03/04/2010

Tradições Pascais na Vila de Marvão


Duas semanas antes da Páscoa (Domingo antes do Domingo de Ramos) - Procissão do Sr. dos Passos

A procissão acompanhava o Senhor dos Passos que saía da Igreja do Espírito Santo, ia pelo Castelo até à Igreja de São Tiago.
Pela rua 24 de Janeiro e Rua de São Tiago vinha a Nossa Senhora das Dores e o São João Batista e encontravam-se na Igreja de São Tiago.
Aí ocorria o Sermão do Encontro, que pela sua seriedade e história emocionava todos quanto assistiam.


Domingo de Ramos (um Domingo antes da Páscoa)
Saía-se da Igreja do Espírito Santo com ramos de louro, alecrim e oliveira. Ia-se para a Igreja de São Tiago onde os Ramos eram benzidos e cada um levava-os para casa.
O louro era para a comida e o alecrim e a oliveira para se queimar durante as trovoadas


Quinta Feira Santa
Havia a cerimónia de Lava-pés e a distribuição de Pão Bento. O Pão Bento foi um legado que uma família influente de Marvão fez à Santa Casa da Misericórdia para que nesse dia e nessa cerimónia fosse distribuído aos pobres um pão de quilo. Depois passou a ser um papo-seco para toda a gente.


Sexta Feira Santa
Às três da tarde fazia-se a procissão do Enterro do Senhor. Saía da Igreja de São Tiago e aí regressava também.


Sábado de Aleluia

Às dez da noite em São Tiago destapavam-se os Santos que até aí estavam tapados com panos roxos e rezava-se missa cantada (durante a quaresma não se cantava nas missas)


Domingo de Páscoa
Missa de manhã e almoço em família


Segunda Feira de Páscoa

As famílias reuniam-se todas no Castelo, todos levavam toalha e merenda. A comida era partilhada entre as várias famílias. Comiam-se os bolos fintos e as amêndoas.
Havia um acordeonista e aí começava o bailarico, quando anoitecia o bailarico seguia para a Casa do Povo, onde acabava a festa.
(Informação fornecida por Juca e Céu Garcia. Fotos Juca e Céu Garcia e colecção de postais César Bastos Reis - Arquivo Municipal de Marvão)

Sem comentários: