13/03/2009

Nota de Imprensa - Vila de Marvão com nova intervenção no âmbito da regeneração urbana


- NOTA DE IMPRENSA -

13/Março/2009


VILA DE MARVÃO COM NOVA INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA REGENERAÇÃO URBANA

O Município de Marvão viu recentemente aprovada a Operação “REQUALIFICAR MARVÃO”, no âmbito do 2º Concurso do Regulamento Específico Parcerias para a Regeneração Urbana, do Programa Operacional Alentejo. Este concurso, aberto para 45 Municípios da Região Alentejo e Lezíria do Tejo, permitiu a aprovação de 17 Operações, entre as quais a promovida pelo Município de Marvão.

A Operação “REQUALIFICAR MARVÃO”, com um investimento total e elegível de 1.295.347,78€ e co-financiamento FEDER de 731.612,43 €, visa a requalificação urbana da Vila de Marvão. O programa de intervenção contemplado pela presente Operação é constituído por dois projectos:
Requalificação do Castelo de Marvão;
Arranjos Exteriores na Envolvente do Castelo de Marvão.

Em traços gerais, a Operação estimula a revitalização socioeconómica do espaço urbano de Marvão, melhorando o seu conforto, a sua acessibilidade, a estética e os serviços e produtos oferecidos aos visitantes: o conforto será melhorado através da organização urbana de percursos pedonais, passando a Vila a oferecer espaços de descanso no âmbito destes percursos e outras zonas de estar; criam-se melhores condições de estacionamento na envolvente do Castelo e promovem-se melhores condições de segurança para a circulação pedonal no interior da Vila; a estética urbana será melhorada no período diurno através de intervenções de requalificação dos pátios do Castelo, bem como das Traseiras da Rua do Calvário, das Portas de Ródão e da Vila e da Cunha entre a Rua do Embique e a Rua do Corro, no interior e exterior da Vila, e no período nocturno, através de uma melhor adaptação da iluminação da Vila à sua riqueza patrimonial; surgem novos serviços e produtos, quer pela adaptação e refuncionalização de edifícios como pela criação de novos espaços: no Castelo de Marvão irá converter-se um antigo paiol para apoio logístico a eventos, o Núcleo Museológico Militar irá ser adaptado a Centro de Interpretação, o Forno do Assento irá ser reconvertido em espaço de cafetaria, com possibilidade de venda de produtos agro-alimentares/ tradicionais, a antiga Casa da Guarda irá ser reabilitada criando melhores condições de conforto para a loja de artesanato que já lá existe, sendo ainda implantada uma cabine de recepção à entrada do Castelo para controlar a entrada dos visitantes, prestar informações e vigiar, através de um circuito de vídeo-vigilância, os vários recintos e edifícios do Castelo.
No exterior do Castelo, pretende-se relocalizar o Posto de Turismo, através da adaptação de duas garagens para este efeito localizadas à entrada da Vila, implantar um quiosque para venda de revistas, jornais e outros artigos de conveniência, também à entrada da Vila, e no seu exterior, junto ao Convento de Nossa Senhora da Estrela, está destinada a construção de um Parque para Auto-Caravanas e veículos pesados de transporte de passageiros. A criação deste Parque é primordial uma vez que o caravanismo é uma actividade em crescendo, não dispondo a Vila de um local apropriado para estes visitantes. Por outro lado, o estacionamento de veículos pesados de passageiros é actualmente insuficiente para as necessidades, nomeadamente, nos períodos onde ocorrem certames de cariz regional e nacional.
O ambiente urbano é também requalificado mediante os arranjos paisagísticos introduzidos na Vila e a qualificação dos seus espaços públicos urbanos.

1 comentário:

Robson Lima disse...

Quando visitei o Castelo de Marvão durante a última Feira da Castanha, achei tudo maravilhoso, um verdadeiro sonho medieval. Fico contente que este sítio, como vocês dizem, ficará ainda melhor. Que Deus me permita voltar a Marvão novamente para conferir.
Abraço a todos os irmãos marvanenses.