28/04/2009

Festival Taurino em Santo António das Areias


Foto Bruno Moura

Foto Bruno Moura











Foto Bruno Moura


Foto Bruno Moura



Festival interessante em Sto. António das Areias


Inserido nos festejos de S. Marcos, realizou-se no dia 25 de Abril um Festival de beneficência a favor do Lar da Casa do Povo de Sto. António das Areias. Foi num ambiente festivo, pese embora o frio e vento, que se fez sentir que as gentes locais puderam ter a Festa do Povo – a Tourada.
Assim que terminou a procissão, os aficionados ou simples simpatizantes deslocaram-se do recinto das festas para a Praça de Toiros.
Um cartel diferente do habitual, pelo que pela primeira vez se poderia assistir a uma “guerra” entre sexos: Eles v.s. Elas.
Também a organização primou na escolha dos toiros para o Festival revelando peso e idade a condizer com o taurodromo. Relativamente ao comportamento dentro de praça, todos eles foram colaborantes, sendo a chamada do ganadero Engº Francisco Lopo Vasconcelos muito justamente ovacionado.
Quanto às actuações dos cavaleiros, destacam-se Pedro Salvador, Gilberto Filipe e Filipe Gonçalves (que substituiu Rui Salvador) pelo desembaraço que apresentaram em praça e que muito alegrou o conclave.
Relativamente a “Elas”, Sónia Matias apresentou dois cavalos que lhe poderão ser úteis nesta temporada e andou alegre, dentro do seu estilo.
Joana Andrade, abrindo com um aporta gaiola, viu a sua actuação pautada pela regularidade.
Verónica Cabaço, acusou o “peso” do cartel mas mostrou ter engenho para poder vir a seguir esta difícil arte do toureio.
Muito boa prestação dos grupos de forcados em praça: Amadores de Tomar, Arronches e Monforte, sendo o forcado David Palmeiro do grupo de Arronches o vencedor do troféu em disputa.
Dirigiu sem problema o Delegado da Inspecção Geral das Actividades Culturais o Sr. António Garcôa.
Texto: Exmo. Sr. Prof. Marco Gomes

Sem comentários: