28/09/2007
27/09/2007
Castelo de Marvão em Azulejo
O nº1 da colecção "Painéis de Azulejos de Portalegre" mostra o Castelo de Marvão.
Este painel foi mandado fabricar pela Comissão Municipal de Turismo, no final dos anos 30, à Fabrica Aleluia (Aveiro). Foi implantado na Rua 5 de Outubro, junto à Porta da Deveza, em Portalegre.
Esta edição contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Marvão e faz parte integrante do nº1490 de 25 de Setembro de 2007, do Jornal Fonte Nova.
26/09/2007
Biblioteca Itinerante - Novidades do Mês
No passado dia 22 de Setembro a Biblioteca Itinerante de Marvão foi visitada por uma equipa de filmagens, tendo em vista a preparação de um documentário sobre bibliotecas itinerantes que circulam um pouco por todo o país.
A Biblioteca recebe em média, em cada sábado que circula, cerca de 45 sócios, na sua maioria estudantes e reformados. As aldeias de Santo António das Areias e Porto da Espada são aquelas a que normalmente afluem mais leitores.
De acordo com as sugestões dos sócios todos os meses são adquiridos novos materiais ( dvd, cd e livros). Porque as novidades são muito cobiçadas passámos a afixar na carrinha (bem como nas duas escolas do concelho) um cartaz com as novidades do mês e as datas de circulação da nossa "biblioteca em movimento".
Novidades do mês de Setembro: DVD "George, o Curioso"
DVD "Os 101 Dálmatas"
DVD pack Monty Python
Próximas datas de circulação: 6 de Outubro, 20 de Outubro
Município oferece Livros e Equipamentos aos alunos do 1º ciclo
As Actividades de Enriquecimento Curricular arrancaram nas duas escolas do concelho, uma semana após o começo do ano lectivo, num timing quase perfeito para o modelo seguido em Marvão, de total consonância com os Agrupamentos de Escolas, no qual se tem que aguardar pela colocação dos professores para se contratar depois os recursos necessários em falta.
Na terça-feira, dia 25, o Município distribuiu gratuitamente a todas as crianças inscritas no 1º ciclo, os manuais de Inglês e de Música, ambos da prestigiada Porto Editora. Para além destes recursos, foram também distribuídos dois expositores contendo instrumentos musicais que colmataram da melhor maneira, a falta actual nos Agrupamentos.
Juntamente com os livros foi também entregue uma carta aos pais e encarregados de educação, explicando detalhadamente todos os pormenores relacionados com o começo desta nova etapa lectiva. Se se interessa por estas questões, pode lê-la aqui.
Na terça-feira, dia 25, o Município distribuiu gratuitamente a todas as crianças inscritas no 1º ciclo, os manuais de Inglês e de Música, ambos da prestigiada Porto Editora. Para além destes recursos, foram também distribuídos dois expositores contendo instrumentos musicais que colmataram da melhor maneira, a falta actual nos Agrupamentos.
Juntamente com os livros foi também entregue uma carta aos pais e encarregados de educação, explicando detalhadamente todos os pormenores relacionados com o começo desta nova etapa lectiva. Se se interessa por estas questões, pode lê-la aqui.
Al Mossassa apresentado à comunicação social espanhola
Na segunda-feira, dia 24 de Setembro, pelas 10 horas portuguesas, realizou-se no Ayuntamiento de Badajoz, uma conferência de imprensa para todos os meios de comunicação locais, a propósito da realização do festival islâmico “Al Mossassa”. Sendo um evento organizado conjuntamente pelos municípios de Badajoz e Marvão, estiveram presentes representantes das duas edilidades que explicaram aos órgãos de informação qual a programação e as últimas novidades deste certame. A Consejala de Cultura, D.ª Consuelo Rodriguez Piris, apresentou a edição espanhola enquanto que o presidente do Município de Marvão, Eng.º Victor Frutuoso, ficou a cargo da versão portuguesa.
Numa sessão concorrida com mais de 10 jornalistas de rádios, imprensa escrita e 3 estações de televisão, o Presidente do Município de Marvão aproveitou a oportunidade para entregar um dossier de imprensa com informação diversa sobre o nosso concelho, como forma de captar as atenções dos mass media espanhóis para as potencialidades de da nossa terra.
Numa sessão concorrida com mais de 10 jornalistas de rádios, imprensa escrita e 3 estações de televisão, o Presidente do Município de Marvão aproveitou a oportunidade para entregar um dossier de imprensa com informação diversa sobre o nosso concelho, como forma de captar as atenções dos mass media espanhóis para as potencialidades de da nossa terra.
21/09/2007
Grupo Desportivo Arenense arranca época 2007/2008 em 3 frentes
O Grupo Desportivo Arenense vai participar nos Campeonatos Distritais de Futebol da Associação de Futebol de Portalegre, nos escalões de Escolas, Infantis e Juvenis, dando continuidade a uma prática corrente desde a época de 1978/79.
A equipa de Juvenis iniciou os treinos no passado dia 26 de Agosto. Para preparação, vai participar no próximo domingo, dia 23 de Setembro, a convite do Sport Clube Estrela, num torneio triangular em que participa também o Clube Desportivo Portalegrense 1925. O referido torneio realiza-se no Campo Sintético dos Assentos e tem início marcado para as 10 horas.
As equipas de Escolinhas e Infantis, vão iniciar os treinos nesse mesmo domingo, dia 23 de Setembro, no Campo dos Outeiros, pelas 10 horas da manhã.
Os referidos Campeonatos Distritais, têm o seu início em:
JUVENIS: 30/09/2007: - G.D. ARENENSE – G.D. VIDENSE
Pelas 16 horas
INFANTIS: 27/10/2007: - G.D. ARENENSE – J.D. TERRUGEM
ESCOLAS: 03/11/2007: - F.C. CRATO – G.D. ARENENSE
De 5 a 7 de Outubro - 2º Festival Al Mossassa
Sabia que Ibn-Marwan, o fundador de Marvão (que acolheu o seu nome) foi também o fundador de Badajoz? É verdade e é esta forte ligação histórica que fundamenta a realização conjunta da “Al Mossassa” (A Fundação, em árabe) que celebra a raiz islâmica comum de duas localidades irmãs.
Regressa assim um dos eventos mais inovadores e de maior sucesso do ano passado, com o seu “Mercado das 3 Culturas” que reconstitui a ambiência das vendas dessa época e nos deslumbra num espaço aberto à imaginação e à história. Malabaristas e pedintes, vendilhões e bailarinas, encantadores de serpentes, músicos e falcoeiros esperam por si.
No “Mercado das 3 Culturas” poderá encontrar mais de 60 pontos de venda do melhor artesanato de cariz islâmico, diversos pontos de alimentação, exposição permanente de aves, passeios de burro e quinta com animais exóticos e do campo. Não perca esta viagem no tempo!
No segundo dia do festival islâmico, não perca a conferência “Dança Oriental vs Dança do Ventre – Origens, mitos e tabus”, pela Prof.ª Denise de Carvalho, seguida de um Workshop gratuito de Dança Oriental aberto a todas as interessadas. Aproveite para assistir a uma exposição de falcoaria, beba um chá árabe e delicie-se com os kebabs e os crepes enquanto assiste ao espectáculo de serpentes. À noite, será tempo para o projecto “Mirsalah” expor o fascínio das mil e uma noites.
O domingo é o último dia para desfrutar dos ares exóticos que invadem Marvão por estes dias. Aproveite para fazer algumas compras no artesanato islâmico que seleccionamos para si. Perca-se por entre os tecidos e túnicas, os tapetes e as lâmpadas orientais, os brinquedos de madeira, as peles e os cabedais, as pedras e as pratas, as pulseiras e os brincos, as tâmaras e os torrões. Prove o porco assado na Tenda dos Cristãos, deixe que lhe leiam a sina e experimente as massagens orientais. Passeie de burro, admire os animais exóticos da quinta e assista ao desfile de encerramento com todos os protagonistas. Feche com chave de ouro este festival inesquecível.
18/09/2007
EBI Ammaia da Portagem arranca o novo ano escolar com entrega de prémios
A EBI Ammaia, da Portagem, realizou no dia 17 de Setembro a apresentação oficial do ano lectivo. Reunindo na mesma sala, os executivos locais, professores, pais e alunos, foi realizada uma sessão de esclarecimento onde foram apresentadas em traços gerais, pelo Presidente do Conselho Directivo, Prof. Carlos Castelinho, as linhas orientadoras para o ano escolar que agora se inicia.
O Sr. Presidente da Câmara, Eng.º Victor Frutuoso, usou da palavra e aproveitou para informar os presentes quanto a alguns pormenores relativos ao ano que aí vem, nomeadamente no que diz respeito à reestruturação da rede escolar concelhia prevista na Carta Educativa recentemente aprovada pelo Conselho Municipal de Educação; relativamente aos transportes e às obras recém efectuadas, bem como a detalhes concretos do calendário. Houve ainda tempo para algumas reclamações à falta de apoio central sobretudo na questão da necessidade de pessoal.
Foram também abordados outros temas de interesse relacionados com as Actividades de Enriquecimento Curricular e a organização dos Tempos Livres.
A Associação de Pais local apelou ao envolvimento de todos num processo contínuo ao qual ninguém se deve alhear, a bem do futuro das crianças.
De seguida deu-se a grande inovação do dia, com as Juntas de Freguesia de Santa Maria e São Salvador da Aramenha a cumprirem uma promessa do ano passado, entregando os prémios de melhor aluno para cada um dos 3 ciclos. Depois da apreciação das classificações e atendendo também ao comportamento, entregaram-se os prémios aos seguintes alunos vencedores:
1º Ciclo – André Filipe Candeias Pires
2º Ciclo – João Pedro Lopes
3º Ciclo – Paula Cristina de Matos Trindade
Estes prémios que pretendem valorizar os mais trabalhadores e estimular os restantes ascendem no máximo a 500,00 € de compras numa conceituada loja de material multimédia, podendo ser utilizados em dvds, cds, livros, ou num equipamento que os jovens tanto gostam como um leitor de mp3.
No final foi servido um lanchinho-convívio para todos os presentes. No dia seguinte, as aulas arrancaram no seu ritmo normal.
EBI Dr. Manuel Magro Machado optou por um arranque em pleno logo no 1º dia
O Sr. Presidente da Câmara, Eng.º Victor Frutuoso, usou da palavra e aproveitou para informar os presentes quanto a alguns pormenores relativos ao ano que aí vem, nomeadamente no que diz respeito à reestruturação da rede escolar concelhia prevista na Carta Educativa recentemente aprovada pelo Conselho Municipal de Educação; relativamente aos transportes e às obras recém efectuadas, bem como a detalhes concretos do calendário. Houve ainda tempo para algumas reclamações à falta de apoio central sobretudo na questão da necessidade de pessoal.
Foram também abordados outros temas de interesse relacionados com as Actividades de Enriquecimento Curricular e a organização dos Tempos Livres.
A Associação de Pais local apelou ao envolvimento de todos num processo contínuo ao qual ninguém se deve alhear, a bem do futuro das crianças.
De seguida deu-se a grande inovação do dia, com as Juntas de Freguesia de Santa Maria e São Salvador da Aramenha a cumprirem uma promessa do ano passado, entregando os prémios de melhor aluno para cada um dos 3 ciclos. Depois da apreciação das classificações e atendendo também ao comportamento, entregaram-se os prémios aos seguintes alunos vencedores:
1º Ciclo – André Filipe Candeias Pires
2º Ciclo – João Pedro Lopes
3º Ciclo – Paula Cristina de Matos Trindade
Estes prémios que pretendem valorizar os mais trabalhadores e estimular os restantes ascendem no máximo a 500,00 € de compras numa conceituada loja de material multimédia, podendo ser utilizados em dvds, cds, livros, ou num equipamento que os jovens tanto gostam como um leitor de mp3.
No final foi servido um lanchinho-convívio para todos os presentes. No dia seguinte, as aulas arrancaram no seu ritmo normal.
EBI Dr. Manuel Magro Machado optou por um arranque em pleno logo no 1º dia
EBI de Santo António das Areias optou por fazer as apresentações aos pais durante a semana passada, sendo um dia dedicado a cada ciclo e arrancou oficialmente no dia 17 de Setembro, optando por não fazer uma sessão global de abertura. È uma visão diferente, produto de uma orientação concreta do Órgão de Gestão que permitiu arrancar em pleno logo no 1º dia de aulas
"2º Cross Country" da Beirã – A consolidação de um sucesso
Os mais distraídos que visitassem a Beirã neste domingo seriam surpreendidos e dificilmente reconheceriam a calma habitual da aldeia, tal era a azáfama gerada pelo “2º Cross Country” da Beirã. Muitos carros, muitas bicicletas, muitos atletas e familiares passeavam, treinavam ou percorriam a pé a Rua 16 de Julho dando um colorido ímpar à localidade.
A prova, integrada no 13º circuito BTT da Associação de Municípios do Norte Alentejano, voltou a “casar” a Câmara e a Junta de Freguesia local que num investimento conjunto decidiram dar continuidade ao sucesso do ano passado. Quando em 2006 o município decidiu integrar este circuito na perspectiva de afirmar o concelho como um grande destino BTT, tinha idealizado que em cada ano seria acolhido em parceria com uma Junta de Freguesia diferente. No entanto, o entusiasmo e a envolvência do executivo beiranense foram de tal ordem que pediram expressamente que se mantivesse ali a realização do evento que funcionava como uma mais-valia para uma das freguesias de Marvão que mais tem sofrido com a partida dos seus moradores e a desertificação interior.
Mais de 200 atletas de todas as idades e escalões, desbravaram os trilhos envolventes num desafio duro e intrépido unanimemente elogiado pela beleza do percurso e a cuidada organização. Os atletas federados que competem ao mais alto nível, completaram 5 voltas num ritmo trepidante que emocionou a assistência.
Depois do almoço-convívio servido no pavilhão da “Anta”, procedeu-se à entrega de prémios enquanto se visualizaram as fotos captadas durante a prova.
Os bonitos troféus da autoria da artesã local Maria Joaquim Bonacho agradaram pela beleza e simplicidade, bem como por “serem originais e fora do habitual”.
Na partida para os seus destinos, ouviu-se um “até para o ano” que expressou bem a afirmação desta prova por todos esperada.
A prova, integrada no 13º circuito BTT da Associação de Municípios do Norte Alentejano, voltou a “casar” a Câmara e a Junta de Freguesia local que num investimento conjunto decidiram dar continuidade ao sucesso do ano passado. Quando em 2006 o município decidiu integrar este circuito na perspectiva de afirmar o concelho como um grande destino BTT, tinha idealizado que em cada ano seria acolhido em parceria com uma Junta de Freguesia diferente. No entanto, o entusiasmo e a envolvência do executivo beiranense foram de tal ordem que pediram expressamente que se mantivesse ali a realização do evento que funcionava como uma mais-valia para uma das freguesias de Marvão que mais tem sofrido com a partida dos seus moradores e a desertificação interior.
Mais de 200 atletas de todas as idades e escalões, desbravaram os trilhos envolventes num desafio duro e intrépido unanimemente elogiado pela beleza do percurso e a cuidada organização. Os atletas federados que competem ao mais alto nível, completaram 5 voltas num ritmo trepidante que emocionou a assistência.
Depois do almoço-convívio servido no pavilhão da “Anta”, procedeu-se à entrega de prémios enquanto se visualizaram as fotos captadas durante a prova.
Os bonitos troféus da autoria da artesã local Maria Joaquim Bonacho agradaram pela beleza e simplicidade, bem como por “serem originais e fora do habitual”.
Na partida para os seus destinos, ouviu-se um “até para o ano” que expressou bem a afirmação desta prova por todos esperada.
Exóticos encantam Marvão
O Clube de Exóticos de Marvão que dedica a sua actividade à criação, estudo e comercialização de aves exóticas realizou neste fim-de-semana a sua 1ª exposição em Marvão.
A emergente associação espantou e chamou a atenção para a sua causa com uns cartazes berrantes e um nome fora do normal, “Erythrura” que nos foi explicado por um elemento da organização como significando “diamante” em Latim.
Reunindo o apoio da Câmara Municipal de Marvão, do Centro Cultural de Marvão que alugou o espaço por um valor simbólico e de outras empresas locais e regionais, montaram, à custa de muito trabalho e organização, uma exposição de sucesso e acima de tudo, um evento que dignificou Marvão.
Foram muitas as chamadas telefónicas, de curiosos e os amantes desta prática que procuravam a localização e os horários da exposição.
O espaço apresentava-se com gosto e com uma arrumação estratégica. As gaiolas, alinhadas ao longo da sala e em diversas fileiras, apresentavam valiosos exemplares de rara beleza que a todos encantaram. O campeão da exposição, uma ave pequena de um azulado muito vistoso não estava à venda mas asseguraram-me que o seu valor poderia facilmente ascender a mais de 1.500 €. Para além das plantas expostas e para venda, constituiu-se no palco do Centro, um espaço de comercialização de gaiolas, alpistas e outros acessórios que se revelaram muito úteis para os visitantes.
No final, os responsáveis pela organização não escondiam a sua satisfação e revelaram empenho na continuação da iniciativa e da sua actividade.
A emergente associação espantou e chamou a atenção para a sua causa com uns cartazes berrantes e um nome fora do normal, “Erythrura” que nos foi explicado por um elemento da organização como significando “diamante” em Latim.
Reunindo o apoio da Câmara Municipal de Marvão, do Centro Cultural de Marvão que alugou o espaço por um valor simbólico e de outras empresas locais e regionais, montaram, à custa de muito trabalho e organização, uma exposição de sucesso e acima de tudo, um evento que dignificou Marvão.
Foram muitas as chamadas telefónicas, de curiosos e os amantes desta prática que procuravam a localização e os horários da exposição.
O espaço apresentava-se com gosto e com uma arrumação estratégica. As gaiolas, alinhadas ao longo da sala e em diversas fileiras, apresentavam valiosos exemplares de rara beleza que a todos encantaram. O campeão da exposição, uma ave pequena de um azulado muito vistoso não estava à venda mas asseguraram-me que o seu valor poderia facilmente ascender a mais de 1.500 €. Para além das plantas expostas e para venda, constituiu-se no palco do Centro, um espaço de comercialização de gaiolas, alpistas e outros acessórios que se revelaram muito úteis para os visitantes.
No final, os responsáveis pela organização não escondiam a sua satisfação e revelaram empenho na continuação da iniciativa e da sua actividade.
14/09/2007
Campo dos Outeiros vai ser Relvado Sintético!
O Município de Marvão candidatou-se no final de 2006 ao Compromisso Nacional "O meu primeiro relvado" criado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e pelo Instituto do Desporto de Portugal com o objectivo de apoiar a construção e instalação por parte dos municípios de campos relvados sintéticos classificados pela FIFA, com as dimensões de um grande campo de jogos.
A viabilização da candidatura implicou o despoletar de um processo de actuações destinado a garantir o cumprimento de todos os requisitos que se revelou complexo e moroso. O Campo dos Outeiros é actual propriedade do Inatel e foi necessário assegurar que o protocolo vigente seria suficiente para sustentar a candidatura e garantir a salvaguarada dos interesses dos munícipes em tão avultado investimento.
Após o contacto com diversas empresas especializadas que se deslocaram a Marvão para apreciar in loco as condições existentes, foi necessário conceber todo o projecto que foi submetido a algumas alterações promovidas com o intuito de satisfazer os parâmetros legalmente estipulados.
No decurso do procedimento, deve ser enaltecido o trabalho efectuado pelo corpo técnico da Secção de Obras do Município de Marvão que quase concebeu um processo de raíz ajustado à realidade local.
O custo do projecto que envolve o relvado supera os 350.000 euros, assegurando o Estado uma comparticipação financeira de 75% com recurso a meios financeiros nacionais e comunitários, assegurando o Município a cobertura financeira do remanescente do custo total da obra.
A aprovação final chegou no dia 10 deste mês.
Uma vez que o projecto respeita apenas ao relvado e sistemas de rega, e atendendo que os balneários existentes foram considerados suficientes para prestar apoio ao campo de jogos, serão agora encetados contactos com a Direcção da Casa do Povo, entidade que tutela o Pavilhão Gimnodesportivo, no sentido de ser celebrar uma parceria de utilização que permita modernizar os balneários e abra portas a financiamentos futuros à luz do novo quadro comunitário de apoio.
Abrem-se assim portas à concretização de um sonho de décadas dos amantes do desporto do concelho.
As comemorações do 8 de Setembro - Feriado Municipal
No dia 8 de Setembro, o concelho viveu mais um feriado municipal. As comemorações iniciaram-se por volta das 9 horas com a chegada da Filarmónica do Crato, parceira habitual destas celebrações devido ao seu elevado grau técnico e por ser um conjunto que tem uma composição muito jovem, podendo estar sempre presente na sua maior força mesmo quando a data do feirado de Marvão não coincide com um dia de descanso semanal.
Junto ao Cruzeiro de Nossa Senhora da Estrela, interpretou-se o hino e primeiro tema do dia.
Seguiu-se uma visita da "praxe" que muitos desconhecem, ao Posto local da Guarda Nacional Republicana, cumprindo um cumprimento institucional.
A comitiva seguiu em marcha lenta saudando a população até à cerimónia do hastear da bandeira, acompanhada por muitos populares e representantes de instituições locais que aguardavam a chegada do protocolo.
Seguiram-se os discursos dos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, registados pelos órgãos de comunicação social distritais, que terminaram com um convite para o beberete aberto aos presentes.
Ao meio-dia, a Igreja de Nossa Senhora da Estrela estava apinhada por muitos marvanenses residentes e vindos de todas as partes do país.
O almoço dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia que reúne numa enorme mesa de muitos metros, todos os que contribuem para esta nobre causa, foi o que se seguiu.
Antes do início da procissão, a Filarmónica do Crato presenteou todos os que aguardavam a marcha religiosa com um mini-concerto onde interpretou notáveis temas do seu repertório.
Seguiu-se a procissão que percorreu em devoção o percurso habitual.
O concerto da noite que juntou em palco o portalegrense "Quarteto em Mim" com o fadista António Zambujo e "Os Azeitonas" iniciou-se com um atraso em muito devido ao jogo decisivo da selecção das quinas com a congénere polaca.
Notou-se um claro desajuste de registo que em nada se deve à irrepreensível actuação do conjunto e convidados que estiveram ao seu nível. A essência do espectáculo era consentânea com a solenidade da data, o seu registo de actuações conta com recepções apoteóticas e esgotadas no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre, o nível de execução dos musicos é absolutamente intocável mas ainda assim, fosse pela fraca envolvente acústica, fosse pela fraca aderência dos muitos presentes à proposta musical, fosse facto de decorrer ao ar livre, a verdade é que não resultou conforme esperado.
Seguiu-se uma sessão de discoteca ao vivo com o Dj Reis que animou a franja mais jovem até um pouco mais tarde.
Da Guarita - O Blogue Oficial do Município de Marvão
O blogue oficial do Município de Marvão inaugura uma nova era na comunicação com os munícipes. Na falta da publicação regular do Boletim Municipal por motivos de ordem financeira e política, a publicação online "Da Guarita", editada apenas uma vez em formato papel durante o actual mandato, restabelece as vias de contacto com os munícipes.
Apesar de certos que apenas uma franja dos marvanenses poderá aceder a este veículo de comunicação algo restrito, não deixamos ainda assim de considerar e valorizar esta plataforma de entendimento que nos parece fundamental.
Orientado por uma linha editorial formal e institucional, procuraremos aqui dar conta a todos aqueles que se interessam pela actual realidade de Marvão, estejam eles onde estiverem, das novidades e acontecimentos que caracterizam a actualidade do concelho.
Muitos se perguntarão o porquê de um blogue quando existe uma página na internet. A resposta é simples: o site oficial viveu durante muitos anos e ainda continua limitado a um formato de publicação que a Câmara Municipal de Marvão não domina na totalidade porque está controlado por instituições e financiamentos terceiros. O site que ainda hoje é actualizado quase diariamente, está preso a um formato que está longe de garantir a versatilidade e agilidade de um blogue. O blogue é uma opção que se apresenta como óbvia.
Depois um blogue é gratuito, é facilmente editável é imediato nas alterações e publicações.
Abrindo espaço para a interacção e o comentário, mais que informar, pretendemos comunicar, relacionar e dialogar, abrindo portas para o futuro ao mesmo tempo que se registam os momentos do passado que serão os pilares da nossa memória colectiva nos anos vindouros.
Bem-vindos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)