28/01/2009

Dia da Escola - Hoje na EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado

O dia começou na EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado com o hastear da bandeira e a entoação do hino da Escola. Perante toda a comunidade escolar o representante do Conselho Executivo, Prof. José Maria, dirigiu-se à plateia atenta, falando nomeadamente, na importância da celebração e no programa de comemorações que estava preparado.


Na Biblioteca Escolar encontra-se patente uma Exposição denominada "Escola em Tempos Idos" com mobiliário e recursos educativos das antigas salas de aula do Concelho de Marvão. Foi uma oportunidade para os mais pequenos conhecerem as antigas carteiras de madeira, as cartilhas, a caixa métrica, os antigos livros escolares, fotos de turmas da Escola Primária desta aldeia, e um sem número de pequenos objectos que retratam as vivências de toda uma comunidade.



No refeitório teve lugar uma conversa com o Prof. Jorge de Oliveira, professor do Ensino Primário que leccionou por mais de trinta anos, dezoito deles em Santo António das Areias. Todos quiseram saber como era a escola de outros tempos, as dificuldades porque passavam os alunos e os professores, os métodos de ensino, os exames, o "muro da vergonha" que separava a escola das raparigas da dos rapazes, enfim, mil e uma histórias riquíssimas, contadas na primeira pessoa. A família Forte de Oliveira está definitivamente ligada ao ensino em Santo António das Areias e ninguém melhor que o Prof. Jorge para despertar a curiosidade de todos para questões tão comuns a várias gerações.


Uma aluna do Prof. Jorge de Oliveira, Maria João, funcionária desta instituição, ofereceu-lhe um bonito ramo de flores, em homenagem reconhecida por tudo o que com ele aprendeu.




O final da manhã ficou ainda marcado, pela entrega de um conjunto de livros novos, à Biblioteca Escolar, na pessoa da sua responsável, Prof. Paula Morgado, que certamente vão enriquecer mais ainda o fundo documental da Biblioteca Escolar Arenense. A oferta insere-se no contexto do Protocolo assinado entre o Município de Marvão e o Plano Nacional de Leitura, destinado a promover o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita. A autarquia disponibilizou uma dotação regular para apetrechar este espaço com novos materiais, entre 2008 e 2011.
E o dia da escola continuou e sobre ele poderão ler aqui

1 comentário:

Robson Lima disse...

Elogiável essa iniciativa de propiciar aos alunos de hoje a vivência dos alunos de antigamente. Quem sabe não possamos nós aqui em Castelo do Piauí, fazermos algo parecido com nossas crianças.