26/04/2010

Nisa Clássica II conta com o apoio do Município de Marvão





O Nisaclássica II está de saída para a estrada para mais um passeio cheio de maravilhosas paisagens, visitas por locais de produção tradicional e artesanal e muita animação. Desta vez os concelhos escolhidos serão o Concelho de Nisa, Concelho de Vila Velha de Ródão Concelho de Marvão e Concelho de Castelo de Vide.
Com um programa muito atractivo, em que serão visitadas aldeias Históricas, Castelos, locais de comércio tradicional, visita a diversos museus (militares, arqueológicos, etnográficos), um passeio de barco pelas belas margens do rio Tejo (observar as Portas de Ródão – candidatas às 7 maravilhas de Portugal), observação de grifos, cegonha-preta e milhafre-real, observação da componente geológica (quartzo), explicação e conto de diversas lendas, visita às “portas de Ródão” e “Conhal”, e ainda uma prova de vinhos com jantar numa adega típica Nisense.
Estes serão alguns dos aspectos que apresentamos de forma a dinamizar ainda mais esta actividade em crescente a cada ano que passa.
Pensamos ser do agrado de todos as actividades que estão propostas, e que venha daí a boa disposição para um belo dia de passeio por estas terras que são deslumbrantes por toda a forma, energia, nostalgia e carisma que nos transmitem.
Aqui fica o programa definitivo, mas que poderá estar sujeito a algumas alterações extrínsecas ao clube.
As fichas de inscrição, entre outros documentos, estarão disponíveis para download a partir de hoje em: http://www.alentterra.pt/


Programa:
Sábado 15 de Maio
Manhã
8:30h - Encontro na Praça da República (em frente à Biblioteca Municipal de Nisa), identificação dos veículos e breve conversa com os participantes;
9:00h - Partida rumo a Montalvão;
09:45h- Paragem em Montalvão (centro da vila e em parque fechado) – Pequeno-almoço;
10:20 - Visita à Igreja e ruínas do Castelo de Montalvão (fantásticas vistas para Espanha);
11:00h - Passagem na Salavessa, Pé-da-Serra, Vinagra e paragem no castelo de Vila Velha de Ródão;
11:30h- No castelo - observação de aves, observação e explicação da formação de granito, conto de lendas e observação das vistas panorâmicas;
12:30- Saída para restaurante na Foz do Cobrão – paragem e almoço

Tarde
14:00h – Saída da Foz do Cobrão;
14:15h - Passagem por diversas aldeias do xisto e paragem para fotos em algumas delas (Tavila, Alvaiade, Sarnadinhas);
15:00h- Passeio de barco no Tejo (aqui serão feitos 2 grupos, pois apenas existem 3 barcos, e apenas comportam 30 pessoas de cada vez);
# Enquanto um grupo faz a volta de barco, o outro grupo visita o Museu Arqueológico e Museu Casa de Artes e Cultura do Tejo em Vila Velha de Ródão.
16:45h - Lanche no cais;
17:10h - Saída para Nisa e chegada à Praça da República;
17:30h – Início da Perícia e Slalom na Avenida D.Dinis (Caixa Geral de Depósitos);
20:00h - Volta temática por ruas e lugares mais antigos da Vila de Nisa;
20:15h – Jantar com prova de vinhos – na Adega “Terras de Nisa”;
21:00h - Despedidas para os que não pernoitarem por Nisa;
23:00h - Festa temática em bar.

Perícia e Slalom
16:00h – Recepção e briefing para participantes exclusivos desta actividade (Av.D.Dinis – Centro de Nisa);
17:00h - Treino livre de 30 minutos para os participantes inscritos apenas para esta prova;
17:40 – Início da Super Especial Nisaclássica II
# Os Primeiros a fazerem o slalom serão os inscritos do passeio e pela ordem do número que será atribuído no passeio;
# Em segundo lugar farão os inscritos apenas para esta actividade;
19:30h - Volta dos campeões – 3 melhores;
20:00h - Entrega dos prémios e saída para o jantar, com volta temática pelas zonas mais antigas de Nisa;
20:20h – Jantar na Adega “Terras de Nisa” – Onde haverá uma prova de vinhos;
23:00h – Festa temática no bar O’copus (desconto em bebidas para os participantes do evento);


Domingo 16
09:30 - Saída para Marvão;
10:15 – Pequeno-almoço no centro da Vila de Marvão;

11:00h - Visita ao castelo de Marvão e Museu Militar;
12:30 – Saída rumo a Castelo de Vide;
13:00h - Almoço em Castelo de Vide (paragem no centro da vila em parque fechado);
14:30h - Visita ao Castelo de Castelo de Vide;
15:00h – Saída para a aldeia da Beirã;
15:45h - Visita à antiga estação de Caminhos-de-ferro da Beirã;
16:30 – Lanche-convívio e encerramento da Nisaclássica II


Relativamente ao preço do dia 15 de Maio, este é de 40 euros para os adultos e 20 euros para crianças até 11 anos, contando como adulto crianças acima dos 11 anos de idades. Para crianças até 6 anos é gratuito.
Em relação à prova de perícia, as inscrições serão efectuadas em documento próprio e estão para download no site - http://www.alentterra.pt/ - terão preço apenas para essa parte do passeio e que será de 20 euros (Slalom + jantar + festa no bar).
Contempla assim a inscrição para a prova e o jantar na adega “Terras de Nisa”.
Para o Dia 16, porque há quem opte por pernoitar na Vila de Nisa, temos organizado uma mini visita pelas belas terras de Marvão, Castelo de Vide e Beirã.
Nota: Dia 16 não está incluído no preço da inscrição sendo que será pago o almoço no restaurante reservado pelo Alentterra.
Será oferecido a cada participante uma lembrança, assim como diversos documentos que serão úteis para o dia do passeio.
Atenção: O passeio tem como limite máximo de inscrições 60 pessoas (número de pessoas que os 3 barcos comportam para serem realizadas 2 viagem). De notar que caso hajam inscrições que ultrapassem um total de 80 pessoas será tentado por parte do Alentterra, negociar mais uma viagem de barco e assim abrir mais 30 inscrições.
Espero que adiram a este passeio e se venham divertir uma vez mais a Nisa...
Obrigado!



Alguma questão ou informação que necessitem, não hesitem em contactar:
Mário Macedo - 968196814 / Hugo Castelo – 963730608
http://www.alentterra.pt/ ou alentterraclassicos@gmail.com



PS: Deixo aqui uma lenda que por terras de Vila Velha de Ródão se ouve...
“A Lenda do Rei Wamba Diz-se que aqui vivia o rei Wamba, o Rei Visigodo da Hispania (que reinou entre 672 a 680), que combatia os Mouros. Certo dia, a mulher do rei Wamba caíu de amores pelo rei mouro e este, para a raptar, tentou fazer um túnel que passaria por baixo do Tejo. No entanto os cálculos foram mal feitos e o buraco saiu ao nível das águas. Descobrindo a finalidade do buraco, e vendo a paixão que a sua mulher manifestava pelo outro, o Rei Wamba ofereceu-a então ao outro Rei como presente, mas atada à mó de um moinho, rolando pelas encostas até ao Rio Tejo. Pelo sítio onde passou a mó com a mulher do Rei Wamba atada nunca mais nasceu qualquer vegetação, conforme hoje ainda se pode verificar no local.”
(in http://www.guiadacidade.pt)

“A lenda de Nossa Senhora da Estrela (Marvão)”

Nos idos do século VIII, sem conseguir resistir ao avanço dos muçulmanos na região, os habitantes de Marvão abandonaram as suas terras para buscar refúgio nas montanhas das Astúrias, onde se mantinha viva a resistência cristã. Antes de partir, porém, trataram de esconder as imagens sagradas. À época da Reconquista, passados mais de quatro séculos, afirma-se que em uma noite, um pastor guiado por uma estrela, dirigiu-se a um monte onde encontrou, entre as rochas, uma imagem de Nossa Senhora. Em sinal de devoção, foi erguido nesse local um convento franciscano (Convento de Nossa Senhora da Estrela), tendo a Senhora se tornado protectora do castelo. Com relação a essa devoção em particular, conta-se ainda que, uma noite em que forças castelhanas, conduzidas por dois traidores, se aproximavam sorrateiramente do castelo para o assaltar, ouviu-se na escuridão uma voz feminina que bradava Às armas! Enquanto os sentinelas avisavam a guarnição para se pôr a postos, puderam ser vistos os castelhanos em fuga descendo a encosta, assustados.
(in http://www.guiadacidade.pt)

Sem comentários: