20/04/2010

CÂMARA MUNICIPAL DE MARVÃO ENTRONIZADA COM O GRAU DE GRANDE CONFRADE DE HONRA PELA CONFRARIA DO CAFÉ

No passado dia 13 de Abril a Câmara Municipal de Marvão foi entronizada pela Confraria do Café com o grau de Grande Confrade de Honra, numa Cerimónia de Entronização que decorreu no Palácio Nacional da Ajuda. O grau de Grande Confrade de Honra é atribuído a individualidades e instituições nacionais e estrangeiras de relevo que, de forma significativa, tenham contribuído para a divulgação, prestígio e dignificação do café ou que, pelo seu prestígio pessoal e ou elevadas funções que desempenham, mereçam ser distinguidas com este grau.
A Cerimónia, que contou com a presença de várias personalidades apreciadoras de café, entre as quais D. Duarte Pio, Manuel Vilarinho, Mira Amaral e Rui Nabeiro, foi também palco para a apresentação oficial da Confraria do Café, que tem como objectivos a promoção, divulgação e valorização do café, bem como divulgar os benefícios do consumo moderado de café para a saúde.
Recorde-se que foi em Marvão que se realizou a 1.ª Feira do Café, numa iniciativa organizada e promovida pela Câmara Municipal, com o apoio da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e que contou com a presença de cerca de 30 marcas de café a operar no mercado português. O certame, que decorreu de 11 a 13 de Setembro de 2009, foi o primeiro a ser realizado no nosso país e teve como objectivos afirmar o café enquanto produto-chave no desenvolvimento económico de Marvão e do país, com impacto social e cultural relevante, de âmbito nacional.

Sem comentários: