09/07/2009

APROVADA CANDIDATURA PARA REPARAÇÃO DA COBERTURA DA IGREJA DA ESCUSA


A Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Salvador da Aramenha viu recentemente aprovada a candidatura ao Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva, da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), para a “Reparação da Cobertura da Igreja da Escusa”. Trata-se de uma comparticipação com o montante máximo de 63.929,60€, correspondendo a 70% do valor comparticipável da obra, que ascende a 91.328,00€.
O Município de Marvão preparou e organizou o processo de candidatura e comparticipará a componente não financiada.
As intervenções a realizar serão ao nível da cobertura (aplicação de subtelha tipo onduline sobre ripado em PVC e reconstrução de beirado) e da fachada (reparação de fissuras, aplicação de esticadores, rede armada, reboco, impermeabilização e pintura).
A Igreja da Escusa, dedicada a Nossa Senhora da Esperança, é um edifício do começo do século XVIII, do tipo corrente da região, com fachada lisa, pórtico de ombreiras e verga de granito, com um frontão posterior onde está gravada a data de 1873. Tem uma pequena janela. Deve ter existido ali outro templo, talvez construído no século XV ou XVI.
No corpo da igreja, sobre uma das portas laterais está um retábulo de madeira com cinco pinturas do fim do século XVI. Representa o painel central a Mater Dolorosa e os quatro laterais, respectivamente, S. Francisco recebendo os estigmas, um milagre de Santo António, S. Luís de Tolosa (ou S. Bernardino) e S. Jerónimo.
Tem uma só nave com vários altares laterais, sendo ao altar-mor em talha dourada ao estilo Barroco.
O centenário da igreja foi assinalado em Maio de 1978, com as devidas comemorações.
Numa sala junto à sacristia, está instalado um pequeno museu, com alfaias religiosas que já estão fora de uso.

Sem comentários: