02/04/2010

MUNICÍPIO DE MARVÃO VÊ APROVADA CANDIDATURA DE CONSTRUÇÃO ECOLÓGICA E SUSTENTÁVEL

O Município de Marvão viu aprovada a candidatura do Projecto REHABITAR - Construção Ecológica em Marvão (Porto da Espada), ao Eixo 3 – LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), com um investimento elegível total de 146.937,00€ e uma comparticipação FEADER de 72.174,00€. O Projecto conta com o apoio técnico da AREANATejo (Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo) e da Ecochoice, empresa de consultadoria em construção sustentável.
O REHABITAR tem como principais objectivos a execução de um projecto de arquitectura inovador, visando a recuperação de uma habitação em ruínas, tendo em conta as melhores práticas da construção ecológica e sustentável. Para além desta componente, tem também em linha de conta a componente social, visando dotar a habitação de uma polivalência espacial, com capacidade para albergar um espaço de cariz didáctico-cultural, bem como um outro espaço para uso habitacional temporário.
O REHABITAR é um projecto de arquitectura em consonância com os princípios e conceitos de bioclimática. Para tal, serão estudadas as melhores soluções de sustentabilidade em termos técnicos e tecnológicos: análise das melhores soluções de racionalização do consumo de água e de energia; apoio na escolha dos melhores materiais, considerando o seu impacte ambiental e o seu desempenho em termos técnicos e acústicos; maximização do conforto dos utilizadores em termos acústicos e de qualidade do ar interior; certificação energética do edifício; utilização de equipamentos de produção de energia renovável; certificação de construção sustentável; entre outros. Todos estes elementos conferirão ao Projecto um carácter inovador e de referência na construção ecológica e sustentável.
O Projecto reflecte assim a imagem que o Município pretende transmitir à população: por um lado, sensibilizar para a preservação do ambiente, implementando um conjunto de estratégias que visam o desenvolvimento sustentável, fomentando e apoiando o desenvolvimento das energias renováveis, por outro, sensibilizar a população para a reabilitação urbana e, por fim, tem também em linha de conta a componente sócio-cultural, áreas que assumem cada vez mais importância na gestão e desenvolvimento municipal.




Sem comentários: