31/12/2010
Marvão – Prazeres raianos
por Maria Ana Ventura para a Up Magazine
29/12/2010
Festa de Natal do Agrupamento de Escolas do Concelho de Marvão
O 2º e 3º ciclo será presenteado no regresso à escola, depois do Ano Novo, com uma mochila no caso dos meninos e um saco no caso das meninas, com o logo do Município.
27/12/2010
23/12/2010
Festa de Natal do Judo de Marvão
No passado dia 20 de Dezembro realizou-se a Festa de Natal do Judo de Marvão, que coincidiu com o último dia de treino antes das férias. Estiveram presentes alguns elementos da Escola de Música de Marvão e um acordeonista, que animaram o ambiente da sala, com músicas de Natal.
A solidariedade também é um valor do Judo!
Para saber mais: http://www.judodemarvao.blogspot.com
19/12/2010
18/12/2010
16/12/2010
Projecto Comenius "Hand in Hand" com mais uma actividade na Escola da Ammaia: Clube Europa
Durante a manhã os alunos receberam a técnica do Centro Europe Direct do Alto Alentejo, Ana Simão Pereira, que lhes proporcionou uma interessante sessão sobre a história da Europa, da União Europeia e dos países que a constituem. A sessão foi muito participada e os alunos da Escola da Portagem mostraram já dominar bem alguns conceitos e temas.
O Centro Europe Direct ofereceu aos alunos participantes um mapa da União Europeia, bem como um livro, e a Biblioteca Escolar ganhou também alguns folhetos e bibliografia.
Após o almoço teve lugar a 2ª vídeo-conferência entre as escolas parceiras de Marvão e Nuremberga (Alemanha), desta vez protagonizada pelos colegas germânicos.
Houve oportunidade para uma apresentação multimédia sobre a cidade de Nuremberga, uma explicação sobre os hábitos festivos natalícios, cânticos da época bem como a demonstração que na escola alemã convivem alunos de várias nacionalidades e portanto com tradições culturais muito diversas, que no entanto convivem harmoniosamente.
Ficou assim lançado o Clube Europa, rico e diversificado na sua identidade.
07/12/2010
“NATAL EM MARVÃO 2010”
O Município de Marvão volta a organizar, entre 11 de Dezembro do corrente ano e 05 de Janeiro de 2011, o programa “Natal em Marvão”.
As origens de muitas das tradições que caracterizam as celebrações modernas do Natal perdem-se nos tempos. No entanto, em Marvão volta-se a reavivar o verdadeiro espírito natalício, festa que é das crianças, e encanta os adultos, ou seja, a época do ano mais esperada.
O programa contempla, na sua vertente religiosa, a recriação do Presépio Vivo na Igreja do Espírito Santo, organizado pela Maruam – Associação de Jovens, e a celebração da Missa de Ano Novo, na Igreja de Santiago.
A passagem de ano dividir-se-á pela Sala n.º 1 do Grupo Desportivo Arenense, onde decorrerá um baile popular, e a Discoteca A Cave, em Santo António das Areias,estando o espectáculo de fogo-de-artifício programado para o Castelo de Marvão. No dia 01 de Janeiro haverá uma Festa de Ano Novo, no Centro de Lazer da Portagem.
O programa termina no dia 05 de Janeiro com as Janeiras. O grupo formar-se-á na Beirã e irá percorrer várias localidades do Concelho, cantando de porta em porta e desejando aos Marvanenses um feliz ano novo.
Natal em Marvão 2010: a verdadeira celebração do Natal!
06/12/2010
Tempos Livres da Natal 2010 [De 20 a 31 de Dezembro 2010]
03/12/2010
Exposição Pensar Portugal - 11 de Dezembro 2010 a 9 de Janeiro 2011 na Casa da Cultura
A Exposição Pensar Portugal chega à Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão pela mão do Grupo de Amigos de Castelo de Vide com o apoio dos Município de Gavião e Marvão. No edifício onde Mousinho da Silveira trabalhou como Juiz de Fora esta importante iniciativa poderá ser visitada gratuitamente até ao dia 9 de Janeiro.
Pelas 17.30 terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma conferência pelo Exmo. Juiz Conselheiro Bernardo Sá Nogueira e de seguida a Exposição será inaugurada, já na Casa da Cultura, pelas 19 horas.
01/12/2010
Treino Aberto - Judo de Marvão
Marvão aderiu - “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte” 30 de Novembro
O Município de Marvão aderiu à iniciativa com a iluminação simbólica do seu Pelourinho Quinhentista, na tarde/noite do dia 30 de Novembro de 2010
COMUNICADO DE IMPRENSA
“Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte” 30 de Novembro
A iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte”, que decorre, amanhã, Terça-feira, 30 de Novembro, pretende unir o mundo inteiro em torno do mesmo objectivo: abolir a Pena de Morte. Neste sentido, pelo menos 22 cidades portuguesas vão juntar-se a centenas de outras cidades de todo o mundo para, neste dia, iluminar simbolicamente um edifício público ou um monumento histórico demonstrando a sua oposição à pena de morte e a favor da vida.
Aveiro, Castro Verde, Cabeceiras de Basto, Câmara de Lobos, Coruche, Esposende, Estremoz, Figueira da Foz, Grândola, Lajes do Pico, Marvão, Matosinhos, Moimenta da Beira, Moita, Montemor-o-Novo, Palmela, Povoação, Santarém, Tavira, Vila do Bispo, Vila Nova de Famalicão, Vinhais e Viseu são as cidades portuguesas que já aceitaram o desafio da Amnistia Internacional Portugal. Para além de iluminarem os ex-libris locais ou pelourinhos, algumas delas vão desenvolver actividades paralelas.
O evento “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte” surgiu pela primeira vez no ano 2002, por iniciativa da italiana Comunidade de Sant’Egidio, que quis assim assinalar o aniversário da abolição da pena de morte no primeiro estado europeu, o Grão-Ducado da Toscana, a Norte de Itália, no dia 30 de Novembro de 1786. Portugal aboliu a pena capital em 1867, para crimes civis, e em 1976, para crimes militares.
Em 2002 foram apenas 80 as cidades que participaram no evento. Hoje a celebração é dinamizada em todo o mundo por mais de 1300 cidades de 85 países que demonstram simbolicamente que desejam que a pena de morte seja totalmente abolida.
Informações Adicionais:
- Para informações sobre as actividades a serem desenvolvidas em cada uma das 22 cidades participantes no evento consultar http://www.amnistia-internacional.pt/dmdocuments/PM_IniciativasMunicipios09.pdf
- Lista completa dos Estados abolicionistas e retencionistas da Pena de Morte acessível em: http://tinyurl.com/ykf5uwg
Para mais informações, contactar:
Pedro Krupenski, Director Executivo, 918 502 502
Amnistia Internacional Portugal
Departamento de Imprensa
Lisboa, 29 de Novembro de 2010
30/11/2010
IV Feira do Livro - EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado
29/11/2010
Inauguração da exposição de fotografia “MARVÃO E O FESTIVAL ISLÂMICO, AL’MOSSASSA”.
Posted on 11/28/2010 by UNITED PHOTO PRESS
O fotógrafo da United Photo Press Luis Oliveira, apresentou fotografias de uma das mais lindas vilas históricas de Portugal, localizada na sua totalidade dentro de um castelo medieval, a mais de 800 metros de altura e a 12 quilómetros da fronteira com Espanha e a cerca de 230 Kms de Lisboa. Cada pedra desta vila fortificada tem com toda a certeza uma história de dor, sangue e lágrimas. Palco de muitos combates, conquistada ao Islão e mais tarde baluarte da defesa de Portugal contra Castela.
Este fotógrafo premiado em Portugal e Espanha, e com dezenas de fotografias publicadas em revistas da especialidade por toda a Europa, dedicou parte dos últimos anos a fotografar esta localidade, aproveitado a diversa luz do dia em diversas alturas do ano. Prepara-se neste momento para editar um livro sobre Marvão, tendo sido convidado pela Edilidade local para participar em Exposição Internacional integrada num Fórum realizado nessa localidade.
No passado mês de Outubro foi fotografar um festival Islâmico que se realiza anualmente em Marvão, em parceria com o Ayuntamento de Badajoz, designado por “AL’MOSSASSA” e que traduz o encontro de 3 culturas – Cristã, Muçulmana e Árabe.
A qualidade das suas fotografias levou-o também a ser convidado para expôr o resultado desse trabalho em Lisboa no “Al Café” (um bar islâmico) onde vai está patente até dia 11 de Dezembro, e também de 08 a 29 de Janeiro de 2011 na “GALERIA DE ARTE DA LIVRARIA LES ENFANTS TERRIBLES” /Lisboa.
Reportagem: António Silva publicada AQUI
25/11/2010
Sessão de hora do conto - 27 de Novembro na Biblioteca Escolar (EBI Dr. Manuel Magro Machado)
No próximo sábado - 27 de Novembro -, a biblioteca escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado estará aberta para receber todos os pais e crianças de pré-escolar ou 1º ciclo que queiram assistir gratuitamente, às 15 horas, a uma sessão de hora do conto dinamizada por dois elementos da editora "Métrica das Palavras". A história a contar será "A Árvore Generosa" do escritor Shel Silverstein.
Primeira vídeo conferência - Projecto Hand in Hand (Comenius Regio) Marvão/Nuremberga
O tema escolhido para esta vídeo-conferência foi “Identidade Europeia” e os alunos marvanenses, entre o Pré-Escolar e o 8º ano de escolaridade tiveram oportunidade, ao longo de uma hora, de apresentar trabalhos bastante diversificados, com recurso à multimédia e aos símbolos concelhios, mas também com a tradicional entoação do Hino Europeu ou mesmo uma canção de Natal alemã.
A internet mostra assim ser um imprescindível meio de comunicação, ao permitir a transmissão de som, imagem e escrita em tempo real. No plano de trabalho deste projecto estão previstas, até 2012, a realização de outras conferências, festas, jornais escolares, cursos de línguas ou ainda intercâmbios entre as duas localidades. Aproveitamos para agradecer o empenho de todos os alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Marvão envolvidos nesta actividade.
EDP distribui lampadas economizadoras à população de concelhos do distrito de Portalegre
Iniciativa prevê a distribuição total de 800.000 lâmpadas em Portugal Continental
Serão oferecidas 4 lâmpadas economizadoras a todos aqueles que se dirigirem à carrinha EDP Troca de Lâmpadas, entregando 4 lâmpadas incandescentes (antigas) e preenchendo um pequeno questionário (comprovativo da entrega).
Esta acção da EDP Serviço Universal insere-se no Programa ECO EDP e tem como objectivo a distribuição de 800.000 lâmpadas fluorescentes compactas em Portugal Continental. A carrinha EDP irá percorrer o país de Norte a Sul, até Janeiro de 2011. A acção está no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo, sendo financiada e aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
As lâmpadas economizadoras (lâmpadas fluorescentes compactas) consomem menos 80% de energia que as incandescentes, podendo durar até 8 vezes mais, ajudando assim as famílias a pouparem na sua factura energética.
No total da sua vida útil, esta acção permitirá poupar a energia equivalente àquela que é consumida por mais de 66.000 famílias portuguesas num ano inteiro, bem como evitar as emissões de CO2 equivalentes à pegada carbónica anual de mais de 9.000 portugueses. Os custos energéticos evitados com esta acção ascendem a mais de 20 milhões de euros.
A EDP continua a promover a Eficiência Energética, através desta e de outras acções do Programa ECO EDP, o qual é possível conhecer através de www.eco.edp.pt.
Horário (todos os dias): das 10h00 às 14h00 e das 15h00 às 19h00
Calendário da Distribuição:
· 25/Nov/2010 – Sousel – junto ao Jardim Municipal
· 26/Nov/2010 – Fronteira – Rua de Santa Maria, em frente à Igreja Matriz
· 29/Nov/2010 a 02/Dez/2010 – Elvas – Praça da República
· 03/Dez/2010 – Arronches – Praça da República
· 04/Dez/2010 – Alter do Chão – Largo Barreto Caldeira (Largo do Coreto)
· 07/Dez/2010 – Crato – Jardim Municipal do Crato (junto ao coreto)
· 08/Dez/2010 – Marvão – Largo da Igreja de Santo António das Areias
· 09/Dez/2010 – Castelo de Vide – Praça D. Pedro V (junto ao posto de turismo)
24/11/2010
Escola de Música - retomar das aulas
MUNICÍPIO DE MARVÃO LANÇA INICIATIVA “MARVÃO RURAL – MERCADO DOS PRODUTOS LOCAIS”
O Município de Marvão, em parceria com o Centro Cultural de Marvão e a Cooperativa Agrícola e Florestal do Porto da Espada, promove a iniciativa Marvão Rural – Mercado dos Produtos Locais, que visa a promoção e comercialização de produtos agro-alimentares produzidos do Concelho.
O espaço físico de venda será o actual mercado da Vila de Marvão, localizado no Largo de Olivença, no piso térreo do edifício do Centro Cultural de Marvão, e estará aberto todos os fins-de-semana.
Neste espaço o consumidor poderá encontrar e provar variadíssimos produtos orgânicos e artesanais de excelente qualidade, como a doçaria e bolaria tradicional, compotas, mel, doces e licores, passando pelos produtos frescos da horta (hortícolas) e do pomar (frutícolas).
Com esta iniciativa o Município pretende contribuir para o escoamento dos produtos de qualidade do Concelho, os quais poderão constituir-se como um importante factor de desenvolvimento da economia local. Paralelamente pretende tirar partido das alterações que se verificam nos hábitos dos consumidores, os quais tendem a valorizar a qualidade, a origem e o saber fazer tradicional.
O mercado dos produtos locais realiza-se todos os sábados (entre as 14:00h e as 18:30h) e domingos (todo o dia).
23/11/2010
Ecos da Feira da Castanha 2010
22/11/2010
MUNICÍPIO DE MARVÃO DESENVOLVE PROJECTO-PILOTO DE PRODUÇÃO DE COGUMELOS SILVESTRES
Com o objectivo de potenciar a organização dos espaços florestais, numa óptica de uso múltiplo e de desenvolvimento sustentado, o Município de Marvão é promotor de um projecto-piloto de produção de cogumelos silvestres nos soutos do concelho, baseado na micorrização dos castanheiros com cogumelos do género Boletus. Trata-se de um fungo micorrízico que vive associado às raízes de certas árvores, sempre adultas, como o castanheiro e o sobreiro, entre outras.
No dia 15 de Novembro iniciaram-se os trabalhos de inoculação dos terrenos, abrangendo 53 ha distribuídos por 30 parcelas, com uma ocupação de solo dominada por povoamentos de castanheiros adultos conduzidos para a produção de castanha. A frutificação inicia-se 2 anos após a inoculação dos terrenos, podendo-se obter produções de 100 Kg/ha/ano. A produção de cogumelos está directamente relacionada com as condições climáticas e com o sistema agro-florestal implementado.
Com esta intervenção pretende-se beneficiar da simbiose existente entre estes cogumelos e os castanheiros, fomentando outro tipo de produção nos soutos para além da castanha e proteger o castanheiro de certas doenças do sistema radicular e do colo, nomeadamente da doença da tinta.
Paralelamente, pretende-se que esta actividade se possa constituir como uma alternativa económica para os Marvanenses, atendendo a que o míscaro é um recurso económico muito importante, sendo utilizado na confecção de pratos gastronómicos.
15/11/2010
NOITES ALENTEJANAS COM MAIS MÚSICA
FUNDAÇÃO INATEL APRESENTA EM CENÁRIO INÉDITO A ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
(Marvão, Casa da Cultura, dia 11 Novembro às 21h30)
A Fundação INATEL em parceria com a Câmara Municipal de Marvão promove a iniciativa Música no Museu, que conta com a participação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, tendo a planície alentejana como cenário de fundo.
Assim, um Quinteto de cordas com clarinete irá interpretar música de câmara na Casa da Cultura, em Marvão, e desta forma levar a música a espaços museológicos ou de elevado valor patrimonial e religioso e proporcionar à população um tempo de lazer diferente.
Mais informações podem ser pedidas à Agência Distrital da Fundação INATEL, em Portalegre (245 337 016) ou através do site www. Inatel.pt
Música em Viena
Johannes Brahms (1833-1897)
Quinteto com Clarinete em Si bemol maior, Op. 115 [37’; 1891]
I. Allegro
II. Adagio
III. Andantino - Presto non assai, ma con sentimento
IV. Con moto
Joseph Haydn (1732-1809)
Quarteto de Cordas n.º 14 em Mi bemol maior, Op. 9/2, Hob.III:20 [18’;
1771]
I. Presto
II. Minuetto
III. Adagio
IV. Finale: Presto
Nuno Silva, clarinete
Ana Pereira, violino
Ágnes Sárosi, violino
Irma Skenderi, viola
Marco Pereira, violoncelo
14/11/2010
AVISO
10/11/2010
Segunda Jornada Coloquios Históricos Transfronterizos
Tras el interesante coloquio sobre la incidencia de la Guerra de la Independencia en Extremadura y el Alentejo, así como el Bicentenario de la Capitalidad de Valencia de Alcántara como sede de la Junta Suprema de Extremadura, el Ayuntamiento de Valencia de Alcántara continúa con la programación de los I Coloquios Transfronterizos “Atalayas en la Frontera” con una interesante jornada que se celebrará el próximo viernes 12, a partir de las 18:00 horas , y que contará con la participación de:
Don José Manuel Corchero Cerrón, Profesor y Coordinador del Departamento de Historia en el IES Loustau Valverde, con una ponencia que versará sobre El Recinto Amurallado de Valencia de Alcántara
Don Jorge M. Forte de Oliveira, Profesor de Historia y Coordinador del Departamento de Prehistoria de la Universidad de Évora, que nos hablará sobre el Castillo de Marvão y la Candidatura de esta localidad alentejana a Patrimonio de la Humanidad.
La jornada finalizará con una actuación musical a las 20:30 horas en el Salón de Actos de la Casa de la Cultura, a cargo del grupo Boleros & Jazz, actuación que iniciará el programa de las actividades del Otoño Cultural 2010 en Valencia de Alcántara.
Las Jornadas Transfronterizas tendrán su continuidad el sábado 13 de noviembre con un Intercambio Cultural con asociaciones culturales del Partido de la Serena (Fondo Cultural Valeria de Campanario, ADEPA Valle de la Serena, Asociación Torres y Tapia de Villanueva de la Serena, Asociación Don Juan de Zuñiga, de Villanueva de la Serena, Amigos de Santa Amalia, Asociación Cultural Siruela, y Federación SISEVA). El intercambio tendrá su inicio a las 11:00 con un acto oficial en el Salón de Plenos del Ayuntamiento, para seguidamente realizar una visita guiada por el Patrimonio y los museos de Valencia de Alcántara, a cargo de los voluntarios turísticos de Valencia de Alcántara. La Cámara Municipal de Marvão, también colaborará con el evento invitando a dichas asociaciones a una visita a Marvão para disfrutar de la Fiesta de la Castanha.
Para cualquier información pueden contactar a través del correo cultura@valenciadealcantara.es