23/06/2009

A Festa da Primavera

-
A festa da Primavera, a festa dos Aventais ou Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, embora com denominações diferentes, todas se referem à Festa da Abegoa.
Até 1978 não era celebrada em honra de nenhum santo. Era uma festa civil, com missa campal e baile no recinto improvisado debaixo da sombra de uma enorme nogueira que havia no recinto onde hoje são as festas.
Prova disto é a notícia do Boletim da Misericórdia de Marvão, de Junho de 1961, que diz o seguinte:


Foi sempre famosa pelo seu concurso dos aventais concorrendo raparigas e senhoras de todo o concelho que, com sua habilidade, os faziam dos mais variados tecidos: de chita ou riscado, com grega ou de linho bordado.
Exemplo disto é este avental cruzado, mandado fazer pela Dª Maria José Martins da Graça, para a sua filha concorrer e ganhou com ele o primeiro prémio, mais outras duas vezes foi premiado, apresentado a concurso por pessoas diferentes:


Este avental cruzado, é feito com entremeio de bordado inglês e o tecido de popelina ás riscas e um asarjado azul-escuro. Era muito apreciado o ponto à mão, depois apareceram os bordados da máquina que já não tinham tanto valor.
-
A Dª Maria Helena Caldeira, com um avental feito por uma tia sua, é popelina com bordado cheio e feito a crivo.
-
Característica também era esta festa pelo convívio que proporcionava, aos grupos de pessoas que vinham a pé pelas calçadas de Marvão e de Santo António das Areias, carregados com as merendas para comerem à sombra das castinçeiras que rodeiam este aprazível lugar. Então era ver as mantas espalhadas pelas sombras onde cada família repartia o que trazia para comer. Depois arrematavam-se os “ramos” que eram oferecidos por pessoas da terra, cestos com pães caseiros, chouriços, garrafas de vinho, etc e eram vendidos a que desse mais.
Havia a venda da flor pelas gentis meninas da localidade.

Programa de uma festa da Abegoa de 1973

Nos anos setenta os moradores da Abegoa decidiram construir uma capela no local e assim aconteceu em 1978 tendo o Sr. António Marques da Mota prontificando-se a oferecer a imagem a colocar na capelinha, mas teria de ser ele a escolher a santa que por razões familiares, foi Santa Teresinha do Menino Jesus.
-

A partir desse ano as festas da Abegoa passam a realizar-se em honra de Santa Teresinha, com o cunho religioso e pagão, touradas à vara larga, bailes, quermesse, jogos tradicionais, procissão, comes e bebes.
Na altura desta festa o verde alegre dos castanheiros que rodeiam a Abegoa na encosta de Marvão, ainda é característico e dá um toque de frescura a quem a esta festa se desloca para provar o leitão frito que tão bem sabem fazer.



E se quiser “matar a sede”, pode descer um pouco mais abaixo do recinto da festa, na calçada para Santo António das Areias, que logo encontra a fonte o respectivo tanque, com água fresquinha para beber.


Depois de alguns anos sem a realização do concurso dos aventais, por não haver quem nele participasse, este ano retoma-se a tradição, e no Sábado, dia 27 há concurso de aventais.
Já agora se quiser vir até à Abegoa, aqui fica o programa das Festas de 2009.


Emília Maria Mena da Cruz Machado – Junho de 2009

Sem comentários: