29/04/2009

Afinal aqui tão perto

É espantoso o que as novas tecnologias permitem. Falar, escutar e ver, em tempo real, pessoas que se encontram a milhares de quilómetros de distância, noutro continente, do outro lado do oceano Atlântico.

Decorreu ontem, na Biblioteca Escolar da EBI Dr. Manuel Magro Machado em Santo António das Areias, a primeira vídeo-conferência entre as "turmas geminadas". Os 20 alunos do sexto ano conheceram os 35 castelenses da 6ª série da Escola Professora Osmarina, de Castelo do Piauí.
Houve lugar para apresentações e saudações. Falou-se dos jogadores de futebol preferidos, das diferenças entre as duas localidades, da língua que nos une mas que ainda assim se fala de maneira tão diferente, e notou-se no ar um entusiasmo sincero com as imensas potencialidades da iniciativa.



As "turmas geminadas" surgem no contexto do protocolo de geminação entre Marvão e Castelo do Piauí, que visa criar uma plataforma de união que procurará desenvolver ambas as localidades no âmbito cultural, empresarial e turístico. Esta cooperação, ainda no seu primeiro ano de existência, estende-se assim também à educação e permite o envolvimento dos mais novos.

A primeira vídeo-conferência foi promissora. Iremos tentar trabalhar na resolução dos problemas técnicos que impediram uma comunicação perfeita, e já está marcado o segundo encontro: o tema será a gastronomia tradicional das duas regiões


Catarina Machado

Para ler também:

Biblioteca Escolar Arenense (texto Paula Morgado)

Blog da Geminação (texto Robson Lima)

Sem comentários: