28/04/2010
Baile das Rosas em Santo António das Areias
O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias vai realizar o Baile das Rosas com o objectivo de dar continuidade a uma tradição desta localidade.
Venha participar e terá também oportunidade de oferecer uma Rosa a quem gosta.
Não Falte!
Quando
sáb, 1 de maio, 22:00 – 23:59 GMT+01:00
Onde
Sala 1 - Grupo Desportivo Arenense em Santo António das Areias
Quem
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias
Peças de Marvão na Local TV
A Localvisão TV informa que já pode visualizar a peças relativas a Marvão, consultanto http://www.localvisao.tv/ - Distrito de Portalegre, Concelho de Marvão, na respectiva secção - "Viagens e Lugares", clicando no título da peça que pretende visualizar.
EM alternativa pode consultar directamente o links abaixo:
CHAMPANHE DE MARVÃO
http://www.localvisao.tv/vplay/index.asp?rid=uWt5wLdBW4azFiSCKD
PATRIMÓNIO MUNDIAL
http://www.localvisao.tv/vplay/index.asp?rid=1sct8Ck2hDd4ucoObp4F
25 DE ABRIL EM MARVÃO
http://www.localvisao.tv/vplay/index.asp?rid=Vi99an80ZNPk5YB9wj62
AMMAIA
http://www.localvisao.tv/vplay/index.asp?rid=qJanBbVTL0tfyZPLle7f
26/04/2010
InfoMarvão nº4 (Janeiro, Fevereiro e Março de 2010)
25 de Abril -A festa de são Marcos em Santo António das Areias – Concelho de Marvão – Rui Arimateia
Com esta invocação o bom padre João, há já quase setenta anos conseguia amainar a fúria incontida e natural existente em potência dentro do bezerro, ou toirinho, que os festeiros com as suas opas vermelhas e empunhadas varam – ainda na altura denominadas “tocheiros de S.Marcos” e que se acendiam na procissão – iam escolher ao recinto da feira do gado nos arrabaldes logo contíguos á aldeia.
O bezerro, todos os anos pelo dia do santo, era oferecido por um lavrador, da aldeia ou redondezas. E era uma honra oferecer um toirinho para a festa, pelo S. Marcos. O animal para oferta, distinguia-se dos outros, no terrado da feira do gado, pelo facto de ter antecipadamente marcado, enfeitado, apresentando um laço vermelho, preso entre os cornos. O lavrador, autor da oferta saia prestigiado perante os demais, dai o grande interesse e o facto de nunca faltar o bezerro para a função. A maioria das vezes, contudo, a oferta de um bezerro para o Santo resultava de promessa e, desde o nascimento chamado Marcos.
Era uma festa cuja origem se perdia na lonjura dos tempos e importantíssima para a aldeia e para a região
Durante três dias havia a já referida feira do gado, assim como Arraial no largo envolvente da Igreja Paroquial. Romaria a que não faltava a música com a indispensável presença por vezes de três bandas Filarmónicas da região, normalmente rivais umas das outras. No largo junto ao templo, formava-se com carretas e carroças o recinto para as inevitáveis touradas; ainda havendo quem se lembre igualmente das “cavalhadas” (isto é, corridas de cavalos ou animais congéneres…) por altura do S.Marcos.
Durante três dias os habitantes e os forasteiros podiam divertir-se com festa rija, sendo costume de bom-tom vestir-se o fato novo pelo S, Marcos, para receber os forasteiros, familiares ou não. E é interessante notar a enorme afluência de “primos” espanhóis das imediações próximas da fronteira, como por exemplo de Valência de Alcântara. Tão importante que estas festas de São Marcos foi e tão intimamente marcou as povoações da raia espanhola que a aldeia de Santo António das Areias era conhecida por S.Marcos, devido exactamente á importância que os espanhóis davam á festa, acorrendo principalmente para presenciaram a bênção do tourinho de São Marcos, e as touradas…
Touradas, foguetes, feiras do gado e de quinquilharias e de comes –e –bebes, bandas de musica no coreto, promessas ao Santo, leilão do bezerro após a cerimonia, procissões, orações, fato novo a estrear, o característico almoço de São Marcos…tudo isto, juntamente com o reboliço alegre e saudável de milhares de convivas que por aquele terreiro de arraial passavam durante três dias em S. António das Areias…e sabe-se lá desde há quanto tempo, tudo isto, repito, constitui a romaria de S.Marcos que bem fundo tocou os moradores da Aldeia . E ainda hoje toca, apesar da tradicional cerimonia da bênção do ou dos bezerros de S.Marcos ter sido anatematizada pelas autoridades eclesiásticas nos anos 20, pelo facto do touro entrar solenemente na capela.
Entra, Marcos! Entra, Marcos!...
E uma vez mais o bom padre de nome João, empunhando firmemente o hissopo, comprido por uma multidão ávida de presenciar a chegada do bezerro acompanhado seu harém (pois sempre duas ou três vacas o acompanhavam á porta do templo). E eis que já se ouvem os gritos dos festeiros – somente-homens – e já se vislumbra as suas varas de função e de direito – os tocheiros de S. Marcos – e as suas opas encarnadas. E o boi vem vindo através de um corredor vivo de humanos, pois o largo encontra-se pegado de gentes de todas as condições…
Defronte da porta principal já o bezerro é intimidado a parar e, de seguida, a dirigir-se mansamente para o interior do Templo sob a invocação firme e prenha de sentido do padre João:
Entra, Marcos! Entra, Marcos!...
“Coisas da providência”diriam alguns crentes do costume, ao ver acontecer aquela maravilha – o facto de um bezerro se tornar manso, ao ser convocado e convidado a entrar no Templo pela água benta e pelo nome do Santo se acalmar, apesar da multidão febril de excitação e altitroante, que o rodeava, o comprimia, e obedecer prontamente ao Sacerdote…
Gesto quantas vezes repetido ao longo dos séculos de duração do costume, por todos os sacerdotes de nome João!?...Porém, eficaz na sua ritualistica, se efectuar com convicção e com a precisão e o rigor conferidos pela tradição.
O animal, tocado nas suas essências anímicas, amansava e seguia o gesto, o movimento e a palavra do padre João, ate junto do andor do santo, colocado para o efeito do altar mor da igreja…chegado ai, lambia o bezerrinho do S. Marcos, ouvia uma curta prédice e bênção em ordem, saindo depois, sempre enquadrados, o boi e o sacerdote, por muitas centenas de curiosos, crentes e outros. Porém, o tourinho saia do templo a recuar pela simples razão de que não havia espaço que permitisse ao animal dar a volta, dentro da igreja.
No curto espaço que ficava sem gente no adro da igreja, saia o bezerro onde era leiloado, revertendo a verba conseguida para os festeiros, a fim de cobrirem as despesas dos três dias de duração da festa. Todo o lavrador, ou outro, que comprasse no leilão o bezerro de S.Marcos, auferia igualmente de prestigio…comprando-o muitas vezes o mesmo que o oferecia.
Não obstante a enorme popularidade do Ritual e da Romaria, o que é certo é que há cerca de sessenta e oito anos a festa em Santo António das Areias foi proibida pelas autoridades religiosas. Consequentemente, a afluência de forasteiros, principalmente origem espanhola, decresceu significativamente. Os festeiros ainda tentaram, por altura proibição, uma artimanha, fazendo construir uma pequena capela efémera ao lado da Igreja Matriz e ai continuar com a cerimónia da “entrada”do bezerro no espaço sagrado até chegar junto do seu congénere de S.Marcos, mas…mão pegou… nem com a autoridade (quer insistiu na proibição), nem com os espanhóis …que de vir com aquela entusiasmo e garridice que tão bem caracteriza os nossos vizinhos…
Restou tão só a bênção ao gado oferecido ao Santo (ainda hoje) e o consequente leilão e feira, mas aquele frenesim pagão, aquela força ritualistica e anímica, conferida pela cerimonia da entrada do boi na Igreja, tudo isto se perdeu… tão só perdura na memoria dos mais idosos…os que ainda foram festeiros, os que seguraram os tocheiros de S.Marcos e ataram os cornos do bezerro com a fita vermelha e o conduziram ate ao bom padre João que o aspergia de água benta e o conduzia mansamente, perante o andar Santo ciclicamente ano após ano e quase sempre o “milagre”da mansidão acontecia….
Entra! Marcos! Entra! Marcos!...
Mas a festa na Aldeia era total: acontecia na praça, isto é, no Arraial, mas também se vivia sentidamente em casa. Ai era ocasião de se confeccionarem os acepipes gastronómicos regionais servidos durante o almoço de S. Marcos, no dia do Santo a 25 de Abril. Para festejar o Santo e brindar os familiares e amigos tinham principalmente a canja de galinha velha e o arroz – doce; e ainda as sopas de sarapatel confeccionadas com borrego ou chibo juntamente com sangue e miúdos – e o afamado Ratatau-carne de chibo guisadas com batatas – variante do ensopado alentejano, e ainda os pasteis de carne crua, os bolos fintos “dormidos “ e empadas de galhinha …e claro, todos os pitéus regados com o bom vinho da região.
(…)
excerto de
ARIMATEIA, Rui, A Festa de São Marcos e a religiosidade popular in Ibn Maruan. Revista Cultural do Concelho de Marvão, nº2, Marvão, Câmara Municipal de Marvão, 1992 (p.18-22)
16 de Maio - Passeio Pedestre no Porto da Espada
Mais uma vez a Associação Portus Gladii, vai realizar um passeio pedestre, desta vez "O Céu é o Limite..." Vamos passear pelas serras que envolvem da aldeia de Porto da Espada e para além do nosso céu como limite terão o prazer de ver terras de Espanha, Galegos, Pitaranha, Portagem, o imponente castelo de Marvão, S. Salvador da Aramenha, Barragem da Apartadura, Porto da Espada e tudo o que a vista alcançar. Fica o convite para mais este convívio, dia 16 de Maio, com concentração na Casa do Povo de Porto da Espada e saída às 9h, o almoço pelas 13h e o preço para quem quiser almoçar são 8€.
III Maratona Internacional de Marvão BTT
Atenção: Inscrições Limitadas!!!! 13/Junho/2010 Informações e Inscrições em: http://bttrotadasantas.no.sapo.pt/
Nisa Clássica II conta com o apoio do Município de Marvão
O Nisaclássica II está de saída para a estrada para mais um passeio cheio de maravilhosas paisagens, visitas por locais de produção tradicional e artesanal e muita animação. Desta vez os concelhos escolhidos serão o Concelho de Nisa, Concelho de Vila Velha de Ródão Concelho de Marvão e Concelho de Castelo de Vide.
Com um programa muito atractivo, em que serão visitadas aldeias Históricas, Castelos, locais de comércio tradicional, visita a diversos museus (militares, arqueológicos, etnográficos), um passeio de barco pelas belas margens do rio Tejo (observar as Portas de Ródão – candidatas às 7 maravilhas de Portugal), observação de grifos, cegonha-preta e milhafre-real, observação da componente geológica (quartzo), explicação e conto de diversas lendas, visita às “portas de Ródão” e “Conhal”, e ainda uma prova de vinhos com jantar numa adega típica Nisense.
Estes serão alguns dos aspectos que apresentamos de forma a dinamizar ainda mais esta actividade em crescente a cada ano que passa.
Pensamos ser do agrado de todos as actividades que estão propostas, e que venha daí a boa disposição para um belo dia de passeio por estas terras que são deslumbrantes por toda a forma, energia, nostalgia e carisma que nos transmitem.
Aqui fica o programa definitivo, mas que poderá estar sujeito a algumas alterações extrínsecas ao clube.
As fichas de inscrição, entre outros documentos, estarão disponíveis para download a partir de hoje em: http://www.alentterra.pt/
Programa:
Sábado 15 de Maio
Manhã
8:30h - Encontro na Praça da República (em frente à Biblioteca Municipal de Nisa), identificação dos veículos e breve conversa com os participantes;
9:00h - Partida rumo a Montalvão;
09:45h- Paragem em Montalvão (centro da vila e em parque fechado) – Pequeno-almoço;
10:20 - Visita à Igreja e ruínas do Castelo de Montalvão (fantásticas vistas para Espanha);
11:00h - Passagem na Salavessa, Pé-da-Serra, Vinagra e paragem no castelo de Vila Velha de Ródão;
11:30h- No castelo - observação de aves, observação e explicação da formação de granito, conto de lendas e observação das vistas panorâmicas;
12:30- Saída para restaurante na Foz do Cobrão – paragem e almoço
Tarde
14:00h – Saída da Foz do Cobrão;
14:15h - Passagem por diversas aldeias do xisto e paragem para fotos em algumas delas (Tavila, Alvaiade, Sarnadinhas);
15:00h- Passeio de barco no Tejo (aqui serão feitos 2 grupos, pois apenas existem 3 barcos, e apenas comportam 30 pessoas de cada vez);
# Enquanto um grupo faz a volta de barco, o outro grupo visita o Museu Arqueológico e Museu Casa de Artes e Cultura do Tejo em Vila Velha de Ródão.
16:45h - Lanche no cais;
17:10h - Saída para Nisa e chegada à Praça da República;
17:30h – Início da Perícia e Slalom na Avenida D.Dinis (Caixa Geral de Depósitos);
20:00h - Volta temática por ruas e lugares mais antigos da Vila de Nisa;
20:15h – Jantar com prova de vinhos – na Adega “Terras de Nisa”;
21:00h - Despedidas para os que não pernoitarem por Nisa;
23:00h - Festa temática em bar.
Perícia e Slalom
16:00h – Recepção e briefing para participantes exclusivos desta actividade (Av.D.Dinis – Centro de Nisa);
17:00h - Treino livre de 30 minutos para os participantes inscritos apenas para esta prova;
17:40 – Início da Super Especial Nisaclássica II
# Os Primeiros a fazerem o slalom serão os inscritos do passeio e pela ordem do número que será atribuído no passeio;
# Em segundo lugar farão os inscritos apenas para esta actividade;
19:30h - Volta dos campeões – 3 melhores;
20:00h - Entrega dos prémios e saída para o jantar, com volta temática pelas zonas mais antigas de Nisa;
20:20h – Jantar na Adega “Terras de Nisa” – Onde haverá uma prova de vinhos;
23:00h – Festa temática no bar O’copus (desconto em bebidas para os participantes do evento);
Domingo 16
09:30 - Saída para Marvão;
10:15 – Pequeno-almoço no centro da Vila de Marvão;
11:00h - Visita ao castelo de Marvão e Museu Militar;
12:30 – Saída rumo a Castelo de Vide;
13:00h - Almoço em Castelo de Vide (paragem no centro da vila em parque fechado);
14:30h - Visita ao Castelo de Castelo de Vide;
15:00h – Saída para a aldeia da Beirã;
15:45h - Visita à antiga estação de Caminhos-de-ferro da Beirã;
16:30 – Lanche-convívio e encerramento da Nisaclássica II
Relativamente ao preço do dia 15 de Maio, este é de 40 euros para os adultos e 20 euros para crianças até 11 anos, contando como adulto crianças acima dos 11 anos de idades. Para crianças até 6 anos é gratuito.
Em relação à prova de perícia, as inscrições serão efectuadas em documento próprio e estão para download no site - http://www.alentterra.pt/ - terão preço apenas para essa parte do passeio e que será de 20 euros (Slalom + jantar + festa no bar).
Contempla assim a inscrição para a prova e o jantar na adega “Terras de Nisa”.
Para o Dia 16, porque há quem opte por pernoitar na Vila de Nisa, temos organizado uma mini visita pelas belas terras de Marvão, Castelo de Vide e Beirã.
Nota: Dia 16 não está incluído no preço da inscrição sendo que será pago o almoço no restaurante reservado pelo Alentterra.
Será oferecido a cada participante uma lembrança, assim como diversos documentos que serão úteis para o dia do passeio.
Atenção: O passeio tem como limite máximo de inscrições 60 pessoas (número de pessoas que os 3 barcos comportam para serem realizadas 2 viagem). De notar que caso hajam inscrições que ultrapassem um total de 80 pessoas será tentado por parte do Alentterra, negociar mais uma viagem de barco e assim abrir mais 30 inscrições.
Espero que adiram a este passeio e se venham divertir uma vez mais a Nisa...
Obrigado!
Alguma questão ou informação que necessitem, não hesitem em contactar:
Mário Macedo - 968196814 / Hugo Castelo – 963730608
http://www.alentterra.pt/ ou alentterraclassicos@gmail.com
PS: Deixo aqui uma lenda que por terras de Vila Velha de Ródão se ouve...
“A Lenda do Rei Wamba Diz-se que aqui vivia o rei Wamba, o Rei Visigodo da Hispania (que reinou entre 672 a 680), que combatia os Mouros. Certo dia, a mulher do rei Wamba caíu de amores pelo rei mouro e este, para a raptar, tentou fazer um túnel que passaria por baixo do Tejo. No entanto os cálculos foram mal feitos e o buraco saiu ao nível das águas. Descobrindo a finalidade do buraco, e vendo a paixão que a sua mulher manifestava pelo outro, o Rei Wamba ofereceu-a então ao outro Rei como presente, mas atada à mó de um moinho, rolando pelas encostas até ao Rio Tejo. Pelo sítio onde passou a mó com a mulher do Rei Wamba atada nunca mais nasceu qualquer vegetação, conforme hoje ainda se pode verificar no local.”
(in http://www.guiadacidade.pt)
“A lenda de Nossa Senhora da Estrela (Marvão)”
Nos idos do século VIII, sem conseguir resistir ao avanço dos muçulmanos na região, os habitantes de Marvão abandonaram as suas terras para buscar refúgio nas montanhas das Astúrias, onde se mantinha viva a resistência cristã. Antes de partir, porém, trataram de esconder as imagens sagradas. À época da Reconquista, passados mais de quatro séculos, afirma-se que em uma noite, um pastor guiado por uma estrela, dirigiu-se a um monte onde encontrou, entre as rochas, uma imagem de Nossa Senhora. Em sinal de devoção, foi erguido nesse local um convento franciscano (Convento de Nossa Senhora da Estrela), tendo a Senhora se tornado protectora do castelo. Com relação a essa devoção em particular, conta-se ainda que, uma noite em que forças castelhanas, conduzidas por dois traidores, se aproximavam sorrateiramente do castelo para o assaltar, ouviu-se na escuridão uma voz feminina que bradava Às armas! Enquanto os sentinelas avisavam a guarnição para se pôr a postos, puderam ser vistos os castelhanos em fuga descendo a encosta, assustados.
(in http://www.guiadacidade.pt)
EDITAL - Assembleia Municipal de Marvão
Sessão Pública a realizar no dia 30-04-2010
EDITAL
Drª. Hermelinda da Conceição Trindade Carlos, Primeira Secretária da Assembleia Municipal supra:
Torna público, de acordo com o estipulado no artigo 49º da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada na Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro, que, no próximo dia 30 de Abril de 2010, pelas 18 horas, se realizará na Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão, a segunda sessão ordinária desta Assembleia, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Discussão e Aprovação da Acta da Sessão Anterior
2. Informação do Sr. Presidente da Câmara acerca da Actividade Municipal
3. 2ª Revisão às Gr. Opções do Plano 2010/2013 e 2ª Revisão ao Orçamento 2010
4. Prestação de Contas e Relatório de Gestão 2009
5. Actualização do Inventário e Cadastro Patrimonial
6. Auditoria Externa – Contas do Município
7. Nomeação dos representantes das Forças Políticas com assento na Assembleia Municipal para o Conselho Municipal de Juventude
8. Discussão e aprovação do Regulamento definitivo do Conselho Municipal de Segurança e tomada de posse de um membro
9. Proposta para alteração da forma de realização de um projecto
10. Assuntos Diversos
Para constar se publica este e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares do estilo do concelho.
Marvão, 20 de Abril de 2010
A Primeira Secretária da Mesa da Assembleia,
(Drª. Hermelinda da Conceição Trindade Carlos)
Dia da Mãe em Marvão
24/04/2010
21/04/2010
20/04/2010
CÂMARA MUNICIPAL DE MARVÃO ENTRONIZADA COM O GRAU DE GRANDE CONFRADE DE HONRA PELA CONFRARIA DO CAFÉ
A Cerimónia, que contou com a presença de várias personalidades apreciadoras de café, entre as quais D. Duarte Pio, Manuel Vilarinho, Mira Amaral e Rui Nabeiro, foi também palco para a apresentação oficial da Confraria do Café, que tem como objectivos a promoção, divulgação e valorização do café, bem como divulgar os benefícios do consumo moderado de café para a saúde.
Recorde-se que foi em Marvão que se realizou a 1.ª Feira do Café, numa iniciativa organizada e promovida pela Câmara Municipal, com o apoio da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e que contou com a presença de cerca de 30 marcas de café a operar no mercado português. O certame, que decorreu de 11 a 13 de Setembro de 2009, foi o primeiro a ser realizado no nosso país e teve como objectivos afirmar o café enquanto produto-chave no desenvolvimento económico de Marvão e do país, com impacto social e cultural relevante, de âmbito nacional.
16/04/2010
MUNICÍPIO DE MARVÃO ORGANIZA A 2.ª EDIÇÃO DO DIA DO EMPRESÁRIO DE MARVÃO
Este evento, que tem como grande objectivo o reconhecimento pelo Município de Marvão da capacidade empreendedora dos empresários Marvanenses, irá centrar-se em Santo António das Areias possibilitando a visita às instalações industriais da Nunes Sequeira, S.A. e especialmente à obra do Ninho de Empresas, infra-estrutura industrial que se encontra em construção na localidade. A Câmara Municipal fará também a apresentação do Regulamento Interno do Ninho de Empresas de Marvão, de forma a estimular o interesse de Empresários e potenciais Empresários e empreendedores em se fixar nesta nova infra-estrutura.
Decorrerão posteriormente várias sessões de informação dirigidas às Instituições e aos Empresários Marvanenses e outros potenciais empreendedores sobre várias linhas de apoio existentes (PRODER – Eixo 3/LEADER – Medidas 3.1 e 3.2; Microcrédito; FAME) e das quais poderão usufruir para incrementar a sua actividade económica (nas áreas do turismo (alojamento e restauração); serviços; comércio; agricultura; indústria).
MARVÃO É UM DOS DEZ MELHORES SEGREDOS DE VIAGEM DO MUNDO E UMA DAS 25 VILAS SECRETAS DA EUROPA
O conhecido site TripAdvisor, guia de viagens gratuito, incluiu Marvão e o seu Castelo na lista dos dez melhores segredos de viagem do Mundo. Esta votação foi elaborada com base em escolhas e comentários publicados pelos utilizadores.
A lista inclui destinos menos conhecidos bem como aspectos pouco conhecidos de destinos bastante famosos. Marvão figura lado a lado com Tenerife, Nova Iorque, Istria (Croácia), Ljubljana (Eslovénia), Cairo, San Francisco, e outros locais, na maioria europeus.
Já o site Travelandleisure, na sua edição de Abril 2010, incluiu Marvão na lista das "25 Secret European Villages", verdadeiros encantos sem multidões e ricas em património histórico-cultural e paisagístico. A lista inclui pequenas vilas localizadas em vários países europeus, tais como, França, Espanha, Alemanha, Itália, Suíça, Suécia, Inglaterra, Irlanda, Escócia e Grécia.
15/04/2010
14/04/2010
INFORMAÇÃO AOS MUNICÍPES
A fim de estar mais próximo dos Marvanenses e facilitar o acesso aos Serviços Municipais, o Presidente da Câmara Municipal, ou o seu substituto, deslocar-se-á às sedes das Juntas de Freguesia, a partir do mês de Abril, acompanhado pela Técnica de Acção Social e de um Técnico da Divisão de Obras, para prestar atendimento geral a todos os Munícipes do Concelho de Marvão.
- Santa Maria de Marvão (primeira 4.ª feira de cada mês)
- Beirã (segunda 4.ª feira de cada mês)
- Santo António das Areias (terceira 4.ª feira de cada mês)
- São Salvador da Aramenha (quarta 4.ª feira de cada mês)
Horário: 10:30h – 11:30h
Câmara Municipal de Marvão. Cada vez mais próxima de si!
O Presidente da Câmara Municipal de Marvão,
Vítor Manuel Martins Frutuoso
13/04/2010
Formação em Contabilidade - Marvão
Estão abertas as inscrições para formação de dois módulos de Contablidade, a ter lugar em Marvão a partir do início do mês de Maio.
Exigências de inscrição:
- Que os formandos estejam empregados (não é limitativo, podemos integrar pessoas desempregadas);
- Ter o 9º ano de escolaridade;
- Não convém que os formandos trabalhem em câmaras ou juntas de freguesia, pois a formação não é dirigida à função pública.
Os formandos que integrarem a formação terão de entregar preferencialmente no 1º dia da mesma a seguinte documentação:
- Declaração da entidade patronal em como estão a trabalhar (um recibo de vencimento serve);
- Comprovativo de NIB (pagamos o subsídio de refeição por transferência bancária);
- Cópia do BI ou Cartão de Cidadão;
- Cópia do Contribuinte;
- Cópia do Certificado de Habilitações.
O objectivo é ministrar dois módulos, em três dias por semana, 4 horas diárias, em horário pós-laboral dos seguintes temas:
- UFCD 6214 - Sistema de Normalização Contabilística (25h);
- UFCD 6215 - Código de Contas e Normas Contabilísticas (50h)
CONTACTOS: joanafilipamgb@sapo.pt - 964504044
Homenagem a Aníbal Belo - 24 de Abril de 2010 em Marvão
Breve Biografia
Nascido em Subportela, aldeia na margem esquerda do rio Lima, entre Viana do Castelo e Ponte de Lima, Aníbal Belo iniciou os estudos superiores na Faculdade de Direito de Coimbra, tendo-os concluído em Lisboa, já depois de ter cumprido serviço militar na Guiné. Sem grandes hesitações decidiu optar pela carreira do Notariado, uma vez que gostava de ser útil e servir os outros.
Na sua primeira nomeação foi-lhe atribuído o Concelho de Marvão, onde tomou posse em Novembro de 1977, e ao qual dedicou seis anos da sua vida, exercendo a profissão com total empenho. Foi capaz de solucionar inúmeros problemas jurídicos, muitos dos quais estavam pendentes há vários anos.
Foi de forma natural que se apaixonou pela Vila e suas gentes, que tão bem o souberam acolher, integrando-o por completo na sua vivência e costumes: dos quais sempre teve gosto em participar, como comprovam os episódios narrados no seu livro “Carta de Marvão”, que haveria de escrever mais tarde. Desta forte relação afectiva ficaram muitos e bons amigos.
Ao fim dos seis anos regressou ao Norte do País.
De forma a partilhar o encantamento sentido por Marvão com os seus amigos, cedo começou a organizar passeios a esta Mui Nobre e Sempre Leal Vila. Estas visitas ocorriam uma a duas vezes por ano, tendo dado origem ao grupo não oficial dos Amigos de Marvão. A Câmara Municipal homenageou-o, em Novembro de 1997, com a Medalha de Ouro, tanto pelo trabalho enquanto Notário, como pelos seus esforços pela divulgação do Concelho, numa bonita cerimónia em que participaram velhos e novos Amigos de Marvão.
Não quis partir sem antes deixar um livro, “Carta de Marvão”, que mais do que um registo dos episódios vividos, é uma forma imperecível de expressar a gratidão e o carinho sentidos, como é bem patente numa das últimas frases do livro “Porque a memória é sempre o soro da vida, Marvão é uma parcela do meu destino”.
12/04/2010
I MEIA MARATONA DE MARVÃO - 25 de Abril de 2010 em Santo António das Areias
REGULAMENTO
1. A I Meia Maratona de Marvão é uma prova experimental, não aberta ao público, com vista à sua criação oficial no próximo ano.
2. Participarão cerca de 40 atletas convidados, estabelecendo-se uma inscrição gratuita para o efeito.
3. A iniciativa e a organização do evento pertencem ao Núcleo de Maratonistas de Marvão - grupo de praticantes e de animadores da modalidade, sem personalidade jurídica - que conta com a colaboração do Grupo Desportivo Arenense, da Junta de Freguesia de Santo António das Areias, da Câmara Municipal de Marvão e do ACP - Atletismo Clube de Portalegre, bem como do apoio de múltiplas entidades referenciadas no cartaz de divulgação, de que devemos destacar o Instituto de Desporto de Portugal.
4. A prova realiza-se no dia 25 de Abril de 2010 e a partida será dada, impreterivelmente, às 10h, encerrando-se o controlo logo que tenham cruzado a meta todos os atletas convidados; estabelece-se, como horário limite de encerramento, as 13h.
5. Aconselha-se a concentração dos atletas pelas 9h, junto à Piscina Municipal de Santo António das Areias, cujos balneários serão disponibilizados graciosamente.
6. A meta - de partida e de chegada - será montada no Lg. da Igreja de Santo António das Areias.
7. O percurso, não certificado, e dado o carácter experimental da prova, tem cerca de 21,180 km (medição por GPS).
8. Simultaneamente, decorrerá, em cerca de metade do percurso, uma mini maratona com 11,160 km.
9. À margem da organização, as provas poderão ser feitas por atletas não convidados/inscritos, nomeadamente em regime de caminhada, embora sob a sua inteira responsabilidade.
10. Durante a prova, será prestado serviço de segurança pela GNR.
11. A prova conta, igualmente, com apoio médico, prestado pela Cruz Vermelha Portuguesa, através de duas equipas/ambulâncias: uma estacionada junto à meta e uma outra que segue atrás do último atleta convidado em prova.
12. Serão disponibilizadas as seguintes zonas de abastecimento: aos 7 km, aos 11,160 km (meta), aos 17 km e aos 21,180 km (recuperação junto à meta).
13. Seguindo a legislação em vigor - Decreto-Lei n.º 146/93 de 26 de Abril, Artigo 9º (Seguro de provas desportivas) -, só as provas desportivas abertas ao público estão obrigadas a efectuar “um seguro temporário de acidentes pessoais, com as coberturas mínimas previstas no n.º 1 do artigo 4.º, a favor dos participantes não cobertos pelo seguro desportivo ou pelo seguro escolar”. Não obstante esta não obrigatoriedade, aos atletas convidados não federados ou que não tenham a sua documentação actualizada nos respectivos clubes, será proporcionado um seguro com as exigências legais, bastando que os interessados manifestem essa vontade/necessidade, junto da organização, até ao dia 14 de Abril de 2010.
14. A todos os atletas convidados que concluírem qualquer das provas será oferecida uma medalha comemorativa, à chegada, junto à meta, bem como um almoço reparador.
Núcleo de Maratonistas de Marvão
Marvão, 5 de Abril de 2010
Marvão nos dez melhores segredos do Tripadvisor
Para ler AQUI
Marvão entre os “10 melhores segredos de Viagens” do TripAdvisor
Presstur 12-04-2010 (07h09) O Castelo de Marvão é um dos “10 melhores segredos de viagens” nomeados pelos membros do Trip Advisor, como “necessários ver” e que “ a maioria dos turistas perde completamente”.Além do Marvão, com destaque para o Castelo, que é descrito como uma “miragem de conto de fadas”, os outros pontos a não perder no Mundo são o Museu Gayer-Aderson, no Cairo, o restaurante Please Don’t Tell (PDT), em Nova Iorque, a Dragon Bridge, na Eslovenia, o Castelo Cessky Krumlov, na República Checa, o restaurante Hidden Vine, em São Francisco, La Orotava em Tenerife, Espanha, e dois pontos em Kotor, no Montenegro e em Amorgos, na Grécia.O Hotel Splendido e o Radomiri Palazzo Hotel no Montenegro e o Karkisia Hotel e o mosteiro de Panagia Hozoviotissa, na Grécia.
08/04/2010
03/04/2010
Tradições Pascais na Vila de Marvão
A procissão acompanhava o Senhor dos Passos que saía da Igreja do Espírito Santo, ia pelo Castelo até à Igreja de São Tiago.
Pela rua 24 de Janeiro e Rua de São Tiago vinha a Nossa Senhora das Dores e o São João Batista e encontravam-se na Igreja de São Tiago.
Aí ocorria o Sermão do Encontro, que pela sua seriedade e história emocionava todos quanto assistiam.
Domingo de Ramos (um Domingo antes da Páscoa)
Saía-se da Igreja do Espírito Santo com ramos de louro, alecrim e oliveira. Ia-se para a Igreja de São Tiago onde os Ramos eram benzidos e cada um levava-os para casa.
O louro era para a comida e o alecrim e a oliveira para se queimar durante as trovoadas
Quinta Feira Santa
Havia a cerimónia de Lava-pés e a distribuição de Pão Bento. O Pão Bento foi um legado que uma família influente de Marvão fez à Santa Casa da Misericórdia para que nesse dia e nessa cerimónia fosse distribuído aos pobres um pão de quilo. Depois passou a ser um papo-seco para toda a gente.
Sexta Feira Santa
Às três da tarde fazia-se a procissão do Enterro do Senhor. Saía da Igreja de São Tiago e aí regressava também.
Sábado de Aleluia
Às dez da noite em São Tiago destapavam-se os Santos que até aí estavam tapados com panos roxos e rezava-se missa cantada (durante a quaresma não se cantava nas missas)
Domingo de Páscoa
Missa de manhã e almoço em família
Segunda Feira de Páscoa
As famílias reuniam-se todas no Castelo, todos levavam toalha e merenda. A comida era partilhada entre as várias famílias. Comiam-se os bolos fintos e as amêndoas.
Havia um acordeonista e aí começava o bailarico, quando anoitecia o bailarico seguia para a Casa do Povo, onde acabava a festa.
(Informação fornecida por Juca e Céu Garcia. Fotos Juca e Céu Garcia e colecção de postais César Bastos Reis - Arquivo Municipal de Marvão)
02/04/2010
MUNICÍPIO DE MARVÃO VÊ APROVADA CANDIDATURA DE CONSTRUÇÃO ECOLÓGICA E SUSTENTÁVEL
O REHABITAR tem como principais objectivos a execução de um projecto de arquitectura inovador, visando a recuperação de uma habitação em ruínas, tendo em conta as melhores práticas da construção ecológica e sustentável. Para além desta componente, tem também em linha de conta a componente social, visando dotar a habitação de uma polivalência espacial, com capacidade para albergar um espaço de cariz didáctico-cultural, bem como um outro espaço para uso habitacional temporário.
O REHABITAR é um projecto de arquitectura em consonância com os princípios e conceitos de bioclimática. Para tal, serão estudadas as melhores soluções de sustentabilidade em termos técnicos e tecnológicos: análise das melhores soluções de racionalização do consumo de água e de energia; apoio na escolha dos melhores materiais, considerando o seu impacte ambiental e o seu desempenho em termos técnicos e acústicos; maximização do conforto dos utilizadores em termos acústicos e de qualidade do ar interior; certificação energética do edifício; utilização de equipamentos de produção de energia renovável; certificação de construção sustentável; entre outros. Todos estes elementos conferirão ao Projecto um carácter inovador e de referência na construção ecológica e sustentável.
O Projecto reflecte assim a imagem que o Município pretende transmitir à população: por um lado, sensibilizar para a preservação do ambiente, implementando um conjunto de estratégias que visam o desenvolvimento sustentável, fomentando e apoiando o desenvolvimento das energias renováveis, por outro, sensibilizar a população para a reabilitação urbana e, por fim, tem também em linha de conta a componente sócio-cultural, áreas que assumem cada vez mais importância na gestão e desenvolvimento municipal.
Marvão is one of Travel + Leisure 25 Secret European Vil lages that deliver authentic charm without the crowds
Portugal: Marvão
There are dramatic mountainside forts, and then there is Marvão, the king of them all. Located in the southeastern Alentejo region of Portugal, this town is centered around a Moorish castle that was Christianized in the 13th century. The stone complex, now laid open to the elements in a kind of tumbledown glory, sits atop a rocky hill, dominating the red-tile-roofed houses and convents that spill out onto curving streets to the east.
Population: 159
How to Get There: By car from Lisbon.
Where to Stay: Great Value Pousada Santa Maria (doubles from $123), a simple 31-room hotel and restaurant constructed from a foundry and two 13th-century houses.
Where to Eat: Fill up on goat casserole at the Varanda do Alentejo lunch counter (lunch for two $27).
Parque Natural de S. Mamede integra Observatório para Energia
Projecto informa sobre práticas energéticas, sensibilização ambiental e energias renováveis
«O ORE surge como uma necessidade de possuir um ponto físico para divulgar os resultados dos trabalhos feitos pela AreanaTejo sobre a carta da energia», explicou à Lusa Tiago Gaio, da AreanaTejo.
De acordo com o responsável, o projecto vai ser desenvolvido na sede do Parque Natural, situada na Quinta dos Olhos d¿Água, no concelho de Marvão, em Portalegre.
«O projecto vai estar em funcionamento no final do verão. Em Setembro já deve estar à disposição de todos aqueles que visitam o PNSSM», declarou.
O ORE vai actuar como uma «espécie de quiosque informático», disponibilizando vários dados para os visitantes do PNSSM analisarem, uma área lúdica e uma área de informação e sensibilização para os turistas.
«Este projecto vai estar integrado num circuito que o PNSSM está a desenvolver e que abrange outros temas, nomeadamente a água e os resíduos. O tema sobre a energia será da responsabilidade da AreanaTejo», afirmou o responsável.
O projecto que a AreanaTejo vai apresentar contém um conjunto de informações sobre boas práticas energéticas e ambientais, de sensibilização e ainda dados sobre energias renováveis com a respectiva explicação teórica de cada uma dessas vertentes.
No entanto, Tiago Gaio explicou ainda que a AreanaTejo e o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), entidade que tutela o PNSSM, têm em curso um outro projecto de «continuidade» dirigido à gestão florestal.
«Vamos criar um plano de gestão florestal da área de intervenção do PNSSM com o objectivo de manter a mancha florestal definida e que tenha como contributo a absorção de dióxido de carbono», revelou.
Através deste projecto, vai haver um «contributo para a neutralidade carbónica da região, em conjunto com a questão relacionada com os consumos de energia» retirados naquela zona do Alentejo.
Exposição de Esculturas Artísticas - Nelson Ramos na Casa da Cultura de Marvão
Nélson Ramos rendeu-se à beleza da Vila de Marvão e trocou o Algarve pelo Alto Alentejo. É um Artista Autodidacta que gosta de criar a partir da sua própria inspiração, apesar de lhe dar também especial prazer conseguir captar as motivações que se escondem nos trabalhos que lhe são encomendados.
Horário de início: quinta, 1 de abril de 2010
Horário de término: sexta, 30 de abril de 2010
Localização: Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão