De um desafio do GAFNA - Grupo de Amigos da Ferrovia NorteAlentejana, para ir ao encontro do ramal de Cáceres, e com o apoio da Junta de Freguesia da Beirã nasceu este ESPECIAL WEBRAILS dedicado à Beirã e ao seu ramal. Hoje a terceira de seis partes, dedicada ao megalitismo.
29/06/2008
Junta de Freguesia da Beirã - Marvão 03 - O megalitismo
Notícias de Castelo do Piauí
Êxito e êxtase, duas palavras que bem definem os resultados da Expedição Documental ao Cânion do Rio Poty. Durante os dias de 19 a 23 deste, uma equipe formada de experientes fotógrafos e documentaristas percorreu algo em torno de 850 quilômetros entre os estados do Piauí e Ceará com o propósito de ampliar o banco de imagens deste formoso acidente geográfico, situado entre os estados do Piauí e Ceará, abrangendo os municípios de Crateús/CE, Burity dos Montes, Juazeiro, Castelo e Novo Santo Antônio, em solo piauiense.
Segundo o sociólogo Benedito Rubens e a fotógrafa Margareth Leite, coordenadores do projeto, apesar das péssimas condições das estradas, em função das fortes chuvas precipitadas no início deste ano, foi possível registrar o cânion de diversos ângulos aproveitando o verde ainda presente e a florada do Ipê, o que deu um toque pictórico aos enquadramentos. Logicamente, em razão do limite temporal, muito deixou de ser registrado, o que remete a um segundo retorno da equipe ao fantástico Boqueirão do Poty. Nos planos do grupo, que tem reunião de avaliação marcada para esta quarta, dia 25, estão a elaboração de uma exposição multimídia onde pretendem apresentar para o público interessado os resultados obtidos.
Várias instituições acreditaram nesta empreitada histórica, dentre as quais o SEBRAE,o Governo do Estado, a prefeitura de Buriti dos Montes, a prefeitura de Castelo do Piauí, o TROPEN/UFPI e o Sinopse, em função dos quais, um que era simples sonho, se condensou em fato concreto.
26/06/2008
Junta de Freguesia da Beirã - Marvão 02 - O Contrabando
De um desafio do GAFNA - Grupo de Amigos da Ferrovia NorteAlentejana, para ir ao encontro do ramal de Cáceres, e com o apoio da Junta de Freguesia da Beirã nasceu este ESPECIAL WEBRAILS dedicado à Beirã e ao seu ramal. Hoje a segunda de seis partes, dedicada ao tema do contrabando.
Verão na Biblioteca Escolar
Podes frequentar a Biblioteca Escolar durante todo o mês de Julho.
Sim, é isso mesmo, podes! Dentro do horário que conheces!
Se não te apetecer ir à piscina, se estiveres aborrecido em casa, podes aparecer na Biblioteca Escolar e ler um livro, ver um filme, ouvir música, jogar um jogo ou explorar a Internet.
Fantástico, não é?
Aproveita e aparece durante as férias. Podes vir sozinho, com um colega, com o teu Encarregado de Educação ou outras pessoas. Vem!
A Biblioteca é tua também nas férias, usa-a!
A Equipa Coordenadora da BE
Elisabete Pereira
Ludovina Portilheiro
Maria Fernanda Fernandes
Paula Morgado
25/06/2008
Junta de Freguesia da Beirã - Marvão 01
De um desafio do GAFNA - Grupo de Amigos da Ferrovia NorteAlentejana, para ir ao encontro do ramal de Cáceres, e com o apoio da Junta de Freguesia da Beirã nasceu este ESPECIAL WEBRAILS dedicado à Beirã e ao seu ramal. Hoje a primeira de seis partes onde se pretende dar a conhecer, partindo do C.F. um pouco desta região do Alto Alentejo, em particular da Beirã.
19/06/2008
Festa de São Pedro em Porto da Espada - 28 de Junho
"FESTA DE S. PEDRO em PORTO DA ESPADA - dia 28 de Junho a partir das 20:30
NOITE ONDE UM VERDADEIRO ELENCO DE ARTISTAS IRÁ TRANSFORMAR O FILME "A CANÇÃO DE LISBOA" NUMA REVISTA À PORTUGUESA".
18/06/2008
17/06/2008
Ibn Maruan digital
Já se encontram disponíveis, em ficheiro PDF, o nº2 a 5 da Ibn Maruan - Revista Cultural do Concelho de Marvão, basta aceder ao site da Câmara Municipal de Marvão e procurar o ícone que acima se apresenta na página principal.
Com esta iniciativa, o Município pretende dar resposta aos inúmeros pedidos que são feitos para consultar os interessantes artigos da Ibn Maruan. A partir do nº 6 ainda se encontram exemplares à venda nos locais habituais ( Posto de Turismo de Marvão, Museu Municipal, Câmara Velha - Casa da Cultura)
16/06/2008
Aula de Natação para bebés
- Poderão inscrever-se todas as crianças, independentemente da idade
- Inscrições: Centro infantil /Piscina
- A presença do encarregado de educação é obrigatória
Iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Infantil de Santo António das Areias com apoio do Município de Marvão
imagem retirada daqui
A Biblioteca Itinerante de Marvão já conta com mais de 400 sócios
15/06/2008
Tempos Livres de Verão 2008
A reunião de esclarecimento dos programas de Tempos Livres é no dia 23 de Junho, por volta das 17h45m, nas duas Ludotecas e é também aí que se devem dirigir no caso de subsistir alguma dúvida.
Filipe Ferreira
Flyer Ludoteca da Portagem disponível AQUI
Flyer Ludoteca de Santo António das Areias disponível AQUI
14/06/2008
Dia da Criança de Marvão - as palavras do 4º ano da Escola da Portagem
09/06/2008
Homenagem a D. João da Câmara - 14 de junho em Santo António das Areias
A Casa do Povo de Santo António das Areias com o apoio do Municipio de Marvão e o Clube de Entusiastas do Caminho de Ferro vai prestar Homenagem a D. João da Câmara, no proximo dia 14 de Junho.
Este evento, que terá lugar na sala do Grupo Desportivo Arenense a partir das 15:00 horas e conta com a presensa do Dr. Jorge Trigo na palestra e os membros do Clube de Entusiasta do Caminho de Ferro.
Actuará também o bisneto do D. João da Câmara D. Vicente da Câmara que graciosamente se associou a esta homenagem.
A Casa do Povo convida todos os Marvanense e todas as pessoas interesadas a ver e assistir gratuitamente.
Biblioteca Itinerante - Novidades do mês de Junho
Barbie Mariposa - DVD
Junta-te à Barbie numa nova aventura no mundo das Fadas-Borboleta! Mariposa é uma bela fada-borboleta que adora ler e sonhar com o mundo para além da sua casa na terra de Flutterfield.Flutterfield está protegida pelas luzes mágicas e cintilantes da Rainha, mas quando esta é envenenada pela fada má Henna, as luzes especiais começam a apagar-se uma a uma. Cabe à corajosa Mariposa e aos seus amigos fazer uma viagem para além das seguras fronteiras da cidade, à procura de um antídoto escondido que poderá salvar a Rainha. Junta-te às amigas fadas-borboleta nesta fantástica aventura que as irá transformar para sempre!
Elmer e o ursinho perdido - David Mckee
As crianças vão adorar esta nova história do Elmer, o elefante aos quadrados coloridos. Desta vez, Elmer anda à procura do ursinho de peluche do Bebé Elefante.O elefante Elmer, criação do autor-ilustrador inglês David McKee, é famoso no mundo inteiro.
Mar me quer - Mia Couto
Do universo de Mia Couto nasce este Mar me Quer, estória de Zeca e Luarmina. Das viagens pela infância, do contacto com o mar, de regressos ao passado se constrói uma narrativa singular."Meu passado me pesa: minha infância morreu cedo, eu tive que carregar esse peso morto em minha vida. Aos seis anos tomei lugar de meu avô no barco, dois anos depois meu pai perdia o juízo e saía de casa, cego e louco. Minha mãe, antes de morrer, me entregou na igreja. O padre português Jacinto Nunes me educou em preceito de Deus e livro. Mas eu queria regressar ao mar e cedo troquei livro por rede."
DATAS DE CIRCULAÇÃO DA BIBLIOTECA: 14 de Junho; 28 de Junho
06/06/2008
Festas Populares da Abegoa - Santa Teresinha do Menino Jesus
Expressão bem castiça do sentir português, as festas populares são um enorme atractivo para as populações locais que nelas celebram a sua devoção e o espírito comunitário. As festas da Abegoa abrem o calendário no concelho, dia 6, com um baile pelo organista David António.
No segundo dia de festividades, decorrerão as cerimónias religiosas com missa, seguida de procissão. À noite, grandiosa tourada à “vara larga” seguida de discoteca até amanhecer. Aproveite o esmerado serviço de bar com almoços e jantares sobretudo à base de grelhados variados.
No terceiro e último dia, destaque para o concurso de tiro ao alvo que decorre pela manhã e para o tradicional concurso de panelas partidas às 16.00h, seguido da actuação da Escola de Música de Marvão. À noite, o baile com o internacional “Duo Carioca” promete arrastar o pé a todos os presentes.
05/06/2008
Actividade conjunta com o Centro de Dia/Casa do Povo
Foi uma tarde cheia de sorriso recíprocos entre as crianças e os idosos, houve entreajuda na actividade e lanchámos todos juntos.
O nosso agradecimento à Casa do Povo de S. A. das Areias.
Filipe Ferreira
04/06/2008
Parabéns ao 4º ano da EBI/JI Dr. Manuel M. Machado
Os alunos do 4º ano de escolaridade da EBI/JI Dr. Manuel M. Machado -Sto. António das Areias, participaram num concurso, a nível nacional,sobre a Guerra Colonial, sob orientação e responsabilidade da professora titular da turma e obtiveram o 3º lugar.
Jogos do Norte Alentejano - Ginástica Aquática
No passado dia 25 de Maio contámos com a participação de um grupo senhoras que praticam Ginástica Aquática na piscina de Santo António das Areias que se deslocaram com o seu respectivo Professor ao Gavião, para realizarem uma aula em conjunto com senhoras de outros municípios. Após aula e já com alguma “fomeca” rumámo-nos até à belíssima praia fluvial do Alamal, onde nos esperava um belo churrasco.
Jogos do Norte Alentejano - Futsal Feminino
Este fim de semana, calhou-nos uma vez mais organizar uma final distrital, desta vez o Futsal Feminino, que trouxe até Santo António das Areias, 8 equipas. Uma das quais de Santo António das Areias, 2 de Portalegre, 2 de Elvas, 1 de Arroches, 1 de Castelo de Vide e uma de Sousel.
Os jogos realizaram-se durante a manhã num sistema de 2 grupos de 4, todos contra todos, seguindo o 3º e 4º lugar e final.
Destaque para as equipas de Portalegre, que contaram com a presença de duas equipas muito boas, inclusivamente representadas com atletas da Selecção Nacional Portuguesa. Evidenciou-se ainda a equipa de Arronches pelo fair-play demonstrado.
A entrega dos prémios foi feita durante o almoço, com a seguinte classificação: 1º – “Espaço D; 2º lugar – Desportalegre; 3º lugar – Municipio de Elvas A; 4º lugar – A.J. Planície e 5º lugar – Atlético C. de Arronches; Municipio de Elvas B; Municipio de Elvas B e Municipio de Marvão.
Jogos do Norte Alentejano - Resultados da Malha
Destaca-se ainda a vitória de uma equipas de que representou o Municipio de Marvão, constituída por João Costa e António Moura que se classificaram pela 2º vez nas edições do Jogos do Norte Alentejano em 1º lugar.
Escalão: Masculino B
1º lugar
2º lugar
3º lugar
Eduardo Santos/José Teixeira - Elvas
Manuel da Luz/Domingos Boligo - Alter do Chão
5º lugar
6º lugar
Joaquim Miguel/Anfelde Lucindo - Nisa
7º lugar
João Lucio/Paulo Malha - Elvas
8º lugar
9º lugar
Orlando da Luz/Manuel Venâncio - Alter do Chão
10º lugar
Joaquim Cardoso/Vitor Ganhão - Sousel
11º lugar
João Marques/António Matos - Alter do Chão
12º lugar
Artur Daniel/Francisco Feitinha - Ponte de Sor
13º lugar
Rodrigues Dias/Ferreira da Cal - Avis
14º lugar
António Mendes/Francisco Malpique - Nisa
15º lugar
Joaquim Marzia/José Mendes - Nisa
16º lugar
José Lopes/Fernando Lopes - Ponte de Sor
17º lugar
18º lugar
José Monteiro/Alfredo Conceição - Elvas
19º lugar
António Almeida/António Pirota - Elvas
20º lugar
Norberto Sequeira/José Lambranca - Gavião
21º lugar
Casimiro Matos/Mario Sequeira - Gavião
22º lugar
23º lugar
24º lugar
António Oliveira/Manuel Branco - Marvão
25º lugar
26º lugar
José Nunes/João Ambrósio - Sousel
27º lugar
António Gomes/José Laré - Nisa
28º lugar
José Vaz/João Carlos - Marvão
29º lugar
Fausto Conceição/Valentim Florentina - Arronches
30º lugar
Francisco Figueira/Chinita - Elvas
31º lugar
António João/José Mercês - Arronches
32º lugar
José Galego/António Fonseca - Elvas
33º lugar
Andrelino Fialho/Avelino Fialho - Elvas
34º lugarArtur Venâncio/José Tito - Arronches
35º lugar
36º lugar
Daniel Semedo/Nuno Silvestre - Arronches
37º lugar
Nuno Dias/João Marques - Ponte de Sor
38º lugar
Vitor Carlos/Fernando Bicho - Marvão
39º lugar
Diamantino Ribeiro/Pedro Pereira - Arronches
40º lugar
Carlos Batista/João Silva - Marvão
41º lugar
Joaquim Martins/José Gordo - Portalegre
42º lugar
António Lérias/Agostinho Gomes - Gavião
43º lugar
44º lugar
Bruno Cruz/José Esperto - Elvas
45º lugar
António Afonso/José Afonso - Arronches
46º lugar
Martinho Mota/Filipe Abelha - Avis
47º lugar
José Matono/Carlos Caldeira - Avis
48º lugar
Filipe Gomes/Pedro Rosado - Marvão
49º lugar
Manuel Gade/Anacleto Galinha - Avis
50º lugar
Casimiro Heitor/Vitor Machado - Gavião
51º lugar
52º lugar
João R. Carlos/Joaquim Roque - Marvão
53º lugar
Francisco Rato/Álvaro Arriaga - Alter do Chão
Portugal en los cursos de verano de la Universidad de Extremadura
Los cursos de verano que cada año organiza la Universidad de Extremadura han incorporado a lo largo de los últimos años a su programación actividades y seminarios en los que Portugal es protagonista o en los que intervienen prestigiosos profesores e investigadores del país vecino.En la edición de 2008 son cinco los cursos en los que el objeto de estudio tiene una relación estrecha con Portugal:
FRONTERA, PATRIMONIO Y ETNICIDAD. PROCESOS DE CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD ENTRE LA PENÍNSULA IBÉRICA E IBEROAMÉRICA
Lugar de Celebración: Casa de Cultura de Los Santos de Maimona (Badajoz)Fecha: 3 al 5 de Julio
DESAFÍOS DEL VOLUNTARIADO CORPORATIVO EN EL CONTEXTO HISPANO-LUSO
Lugar de Celebración: Facultad de Biblioteconomía y Documentación de Badajoz
Fecha: 8 al 10 de julio
HISTORIA Y PRESENCIA JUDÍA EN LA FRONTERA HISPANO-PORTUGUESA DE LA BAJA EXTREMADURA
Lugar de Celebración: Centro Socio Cultural "Luis Iglesias"⁄ Convento de Rocamador de Barcarrota (Badajoz) (días 8, 10 y 11) y Llerena⁄Hornachos (día 9)
Fecha: 8 al 11 de julio
RELACIONES ENTRE HUMANISTAS PORTUGUESES Y ESPAÑOLES (SIGLOS XVI Y XVII)
Lugar de Celebración: Paraninfo de la Facultad de Filosofía y Letras de Cáceres
Fecha: 9 al 11 de julio
RUTAS HISTÓRICAS Y CONSERVACIÓN DEL PATRIMONIO EN ESPAÑA Y PORTUGAL
Lugar de Celebración: Conventual de San Benito de Alcántara
Fecha: 14 al 17 de julio
Candidaturas ao MODCOM
Estão abertas as candidaturas ao MODCOM – Sistema de Incentivos ao Comércio, de 15 de Maio a 18 de Julho de 2008
ÂMBITO E OBJECTIVOS
A modernização e a revitalização da actividade comercial, em especial, em centros de comércio com predomínio do comércio independente de proximidade, em zonas urbanas ou rurais, bem como a promoção de acções dirigidas ao comércio.
ACÇÕES E TIPOLOGIA Acção A – Projectos autónomos de modernização Comercial
Entidades Beneficiárias Micro e Pequenas Empresas do Comércio (CAE's 45, 46 e 47)
Tipologias Projectos promovidos por empresas comerciais adquiridas ou constituídas há menos de 3 anos por jovens empresários, projectos individuais de empresas comerciais que visem aumentar a competitividade empresarial e projectos individuais de empresas comerciais em espaços rurais.
Acção A – Projectos conjuntos de modernização Comercial
Entidades Beneficiárias Micro e Pequenas Empresas do Comércio (CAE's 45, 46 e 47) promovidos por Estruturas Associativas (CAE 94110)
Tipologias Projectos conjuntos de modernização comercial de empresas em espaços rurais.
Acção B – Projectos de integração comercial
Entidades Beneficiárias Micro, Pequenas e Médias Empresas cuja actividade se enquadre nas CAE's 45, 46, 47 e 70220 (Rev 3-2007)
Tipologias Projectos que visem o estabelecimento ou a consolidação de um modelo de integração comum através da criação e promoção de novas redes empresariais ou o desenvolvimento de redes já existentes, projectos de adesão a uma rede empresarial já existente ou a criar ou que se integrem numa estratégia global de modernização da rede em que se inserem.
Acção C – Projectos de promoção comercial dos centros urbanos que visem através das suas acções a animação, dinamização e divulgação comercial dos centros urbanos
Entidades Beneficiárias Estruturas associativas empresariais do Sector do Comércio inseridas na CAE 94110 (Rev. 3- 2007)
DESPESAS ELEGÍVEIS
a) Realização de obras, na fachada ou no interior, de adaptação ou necessárias à alteração de lay-out e de redimensionamento do estabelecimento, incluindo as destinadas a melhorar as condições de segurança, higiene e saúde; b) Aquisição ou alteração de toldos e reclamos exteriores; c) Aquisição de equipamentos de exposição, visando a melhoria da imagem e animação dos estabelecimentos e a adequada identificação, localização e apresentação de produtos; d) Aquisição de máquinas e equipamentos, incluindo hardware/software, introdução de tecnologias de informação e comunicação, investimentos em serviços pós-venda e outros que se mostrem necessários ao exercício da actividade nas diversas áreas da empresa; e) Elaboração de estudos, diagnósticos, projectos de arquitectura, engenharia, design, vitrinismo e processo de candidatura; f) Aquisição e registo de marcas; g) Intervenção de TOC ou ROC, prevista na alínea a) do n.º 1 do artigo 33.º
VALOR DO INCENTIVO FINANCEIRO
O incentivo financeiro a conceder assume a natureza de incentivo não reembolsável, correspondente a 35 % das despesas elegíveis para as empresas e a 60 % das despesas elegíveis para as associações, não podendo ultrapassar o máximo de (euro) 35 000 por projecto e, no caso da alínea c) do n.º 1 do artigo 2.º, de (euro) 150 000 por projecto, com os seguintes limites máximos por rúbrica: a) (euro) 20 000, por empresa, para a realização de obras, na fachada ou no interior, de adaptação ou necessárias à alteração de lay-out e de redimensionamento do estabelecimento, incluindo as destinadas a melhorar as condições de segurança, higiene e saúde, previstas na alínea a) do n.º 1 do artigo 6.º; b) (euro) 1 500, por empresa, para a elaboração de estudos, diagnósticos, projectos de arquitectura, engenharia, design, vitrinismo e processo de candidatura, prevista na alínea e) do n.º 1 do artigo 6.º; c) (euro) 10 000, por empresa, para a aquisição e registo de marcas, prevista na alínea f) do n.º 1 do artigo 6.º; d) (euro) 500, por empresa, para a intervenção de TOC ou ROC.
CONDIÇÕES DE ACESSO
Encontrar-se, à data da candidatura, legalmente constituído; Ter a sua situação contributiva organizada; Dispor à data da candidatura, de contabilidade organizada de acordo com o POC; Cumprir as condições necessárias ao exercício da respectiva actividade, nomeadamente ter situação regularizada em matéria de licenciamento e cumprir as normas ambientais aplicáveis; Possuir, à data da candidatura, capacidade técnica, financeira e de gestão adequada à dimensão e complexidade do projecto; Apresentar, à data da candidatura, uma situação económico-financeira equilibrada.
03/06/2008
Dia da Criança de Marvão - Uma jornada inolvidável
As crianças, organizadas por grupos trajados com as t-shirts de cores identificativas, seguiram o programa da sua equipa, num esquema rotativo, que as levou a 6 estações diferentes num total de mais de 20 actividades. Para além dos insufláveis; dos 6 campos de minigolfe propositadamente construídas nas oficinas camarárias; das pinturas faciais; dos passeios de burro, de carroça e de carro dos bombeiros; da estação arqueológica; do Kartódromo; dos jogos tradicionais; do passeio de canoa e de uma recém estreada zona lúdica repleta de novas diversões; houve ainda actividades conjuntas como a cerimónia de abertura com largada de balões e pombas, onde foi cantado o “Hino do Dia da Criança de Marvão” com letra e música original; o teatro infantil com a peça “Sem medo para sonhar” pelo Grupo de Teatro “O Semeador” de Portalegre; e um lanche final servido numa discoteca montada em pleno recinto.
Foi uma aventura inolvidável com muitos sorrisos e gargalhadas, numa alegria envolvente que a todos contagiou, e não faltaram mesmo as pipocas que os mais pequenos trocaram por um cheque-doce que lhes tinha sido previamente entregue.
Na organização, era visível a satisfação do dever cumprido sobretudo depois de tantas horas de planeamento e trabalho para que tudo batesse certo e nada faltasse neste dia que se queria tão especial como foi. No total, foram mais de 30 funcionários da autarquia e mais de 50 colaboradores das mais diversas áreas, dos actores e animadores às forças de segurança, sem contar com todo os professores e auxiliares envolvidos nesta mega-operação tão aguardada pelos mais novos.
A melhor recompensa seguiu no final no sorriso estampado no rosto de cada um, havendo mesmo quem perguntasse: “ainda falta muito para o ano?”.