15/01/2009

O mundo pelo Duarte


"Existem meninos e meninas que não vêem o mundo como tu. E não estamos a falar de não ver como os cegos, mas sim de não interpretar as coisas como tu fazes, de não conseguir associar alguém a chorar à dor ou tristeza, ou um riso à alegria, de não conseguir comunicar porque não liga as palavras ao que elas querem dizer. Estes meninos são autistas. Se calhar conheces algum ou tens um colega na escola que é autista"


Durante toda esta semana, as crianças das escolas do Concelho de Marvão visitaram a exposição de fotografia "O mundo pelo Duarte", patente na Câmara Velha- Casa da Cultura e no Posto de Turismo. A sessão mais especial, foi sem dúvida a desta manhã, quando rapazes e raparigas do 3º ciclo encheram o auditório da Casa da Cultura para conhecer o Duarte e os seus trabalhos.Teve lugar uma apresentação sobre o autismo, a cargo do enfermeiros João Bugalhão e Maria Manuel. Mais do que uma sessão informativa e de esclarecimento, significou um encontro entre jovens de idade semelhante e o reconhecimento mútuo que é na diferença que reside a riqueza interior de cada um.

O Duarte tem uma forma especial de ver o mundo e utiliza a fotografia como meio de expressão. Os seus trabalhos podem ser vistos até ao final deste mês na Casa da Cultura e no Posto de Turismo de Marvão.


Nota: as fotografias do dia de hoje, ficaram a cargo do Duarte, como não poderia deixar de ser!

Sem comentários: