18/09/2007

"2º Cross Country" da Beirã – A consolidação de um sucesso






Os mais distraídos que visitassem a Beirã neste domingo seriam surpreendidos e dificilmente reconheceriam a calma habitual da aldeia, tal era a azáfama gerada pelo “2º Cross Country” da Beirã. Muitos carros, muitas bicicletas, muitos atletas e familiares passeavam, treinavam ou percorriam a pé a Rua 16 de Julho dando um colorido ímpar à localidade.

A prova, integrada no 13º circuito BTT da Associação de Municípios do Norte Alentejano, voltou a “casar” a Câmara e a Junta de Freguesia local que num investimento conjunto decidiram dar continuidade ao sucesso do ano passado. Quando em 2006 o município decidiu integrar este circuito na perspectiva de afirmar o concelho como um grande destino BTT, tinha idealizado que em cada ano seria acolhido em parceria com uma Junta de Freguesia diferente. No entanto, o entusiasmo e a envolvência do executivo beiranense foram de tal ordem que pediram expressamente que se mantivesse ali a realização do evento que funcionava como uma mais-valia para uma das freguesias de Marvão que mais tem sofrido com a partida dos seus moradores e a desertificação interior.

Mais de 200 atletas de todas as idades e escalões, desbravaram os trilhos envolventes num desafio duro e intrépido unanimemente elogiado pela beleza do percurso e a cuidada organização. Os atletas federados que competem ao mais alto nível, completaram 5 voltas num ritmo trepidante que emocionou a assistência.

Depois do almoço-convívio servido no pavilhão da “Anta”, procedeu-se à entrega de prémios enquanto se visualizaram as fotos captadas durante a prova.

Os bonitos troféus da autoria da artesã local Maria Joaquim Bonacho agradaram pela beleza e simplicidade, bem como por “serem originais e fora do habitual”.

Na partida para os seus destinos, ouviu-se um “até para o ano” que expressou bem a afirmação desta prova por todos esperada.

Sem comentários: