09/01/2010

7 Maravilhas Naturais de Portugal

São 270 os locais que podem estar entre as 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Porém, as candidaturas são 323, pois alguns estão em mais do que uma categoria. Um elevado número que pareceu surpreender até a organização desta iniciativa, que pretende desta forma dar a conhecer este lado do País, depois da eleição das 7 Maravilhas históricas.

"Nunca vi uma pátria tão pequena, mas com tanta diversidade", realçou António Vitorino. O comissário para as 7 Maravilhas Naturais de Portugal admitiu ter ficado impressionado com o número de candidaturas, mas Luís Segadães, responsável pela iniciativa da New 7 Wonders Portugal, até deu um número ainda maior: "Quando fizemos um levantamento inicial, tínhamos mais de 800 locais. Contactámos todas as entidades para garantir que nenhum local relevante ficasse para trás, para que a votação não fosse colocada em causa no final."
As candidaturas foram 323, separadas por sete categorias: zonas marinhas; grutas e cavernas; praias e falésias; florestas e matas; grandes relevos; zonas protegidas; zonas aquáticas não marinhas. A maior incidência verifica-se na zona centro do País, com 69 candidaturas; seguida do Norte, com 56; e de Lisboa e Vale do Tejo, com 47. A categoria de grandes relevos tem 75 eleitos e praia e falésias, 73.
No ano em que a biodiversidade estará em destaque em todo o mundo, Portugal quer com a eleição das 7 Maravilhas Naturais mostrar a sua diversidade na natureza. "Espero que com esta iniciativa se possa mudar a tendência para a desvalorização da importância do ambiente e que possa haver orgulho no património natural", referiu Humberto Rosa, secretário de Estado do Ambiente.
Com a eleição dos sete monumentos que passaram a ser as 7 Maravilhas de Portugal, houve um aumento de visitas. A expectativa de que situação idêntica aconteça nos locais que estão agora a concurso é a mesma, mas a preocupação é diferente. "O que estraga é o comportamento e não a quantidade de pessoas que visita os locais. A pensar nessa situação, estamos a construir um código de conduta que será divulgado em Abril", explicou Luís Segadães.
As escolas serão envolvidas na iniciativa, num molde que está a ser estudado, mas para já o apoio são de parceiros como GEOTA, Quercus, Liga para a Protecção da Natureza, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, National Geographic e do Ministério do Ambiente. Luís Segadães deseja que no final "os portugueses se sintam representados pelas 7 Maravilhas".
Os portugueses poderão votar no site www.7maravilhas.sapo.pt quando a 7 de Março forem escolhidos os 21 locais finalistas. A 11 de Setembro, os vencedores serão anunciados na lagoa das Sete Cidades, em São Migel, nos Açores.
(publicado no Diário de Notícias em 7 de Janeiro de 2010)

Sem comentários: