EDP e pela ADENE, e pretende distribuir um total de 400.000 lâmpadas eficientes a moradores de bairros sociais e históricos. Esta medida permite que as famílias poupem cerca de 18 milhões de euros e evita a emissão de 60 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.
Inserida no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo (PPEC) da ERSE, esta iniciativa da EDP e da ADENE – Agência para a Energia contará com o apoio do Município de Marvão e da AREANATejo.
A distribuição será efectuada porta-a-porta e cada agregado familiar receberá gratuitamente quatro lâmpadas fluorescentes e um guia de boas práticas de consumo de energia eléctrica.
A acção de lançamento terá lugar amanhã, dia 11 de Dezembro, pelas 14h30, na Casa da Cultura de Marvão, seguindo-se a distribuição na Vila de Marvão e nas 5 seguintes localidades: Beirã, Escusa, Portagem, Porto da Espada e S. Salvador de Aramenha.
Para 2009 está prevista a abrangência dos concelhos de Castelo de Vide, Elvas e Portalegre.
A acção é simples e o objectivo é claro: trocar lâmpadas incandescentes (tradicionais) por lâmpadas fluorescentes compactas (economizadoras), que irão contribuir em grande escala para a redução do consumo de energia eléctrica destinado à iluminação das habitações.
As lâmpadas economizadoras proporcionam benefícios não só pelo facto de consumirem menos energia para proporcionar a mesma intensidade luminosa, como também têm um período de vida útil muito superior. Em relação a uma lâmpada incandescente, uma lâmpada economizadora consome menos 80% de energia e dura até 5 a 8 vezes mais.


Sem comentários: