29/06/2009

MUNICÍPIO DE MARVÃO VÊ APROVADA CANDIDATURA TRANSNACIONAL PARA INTEGRAR REDE DE CIDADES E VILAS MEDIEVAIS (ARQUIVIA – SUDOE)


O Município de Marvão viu recentemente aprovada uma candidatura transnacional, ao abrigo do Programa SUDOE, para a constituição de uma Rede Transnacional de turismo cultural para produzir uma nova oferta de valorização do património medieval europeu mediante redes de instalações, actividades culturais e circuitos temáticos. O Projecto conta com vários parceiros espanhóis, entre os quais a Bidasoa Activa – Agência de Desenvolvimento Comarcal e a Associação Rede de Cidades Medievais (Espanha), sendo que do lado português, para além de Marvão, integra também o Município de Gavião. A candidatura de Marvão, enquanto parceiro, representa um investimento elegível de 100.000,00€, com co-financiamento FEDER de 75.000,00€.
De uma forma geral visa criar uma nova oferta turístico-cultural transnacional para realçar o valor do património cultural medieval através da cooperação e aproveitamento das complementaridades existentes dos países parceiros no conjunto da região europeia.
No âmbito das acções individuais a desenvolver, o Município de Marvão pretende criar e equipar o novo Posto de Informação Turística de acordo com os princípios da Rede (o qual irá ser relocalizado para o espaço ocupado por duas garagens à entrada da Vila). O novo Posto de Informação será a imagem da Rede e um equipamento fundamental para a disseminação de informação sobre os parceiros da Rede Transnacional, incluindo-se aqui informação turística sobre a Vila de Marvão, permitindo ao visitante obter toda a informação gráfica, electrónica e merchandising que irá ser produzida. A imagem a criar será comum aos parceiros de forma a obter-se uma marca transversal uniforme que ganhe força e expressão transnacional e que possa penetrar nos principais mercados turísticos europeus de forma a captar o visitante apreciador do turismo cultural.
O Município de Marvão pretende também associar um novo evento à oferta cultural da Rede Transnacional de Cidades e Vilas Medievais, a Al Mossassa – Festival Islâmico de Marvão, com o objectivo de fortalecer o posicionamento da oferta de turismo cultural nos mercados europeus na temática do “Medieval".

Sem comentários: