28/04/2009

Marvão – Comemorações 25 de Abril

Marvão – Comemorações 25 de Abril

As comemorações do 35º Aniversário do 25 abril em Marvão tiveram início pelas 10h com a chegada da Banda União Artística de Castelo de Vide, que acompanhando as autoridades e executivo local percorreu as ruas da Vila.
Pelas 10h30 deu-se lugar ao hastear de bandeira pelo Sr. Presidente do Município, Eng.º Victor Frutuoso; pelo Vice-presidente, Dr. Pedro Sobreiro e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Carlos Sequeira. O momento foi também marcado pelos discursos dos representantes políticos locais tais como Dr. Mena Antunes, do PP; Sr. José Almeida Garraio, do PS; e Sr. João Bugalhão, do PSD que chamaram a atenção dos presentes para o estado em que se encontra o país quer em termos económicos, quer até de censura, o que põe em causa os valores defendidos e conquistados pela Revolução de Abril.




O Sr. Presidente do Município, Eng.º Victor Frutuoso, no seguimento das palavras dos anteriores oradores acrescentou a importância da autarquia na progressão de um Concelho vítima de interiorização como é o caso de Marvão, sugere por exemplo centros de decisão intermédia que forneçam uma interacção com os municípios na resolução ou desbloqueamento de projectos estruturantes como é o caso do Golfe de Marvão que há muito se arrasta e alertando ainda para o facto do governo vigente cada vez se preocupar mais com o desenvolvimento das grandes cidades e regiões do litoral, deixando que distritos interiores como o de Portalegre caiam no esquecimento.
Por último o Dr. Carlos Sequeira, Presidente da Assembleia Municipal, falou no desinteresse dos jovens pela política e futuro do país, sugerindo algumas actividades a nível local para cativar o interesse dos mesmos, finalizando o seu discurso com um balanço dos 4 anos de mandato como Presidente da Assembleia, pelos quais se sente muito honrado e nunca esquecerá.
Para finalizar as cerimónias e antes do beberete servido no Salão Nobre do Paços do Concelho, Emília Machado, funcionária da autarquia deixou-nos o seguinte poema de sua autoria:



Liberdade ...
Liberdade é soltar um grito
e dizer bem alto
sou livre

Liberdade é ter asas
e voar no pensamento
que nos leva ao infinito

É dizer a toda a gente
que acabou a opressão
a censura ao trabalho
e à liberdade de expressão

É sentir o coração
a bater à vontade
porque os homens e as mulheres
gritaram pela Liberdade

É Abril que nos traz
a vontade de dizer
que há trinta e cinco anos se abriram
as portas contra o poder

Soltaram-se as amarras
e ouviu-se uma canção
que trouxe a Portugal
Liberdade, amor...

Liberdade, Liberdade...
é dizer e não parar
saltar os muros da ilusão
que nos levam a sonhar

Liberdade é estar hoje aqui
abrir um livro e poder ler
sem ter medo que à saída
alguém nos possa prender

É dar asas à imaginação
é dar amor aos livros
é trazer o coração
e partilhá-lo com os amigos

Viva Abril,
Viva a liberdade,
deixem falar a emoção
e dizer a toda a gente,
como é bom ser Livre em Marvão
Autor da noticia: Márcio Almeida

Sem comentários: